Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.

Autor Mensagem
Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


Maestron
---------------------------------------------------------------------- --------------------------------------

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Maestron

é importante dizer que cada um deve testar o instrumento é ter sua própria opinião sobre qual som é melhor, isso é muito pessoal.

Amigo, nisso concordamos plenamente. O mais importante não é pensar igual em tudo, e sim a amizade que estamos formando por aqui, essa não tem preço.

Abraço.

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


Delvo

Sim, a amizade formada aqui vale mais do que qualquer discussão e discordâncias sobre teclado. Meu maior lamento é não fazer parte desse forum a mais tempo.

Abração!

jappa BK-5
Veterano
# mai/12
· votar


Pessoal...Como dissemos acima: TUDO SE TRATA DE OPINIÃO. Então vai a minha:

Sou apaixonado por ROLAND...Apesar de usar outras marcas de arranjadores e synths por serem superior em recursos (Pa2xpro-KORG) e não ter nenhum substituto (AINDA) da roland. Porem me decepcionei DEMAIS com o BK-5. E posso afirmar FORTEMENTE que me arrependi 100% de trocar meu GW-8 por ele. Explico abaixo.

os ritmos de GW-8 não funcionam corretamente no Bk-5. Os timbres ficam truncados (piano no lugar de guitar...etc) e eu por exemplo uso bateria nos canais alem do primeiro (que no bk-5 chama-se ACCDRUMS) e ele não reconhece e nem deixa trocar por baterias nos demais canais (acc4, acc5, acc6...)(se montar do zero ele aceita). Parece-me ser um BUG mesmo, porque no style makeup (função nova que troca-se parametros mais simples sem precisar mexer em alta complexidade: ex: tempo, timbres...) não aceita-se bateria nos demais canais (alem do accdrums).

Timbres: Realmente são mais encorpados, as baterias vieram perfeitas (apesar de possuírem poucas camadas, assim como os demais timbres), porem sinto falta de alguns timbres do GW-8 (guitar COSM, entre outros...)

Estilos: Mesmo usando muito pouco os originais a ROLAND fez o favor de me tirar os poucos ritmos que eu usava: Pagode romantico e calipso, a única melhora que senti realmente foram as baterias. Agora o bumbo não parece um estalo "choco" do auto-falante como as baterias do gw8.

Os auto falantes internos são ridículos. Meu fone de ouvido ligado fora da cabeça escuta-se melhor. Inclusive foi meu primeiro ponto de decepção.


Gostou?0 Não ajudou Citar

jappa BK-5
Veterano
# mai/12
· votar


Delvo Bom dia!! Delvo e a todos!Eu troquei meu roland GW8 por um Bk-5 e estou tendo um problemão! Em minhas apresentações, eu uso os ritmos que fiz no GW8, mas quando eu importo pro bk-5 os timbres não conhecidem, até ai tudo bem, porem eu uso bateria nos canais acc5 e acc6, (não somente no accdrum) e no maquiagem de estilos, ele não aceita que eu coloque baterias nos canais acc5 e acc6. No rythm composer ainda consigo colocar a bateria nestes canais temporariamente, mas não se é possível salvar. Peço de todo o coração a ajuda de voces. Os meus eventos estão se aproximando e eu preciso usar os ritmos! Muito agradecido! Abraços!

Lembrando que ainda preciso de ajuda neste quesito! Se alguem puder ajudar, porfavor agradecerei demais!

Pessoal, não levem a mal meu ponto de vista sobre o BK-5...Trata-se de apenas minha opinião pessoal que como Delvo falou...Ninguem é dono da verdade!!

Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


jappa BK-5
Muito bem!
É desta forma que devemos falar neste tópico.
Sua opinião é de estrema inportância para quem pensa em trocar de teclado.
Você deu um exemplo de como se falar sobre pontos negativos e positivos de um teclado, sem precisar agredir os outros membros.
Minha mensagem:
É tolice tratar os outros com desprezo; o homem prudente
prefere ficar calado.

jappa BK-5
Veterano
# mai/12 · Editado por: jappa BK-5
· votar


Se alguem puder me ajudar na minha duvida agradeço demais!!

jappa BK-5
Veterano
# mai/12 · Editado por: jappa BK-5
· votar


Cizinho produções. Obrigado!!!

