Synthway - Blog do silvG8

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# fev/12


Fiz a alguns dias atrás um pequeno blog para expor algumas novidades, guias, samples gratuitos, dicas e muitas outras coisas sobre o mundo da síntese subtrativa. Estarei sempre atualizando quando possível com conteúdo interessante para todos.

Um dos objetivos para a criação deste blog foi poder expor e atualizar o "Pequeno Manual da Síntese Subtrativa" que havia postado aqui no fórum a algum tempo. Atualmente tirei a versão em .pdf da internet e estou passando as informações pro blog.

Uma das coisas que estou me propondo a fazer, é indicar e mostrar, com o que pode-se seguir o manual utilizando alguns equipamentos. Acho útil pois permitirá a edição destes parâmetros no equipamento que for descrito com mais facilidade.

Se alguém tiver alguma sugestão ou crítica a fazer, mande-me um email ou comente lá no blog. Desde já, agradeço ao apoio dos amigos do Fórum CifraClub 8!

Igor Cristo
http://synthway.wordpress.com

Synth-Men
Veterano
# fev/12
· votar


Galera.
Bom e interessante. Vale a pena acessar o blog.

J.Dionatan
Veterano
# fev/12
· votar


Vou ter que ler inteirinho. Parabéns e obrigado por compartilhar com a gente!!

mauropsouza
Veterano
# fev/12 · Editado por: mauropsouza
· votar


é....gostei... li um bocado de informações úteis de forma clara e acessível....
está de parabéns...

voce esta muito bem preparado como tecladista, ao mesmo tempo excelente pianista e antenado com tudo que é "atual", se é que podemos chamar os analógicos assim,rsrs...não....eu diria pós-modernos,rsrs....

continue, não pare....poste mais coisas para noys...se tiver alguma matéria comparativa dos Va atuais, com vantagens e desvantagens poste pra gente, valew...tenho interesse em me reaventurar neste universo...apesar de ja ter sido um proprietário de um Juno-106, e de um D-50 depois, dos quais me lembro muito bem...abçs.

Casper
Veterano
# mar/12
· votar


Caro silvG8:

Parabéns pela a organização. Já coloquei entre os Blogs que leio,
entrarei sempre para ver as atualizações!

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


Synth-Men
J.Dionatan
Muito obrigado! Fico feliz em saber que é informação útil.

mauropsouza
se tiver alguma matéria comparativa dos Va atuais, com vantagens e desvantagens poste pra gente
Que tipo de equipamento você gostaria de ver/ler sobre? Acho isso meio complicado porque ou eu pegaria pronto de algum lugar e colocaria algumas opiniões ou então falaria sobre algo que já tive/tenho ou toquei durante um tempo. Se tiver alguma sugestão, estou ouvindo! =)

Casper
Fico lisonjeado! Se quiser contribuir de alguma forma com sugestões, estarei aceitando tudo que puder me passar. Sei que ainda está com pouco conteúdo, mas pretendo ir atualizando aos poucos...

Obrigado a todos mais uma vez!

mauropsouza
Veterano
# mar/12
· votar


mauropsouza
se tiver alguma matéria comparativa dos Va atuais, com vantagens e desvantagens poste pra gente
Que tipo de equipamento você gostaria de ver/ler sobre? Acho isso meio complicado porque ou eu pegaria pronto de algum lugar e colocaria algumas opiniões ou então falaria sobre algo que já tive/tenho ou toquei durante um tempo. Se tiver alguma sugestão, estou ouvindo! =)


Eu falo daqueles mais simples tipo Gaya, SH, Aleis IOn, Microkorg nessa categoria mais ou menos, que trabalhem com geração de onda simples sem manipulação de samplers.....não vale virtuais só físicos mesmo

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


mauropsouza
O que tenho praticamente pronto, escrito e tudo mais é um review do Gaia, com pontos positivos e negativos. Não vou falar bem/mal de equipamentos que quase não utilizei ou nem um pouco.

Podendo falar sobre equipamentos eu falo..... =)
Até dou umas copiadas em reviews para português se for o caso.

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


mauropsouza
Coloquei o review do Gaia lá no blog... tem alguns detalhes sobre o equipamento e etc.

Quanto ao comparativo, acho difícil fazer... eu teria que ter acesso a todos eles para ter uma visão mais fiél à verdade.

Mais alguém viu, gostou? =)

Maestron
Veterano
# mar/12
· votar


silvG8

Eu já vi... E gostei muito!

