Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.

Autor Mensagem
Razgriz
Veterano
# mai/12 · Editado por: Razgriz
· votar


Eae povo, to me metendo aki ^^

Tava lendo a discussão de vcs, e ó, quando meu pai trocou o Chevete que eu aprendi a pilotar por um Astra Sedan, eu demorei um pouco pra me acostumar com a posição das marchas e a potência do bixo. Passando isso pra área dos teclados eu comprei um GW8 faz + ou - 1 ano e ¹/² , sabem qual foi minha primeir impressão? Dos timbres foi UAUU tô muito feliz, teclado da poha, e dos Ritmos foi íííí´´iííí isso vai dar zêbra, quis trocar num E50, M50, mas eu comecei a pegar as manhas dele, eu tbm baixei os Mega Ritmos, os do G70,E-80..... ficou uma merda só, acontece pq ele não tem retocompatbilidade total, apenas parcial, mas lê tudo. depois eu configurei direitinho e ficou beleza, se eu tiver tempo depois mando o link do áudio. Teclado novo é assim mesmo gente, daki a uns 6meses a galera vai estar Expert.

Para não criar um tópico e vo perguntar aki msm:
O BK5:

Possui Função Performance? Sim
Possui Função Favorite (tone ou performance) ?
Possui Função Style Makeup?
Em relação aos timbres da pra fazer Dual/Split Junto ou só um por vez?
Tem algum recurso que permita modificar algum timbre? tipo synth?

E os ritmos, da para cancelar o Acompanhamento com o ritmo em andamento, ou eu teria de ir em configurações edit, tal, tal, tal, write?
Da pra montar Kits de Bateria? algo?

Em relação ao Hardware:
Polifonia - 128
e o que +?Forma de onda, taxa, armazenamento?
Preciso de informações técnicas.

dei uma leve pesquisada na net mas nada relevante.


Sim..

jappa BK-5
To quase trocando meu BK-5 por um psr s650 pra me livrar dele
Manolo, sai correndo de perto desse teclado bixo.
assim por alto não chega nem aos pes, tu ja saiu do Gw pro Bk5, e quer ir pro s650? seria melhor vc voltar pro Gw então. Yamaha lança um substituto a cada 6 meses e os teclados anteriores vão perdendo valor, desde a versão 1.3 do Gw8 passo + ou - uns 4 anos, e o preço ainda tá quase o mesmo.

Teve gente ae que quis comparar o teclado ae, ó de longe eu ficaria com esse BK a pegar o s710, não rola, eu pego esses teclado direto aki pra progamar exige muuuita paciência, e ele só se salva pelos Kits de Bateria, que nem são lá isso td tbm.
Vantagem é poder colocar 2Sets de Bateria. Drum, e Perc. Assim vc monta algo + dinâmico, mas o resto dos timbres, 100% roland no coração. num vo nem citar os Baixos. emfim, assunto é BK é que eu me empolguei aki , desculpem.

(Ja tentou usar o Style Works pra resolver o Pro dos ritmos?)
(Ja tentou Copiar Os acc5 e Acc6 para dentro de Drum? ou vc usa Kits diferentes?)

To doido p ir na lojaaperrear o gerente :P
Digam ae, quais os timbres bons? tem os clássicos? tem Leds fodões? comé? e as metaleiras? o som e bem expressivo? Vamo povo testar ae e comentar bateu um GAS aki aushaushaus


Tô estabanado hj, fazia tempo que eu tentava logar no fórum mas nem água, tava dando erro de senha :( só pq eu digitei, razgriz ao invéz de Razgriz. lol tô de volta ao fórum :')

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Razgriz
Meu caro, tô vendo que você manja muito de programar teclados arranjadores. Eu particularmente acho isto um grande desafio, e poucos dominam isto. A grande maioria pega, toca o que tá pronto e boa. E você me parece ser um explorador dos equipamentos, legal isto. Você falou em misturar os drum kits do PSR 710. Será então que tem como ajudar o cara do tópico abaixo:??

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/286567/

Abraço e parabéns pelo conhecimento e trabalho.

