Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Dúvida sobre Interface de Áudio

Autor Mensagem
      MMI
      Veterano
      # ago/12
      · votar

DDODS91

Continuando...

Alguns teclados e baterias eletrônicas, que produzem sinal digital, dão a opção de enviar o sinal digital sem converter para analógico. Para isso algumas interfaces tem a opção de entrada digital. Em estúdios principalmente, existem aparelhos que são só conversores, muitas interfaces de estúdio tem unicamente (ou quase) entradas digitais.

DDODS91
      Veterano
      # ago/12
      · votar

MMI

Valeu mesmo pela lição ! eu achava que todas as gravações em linha eram digitais, mas agora compreendo que, plugar uma guitarra, um baixo, um violão etc, mesmo sendo em linha, a gravação não deixa de ser analógica, o sinal continua sendo analógico, só vai passar a ser digital no processo da conversão, acertei ?

Mas .. como saberei quando a gravação estará sendo feita de forma analógica ou digital ? pelo conhecimento específico de cada entrada ? ou o responsável pela gravação ser feita de forma analógica ou digital seria o cabo a ser utilizado ? exemplo: P10 (analógico), XLR (analógico), SPDIF (digital), etc ..

O SPDIF é uma saída digital comumente encontrada em aparelhos de DVD e Blu-ray, só a usei como exemplo, bem como o HDMI, ou o Digital Óptico (estas últimas encontradas também em vídeo-games), que tambem são digitais (com toda a certeza você já as conhece rsrsrs) .. mas não faço ideia de qual entrada digital poderia ser vista em uma interface/conversor;

E você me diria que, é mais benéfico (em qualidade) se gravar diretamente de forma digital, ou de forma analógica para só depois converter para digital ? faz muita diferença ? pois me parece que com ambos os modos se pode conseguir perfeitos resultados, não é ?

Outra dúvida: gravação por cabo Firewire/USB é digital ou analógico ? pergunta meio estúpida, muitos aqui com certeza já devem saber, e também deve ser óbvio, apesar de eu não saber .. rsrsrs; e MIDI ? já cheguei a ver até guitarra com MIDI Output ! (ouvi esses dias uma gravação sua que você postou, feita em um violão com MIDI Output, achei bem legal);

Outra dúvida: Qual o propósito de se obter uma gravação transparente ? seria para preservar ao máximo o timbre original do instrumento ? ou para obter o áudio o mais "cru" possível para beneficiar na mixagem/masterização ?

MMI
      Veterano
      # ago/12
      · votar

DDODS91

Vamos supor que você tem uma gravador de fita, mesmo que seja um de fita K7. Ele grava um sinal analógico, pode ser em linha ou não, porém a qualidade não tem muito a ver com isso. A gravação só vai ser analógica e (a princípio) vai valer a pena se for em gravador de rolo de estúdio ou nos ADAT, mas estão em desuso pela dificuldade, tempo que demandam para usar (ir e voltar a fita), preço, calibração do aparelho, assistência e manutenção dos gravadores etc. Para mim hoje em dia se o sinal teve uma conversão e foi gravado em digital não diminui em nada, até facilita a vida de quem está envolvido no processo porque não rebobina nada, achar um ponto na música é só um click. Minha sugestão: desencana disso, a coisa se mistura e nem tem tanto valor, tanto que o SPARS code sumiu e ninguém mais fala dele. Já viu o vídeo do Paul McCartney em Abbey Road usando vários instrumentos e gravador de rolo e Pro Tools?

como saberei quando a gravação estará sendo feita de forma analógica ou digital ? pelo conhecimento específico de cada entrada ?

Essa é uma forma, se ela entra em SPDIF, MIDI ou óptico é digital.

E você me diria que, é mais benéfico (em qualidade) se gravar diretamente de forma digital, ou de forma analógica para só depois converter para digital ? faz muita diferença ?