Como não tenho muitos parâmetros de comparação, não sei dizer se o Gaia é de fato melhor ou pior do que os outros, o que sei é que gosto muito do Gaia, sei que o som para mim é bom, O seu review, com tantos detalhes (que nunca vi antes discutidos) é muito útil para nos dar uma base mais experiente do equipamento.

Meu único parâmetro de comparação é o Korg R3, que também gosto muito. As vezes acho que o R3 tem um som mais "profundo" sei lá, principalmente nos graves, mas parece também ter menos variáveis, menos possibilidades, só conta com dois osciladores por exemplo. Pode ser impressão por ser, ao conrário do Gaia, um VA com muitos menus, apesar de ser bem intuitivo.

Entre os detalhes que para mim são novos, fiquei surpreso em saber que ele realmente tem um chorus, achei que não houvesse.. E também fiquei curioso com a "ferramenta alternativa" que permite a edição dos padrões de arpejo. Seria o criador de frases?

E realmente o forte do Gaia são os pads... Já consegui criar uns pads que gostei muito. Esse poder com os pads deve ser por causa, além da supersaw e da polifonia que você falou, pelos 3 osciladores independentes e o prazer de trabalhar com o painel intuitivo...

Parabéns pelo trabalho.

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


Maestron
Obrigado cara!

O lance do Gaia é verdade... você não consegue gerar um chorus com todos os seus parâmetros e seria errado falar que é verdadeiramente, mas cria um efeito muito semelhante. Atualizei o post e coloquei o endereço para o método alternativo de mudar algumas coisas no Gaia e ver os parâmetros de cada timbre... é grátis! =)

Estarei colocando novas coisas por lá. Abraço!

silvG8
Veterano
# mar/12 · Editado por: silvG8
· votar


Coloquei mais dois posts lá que podem interessar a muita gente... ambos focam no mesmo objetivo: ajudar no acompanhamento do "pequeno manual da síntese subtrativa", exposto em várias postagens no blog (por enquanto ainda não tem muita coisa, falta um monte de artigos...). São posts que explicam o significado de cada um dos parâmetros no equipamento X (no caso, Motif XF e Kronos). Acho que ajuda muito!

Espero que gostem! =)
http://synthway.wordpress.com/2012/03/06/sintese-subtrativa-yamaha-mot if-xf/
http://synthway.wordpress.com/2012/02/29/sintese-subtrativa-korg-krono s-al-1/

Aos que não utilizam estes equipamentos: desejam ver algum outro teclado específico lá no blog? Pode sugerir!!

Casper
Veterano
# mar/12
· votar


Caro silvG8:

Estou aqui para parabeniza-lo novamente pelo
excelente conteúdo que vc anda colocando no Blog.

Parabéns!

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


O silvG8 mesmo sem ter um Kronos e um Motif está disponibilizando um material muito importante, para os preguiçosos que acham que o manual é enfeite ou peso morto, taí um manualzinho bem mastigado para o início da sintese subtrativa

Eu acho fantástico isso, Parabêns ao grande amigo, seu blog já está faz tempo nos Favoritos

Vou ver só o que o Multi Filter realmente faz no AL-1 e te falar, ou melhor gravar para você alguma coisa, aí pelo menos fica ciente

Maestron
Veterano
# mar/12
· votar


Se o silvG8 vendesse em livro ou DVD o que ele escreve e produz, eu pagaria feliz... E o cara disponibiliza tudo de graça... Qualquer agradecimento é pouco para alguém que faz isso...

mauropsouza
Veterano
# mar/12
· votar


Estou aqui para parabeniza-lo novamente pelo
excelente conteúdo que vc anda colocando no Blog.

Parabéns!
( 2 )

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


Casper
Maestron
mauropsouza
O galera, muito obrigado pelos elogios! Estou tentando aos poucos ir adicionando mais coisas interessantes por lá... imagino conseguir a partir da semana que vem (terei uma prova na segunda). No mais, tenho apenas a agradecer... gostaria de pedir que divulguem! =)

Maestron
Está me dando idéias hein!!! hEhehehHEhe! Brincadeira....

Edson Caetano
Não existe muito mistério.... entendendo os conceitos básicos, ler o manual fica tranquilinho! =)
Muito obrigado amigo Edson! Quero ver as gravações do Multi Filter hein!! Acabei não descrevendo por não ser uma coisa compartilhada por todos os equipamentos.


Obrigado a todos mais uma vez. Igor Cristo

J.Dionatan
Veterano
# mar/12
· votar


Estou compartilhando nos grupos do Facebook! E já cadastrei meu email para todas as atualizações eu ficar ligado :-)

Greenwood
Veterano
# mar/12
· votar


silvG8

Cara, seu blog tá muito massa... também nos favoritos do meu browser... justiça seja feita, era pra eu ter dito isto há dias!