Razgriz
Veterano
# mai/12
· votar


J.Dionatan
Espero ter ajudado o cara lá. ja tinham dado a dica a ele, só completei e confirmei.

Agradeço o elogio, e digo, 50% do que sei aprendi aqui no fórum, se vc for curioso e souber como aproveitar esta ferramenta: O Fórum, vc chega longe, mas precisa de muita paciência viu... rsrsrsr.

Eu estava pensando aqui, a Roland não toma geito msm, o que tem em um falta no outro, Sei que esse post não é comparativo mas eu to tentando aqui ver o que falta nesses teclados, Arranjador GW8 Roland com uma só pista de bateria, bem que poderia ter uma para percussão, pq quando agente monta em outro lugar ex: Acc5, vc tem de montar denovo no Acc5 Menor e no Acc5 com 7th. :(

No BK5 faltou um acesso + rápido as funções dos ritmos, eu tava vendo uns videos aqui e ele parece tem timbres do GW8 melhorados, muito legal, parece ter uma gama maior de Acordeons (que eu adoro), no gw veio pobre deles. Gw não dá pra usar Dual com Split , no Bk é Dual com split, e se não tiver split fica Trial isso ajuda a formar um timbre com+ qualidade. sumiu o Favorite no BK5.... pena... a tela encolheu....pena...ele lembra o VA-5, só que preto ficou bem limpo, agora tem fones, ficou pesado, :[, é a roland te deixa feliz, mas daqui a pouco te dá uma rasteira.
Será que esse BK5 tem o mesmo chip do Fantom X ?
O gerador de som é superios ao GW8 ?

Resumindo:

Se eu pegar um BK-5 eu vou ter um ótimo instrumento em mãos, timbres excelentes , ja que são do Gw8 melhorados, vou ter uma retro-compatibilidade mais avançada que no Gw8, porém eu vou ter de ter mais tempo para programar tudo em casa, comprar um PenDrive Exclusivo para usar com ele, fato pq ele não tem uma memória interna para armazenar os ritmos e playlists.

Que pena, e que bom assim eu tenho mais espaço e acesso imediato a tudo do PenDrive em tempo real.

A galera que baixa ritmos da net vai adorar já que não precisa por no pendrive e esperar carregar pra testar, vc testa na hora e pronto.

Agora tomem muito cuidado pra não danificar seus PenDriver's a memória de suas performances estão neles.

Não estou desfazendo do teclado nem afirmando ser bom, não testei ainda.
Mas como por via de pesquisa já conheço alguns Prós e Contras do Bixo.

Compraria um para completar meu Set, Atualmente toco com Korg PA-50, e com o GW8, o PA não é meu assim eu desfrutaria de um Set excelente com esses três, deixaria um de meus Lead's Loucos no GW8 com um Pedestal que eu fiz inclinado, é ótimo pra solos, o pra aparecer no palco já que eu coloquei uns Led's Iluminando as teclas, então deixaria BK e o PA na Stay De um lado e do outro o GW8 em formando um " /\ " e eu no meio, :P, mas só quando o preço der uma caída, 3000 conto, nesse momento não rola. e provavelmente daqui a alguns meses vai sair uma versão 2.0 pra ele então esperar pra ver.

jappa BK-5
Veterano
# mai/12
· votar


Pessoal!

Descobri como mudar de um timbre normal pra bateria. É um processo hiper complexo, tem que entrar no "MICRO EDIT" do ritmo e mudar o endereçamento MIDI pra que a pista de timbre, vire de bateria...é pau!

Continuo triste com o BK porque é muito trabalhoso de programar.

Pra quem pensa em trocar um gw8 pelo BK5 é bom pensar bastante.
Estou tento o maior trabalhão pra adaptar os ritmos pro BK5.

fulaneto
Veterano
# mai/12
· votar


Aos que já estão mais espererientes no BK5 me ajudem.