Faz muito pouca diferença, mas depende dos conversores e alguns detalhes. Mas vamos supor que um determinado teclado tenha saída digital e analógica para você gravar. Como o teclado é digital, para a saída analógica ele precisa de um conversor, vai para um cabo (sujeito a perdas e interferência) para entrar na interface e ser convertido novamente. Melhor usar a saída digital que é a linguagem comum do teclado e do computador.

A discussão de analógico x digital é interminável. Eu acho que ambas dão excelentes resultados se bem usadas e péssimos resultados se mal usadas.

gravação por cabo Firewire/USB é digital ou analógico ?

Sempre digital. MIDI também.

Qual o propósito de se obter uma gravação transparente ? seria para preservar ao máximo o timbre original do instrumento ? ou para obter o áudio o mais "cru" possível para beneficiar na mixagem/masterização ?

Não é a gravação e sim os prés que chamam de transparentes e coloridos. Um bom exemplo é guitarra. Os prés de guitarra (sejam isolados ou os de combos) são bem coloridos, via de regra. Claro, eles timbram bastante e adicionam distorção, então não vai ficar legal plugar um microfone ou um teclado neles. Mas uma guitarra bem limpa pode se beneficiar de um pré bem transparente e ficar legal.

Obs.: Esta gravação foi feita num violão que tem uma saída piezo (analógica) e outra MIDI (digital), mas foi usada só a analógica. O amigo carlcarl logo em seguida postou uma gravação feita com o violão (igual ao meu) usando as 2 saídas e uma bateria/percussão (que até daria para fazer no violão).

DDODS91
      Veterano
      # ago/12
      · votar

MMI

Pelo jeito existe diferentes tipos de pré-amplificação, não é ? a dos instrumentos, a das interfaces, a dos aparelhos de som etc ..

Mas todos os tipos de pré-amp tem a mesma função ? o pré-amp de uma guitarra tem a mesma função do pré-amp de uma interface ?

Edson Caetano
      Veterano
      # ago/12
      · votar

DDODS91
      Sim, todos tem a função de pré amplificar um sinal

os meus teclados eu gravo somente digital, tanto controlando os vsts ou os timbres internos, 100% digital, elimino 100% de interferências externas, para um instrumento digital nao faz sentido gravar analogico, apenas se a interface ou instrumento te negarem recursos, como as conexões necessárias

DDODS91
      Veterano
      # set/12 · Editado por: DDODS91
      · votar

Valeu novamente !

É pessoal, não teve jeito mesmo, fim da novela: já acertei com meu professor, vou comprar o piano dele até dezembro, coloquei à venda o meu controlador, e vou juntar mais um pouco até lá para inteirar o que faltar, ainda esse ano eu pego o piano dele.

Quando eu pegar eu coloco fotos (apesar de que ainda vai demorar 4 mêses) ..

Voltando ao contexto gravação, vejo que vou ter que me aperfeiçoar em acústica, tendo em vista que agora vou ter que gravar microfonado, vou começar desde já estudar sobre gravação acústica para piano pra quando gravar algo (daqui uns 2 anos rsrs), fazer algo razoável, e como de lei, ir me aperfeiçoando a cada gravação.

Embora seja mais complicado, acho que será bem mais divertido gravar acusticamente do que em linha, e embora eu também não vá colocar o piano em um lugar adequado para gravação, vai ser legal eu me virar do jeito que eu puder, vamos ver como eu vou me aperfeiçoar ao longo dos anos ..

O mais legal é saber que ao longo do tempo os conceitos vão se moldando e aperfeiçoando, a ponto de usar o mesmo instrumento, no mesmo local, porém, a gravação ficando cada vez melhor (embora eu possa trocar de microfones, interfaces, VSTs, etc).

