que passos seguir pra tocar hammond?

    Autor Mensagem
    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12


    de uns tempos pra cara , comecei a curtir muito o som de caras qnem steven winwood , jonh lord , o carinha do the doors .

    só que sou completamente leigo no mundo das teclas (quer dizer , a unica coisa q sei fazer em um piano é achar o nome das notas)

    é presciso aprender teclado , piano , ou algo assim antes?

    porque é tão dificil achar alguem especializado nisso (digo pessoas que tocam hammond mesmo , e não tecladistas que simulam no teclado , pianistas que dão uma brincada , ou organistas de igreja)?

    é um instrumento dificil?

    é um instrumento eletrico ou é acustico ?(ouvi falar q o jonh lord fazia o som dele passar por um amp de guitarra)

    e qualquer outra informação ,acharia util , o arquivo da wikipedia ta muito incompleto queria uma informação mais solida.

    gustavocp
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    tem que ver primeiro o estilo que tu quer tocar.

    pelo que eu entendi, tu quer tocar rock... então a coisa fica um pouco mais fácil. tem bastante gente que toca rock por aí.

    tudo bem que não é como guitarra, que chuta uma pedra sai um monte, mas é bem mais fácil do que em outros estilos.

    Tu é de onde?

    Abç

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: freudunddrums
    · votar


    gustavocp
    belém do para , tipo , eu tou aprendendo bateria , mas quando eu tiver em um nivel intermediario quero passar pra outro instrumento , pensando gaita ,hammond ou piano popular...

    edit : estilo é rock blues jazz , até mesmo tentar achar um uso no metal que sabe .mas no geral seria rock ,mais puxado pro blues que pro metal no entanto.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    é um instrumento eletro mecânico.

    Hum, dei uma olhada na página da wikipedia em pt, e apesar de não ser muito profunda, a pagina até que é boa.

    O som clássico do Lord, como em Smoke on the Water é o Hammond passado por amplificadores Marshall, mas a amplificação mais comum do Hammond é passando por uma caixa Leslie.

    Mas vai ser difícil achar alguém que tenha tido contato com um Hammond mesmo, porque o bicho é meio raro e meio caro.

    Mas posta suas dúvidas aí que na medida do possível a gente se ajuda.

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    waltercruz
    mas se é tão raro assim , porque em tudo quanto é banda gringa de blues tem um cara tocando hammond , quer dizer , da onde surgem esses caras , como eles aprendem a tocar? ja começam no hammond? qual o caminho mais comun?

    waltercruz
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    hehee, não TÃO raro... mas caro (to vendo agora, um B3 no mercado livre tá 21.000)

    Dos que me lembro de cabeça, o Rick Wakeman, o Keith Emerson eram pianistas clássicos

    Dá uma olhada por aqui: http://www.dairiki.org/HammondWiki/TopicHammondPlayers

    waltercruz
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    O Chester Thompson tb começou no piano: http://www.santana.com/Chester-Thompson/

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    piano seria o caminho então? pode ser piano popular , ou tem q ser o eruditito?

    gustavocp
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Popular... Com certeza!
    Todo mundo que eu vejo estudando erudito se dedica um monte, toca bem piano erudito... mas na hora de tocar música popular acabam tocando quadrado.

    Sorry, mas é verdade.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    agora, pensando um pouco, esse foi o caminho desses caras pq provavelmente é o que eles tinham na hora.

    O que eu sugeriria pra vc é aprender um pouco de escalas (maior, menor, pentatônica e penta blues), aprender a formar os acordes básicos (maior, menor e com sétima) e ouvir MUITO o som do hammond como tocado pelos caras que vc citou.

    A berklee tem um curso mais específico de como tocar hammond, o link é esse:

    http://www.berkleemusic.com/store/product?product%5fid=54810&usca%5fp= t&offer%5fcode=919

    desse curso tem 3 pdfs grátis (que são tipo uma demo do curso)

    esse pdf que fala de técnica específicas do hammond (tones) e o outro que falam sobre leslie e sobre estar continuamente mudando ela são bem interessantes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a que passos seguir pra tocar hammond?