Estive tentando tocar o BK5 MIDado pelo MOX8 para ter maior exprecividade no Piano dele e poder usar no minimo os Ritimos e acompanhamentos do BK5 sendo controlado pelo MOX8. O maximo que consegui foi tocar o piano do Bk5, sendo que eu mudavas os tibres pelo BK5 mas continuava tocando somente o Piano pelo MOX8. Deve haver alguma configuração no BK5 para habilitar tudo em MiDI, mas ja mexi em tudo sem sucesso.

renatolr
Veterano
# mai/12
· votar


Olá a todos. Tenho um E-50, acho um teclado fantástico (exceto pela polifonia e pela escassez de botões dedicados a funções). Pelo que vi, o Bk5 tem um painel parecido que o E-50, e alguns timbres melhores.
Mas gostaria de saber se o BK5:
- Não permite sob nenhum método gravar midi do zero ?
- Os arquivos midi do pendrive podem ter os canais mutados ou solados facilmente?
- O Guitar Mode ainda permanece (aquele que você faz batidas de violões com acorde + 1 tecla)
- Tem as 4 teclas de seleção diretas de timbres pré-programados por cada style (one touch settings), como ficou ?
- E aquela lista de músicas já definidas, que se programa antes (music assistants), quantas podem ser colocadas no pendrive?

Gostaria de saber dessas informações para pensar numa troca futura, pois tenho visto uma falta gravíssima da Roland em retirar funções dos arranjadores e não substituí-las a altura (ex. Touchscreen) e continuar omitindo outra (ex. Colocar poucos botões no painel - falta de um break para os ritmos com botão dedicado e apenas um botão intro para 4 variações - , que dificultam uma execução mais profissional ao vivo.

André Luiz Keys
Veterano
# mai/12
· votar


renatolr
- Não permite sob nenhum método gravar midi do zero ?

No teclado não. Você poderá conectá-lo ao computador via USB e gravar em um software sequenciador. A conexão é feita com um cabo USB, como os usados em impressoras.

- Os arquivos midi do pendrive podem ter os canais mutados ou solados facilmente?

Sim. Ele possui um botão chamado TRACK MUTE, pelo qual é possível fazer isso.

- O Guitar Mode ainda permanece (aquele que você faz batidas de violões com acorde + 1 tecla)

Ele não possui esta função.

- Tem as 4 teclas de seleção diretas de timbres pré-programados por cada style (one touch settings), como ficou ?

Sim. Sâo 4 TOUCH por ritmo. Os ajustes de usuário são salvos no pendrive.

- E aquela lista de músicas já definidas, que se programa antes (music assistants), quantas podem ser colocadas no pendrive?

O número de músicas é ilimitado.

O BK-5 pode usar um HD externo de até 2Tb.

jappa BK-5
Veterano
# mai/12 · Editado por: jappa BK-5
· votar


Pessoal... Consegui fazer a conversão dos ritmos. Eu tive uma idéia...Criei uma comunidade BK5 no orkut, onde poderemos compartilhar ritmos, deixar arquivos de atualização, programações, USER ou algo do gênero.

É um metodo legal de nos ajudarmos... Se alguem tiver interesse de participar da comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=122434192

OBS: Me perdoe se for proibido colocar comunidade de orkut aqui...Eu procurei alguma proibição e como não achei estou colocando!

Razgriz
Veterano
# mai/12
· votar


[OFF_TOPIC=ON]

jappa BK-5
Orkut ainda existe? kkkk tirando onda.
aproveita e faz uma págia no facebook tbm.
[OFF_TOPIC=OFF]

Aproveita e explica como foi que tu fez pra converter o Style, compartilha com o povo do fórum bixo. ^^

jappa BK-5
Veterano
# mai/12
· votar


Razgriz

Fala meu querido! Vou criar a comunidade no facebook e posto aqui depois!

Sobre conversão:

Foi na mão mesmo...tudo mecânico...Os timbres que ficam truncados, eu mudei no STYLE MAKEUP, escolhi 1 a 1 qual ficaria melhor (melhor bateria...melhor baixo...melhor guitar...etc)

Já a questão de bateria nos demais canais, é realmente um pouco mais complicado:
Como em Makeup Tools não é possível selecionar timbres de bateria nas partes ACC1~ACC6 é necessário realizar a mudança do timbre via "Rhythm Composer".

