Keytar - A Favor ou Contra

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# fev/12 · Editado por: Edson Caetano




Que linda performance...

Keytar seria uma frescura de luxo do tecladista, ou algo realmente útil de se pensar para performance, qual a sua opinião sobre isso

- Eu sou a favor, só não sei se me adaptaria tocar nesta posição exigida

ps... gozado é que todo mundo que eu vejo tocando keytars, no hora dos arpejos acaba dando uma olhadinha para as teclas, seria o tecladista condicionado a olhar para o que está fazendo ou é fo~rça do hábito

WhiteCollar
Veterano
# fev/12
· votar


Eu sou a favor. Acho que não é nenhuma frescura.
Torna o espetáculo mais bonito, não que eu tenha algo contra o modelo padrão de teclado.

tecladoprofusao
Veterano
# fev/12
· votar


Frescura é comprar Kronos pq todo mundo tá comprando.

Não sei se usaria ao vivo, como já disse uma vez, acho que não tenho cara de pau o sufuciente rsrs... Mas já usei o UMA25s a tiracolo em uns ensaios e achei divertido pra caramba. Acho que vai do tecladista, afinal show não é uma performance puramente auditiva, o visual conta e muito.

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


tecladoprofusao
Como fui o segundo a ter o K por aqui, não sou fresco né hehe

Em 2009 acompanhava a banda tocando escaleta em duas músicas, juro que achava bem interessante sair detrás do set oficial, fico imaginando com a keytar

Mas nAo quero uma como a Roland tem, com timbres, quero um keytar controlador, como o do jordan, será que tem??

Os air midi tão mais baratos , da para usar sossegado um keytar controlando meu K por exemplo ou trabalhando com um bom softsynth

O Gás maldita

Poderia pedir dicas de modelos pata vcs ? Sem ser o batido Lucina e Ax

tecladoprofusao
Veterano
# fev/12 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Edson Caetano
Mas nAo quero uma como a Roland tem, com timbres, quero um keytar controlador, como o do jordan, será que tem??
Já viu o Vortex, da Alesis?

feh_l.j
Veterano
# fev/12
· votar


frescura é comprar um Kronos 88 só para se achar...

Edson Caetano
Veterano
# fev/12 · Editado por: Edson Caetano
· votar


feh_l.j
E... Me desculpa bro... mas todo mundo sabe que eu tenho um Kronos, então eu estou me achando? por favor se atenha ao tema do tópico seria possível, ou pedir muito?

Edson Caetano
Veterano
# fev/12 · Editado por: Edson Caetano
· votar


tecladoprofusao
Mais uma alternativa keytar da Alesis heim, bacana

estou pesquisando forte isso agora, o modelo do Jordan Rudess é um Zen Riffer, nunca tinha ouvido falar

Keytar Zen Riffer

Artigo bacana sobre keytar (em inglês)

E este keytar Moog
http://www.flickr.com/photos/ethanhein/3695628157/

tecladoprofusao
Veterano
# fev/12
· votar


[off]
Edson Caetano
mas todo mundo sabe que eu tenho um Kronos, então eu estou me achando?
Bom... Não sei se meu comentário foi mal colocado... Quero, então, acertar as coisas.
Eu sei que vc foi um dos pioneiros do Kronos aqui, e pelo que eu leio de seus posts deduzo que foi um dos que comprou com consciência do que queria. Quando falei de comprar esse teclado "porque todo mundo tava comprando" me referi ao que tava acontecendo, não só no universo do FCC mas internet afora, de que esse Korg tinha virado moda. Muita gente faz um esforço pra comprar esse teclado só porque todo mundo fala nele, mas não sabe realmente o potencial da máquina, nem suas limitações. Compra pq tem nome.
[/off]

Voltando a falar de Keytar.... Acho que uma que virou clássica é a AZ-1.
Das atuais, o que me chama a atenção é o Lucina, é o único keytar que não parece uma guitarra, e sim uma arma hehe...

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


tecladoprofusao
Teu coment foi completamente diferente e logo depois você seguiu escrevendo dentro do tópico, te entendi tranquilamente, mas o segundo coment (que não foi o seu, achei infeliz, porque não teve nenhum objetivo... então o cara que compra teclado top é metido?? só isso, mas já passou hehe sem crise

Esta AZ-1 se não viro clássica, com certeza é vintage total, será que tinha um som bom

O Lucina não gostei exatamente por ser muito quadradona

Veja este frank ... stein que o cara montou


Shadad
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

Na minha opinião: frescura!

