Criar partitura telcado->PC

    Autor Mensagem
    howlerbr
    Veterano
    # mai/12


    Ola, tenho um telcado Yamaha PSRE423 e já conectei ele no PC atrvaés de um cabo USB. Consigo passar arquivos MID para ele.

    Eu queria um programa que me permitisse criar partituras a medida que eu vou tocando a musica no teclado. Existe um programa que faça isso? Andei pesquisando e achei alguns nomes: Cakewalk, Finale, Encore. Esses programas fazem isso? Qual deles seria o melhor?

    Ou é melhor gravar a música que estou tocando na memória do teclado e depois passar o arquivo MID para o PC? Esses programas conseguem abrir um arquivo MID e mostrar a partitura?

    Obrigado, sou iniciante!
    Luiz Fernando

    ricolb
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Existe um programa que faça isso? Andei pesquisando e achei alguns nomes: Cakewalk, Finale, Encore. Esses programas fazem isso? Qual deles seria o melhor?
    howlerbr

    Sim, os programas citados fazem isso. Enquanto vc toca eles gravam a sua execução na partitura. Eu já use: Encore, Finale, Sibélius e Overture. O Sibélius eo Finale são considerados os melhores, mais completos. O que eu uso atualmente é o Encore 5 que não é considerado muito bom para quem escreve uma grade complexa, mas para mim, dá e sobra.
    Acho ele fácil de manusear e tem tradução em portugues.

    Esses programas conseguem abrir um arquivo MID e mostrar a partitura?

    Também conseguem, mas talvez seja preciso corrigir algum erro posterior a conversão do midi para gráfico. ABÇS!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    howlerbr
    Encore é o mais barato e mais fácil

    Eu uso o Notion 3... Custa uns 250 U$

    Maestron
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Dessa praia eu entendo...

    Ao menos eu entendo bem do Finale, já criei todo tipo de partitura que posa imaginar... Se bem que deve haver muita coisa que não me lembro mais... Mas ele é tão completo e versátil que o programa preferido dos copistas e compositores eruditos, ao menos aqui na Bahia, é o Finale.

    Não acho que o Finale, apesar de ser completíssimo, seja difícil, é mais uma questão de adaptação. Me adaptei tanto ao Finale que acho todos os outros mais difíceis. O jeito é testar e ver com o qual você se identifica mais.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Maestron
    O finale é sensacional, o preço que me espantou dele... Tá valendo quanto uma cópia dessas? Uns 1000 e poucos reais...

    O Notion envia para o Brasil, comprei direto de fora, vale a pena, porque ainda vem com 10 gb de instrumentos virtuais

    makumbator
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Edson Caetano
    O finale é sensacional, o preço que me espantou dele... Tá valendo quanto uma cópia dessas? Uns 1000 e poucos reais...

    Acho que eu já comentei contigo que vc pode fazer crossgrade com o Notion, e comprar o Finale por U$ 129 (acho que era isso que estava até pouco tempo atrás). Vc não perde sua licença do Notion, vc fica com as duas.

    É o que fiz para comprar o Sibelius 7. Saiu por U$ 195, pois fiz o crossgrade a partir do Encore 5 que eu havia comprado antes (que no Brasil está saindo a R$ 199,90, contra U$ 399 no site da Gvox). Foi bem melhor que pagar U$ 599 pelo Sibelius 7 sem o Crossgrade!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    makumbator
    Aumentou para 199, o cross para p finale, quem sabe nao aparece outra promoção, mas agora acabou que me adaptei bem ao Notion... Pelo menos para o que eu venho fazendo

    Valeu pela lembrança, me lembrou do crossgrade.... Esqueci mesmo desta modalidade

    howlerbr
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    obrigado pelo retorno, mas fiquei com uma dúvida ainda, vou usar o Encore que parece ser para os mais principiantes. É só começar a tocar e ele gera a partitura, ou tem que primeiro definir compasso antes de tocar e etc? obrigado novamente!

    makumbator
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    howlerbr

    Olha só, não é assim tão automático quanto vc está pensando. É comum a partitura gerada estar cheia de pequenos erros(o chamado "over transcribeing") e incongruências de layout(clichês rítmicos comuns escritos de maneira ilógica, por exemplo).

    Normalmente é preciso algum trabalho posterior nela para deixar realmente dentro das regras, e principalmente: musicalmente legível. A não ser que seja algo muito básico.

    Eu sempre preferi escrever direto no programa, pois essas ferramentas automáticas muitas vezes dão mais trabalho para arrumar do que se você começar manualmente do zero.

    ricolb
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    makumbator
    Agora falou quem sabe. ABÇS!

    howlerbr
    No meu caso eu defino a armadura, a fórmula de compasso, o metrônomo e o título da obra e seu autor.

    Logo após eu pressiono "enter" e começo a tocar as notas em um teclado controlador que eu tenho e o encore começa a gravar as notas na duração que eu estou tocando. Só que até este ponto tem algumas configurações que são necessárias para que tudo funcione.

    Estas configurações são feitas uma única vez em qualquer programa. São elas: Midi port in/out, rec port etc. Que são as entradas e saídas de dados midi e a porta de gravação. Também qual instrumento vai controlar o metrônomo, etc.
    Não é tão complicado como pode parecer, mas precisa ser feito.

    Depois de gravada a música(muitas vezes preciso gravar em várias etapas) é hora de fazer a revisão visual e é aí que acontece o que falou o nosso amigo makumbator, é preciso corrigir a interpretação nossa ou do programa, que por exemplo coloca pausas de colcheia+nota de colcheia onde deveria ser semínima, mas isso é muito fácil de resolver.
    Este erro é comumente meu, pois seguro a nota menos tempo do que deveria, este é um exemplo de problema que ocorre, não sei se nos outros(softs) ocorram tb.
    Existe também a opção de ignorar as quiálteras, para evitar a grafia de uma má execução, mas as vezes existem trechos na música que se faz necessário desabilitar esta opção, senão dá tudo errado.
    Enfim, eu uso o método "real time" e corrijo os eventuais erros posteriormente, este método é o melhor e mais fácil para mim. ABÇS!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criar partitura telcado->PC