A edição é manual usando a função "Micro Edit" que é a edição mais profunda possível em um ritmo.

1.Abra o ritmo desejado

2.Pressione MENU então selecione "Rhythm Composer" e pressione [ENTER].

3.Em Track, escolha a pista ACC5 ou ACC6. Escolha MODO (Major, Minor, 7th) e também a divisão em "Division".

4.Pressione MENU, então selecione a opção MICRO EDIT e pressione [ENTER].

5.Em Bank MSB, pressione [ENTER] então altere para "111" (esta informação está na pagina 84 do manual em português).

6.Pressione MENU então selecione SAVE e pressione [ENTER]

7.Pressione WRITE. Escolha um nome para o ritmo editado

8.Pressione WRITE e pronto!

(ufa! acabei!!)

Quem tiver êxito posta pra mim, só pra eu saber se fui claro e dinamico nas explicações!

jappa BK-5
Veterano
# mai/12
· votar


Comunidade no facebook


http://www.facebook.com/rolandBk5

Ajudem no face, pois eu não tenho experiencia!! rsss!!

Aguardo todos!

OBS: A comunidade no orkut, ja dispõe de tutoriais e logo postarei ritmos la pra compartilhar.

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Achei interessante este vídeo porque mostra o porta partitura. Até nisso a Roland inovou. Vejam que luxo!

http://www.youtube.com/watch?v=J8zro5k7A8A

jappa BK-5
Veterano
# mai/12
· votar


Aê pessoal!!

A comuidade do orkut do BK-5 já está com arquivos, opiniões, dicas, tutoriais...

Participe voce tambem para a gente pode se ajudar! Abraços!

Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


Pelo visto o tópico está morto!

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Cicinho produções
Se não enriquecer o tópico com suas próprias demonstrações (mesmo que em áudio), dicas, programações, o tópico morre mesmo. Normal.......

Razgriz
Veterano
# jun/12
· votar


povo é móó fogo de palha. ^^

jappa BK-5
grava uns videos ou o áudio ai pra vr como ficaram teus ritmos do GW8 no BK5, interressante.!!

jappa BK-5
Veterano
# jun/12
· votar


Razgriz

Os ritmos estão disponibilizados para os participantes da comunidade no orkut! abraços!

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


jappa BK-5
Porque não cria um blog? Comunidade de orkut é uma m****!

Cicinho produções
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8
Pois é! Assim que eu aprender a fazer alguma coisa aqui, vou postar áudio ou quem sabe vídeo de algumacoisa. Como eu não enchergo o processo de aprendisado é mais lento.
Abração.

Vier
Veterano
# jun/12
· votar


Boa noite Delvo,também estou interessado na compra do BK-5 mas,nao consegui ver se este teclado tem alguma memória interna,pois a memória interna é quase uma régra que não pode faltar em teclado nenhum,talvez podes me ajudar.

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Cicinho produções
Caramba Cicinho, não imaginava que era deficiente visual. De qualquer forma, imagino que você seja um cara de muito potencial. Fico surpreso e feliz de poder receber alguém tão interessado assim por aqui!

Espero poder te ajudar nessa sua busca por conhecimento aqui no fórum. Acredito que você vai conseguir tudo que procura sobre o BK-5. De qualquer maneira, se não achar, será um prazer procurar para você. Mande-me um email em igorgcr @ hotmail . com .

Grande abraço!

Delvo
Veterano
# jun/12 · Editado por: Delvo
· votar


Vier

nao consegui ver se este teclado tem alguma memória interna

Amigo, esse teclado usa memoria externa, pendrive ou HD. Jamais alguem vai reclamar por falta de memoria, como poderia acontecer com os teclados comuns. É uma inovação, muito benvinda. Voce grava performances, ritmos, MP3, Wav e o acesso é praticamente imediato, não precisa passar para o teclado. Não tem aquelas teclas de FAVORITOS como no GW8 ou Yamaha, onde voce pode gravar 100 ou 64 registros. Mas.......