Expicando:

A única vantagem de um keytar em relação a um teclado convencional é a performance. Performance, pra mim, é frescura. Talvez por eu não ser adepto dos roquenrous nem das fritações da vida.

Qualquer coisa que pode ser tocada em um keytar pode ser tocada com a mesma expressão em um teclado convencional, diferente de uma escaleta e suas nuances nas diferentes formas de soprar.

O keytar pra mim ainda tem a desvantagem de ter menos possibilidades para harmonias, já que o comum é tocá-lo com apenas uma das mãos nas teclas - a pesar de eu já ter visto alguns loucos com um keytar pendurado no pescoço e tocando-o com as duas mãos.

Ok, o keytar não é comumente usado em estilos com hamonias ricas e que ele não foi inventado com a intenção de substituir um piano. O que estou querendo dizer é que musicalmente o keytar não oferece vantagem alguma. Nada contra quem usa. Sei que há tecladistas que não se conformam em ficar "mandando a boa" do fundo do palco. hehehehehe

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Shadad
Realmente, normalmente um keytar é um instrumento de 25/ 49 teclas, harmonia ou melodia muito complexa esquece, mas tem um botãozinho de octave providencial, com jeito você percorre todas as 88 teclas com as 25

Mas impossível substituir um Key tradicional, é apenas um plus, e que deve ser díficil pra caramba de dominar

Mas veja as possibilidades que se abrem, em 4.30


Shadad
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

hehehehehe
O velho Rudess... sempre mandando bem!

Realmente é muito complicado dominar esses botões de transposição de oitavas.

Certa vez me chamaram pra fazer uma gravação e disseram que no estúdio já havia um teclado e que o produtor só queria usar VSTi. Fui lá, só com a minha cara. Quando cheguei lá o teclado que eles tinham era um M-Audio Oxygen 25 ¬¬'
Só gravei pads e órgãos sem glissando nesse dia. Do resto, nada saiu. :(

Só pra registrar, pois esqueci de falar no post anterior: já dei uns pegas em keytars várias vezes em ensaios. Não consegui tocar coisa alguma. Com sanfonas aconteceu a mesma coisa. º_º

...

Voce sabe o que tem por baixo desse troço que o Rudess tá segurando?

Henry Souza
Veterano
# fev/12
· votar


Na minha opinião: totalmente a favor!

Ter um keytar (ou "liberation" como a gente chama aqui na BA) sempre foi um desejo meu desde quando comecei a tocar, e depois de muita luta e muita procura para achar um modelo ideal (e barato) hoje possuo um Roland AX-7.

Já toquei em banda de tudo o que é estilo, mas sempre tem um espaçozinho no show pra eu pendurar o bichinho e sair tocando. Atualmente toco numa banda de forró, e o sanfoneiro da banda toda vez fica invocado quando eu toco nele com aquele sampler de Giulietti maravilhoso do Jr. Sampler... Ele fica até com medo de perder o emprego! rs rs


Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Shadad
Por baixo do que? Não localizei

Shadad
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

Eu estava me referindo ao keytar, pois nunca vi um com essa forma. Ele vem de fabrica assim mesmo ou é só uma carcaça por cima de um keytar ou controlador qualquer?

Casper
Veterano
# fev/12
· votar


Caro Henry Souza:

Na Bahia é conhecido como liberation? Curioso.
Certamente é devido ao Moog Liberation, eu tenho
curiosidade de ver, mas é meio raro:

http://www.vintagesynth.com/moog/liberation.php

Mr Madruga
Veterano
# fev/12
· votar


Tem algum lugar especializado pra parafusar os "seguradores de correia" em controladores MIDI's ou é cada instrumentista que faz isso por conta própria?

silvG8
Veterano
# fev/12
· votar


Casper
Gostaria de ver também! O motivo de ser rara é que não foi muito bem recebida pelos usuários porque pesava 1 tonelada, então pararam a fabricação.

Edson Caetano
Cara, eu acho interessante a idéia de um Keytar, mas não me passa um visual agradável. Acho todas, inclusive a Zen Riffer, horrorosas e grandes demais. Em segundo lugar porque acho que no contexto de uma banda, o tecladão é muito mais estiloso!

feh_l.j
Frescura é ter inveja de pessoas apenas pelo fato de poderem comprar um equipamento.