Eu emiti minha opinião pra que as pessoas tomem cuidado como eu não tomei na hora de trocar. Eu troquei sem nem se quer ter lido uma opinião e troquei as escuras e me arrependi.

O importante é a pessoa testar firmemente se é sua vontade a troca.

Porque todas as moedas tem 2 lados, e todos os lugares que eu li... Só via elogios.

Abraços!!!

bioviolão
Veterano
# mai/12
· votar


Boa tarde amigos.
Estou em dúvida qual teclado adquirir BK5 ou GW8 e percebi que neste fórum tem pessoas que conhecem bem estes dois teclados. Peço a gentileza se alguém que já usufruiu os dois equipamentos, apontar as vantagens e desvantagens de cada um. E não querendo abusar, mas comparado com os PSR, qual seria os principais pontos a destacar.
Pessoal preciso destacar que vou utilizar o equipamento para apresentações solo. Preciso que considerem este detalhe.

Grato.

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


jappa BK-5

Muito bom em dividir a sua experiência, pode ajudar muita gente e você está completamente certo! O mais importante é cada um testar e decidir por si próprio qual teclado se identifica mais com timbres e recursos. Espero que apareça alguém que possa te ajudar com suas dúvidas!

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


bioviolão

O que gostei no GW8 foi a portabilidade, ele é bem mais leve que a concorrência já que não possui caixas embutidas, isso dá uma aparência de synth, mas profissional em bandas e eventos. Mas acima de qualquer coisa o que me atraiu mais no GW8 foi o som que era exatamente o que eu procurava!

Os PSR são mais intuitivos, mais fáceis (toquei muito PSRs), têm os sons mais claros, brilhantes e ótimos timbres de instrumentos acústicos... mas achei o som do GW8 mais cheio, enfim, me agradou mais...

Comparando com o irmão mais novo, BK-5, têm muitos recursos em comum, mas você terá que testar por si mesmo ou, no mínimo, ver o maior número de vídeos dos dois para tomar a própria decisão de qual lhe agrada mais. Pelo menos você pode ver as especificações de cada para ver qual dos dois atende suas exigências...

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


jappa BK-5

Talvez isto te ajude:

O GW8-Prelude tem extensões próprias de estilos. Isto significa que não é compatível com os Rolands mais antigos e nem com BK5. Eu mesmo testei ritmos do E-50 e outros mais antigos e não tocou bem no GW8. Isso para mim foi uma grande decepção. Dos ritmos proprios do GW8 e da sonoridade tambem não gostei. Entendam bem: é minha opinião, não sou dono da verdade.. A verdade é relativa e depende do gosto etc etc... de cada um.

Conclusão: vendí o GW8 e peguei um S710. Um ótimo teclado. Mas prefiro os timbres do Roland, não fico sem eles. Saiu o BK5, não deu outra: comprei.

Mas, antes de comprar pesquisei por tres meses, lia tudo quanto era noticia. Configurei meu email para receber noticias sobre o BK5, e todo dia chegavam essas notícias. Testei, ví videos. Lí o manual diversas vezes. Minha compra foi totalmente conciente. É assim que cada um tem que fazer, não comprar no escuro. Afinal, fora BK5 e GW8 tem PSR650, S710, PA500. Até a Casio está com ótimos teclados novos.

O resultado só podia ser: estou feliz com meu BK5, timbres, arranjos e sonoridade de ótima qualidade. correspondeu a tudo que eu esperava.

Mas, como já está sendo ponto comum neste tópico: pesquisem, assim como eu, não vão na conversa de ninguem, tirem sua propria conclusão.

Concluindo, jappa, me perdoe se voce não aceitar: a falha que voce está encontrando no BK5 não é do BK5, e sim do GW8, que tem extensões próprias de estilos, isto é, não le bem ritmos de outros teclados. Devido a isso o BK5 tambem não vai ler bem ritmos do GW8, pois são proprios dele.