No BK5 voce pode criar um número de FAVORITOS praticamente infinito. Dá um pouco de trabalho, não está lá mastigadinho como nos outros teclados aqui citados. Devido a infinidade de recursos aqui dá para por sua criatividade para funcionar, e pode criar pastas do tipo, por exemplo, Meus boleros, Meus sambas, Meus latinos, Casamento do ciclano, Festa de aniversário do fulano, Show do bar da esquina, Apresentação na escola etc. Eu criei assim: 1Mypian&org, 2My guit, 3My sax ... Seleção de ritmos, Seleção de timbres etc., quantas pastas quiser ou precisar, não tem limite.

É um pouco trabalhoso, mas vale a pena. No começo é um pouco ruim, depois pega o jeito e fica fácil

Os recursos são muito interessantes, vou citar alguns:
1- Pode congelar o ritmo
2- Pode congelar o timbre
3- Pode congelar o tempo.
4- Pode memorizar as configurações com as quais voce quer que o teclado sempre inicie ao ligar.
5- Depois de um tempo sem usar, o teclado desliga automaticamente. Esse tempo pode ser regulado.
6- Tem saida de video
7- Conectando um microfone na entrada auxiliar pode gravar o que voce estiver tocando e cantando em formato Wav estereo.
8- Toca midi formato kar e outros formatos.
9- Toca MP3 ou Wav na qualidade CD, acima ou abaixo.

Resumindo: é um ótimo teclado, timbres, arranjos, sonoridade e recursos de primeira qualidade, já valem o preço do teclado. Afinal, por tres mil, o que voce pode comprar que seja melhor?

Tem tambem os contras:

Contra 1: um pouco trabalhoso, mas "nada que tire o brilho do teclado" (sábias palavras do nosso amigo Cicinho)

Contra2:
Os numeros em baixo dos botões numéricos são meio apagados, ou seja, pouco visiveis. Isso estava me torrando bem legal. Resolví assim: Fiz no Corel um retangulo contendo os números e as letras. Imprimí, recortei, usei um pedacinho de fita durex dupla face só nas extremidades. Colei em cima dos números apagados. Ficou jóia. Agora vou ver se consigo imprimir em folha de papel ou plastico preta. Se conseguir, vai ficar perfeito. A impressora comum não imprime em papel preto. Deve existir algum tipo de impressora que o faça. Se alguem souber como fazer e quiser dar a dica, agradeço.

Contra 3: Não tem sequencer, portanto não grava diretamente em midi. Em compensação grava em formato Wav estereo que depois pode ser transformado em MP3 se quiser. Tem entrada auxiliar para conectar microfone, podendo assim gravar o que voce está tocando e cantando.

Usando um cabo USB tipo impressora, ligando ao computador e usando um programa sequenciador pode gravar em midi.

Se alguem se interessar, mando a fitinha com numeros e letras por email, é só imprimir, recortar e colar. Basta um pedacinho de durex dupla face só nas extremidades, para sair facil, caso queira retirar.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos por aqui, tentando ajudar e tambem pedindo ajuda.

fulaneto
Veterano
# jun/12
· votar


Delvo
4- Pode memorizar as configurações com as quais voce quer que o teclado sempre inicie ao ligar.

Gostaria de fazer este ajuste, pode me indicar onde estão estes parametros. Abraço.

jappa BK-5
Veterano
# jun/12
· votar


jappa BK-5Porque não cria um blog? Comunidade de orkut é uma m****!

Fala meu querido, a comunidade lá da a todo vapor, a galera troca dica e tudo...É tão fácil usar o orkut e fica mais organizado, tudo separado por tópico, cria ai pow um usuário la e entra!...Acho melhor que blog.

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


jappa BK-5
Eu abomino redes sociais como Orkut e Facebook. Prefiro algo como um fórum, onde se discute o assunto e pronto.

Uma coisa que acho negativa é a necessidade de ter um Orkut/Facebook para que usuários tenham acesso a conteúdo interessante como timbres... posta isso em outro lugar também.