Eu não poderia ligar menos para o fato de alguém comprar um teclado X sem usa-lo eficazmente. Por mim se o cara quiser cagar em cima do teclado é um problema dele... mas concordo completamente com o tecladoprofusão; tem gente comprando o teclado porque está na modinha e não porque tem uma sonoridade que agrada a todos. Eu mesmo pegaria um Motif XF ou um Nord se precisasse de "sons reais" pois ME agrada mais em sonoridade.



Se for pra comprar um Keytar, prefiro algo diferente como isso aqui (Eigenharp):
http://www.eigenlabs.com/
http://www.youtube.com/watch?v=mcMV6_Ufu48&feature=mfu_in_order&list=U L
http://www.youtube.com/watch?v=7TRUqFWRqIU&feature=mfu_in_order&list=U L

É realmente muito maneiro!

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Shadad
É um teclado controlador mesmo, nada de gambiarra
olha o site deles http://www.zenriffer.com/
pena que não achei onde comprar, mas deve custar uma fortuna certeza

Mr Madruga
Não faz os furos na raça não, é um teclado controlador específico, com o formato de keytar, já vem com os apoios para correia normal, mas nada impede de você pegar um controlador tradicional e inventar uma gambiarra, só a ergonomia que deve ficar comprometida

silvG8
Interessante as novas abordagems dos instrumentos Midi, converso muito com meu professor sobre isso, ele é contra as inovações que trocam as teclas por outras interfaces, eu já sou a favor, mas temos que aprender tocar um novo instrumento, isso está acontecendo comigo quando eu estou tocando o Geosynthsizer do Ipad, ou mesmo o Bebot que você deve tar aí, são novas maneiras de tocar música, nada haver com nossos keys

como a Kitara, já lançaram um produto similar onde se encaixa o Ipad mesmo, mas é o mesmo esquema dela

Apesar de ser Midi, mexer com Synths, não considero este instrumento integrante do mundo dos teclados, é algo totalmente diferente


Agora só um Off hehe me perdoem
Eu trabalho de segunda a sábado, das 8:00 as 20:00 horas, sou profissional liberal, ou seja, não tenho férias, não tenho folgas, já tenho mais de 25 anos na música, podem ter certeza que eu não adquiro um equipamento porque quero me "achar", simplesmente o faço porque acho que é o melhor para mim, e nada aqui vem de mão beijada não, presente de papai rico, tudo que tenho hoje é o simples fruto do meu suor, do meu empenho profissional, agradeço a Deus por ter esta capacidade, o meu intuito no fórum é única e exclusivamente fazer amigos como tantos de vocês aqui o são, nem dá para citar para não comenter injustiças... porque se não sinceramente, tava em casa curtindo minhas tralhas hehe

Até mais a todos e curtam mais este videozinho de uma keytar em uma excelente performance


Artref
Veterano
# fev/12
· votar


O Shadad já falou coisas interessantes.

Complementando o que ele disse, eu era a favor, até que comprei o meu, e aí passei a ser contra, hahahaha. Eu sou um pouco tímido para esse lance de performance, não sabia o que fazer lá na frente. Mesmo quando criávamos algo legal, movimentos, danças, sei lá, parecia forçado, não é muito minha cara. Me sinto muito melhor lá atrás, discreto, no máximo fazendo um backing.

Sem falar, claro, no lance de só poder usar uma mão, o que ferra com tudo.

silvG8
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano
[off]
Meu comentário foi exatamente em defesa do que falaram. Porr*, se você gosta de música, gostou do instrumento e pode comprar, acho que tem que comprar mesmo.

Vou comprar um Moog pra mim...... preciso? Não! Vivo de música? Não! Tenho dinheiro para comprar? SIM!
Mesmo que eu compre para abrir no meio e cuspir dentro, o problema é meu! Assim como você adquirir o seu equipamento é um problema seu... ainda por cima, vejo que você tem interesse em aprender sobre ele. Se algum dia vier a Vitória-ES, me dê um toque no email ou por aqui... vou te ensinar o básico da síntese em algumas horas! Você é um cara que merece!
[/off]


Artref
Complementando o que ele disse, eu era a favor, até que comprei o meu, e aí passei a ser contra, hahahaha. Heheheheheh!
Consigo acreditar nisso e concordo com basicamente tudo que falou. Prefiro ficar quietinho no canto, fazendo a caminha pro guitarrista ou qualquer coisa. Gosto de tocar sentado! =)

Shadad
Veterano
# fev/12
· votar


Artref
silvG8

Também sou tímido e prefiro ficar no fundo do palco. Sem falar que de nada adianta dar um instrumento no qual a única vantagem é a performance a um tecladista que vai ficar parado igual a um poste.