Em compensação o BK5 lê com perfeição: BK- 7m/E-series/G-series/V-series. Até ritmos Yamaha convertidos o BK5 conseguiu ler com perfeição, mas ainda é cedo para lhe garantir isso, pois preciso de mais tempo para fazer mais testes,

Quanto as inovações, para saber o que o BK5 tem de bom, é só pegar o Manual e ler. Mas se quizerem, posso postar. Só posso dizer, por enquanto, que até pode ter perdido alguma coisa, mas o ganho foi muito maior que a perda.

Não esperem tudo de um teclado, especialmente de um teclado de três mil reais. Acredito que em breve a Roland irá lançar um BK5 melhorado: mais bonito, visor maior, mais botões, melhor operacionalidade. Mas vai custar cinco mil ou mais. E muita gente vai botar defeito. Não tem como contentar a todo mundo. Se alguém acha que não vai conseguir ficar sem o D-bean, é melhor ficar com o GW8. Afinal, gosto é gosto.

Desculpem alguma coisa, a amizade tem que ficar na frente de qualquer divergência de opiniões.

Abraços.

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Entrem no google e digitem: minhas conclusões finais Roland BK5.
Vai aparecer tres tópicos. sendo dois do CIFRACLUB : pessoas que gostaram e tambem pessoas que não gostaram do teclado. Leiam todos de ponta a ponta, Analisem e tirem a propria conclusão. Depois contem aqui pra gente,

bioviolão
Veterano
# mai/12
· votar


Maestron

Muito obrigado pela informações. Não querendo abusar, mas podes me dizer se o GW8 e o BK5 possuem bancos para armazenar ritmos e timbres, assim como nos PSR? Cara, desculpe por tantas perguntas, mas na minha cidade não existem lojas de instrumentos musicais, porém na cidade vizinha até encontro lojas, mas elas só trabalham com esse equipamentos por encomenda, daí fica difícil. Então antes de eu percorrer 100 km ou mais, me deslocando para uma loja em uma cidade maior, preciso extrair todas as dúvidas possíveis no fórum.

Grande abraço

jappa BK-5
Veterano
# mai/12 · Editado por: jappa BK-5
· votar


Delvo

Voce tem razão e lógico que não esperava que um tecladinho de 3000,oo faça coisas como disse anteriormente que meu pa2xpro faça (uso o korg até a roland lançar um a altura).

Porem eu esperava que ele fizesse o básico do básico, coisa que não estou conseguindo e ninguem, digo ninguem incluindo a roland (mandei a pergunta pra eles) está conseguindo fazer.

Sobre a compatibilidade do gw. Não me preocupo que ele fique truncado os timbres, pois é só ajustar, porem, não conseguir trocar os timbres por baterias nos demais canais, isso pra mim é um ERRO e não uma limitação... pois hoje em dia os ritmos mais sofisticados usam bateria, percussões diversas.... Qualquer tecladinho PHOENIX, CSR ou CASIO que monte ritmo faz.

Delvo, peço que continuamos em nossas colocações pois são válidas e importantes! O objetivo de um fórum de DISCUSSÕES está em seu próprio nome...

Devo ressaltar que, o meu arrependimento se deve pela TROCA do gw8 pelo bk5, mas eu não trocaria um BK5 por nenhum psr...Roland tem timbres que nem meu korg chega (perto!) rsss...

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


jappa BK-5

Em primeiro lugar muito obrigado pela maneira super educada com que voce está participando, isso é muito importante e saudável para continuarmos trocando idéias e para o sucesso do tópico. Se todo mundo só ficar elogiando o BK5 então perde a graça. Precisa ter os prós e tambem os contras, eles enriquecem o tópico.

Uma funcionalidade do BK5, que vai desagradar a muitos, é o fato do teclado não ter sequencer; portanto não grava no formato midi. Quem está pensando em comprar, fique atento a este detalhe, para não chorar depois.

Em compesação, grava no formato audio Wav estereo , coisa que nem teclados mais caros fazem (alguns que gravam só o fazem em monofonico). Tem uma entrada de audio onde pode ser conectado um microfone ou outro dispositivo de audio, player mp3 etc. Faz a mixagem, depois voce toca no teclado ou onde quizer.

