Duvida escala pentatonica e improsisaçao de dedilhado

    Autor Mensagem
    WillAkumA
    Veterano
    # abr/12


    olá galera do FCC, entao sobre improviso principalmente do dedilhado vc sague o campo harmonico p/ mao direita, ou so as pentatonicas? e quais as regras pra formar uma pentatonica? quaisquer notas dentro do compo harmonico, ou tem pentatonicas limitadas?

    eu vi alguns topicos até semelhantes mas fiquei meio confuso e achei melhor criar este topico ao inves de ressucitar um outro

    ^^

    pianista1minuto
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    é assim: 1 2 3 5 6 1 = Dó re mi sol lá dó (na escala do dó)

    WillAkumA
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    pianista1minuto

    entao (ainda no caaso do dó) se eu fizer 1 2 3 5 7 está errado?

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    e quais as regras pra formar uma pentatonica?
    Tônica - 2° - 3° - 5° e 6°

    Escala de dó: Dó ré mí sol e Lá, ou seja o que escreveu acima !!

    pianista1minuto
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    WillAkumA

    Cara não vou arriscar dizer que está errado pq vc pode na hora do improviso semitonar pra dar um efeito, mas se vc jogar o 7 assim sequencialmente vai quebrar a sequencia..

    WillAkumA
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    J.Dionatan
    pianista1minuto

    entendo, é q tinha visto em algum lugar q sempre seria a pentatonica se vc mantesse a 1 e a 3, mas ai iam dar variaçoes pra pentatonicas menor ou outras, foi ai q comecei a me perder em pentatonica =/

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Se colocar a 7° não será a escala pentatônica maior que todos conhecem, será outra escala

    WillAkumA
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    J.Dionatan

    entendo, enfim, o dedilhado em um improviso, vc segue a pentatonica ou so um campo p/ faze-lo?

    WillAkumA
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: WillAkumA
    · votar


    e quano a parte do dedilhado? o ideal é seguir o campo harmonico ou a escala pentatonica?

    ops malz pela repetiçao na postagem nao deu pra exclui

    Rosahmaria
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Rosahmaria
    · votar


    É legal treinar a pentatonica em todos os tons
    mas em quartas por causa das regras de harmonização. Depois que estiver no ouvido fica mais fácil improvisar em qualquer tom
    Ex. Do - Fa(fa sol sibemol do re) - Sib -Mib - lab -reb - solb- si - mi - la- ré -sol
    este é o circulo de quartas e que alcança todos os tons maiores com sustenido e bemol.
    http://musica-altonivel.blogspot.com.br

    WillAkumA
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Rosahmaria

    o.O nao entendi mt bem, como chegou neste circulo das quartas?

    diegotecladista
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ai pessoal sou novo aki e eu gostaria de saber como eu formo as pentatônicas e se para usalas eu toco em acordes um em teclas? e como montar um circuito de 4ª

    diegotecladista
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    e tambem como treinar essas escalas e como fazer os acordes com elas.

    WillAkumA
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    diegotecladista

    cara, parte da sua duvida eu sei responte ( eu acho o.O) entao pelo q vi em alguns site, a pentatonica é o campo maior sem a 4º e a 7º, e eu acho q é em notas q se toca

    obs: nao tenho ctz se so é considerado pentatonica se tirar 4 e 7 ( por exemplo se tirar 4 e 5 nao sei se tbm seria) e nao tenho ctz se é so no campo maior, pelo q vi (muito de relance) é uma pentatonica pra cada campo

    sei q nao ajudo muito mas tamo tentando né xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida escala pentatonica e improsisaçao de dedilhado