Pelo que dá pra perceber, gostar ou não de keytars vai depender diretamente da personalidade do tecladista e do estilo que ele toca. A maioria do adeptos do keytar também é adepta do rock e de seus derivados. O keytar é a única forma de um tecladista competir com um guitarrista de igual para igual na performance.

Henry Souza
Veterano
# fev/12 · Editado por: Henry Souza
· votar


Casper

Pois é, com certeza o apelido de "liberation" aqui na Bahia foi por causa do famoso Moog Liberation...

E pra quem tava com curiosidade, segue um video do JMJ fazendo uns solinhos com ele em seu DVD "Oxygene Live in Your Living Room":



fernando tecladista
Veterano
# fev/12
· votar


- Eu sou a favor,
também

só não sei se me adaptaria tocar nesta posição exigida
quando eu tinha um cz-101 brincava em casa e achava normal pra tocar, só a banda nbão curtiu a ideia por preconceito

no hora dos arpejos acaba dando uma olhadinha para as teclas, seria o tecladista condicionado a olhar para o que está fazendo ou é fo~rça do hábito
isso eu já percebi até mesmo com o teclado normal em suporte, é normal ver foto de banda com o tecladista olhando para baixo, isso eu fico no meu pé e tento evitar ao maximo olhar para as mãos em shows

feh_l.j
Veterano
# fev/12 · Editado por: feh_l.j
· votar


Edson Caetano
você tem Kronos? kkkkkk
mal aee nem sabia...

eu falei aquilo porque tipo, frescura é ter algo caro e não saber usar direito....

esse Moog Liberation é muito louco... será que tem algum lugar que vende ele ainda?

Edson Caetano
Veterano
# fev/12 · Editado por: Edson Caetano
· votar


feh_l.j
eu falei aquilo porque tipo, frescura é ter algo caro e não saber usar direito....
Em algum contexto é até aceitável, seu ponto de vista, mas lançado em frase única, generalizando totalmente, fica chato, não concorda?

O que você entende lendo isso?
frescura é comprar um Kronos 88 só para se achar...
Para mim é uma provocação, um insulto, e mesmo se eu tivesse o equipamento sem saber mecher e aí??

Mas é isso aí, assunto morto e enterrado, nem precisa dar a réplica se quiser... abração

---------------------------------------------------------------------- -----------------------

Voltando ao Tópico...

Este certamente queria ser guitarrista quando era criança, mas acabou com um teclado na mão, depois de velho resolveu seu problema heheh



Muito legal né, embora eu prefira estar apavorando em cima de um hammond com estes temas...

israel tognolo
Veterano
# set/14
· votar


Caras! Tenho um CASIO AZ1 há 5 anos aprox. e já me diverti muito com ele, o pessoal da igreja fala que é do Dominó, do Frank Aguiar, mas quando lanço um lead nele e uso a expressão do brinquedo, a galera arregala os olhos pelo poder do brinquedo, realmente não se trata da frustração do tecladista que sonhava em ser guitarrista, e sim mais um recurso quase que obrigatório pro musico de palco!

kazu keyboard
Veterano
# set/14
· votar


sou a favor dos keytars, meus shows sao todos praticamente com um alesis Q25 pendurado no pescoço, e por incrivel que pareça, consegui varias datas pra tocar por causa daquele daquele pequeno equipamento. Ao voce conhece um tecladista pra me indicar. _lógico, conheço aquele rapaz que toca com o teclado em pé.
Lógico q nao foi o teclado em si, mas a presença de palco q ele me deu, e até agora foi o melhor investimento que ja fiz.

Piano ON GRACE
Veterano
# set/14 · Editado por: Piano ON GRACE
· votar


Os dois. voce tem os dois um keyboard+guitar

sou a favor

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Keytar - A Favor ou Contra