Não tenho um BK-5, e nem me interesso por ele, mas é apenas uma sugestão para o tópico. :)

Cicinho produções
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8
Muito Obrigado pelas palavras caro amigo!
É difício mais agente chega lá!
Quem não busca, nunca encontra, e quem não tenta, nunca irá saber se irá conseguir ou não.
um abração pra você!

Delvo
Veterano
# jun/12 · Editado por: Delvo
· votar


fulaneto

4- Pode memorizar as configurações com as quais voce quer que o teclado sempre inicie ao ligar.

Fulaneto, primeiro faça os ajustes dos PARAMETROS GLOBAIS pg.66 do Manual. (contraste, brilho, etc.)

MENÚ, GLOBAL, faz os ajustes,
Depois vai no SAVE GLOBAL e salva.

No próprio visor você ajusta o tempo, oitava, timbre e ritmo (é só ir selecionando e dando enter, selecionando de novo, enter.

Se quiser memorizar o SPLIT é só apertar o botão, deixando aceso.

No MENU, PERFORMANCE EDIT, TONE PART VIEW, KEY TOUCH selecione a sensibilidade das teclas e ajuste como quiser. Ajuste os outros parâmetros do PERFORMANCE EDIT e depois salve no SAVE AS DEFAULT.

Pode mexer a vontade, sem medo. Se der zebra é só ir ao MENÚ, FACTORY RESET , resetar, e volta tudo ao ponto de fábrica.

Se esquecer de salvar (SAVE GLOBAL e SAVE AS DEFAULT) perde todos os ajustes ao desligar.

Qualquer dúvida é só dizer. Se precisar posso lhe passar todos os ajustes iniciais básicos, passo a passo, são poucos. Depois que pegar o jeito você ajusta a vontade, é fácil.

Bom divertimento!

fulaneto
Veterano
# jun/12
· votar


Delvo

Quer dizer que quando ligar o teclado ele irá carregar a performace que foi salva no SAVE AS DEFAULT ou não irá carregar nenhuma performace, apenas o tempo, oitava, timbre e ritmo como descreveu.

Ainda está meio confuso estes ajustes (SAVE GLOBAL e SAVE AS DEFAULT), Botão (Wite e Enter). Se possivel detalhe melhor sobre estes ajustes o que fáz cada um.
Se eu já tenho performaces criadas eu consigo ajustar KEY TOUCH e etc. sem ter que entrar uma a uma?
Vou ajustar conforme suas dicas e tentar entender melhor. Obrigado.

Delvo
Veterano
# jun/12 · Editado por: Delvo
· votar


fulaneto

Ao ligar o teclado irá iniciar com aqueles ajustes gerais que voce salvou, formando uma performance de iniciação. Essa performance é gravada na memória do próprio teclado, nem precisa colocar o pendrive. Não tem nada a ver com as performances que depois você vai gravar no pendrive. Aí sim, vai precisar usar o WRITE. Mas deixa isso para depois, se não vai embaralhar tudo.

Primeiro faça os ajustes igual eu descrevi acima, nada de usar a tecla WRITE.

Depois passa para a outra etapa.

Se você já tem PERFORMANCES do BK5 no pendrive é só colocar e vai funcionar, não precisa nenhum ajuste.

As teclas SAVE GLOBAl e SAVE AS DEFAULT só servem para salvar esses ajustes gerais e a performance de iniciação. Não vão ser usadas para as PERFORMANCES (que vão ser gravadas no pendrive).

Céliton Bass
Veterano
# jun/12
· votar


Boa Tarde galera, depois de mais de uma década distante dos teclados (PSR530, final dos anos 90, meu ultimo teclado) estou kerendo voltar ao mundo das teclas, e minha pretençao é voltar com teclados Roland.

E ja estou tendencioso em adquiri o BK5, parece que é uma boa pedida, e claro que fiquei balançado pelo GW8.

Parece que as opinioes aqui no forum ja estão estabilizando e se encaminhando para o PARECER CONCLUSIVO onde o BK5 desponta como novo Rei dos Arranjadores, transformando o GW8 em coisa do passado.

Mais ainda estou indeciso!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.