Se quizer transformar wav em mp3 para ocupar menos espaço no pen drive, tem programas gratuitos, específicos e faceis. Exemplo: Cdex. Outra vantagem do BK5: lê formatos kar e lê mp3 em qualidade CD, acima ou abaixo, coisa que outros teclados mais caros não faz. E a letra aparece na tela. E se ligar a saida de video num monitor a letra aparece na tela, e perfeito, já testei. Muito bom.

Bom, temos muito que conversar ainda, mas de uma coisa eu tenho certeza: Se conseguirem tirar todos os espinhos do BK5 só vão sobrar as rosas,,,,...heheheheheheheheh.

Um Bom Dia a todos!

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Delvo
Você está parecendo comigo quando eu defendia o meu Key hehe, uma coisa é certa, é impossível contentar todo mundo com um único produto... sempre vai ter um senão... podemos apenas deixar claro o que é fato certo, o teclado por si só mostrará suas virtudes e o decorrer dos anos demonstrará se ele foi um vencedor

Meu primeiro teclado foi um Roland E-66, funciona perfeitamente até hoje e mesmo com timbres datados, é melhor do que muita coisa comercializada ainda nos dias de hoje, ou seja, não resta dúvidas da excelência da Roland, só não sei porque ela ainda não lança algo para bater de frente com o PA3x ou ultrapassa-lo (adoro ver as empresas competindo, a gente é que ganha no final hehe), acredito que ela esta trabalhando a base de entrada, popularizar suas máquinas

Mas voltando ao BK-5 - O D-beam é algo que EU, acho muito legal, na minha época de Di é algo que era o principal da cena, pena terem cortado este recurso, mas o D-beam é firula pura, algo para, ao meu ver, impressionar ou causar impacto em uma performance, item totalmente dispensável

Uma pergunta... como funciona este esquema de vídeo do Bk-5?? algo como um Vima... teria algum recurso para voz no próprio Key...

Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


Olá! Meu BK-5 chegou!
Agora é fussar o bixinho pra ver até onde ele vai!
Fiquei com um medo danado quando falaram dos alto falantes dele.
Quando liguei o bixinho, pensei: eita! eu devo ter muita sorte, ou o pessoal são mais esigentes que eu.
E porquê?
Eu achei os alto falantes excelentes.
tem Potência, e tem mostrado qualidade na reprodução dos timbres.
Pode ser que eu tenha pegado um BK-5 especial!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Quando toco com o timbre de piano acústico, o som é muito bom.
O piano da aquele som de martelo ótimo.
Bom só tou com uma dúvida de momento. Quando aperto o botão para acionar o rítimo, ele já entra com o acord, tem como tirar isso pra ele tocar só a parte de bateria?
Breve vou tentar programar algo nele.
Ha, mais uma coisa:
Até quantos compaços ele grava nas introduções?
Pois é, fico por aqui.

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


bioviolão

Que desculpa nada, pode pergunta sempre que quiser que eu ou outro aqui respondemos quando pudermos ou se soubermos.

Não querendo abusar, mas podes me dizer se o GW8 e o BK5 possuem bancos para armazenar ritmos e timbres, assim como nos PSR?


Sim, o GW8 possui 128 bancos para armazenar ritmos e timbres. Esses bancos são chamados de "performances". Não lembro das especificações do BK-5, provavelmente é da mesma forma... E ainda há um outro recurso: Se você optar por armazenar apenas os timbres, há uma forma de trocá-los apertando apenas um botão durante a execução da música.

Abraço

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Cicinho produções

Meus parabéns pela aquisição, espero que seja tão feliz quanto eu ou mais.

Se só nos altofalantes o som está de primeira, imagine quando ligarmos no PA. Vai virar um avião! O piano Roland para mim já estava ótimo, neste, se melhorar mais, estraga. Bom, pode ser problema psicológico ....eh eh eh eh...

Quando aperto o botão para acionar o ritmo, ele já entra com o acord, tem como tirar isso pra ele tocar só a parte de bateria?

