Curiosidade sobre a técnica do cravo!

    Autor Mensagem
    Lord fafe
    Veterano
    # fev/12


    Gente hoje na aula de história da música descobri que na técnica do cravo não se utilizava polegares!!! Como é que eles tocavam isso se utilizar os polegares?????



    gtr_man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara, dei uma pesquisada aqui vou mostrar o que reuni de informações:

    As pessoas atribuem à Bach o uso obrigatório do polegar devido à sua digitação, isto ele absorveu de conversas com outro compositor chamado Couperin o Grande.

    Alguns dos prelúdios de Couperin, no seu trabalho entitulado 'A Arte de tocar Cravo', requerem obrigatoriamente o uso do polegar, por apresentarem saltos de oitavas ligadas, ainda com ornamentos.

    Antes de Bach, as digitações eram mais fáceis, as notas do contraponto mais cerradas, etc. Isso facilitava o uso de somente 4 dedos de cada mão, e inclusive em compositores como Haendel, D. Scarlatti e outros virtuoses das teclas dessa época, é comum achar música que não use tanto o polegar.

    Espero ter ajudado!!!

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gtr_man
    Ia falar do Bach, mas seu post foi muito melhor! hehe!

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gtr_man
    TG Aoshi
    O uso do polegar era ESTRITAMENTE PROIBÍDO, só depois do surgimento do "piano forte" ouve-se a necessidade do uso do polegar... Daí agora todo mundo usa polegar, mais na época era diferente...

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    A e outra coisa, tinha umas exceções mais era muitas regras...

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Lord fafe
    Vou pesquisar melhor sobre o assunto, não entendo muito sobre, mas não é verdade que era estritamente proibido.

    Como disse o gtr_man, já na época de Bach se usava o polegar pra grandes intervalos. É só pegar qualquer fuga do WTC, que você vai encontrar intervalos em oitavas.
    A diferença é que ele foi um dos primeiros a propor um novo dedilhado, com melhor aproveitamento dos 5 dedos das mãos e uso mais completo do polegar.

    Já li que, ao contrário de hoje, o raro emprego do polegar deve-se mais por não parecer intuitivo e natural usá-lo de forma frequente, do que uma restrição propriamente dita.

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    TG Aoshi
    Ops há um erro... Precisamos lembrar que Bach era "ORGANISTA" e tocatas e fugas eram escritas pra órgão que tem um sistema pesadíssimo, mais do que o "piano forte" por isso vc tá achando estranho mais eles ñ utilizavam o polegar mesmo, só em extrema necessidade, me equivoquei com eu exemplo musical, eu falei de cravo e dei um exemplo de música pra órgão...

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Lord fafe
    Não entendi o "pesado".

    hehe! Nem tinha pensando na especificidade instrumental das composições. Mas enfim, os dois ciclos de prelúdios e fugas do WTC não foram escritos especificamente para órgão.
    Além disso, ele escreveu diversas toccatas e fugas para o cravo (apesar de não ocorrerem simultaneamente no contexto de uma obra só, como acontece no órgão).

    Além disso, quanto ao excerto que você postou, a Arte da Fuga foi escrita sem especificar um instrumento. Apesar de haver um certo consenso apontando para os instrumentos de teclas, especialmente o cravo, provavelmente é um assunto que ficará eternamente em aberto.

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    TG Aoshi
    O fato ñ é pra que foi escrito e sim por quem!!!! Bach era organista e compunha como tal, mais esquecendo um pouco de Bach, que já um compositor transitório do "polegar" mais o fato era que o polegar antes disse era desprezado...

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Lord fafe
    Bom, desculpa a minha chatisse inerente... =p

    Mas realmente, isso mais o fato era que o polegar antes disse era desprezado... é fato.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    já ouviram falar de uma técnica chamada 'thumbs up' para execução de escalas?

    basicamente é o seguinte: ao invés de passar o polegar por baixo, vc tira toda a mão e continua com o polegar, sacam? Dizem que é possível executar passagens mais rápidas assim.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    http://www.pianofundamentals.com/book/en/1.III.5.1

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    waltercruz
    Eu prefiro thumbs up.
    Se bem que do jeito que toco, acho que não é nem um nem outro... =p

    É realmente mais fácil tocar rápido, mas é muito mais demorado de aperfeiçoar.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    ops, o nome correto da tecnica eh thumbs over.. hehe

    eu dei umas testadas com ela... assim.. eh muito complicado mudar de thumbs under pra thumbs over.... o corpo jah tah muito acostumado.

    Mas achei interessante por ir contra aquilo que se aprende normalmente.. sera que eu sou do contra? hehehe

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    waltercruz
    heuheueh!

    Na verdade não tem certo e errado, sempre existiram diversas "escolas" (tradições) de piano e há várias abordagens diferentes de técnica.

    Brincadeiras a parte, não tem muito essa de ir do contra, hehehe!
    Mas acho legal olhar a técnica de modo mais crítico. Aliás a melhor lição desse livro é exatamente esse olhar mais racional sobre o pianismo. De resto é bom ler o livro com um tom mais crítico e não ir aceitando tudo o que ele fala sem pensar.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu estudei pouca técnica, até um tempo atrás não sabia que tinha uma forma mais rápida de fazer escala cromática - aprendi isso melhor vendo um vídeo do Jordan Rudess.

    Esse debate de thumbs under/over é massa, pena ter pouco material.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curiosidade sobre a técnica do cravo!