Aprender músicas a partir de arquivos midi

    Autor Mensagem
    fred_d_rocker
    Veterano
    # mai/12


    Olá pessoal. Gostaria de saber se é possível aprender a tocar músicas em formato .midi através de programas ou de um teclado. Particularmente estou pensando em comprar um yamaha PSR E-403, e gostaria de saber se posso usar qualquer midi baixado da net no modo de lição dele.

    OBS: Se alguém tiver algum teclado da família PSR e o usa para este fim poderia me dar mais detalhes. (manipulação do tempo, tom da música)

    Grato!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Aprender músicas a partir de arquivos midi

    Gostaria de saber se é possível aprender a tocar músicas em formato .midi

    "aprender música" é uma coisa

    "aprender a rodar música" é outra coisa

    não entendi, pelo titulo me deu ideia que você quer tirar dúvidas das músicas que toca abrindo os arquivos midi e usando como partitura

    no meio do texto parece que você só quer um teclado e por pra tocar playback

    explica melhor

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Explica melhor como funciona o modo lição de um PSR? Não conheço este modo, nos meus antigos não havia !!

    André Perucci
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    abre o guitar pro, importa a midi, vai aparecer no teclado virtual as notas certinhas.

    fred_d_rocker
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: fred_d_rocker
    · votar


    Bem, deixe-me explicar melhor:
    1 - eu não quero tocar arquivos midi no teclado como um playback.
    2- sim, eu gostaria de abrir os arquivos midi como uma partitura.
    3- os PSR's apresentam várias informações no seu display, uma delas mostra todas as teclas do teclado e, quando se está tocando com styles, o display mostra as notas que estão sendo tocadas; estes teclados possuem algumas lições que te ensinam a tocar algumas músicas, que são arquivos midi que vem de fábrica no teclado, mostrando as notas que são tocadas na música no display.
    Portanto, a minha pergunta é: Seria possível fazer com que o teclado "ensinasse" a tocar músicas a partir de outros arquivos midi transferidos do PC para o teclado?

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2- sim, eu gostaria de abrir os arquivos midi como uma partitura.

    O Encore, ou o Cakewalk Sonar fazem isto, Basta selecionar as faixas que que quer a partitura e boa.

    Seria possível fazer com que o teclado "ensinasse" a tocar músicas a partir de outros arquivos midi transferidos do PC para o teclado?

    Poxa amigão, só lendo o manual sobre esta função ok! Talvez sim, talvez não...

    fred_d_rocker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    J.Dionatan
    Sim, eu já li o manual dele pela internet, pois ainda não tenho o teclado estou o considerando como uma futura compra. Mas no manual está escrito que músicas podem ser colocadas na memória interna do teclado, mas não especifica muito bem qualquer configuração específica.
    Acho que isso aí só alguém que tem este teclado e o usa com este propósito poderá me responder...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    acho mais pratico instalar um encore para ver as partituras


    os PSR's apresentam várias informações no seu display

    estes teclados possuem algumas lições que te ensinam a tocar algumas músicas

    não vejo muito futuro nisso, se você se dá bem com partituras deve ficar mais pratico ver no PC
    esses teclados mostram no display a nota da melodia, mas também é só
    aqui tem um psr 240 que não aceita músicas novas só as dele e tem dois modos que ele toca:

    um deles somente corta a melodia e você toca a música como se fosse um playback, tocou a nota certa ou não a música tá correndo
    outro modo é onde o teclado espera você tocar a nota certa, se não apertar a bolinha que está na tela ele para o playback da música
    esse fica meio guitar hero de pobre, fui brincar agora e fiquei mais preocupado em apertar a nota certa do que me preocupar em tocar a música em sí

    ---------------------------
    quanto a arquivo midi em sí
    a maioria seguem um padrão, melodia no canal 4, bateria no 10, baixo no 2.....
    mas nem sempre é assim tem gente faz da forma que gosta, já encontrei varios arquivos dos mais antigos com melodia no 1 então a função "minus one" não funciona neste arquivo
    também você pode estar a fim de tocar o solo da música (este pode ser um sax no canal 6) e o teclado só segue o canal 4....
    então também teria que abrir esse arquivo em uma DAW ou encore mudar os canais de lugar e depois mandar para o teclado

    André Perucci
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    fred_d_rocker
    2- sim, eu gostaria de abrir os arquivos midi como uma partitura.

    abre o guitar pro, importa a midi, vai aparecer no teclado virtual as notas certinhas.

    fred_d_rocker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ok então pesoal, vcs me convenceram!
    :)
    Obrigado pelas respostas, tentarei pelo guitar pro mesmo!
    abraços!

    Milenawins
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Descobri um aplicativo para Ipad muito legal.....a medida que a música vai passando, vai mostrando a partitura e o teclado embaixo, indicando a mão direita e esquerda.....se vc quiser frear a música.....é só arrastar uma barra sobre o trecho que vc tem dúvida e imediatamnete mostra a partutira e o teclado com ambas as mãos do trecho selecionado. Dentro do aplicativo tem uma store onde vc compra a partitura da música que vc quiser.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Milenawins
    Legal, que aplicativo??

    MaiconOX
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    fred_d_rocker
    Eu tenho um Yamaha PSR e313 e é possível sim, embora a memória seja pouca. Entretanto, existem aplicativos para se aprender dessa forma, usando uma interface MIDI, o mais usado é o Synthesia. Usando o Synthesia você vê as teclas "caindo" na tela do seu computador e vai tocando com o teclado (não o do computador, o instrumento mesmo).

    Aqui tem um vídeo explicando http://www.youtube.com/watch?v=fTQykdyfNOw

    Procure mais sobre o Synthesia. Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender músicas a partir de arquivos midi