Fiz assim: Menú---performance edit---ritm parts--- aparece uma telinha mostrando: adrum, abass, acc1, acc2, acc3, acc4, acc5, acc6. Aí pode configurar do seu gosto: mute, solo, volume e ajustes do pedal. Depois de configurar, dá um toquinho rápido no botão exit. Nesta telinha aparece- --save as default---. Selecione save as defalt------yes--- aperte enter. Pronto.

Vai ficar como você configurou, só bateria p.ex. Quando desligar e ligar novamente vai ficar do jeito que configurou. Já testei, aprovei. Os detalhes voce vai pegando conforme for utilizando este recurso, depois de algumas vezes fica muito fácil. Se apertar e segurar um pouco o botão track mute vai ver as trilhas do jeito que voce configurou: 8 para os acompanhamentos e 16 para as midis. Pode fuçar sem medo. Qualquer zebra é só dar o reset no teclado e volta tudo do jeitinho que veio de fábrica.

Bom divertimento!

Delvo
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano

como funciona este esquema de vídeo do Bk-5?? algo como um Vima... teria algum recurso para voz no próprio Key...

É mais ou menos assim: na saida de video voce liga um monitor e configura no teclado. Na entrada de audio voce liga um microfone. Pode gravar voce tocando e cantando. Na entrada USB voce liga um CD ROOM com saida de USB. Então pode tocar discos cd VIMA TUNES. Enquanto voce está tocando ou tocando e cantando na tela do monitor vão aprecendo slides de acordo com o que voce está tocando. Só sei isso, se alguem souber mais e postar, agradecemos.
Estou procurando um video que eu já ví, com uma foto da tela mostrando a letra da Canção. Muito especial para curtir karaoke, gostei muito. Assim que achar posto aqui.

Abraços

Delvo
Veterano
# mai/12
· votar


bioviolão

o GW8 e o BK5 possuem bancos para armazenar ritmos e timbres, assim como nos PSR?

Permita-me complementar a resposta: a memoria do GW8 ou PSR é fichinha perto do BK5. Não dá nem pro cheiro!

O BK5 não memoriza no proprio teclado e sim no pen drive. Cria listas de memoria, chamadas de lista 1, lista 2, lista 3 ............

Em cada lista pode armazenar até 999 registros. Em cada Pendrive pode por um montão de listas. Se ainda achar pouco pode trocar o pendrive e gravar novos milhares de listas. Em cada lista 999 registros. E assim vai -, não tem fim.

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Edson Caetano

A moça tocando e a letra aparecendo no monitor-(foto)

http://pianoandsynth.com/roland-intros-bk-5-backing-keyboard-namm12

jappa BK-5
Veterano
# mai/12
· votar


Gente... Acho que sou eu que dei azar e meu BK-5 veio todo ruim.

Ele está cheio de bugs...Qndo tento salvar uma performance, uma edição de ritmo etc...As vezes do nada, ele da DISK ERRO... Eu faço a edição no stile makup e tento salvar e ele trva...

Esse disk erro ja aconteceu alguma vez com vcs?

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


Delvo

Me tire uma dúvida: O BK-5 não tem memória interna para as performances?

Delvo
Veterano
# mai/12
· votar


Maestron

Me tire uma dúvida: O BK-5 não tem memória interna para as performances?

Não, o BK5 não tem memoria interna para as performances, nem para midis, nem para ritmos, nem para audio. É tudo gravado no pendrive e é de acesso imediato, não precisa carregar nada. O teclado lê direto do pendrive, daí o numero infinito de registros.

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


jappa BK-5

meu BK-5 veio todo ruim

O meu teclado está perfeito. Já tive muitos teclados, nunca tive problemas. Mas pode acontecer de algum vir com defeito.

Mas este problema de disk error está me cheirando a problema do pendrive ou de formatação.
Certifique se que o pendrive está bom, teste noutro local, computador ou outro teclado. Verifique formatação. Formate no proprio teclado, pois algumas formatações o teclado não reconhece. Troque de pendrive. Faça reset no teclado. Se estiver com alguma dificuldade operacional deixe email, marcamos horario e podemos trocar ideias quase em tempo real. Não tenho MSN.

Outra alternativa seria levar o seu pendrive na loja e se lá tiver outro BK5 pedir para fazer o teste. Se comprovar que o ploblema é do teclado pedir a troca, a loja tem obrigação de trocar, em 7 ou 30 dias apos a compra, não sei bem. Depois desse prazo tem que levar na assistencia tecnica, tem garantia.