Acho que se discute muito aqui sobre qual teclado é melhor, blá, blá, blá... mas o mais importante, que EU considero ser a síntese, se discute muito pouco.

Acho que deveríamos sair da escravidão dos presets e realmente fazer valer os inúmeros knobs e sliders que possuímos!!!

Um abração!

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


Greenwood
Muito obrigado! O que você falou é mais ou menos o que penso... abraço!

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


Novidades lá no blog. Coloquei um texto sobre filtros! =)
Ainda faltam algumas coisas, como exemplos e áudio, mas acho que já passa uma idéia interessante de o que é um filtro e serve como um começo para sintetizar sons.

http://synthway.wordpress.com

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


silvG8
Já percebeu que o meu modus operandi na síntese subtrativa já está totalmente influenciada por seus textos hehe caiu a minha ficha quando li seu coment agira pouco no tópico do trem... Agora só falta eu fazer leads matadores como os seus, mas a gente chega lá

Estou um pouco sobrecarregado com atividades musicais, aula de piano, a licenciatura em educação musical, agora aulas de produção musical, as Jams, a montagem do home e finalmente ainda tenho a síntese, a se tivesse descoberto isso tudo com 12 anos hehe

Para a nova jam do Casper só vou usar timbres meus, vamos ver o que vai sair deste buraco hehe

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


Edson Caetano
Ao término de toda a teoria pretendo postar alguma coisa ensinando a criar timbres com mais peso ou "matadores" como você mesmo diz... quem sabe não coloco um pequeno guia para conseguir um lead como aquele que fiz? ;)

Quando se tem uma idéia de o que quer conseguir, fica muito mais fácil fazer um bom som! Assim como você, tenho estado meio apertado (ontem aproveitei para fazer a jam porque sei que não vou ter tempo sempre)... faculdade, namorada, pais, etc. A aula de piano pretendo recomeçar ainda esta semana, mas tudo depende da faculdade.

Obrigado por aparecer aqui! :D

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


Aé ainda tem, a esposa, o filho, a casa, o consultório, o pai, a sogra, os animais hehehehe dá para ficar louuuuuuuuuuuuuco

Maestron
Veterano
# mar/12
· votar


E eu também... Dou "duzentas" aulas por semana, reuniões aos sábados, mulher grávida pra fazer todas as vontades, compromissos sociais... Dá saudade dos meus tempos de adolescente, cheio de tempo livre.

Lendo a conversa dos colegas, comecei a viajar... Meu sonho era encontrar uma máquina do tempo, como aquele DeLorean do filme "De Volta para o Futuro", voltar aos meus 15 anos e me dar de presente um Roland Gaia ou qualquer outro VA para já ter contato com a síntese desde aquela época...

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


Um OFF, falando em De Lorean, muito bem sacada a propaganda nova da Mitsubishi, sensacional o marketing

Maestron mas a gente é brasileiro e não desiste nunca hehehe pelo menos manter contato com a música é o fundamental

Greenwood
Veterano
# mar/12
· votar


silvG8

Fantástico o texto!
A vontade que dá é esquecer a hora (e que estamos no meio da semana), ligar o sinth, e começar a mexer em tudo!

Edson Caetano
Que bom que o tópico do trem serviu para alguma coisa!!! ;-)
Espero que mais pessoas participem e contribuam...

Casper
Veterano
# mar/12
· votar


Caro silvG8:

Vc escreveu:

1.3 Key Follow: Aumenta/diminui a intensidade do filtro em relação a uma tecla central (ex.: C3 com um cutoff menor que o C4).

Eu entendo que esse parâmetro faz o cutoff do filtro ser controlado
pela tecla pressionada, não altera a intensidade do filtro.
A relação entre quanto desse cutoff vai ser
modificada é dada pela intensidade do Key Follow.

Key Follow de 100% significa que variando a nota pressionada
uma oitava, o cutoff também varia uma oitava.
Não é isso?

silvG8
Veterano
# mar/12
· votar


Greenwood
Obrigado pelo comentário amigo!

Casper
Sim, é exatamente isso.... vou consertar a palavra, que na verdade era pra ser cutoff. =)

Obrigado! É que a gente vai escrevendo rapidamente e acaba saindo alguns errinhos.

ped.mig
Veterano
# mar/12
· votar


SilvG8

Seu blog é exceente cara
Leio sempre, a partir de agora

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Synthway - Blog do silvG8