Sintetizadores D-50 e DX-7

    Autor Mensagem
    camiloaquino
    Veterano
    # abr/12


    Estava assistindo a alguns vídeos no youtube e me deu a impressão que estes teclados conseguiam mudar o som sem cortes dos timbres. Isso procede? Será que estes teclados já tinham patch remain nessa época? Alguém que já os teve ou tem poderia responder? E quanto a acompanhamentos e arpejos? Tinham isso tb?

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    tem os dois aqui
    :)

    o DX7 (1) corta seco, alguns timbres até dá um bzzz crizz quando se muda segurando o acorde
    mas existem outras versões: DX7"s" - DX7-II, não sei sobre eles

    D-50 também corta

    E quanto a acompanhamentos e arpejos?
    a linha D tem na familia:
    D-5: com arpegiador
    D-10: 9 parts multi-timbrais 8 instrumentos e um canal de bateria
    D-20 idem ao D-10 mais um sequenciador, mais 64 patters de bateria (somente loop como nas DR da boss)
    D-50 somente timbres, até tem 2 canais midi mas é um saco de usar

    ---------------------------------

    E quanto a acompanhamentos e arpejos?
    na época tinha o korg DW-8000 com arpegiador
    coisas de acompanhamento de workstation como aparece nos M3, triton, XP no estilo RPS, rppr, não existia
    acompanhamentos no estilo "PSR" já tinha a linha "E" com o E-20 e E-30

    e me deu a impressão que estes teclados conseguiam mudar o som sem cortes dos timbres.
    pode ser algo em midi, onde o prog change está desativado e cria-se um layer onde o cara só mudou o timbre mais evidente do DX

    outro fato é que com o tempo você se acostuma com essa troca sem corte de timbres, nunca senti falta
    das velharias aqui o D-20/50 01/w todos cortam o timbre, o CZ-3000 já passa a tocar o timbre novo (não sei o que é pior)
    e o g-1000 prende o timbre mas em um dual ele segura o timbre mas muda para o volume do proximo patch, então também não ajuda

    waltercruz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    hum... dos que eu sei, dá pra mudar de patch sem cortar no mainstage e no kronos.

    camiloaquino
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    outra coisa q me chamou atençao foi q no D50 nao podemos salvar as alteraçoes dos timbres no proprio teclado. Putz foi uma mancada da roland? No DX7 acontece isso tb?

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    camiloaquino
    outra coisa q me chamou atençao foi q no D50 nao podemos salvar as alteraçoes dos timbres no proprio teclado. Putz foi uma mancada da roland?

    pode salvar sim, a memoria é toda RAM, são 64 todas programaveis
    os outros dá série D-5/10/20 que são um pouco diferentes: 128 timbres ROM e 64 RAM = 192 esses 192 você escolhe entre 128 alocações a seu gosto

    DX7 também são 32 timbres todos editaveis

    o maximo do que não se salva em todos eles são os cartões e cartuchos que você compra a parte, boa parte deles são memoria ROM, mas também existe os RAM

    ------------------------

    ROM (Read-Only Memory)
    RAM (Random-Access Memory)


    kokada
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Na opinião de vcs, os teclados atuais da Yamaha por ex. reproduzem fielmente os timbres de EPs DX desses clássicos DX7?

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Na opinião de vcs, os teclados atuais da Yamaha por ex. reproduzem fielmente os timbres de EPs DX desses clássicos DX7?

    da minha opinião
    dos novos mesmo, faz um tempo que não paro pra testar algum
    dos não tão novos, muitos deixaram de ter um piano FM bom desde o dia que entrou o DX aqui em casa, é interessante como a sintese dele em sí me deixou com o ouvido mais "chato"

    kokada
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: kokada
    · votar


    fernando tecladista
    Pra mim é o contrário: eu nunca toquei num DX7, mas do jeito que falam e como eu curto muito EP's, acho que ia gostar muito. Já toquei em um Motif XS e tenho um MOX - apesar de gostar dos timbres de EP e DX dele, ainda acho que falta algo mais pra chegar nos timbres de DX das músicas dos anos 80, quando o DX7 fez a fama. Será que é algum efeito que está faltando, ou o que?

    E aproveitando, qual a diferença do DX7 pro DX7 II FD? Ele é um modelo superior ao DX7? No ebay tem DX7 II FD vendendo a U$ 275...

    waltercruz
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    O conversor A/D do DX7II é de 16 bits, contra 12 do original. O som é mais.... 'crispy' (não consigo pensar num equivalente dessa palavra em português)

    Maestron
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    O DX7 II FD tem o "Floppy Disk"... (FD) para não depender apenas da memória interna...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sintetizadores D-50 e DX-7