Boa sorte.

jappa BK-5
Veterano
# mai/12
· votar


Delvo

Cara brigado pela sua disponibilidade, voce é um cara que merece o respeito digno na comunidade, pois está sempre a bate-pronto a ajudar as pessoas. Continue assim que o retorno de suas ações sempre vem!

Sobre o pendrive...Aconteceu apenas 1 dia...Mas esse dia o bk5 estava cheio de bugs...Alem do disk erro, ele tava travando, as alteraçõs do makeup ~eu não consegui salvar...(Acho que ele ficou ressentido depois que falei mal dele aqui, pois foi exatamente aquele dia...rssss)eu nao conseguia sair da tela. Foi um auê total. (Apesar que só o liguei 3 vezes e não mais que 20min cada.) Hoje deixarei ele la ligado mais tempo e vou ficar mexendo em tudo...Pra testar se ele ainda travará.

Outra coisa, quando voce puder, teste no makeup (um ritmo seu pronto)colocar "drums" nos canais acc5 e acc6 pra ver se o seu aceita. Pq o meu não aceita de jeito nenhum...(quero saber se é da série ou só do meu)

Se possível, abusando da sua boa vontade, tente no rythm composer, alterar a pista pronta (como no makeup) de um timbre qualquer nos canais acc5 ou acc6 trocar por bateria...Se tiver exito, me fala como pelo amor de deus.

To quase trocando meu BK-5 por um psr s650 pra me livrar dele. Abraços!

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


jappa BK-5

Em primeiro lugar, obrigado pelo elogio. Aprendi muito e fui muito ajudado neste Fórum. Tento retribuir, pelo menos um pouquinho do que já recebi.

Continuo a afirmar, o BK5 é um ótimo teclado, funciona perfeitamente. Como tem um sistema operacional simplificado e com poucos botões é um pouco mais trabalhoso do que os Yamaha. Mas depois que pega o jeito é muito fácil.

Aconteceu comigo: até para tocar midis e áudio tive dificuldades, realmente ele travava. Causa: não estava operando da maneira correta. O manual, às vezes, não ajuda muito, pois não é muito detalhado. Precisei praticar muitas vezes para aprender. Agora: ficou facílimo, beleza, perfeitinho, está até superando as minhas expectativas.

Ainda de quebra no BK5 encontrei recursos importantes que nem nos teclados mais caros tem. Continuo com algumas dificuldades, mas tenho certeza, que aos poucos vou superar. Alem do mais, meu foco principal nesse teclado está nos timbres e ritmos, não fico sem eles.

“Apesar que só o liguei 3 vezes e não mais que 20min cada.”

Está ai a causa dos seus problemas: Pegar o teclado três vezes não dá para aprender nem o básico, é impossível. A menos que você seja um gênio. Nem no Yamaha que tem uma parte operacional super elaborada e super simples.

Bom, o seu problema, acredito eu, é que você não foi mesmo com a cara do bichinho. A solução é trocar enquanto tá em tempo.

BK5 ou S650, excelentes teclados para essa faixa de preço, a escolha é só questão de gosto.

Dê uma olhadinha neste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/283385/

Boa sorte e boa escolha.

Abraços.

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


Concordo com o Delvo, as vezes simplesmente não vamos "com a cara" de um instrumento... E quando isso acontece complica mesmo.. Lembro que alguem aqui nesse forum, há poucos dias atrás, chegou aqui detonando o GW8 e depois se arrependeu e reconheceu que apenas não soube lidar com as novidades do instrumento. Voltou atrás..

jappa BK-5, Isso também pode estar acontecendo com você, talvez seja melhor partir mesmo para outro teclado, como sugeriu o Delvo, ou talvez seja melhor ter mais paciência com o BK-5. Quebrei muito a cabeça quando comecei a mexer com o GW8, afinal, nunca tinha tocado num arranjador Roland antes dele...

Não há dúvida que que o BK-5 é um ótimo teclado, é questão de querer se adaptar a ele ou não...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.