Pra início não quero algo superior a isso:

Edson Caetano
      Veterano
      # set/12
      · votar

DDODS91
      Lembre que ambiente home Studio é F o d .... A hehehe

Não existe muita viagem, devido a serias limitações que nossas instalações permitem, eu penduraria dois condensers na posição de overs, ou seja um de cada lado tentando pegar o panorama completo e ficaria muito feliz com os resultados

Mas quer aprender acustica, peguei um livro com um cara fantástico, hoje ele infelizmente se foi, mas o livro dele continua e é o básico da acustica, procura E compre o MANUAL BÁSICO DE ACUSTICA por SOLON DO VALLE

Vale o investimento, não é complicado, tenta ser direto para home, é um ponto de partida, custa uns 60. Reais, eu tenho e e recomendo

Outro profissional é o livro do Cysne, mas custa mais de 300 paus, esse eu quero... Quando tiver coragem

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

Essa BOSTA desse lugar que vive com carros tocando sertanejo e pagode de final de semana elimina de vez minha esperança em gravar algo acusticamente ..

Não adianta .. da vontade de chorar cara, é totalmente inviável eu fazer um isolamento nesse quarto, sei que o piano vertical é a melhor opção se tratando de timbre, mas estou cada dia mais assombrado com a profecia do MMI:

"Eu, no seu lugar, iria de piano digital sem pestanejar. Eu até tenho acesso, na sala da casa de meus pais, um excelente piano de mais de 100 anos. Tudo bem, concordo que a sonoridade me agrada mais, mas num apartamento o prédio todo vai saber de sua aquisição, a noite não rola. Outros fatores é que um piano é um monstro, grande e pesado, não é muito compatível com os projetos de apartamento atuais. Colocar em casa é um transtorno, manter a afinação para gravar com ele é outro problema. Aliás, para fazer uma captação mais ou menos vai complicar, vai precisar de pelo menos 2 condensadores (na minha opinião) e brigar muito com eles até acertar o posicionamento."

É literalmente FOD#. não tenho como pegar piano vertical, tudo vai contra essa escolha, e o pior é que eu quis várias vezes ir a favor dela, mas é questão de parar pra pensar só um pouquinho que a lógica já me faz relembrar que não vale a pena pelas condições inviáveis descritas centenas de vezes aqui no tópico;

Estou vendo que o negócio vai ser ficar no digital, seja com meu controlador, ou um piano digital .. não importa. o que não vai dar é pegar um vertical, acusticamente NÃO DÁ !

Aí vocês pensam: "PUT# MERD# ! ESSE CARA NÃO SABE O QUE QUER DA VIDA !" mas eu sei o que eu quero, ou queria ..

Estava disposto sim a comprar um piano vertical, mas uma vez adquirido ele, não tem mais volta. E aí todos os contras cairão como uma praga, e o pior, desvantagens das quais eu já estava ciente, aí minha conciência vai me culpar o resto da vida, pois investir 3.500 num piano, mais 700,00 de transporte e afinação pra depois se arrepender não vai ser fácil ..

Então embora eu tenha "combinado" com meu professor de comprar o piano dele ainda esse ano, vou dar um de louco voltando atrás, e vou desistir NOVAMENTE dessa idéia que embora seja boa, fica totalmente inviável para mim.

Volto com a idéia de ficar com digital, da qual foi minha pretensão inicial, des da criação do tópico, em fevereiro. Aí vocês pensam também: "ELE JÁ FALOU ISSO 1000x E DEPOIS MUDOU DE IDÉIA DENOVO" .. e eu entendo o fato de ninguém acreditar mais em mim, prometer algo a essa altura não da mais, creio que já perdi meus créditos nessa questão de "palavra", mas o importante é que eu tenho a certeza COMIGO, que não vou voltar atrás, embora já tenha realmente falado isso 1000x.

Agora pergunto a vocês, e peço que me respondam com sinceridade: Qual dos dois vídeos abaixo (mesma música) agradam mais vocês (no geral: timbre, qualidade de gravação, etc.) ?

Piano digital (gravado em linha):

Piano vertical (gravado acústicamente):

rgmerighi
      Veterano
      # set/12 · Editado por: rgmerighi
      · votar

MMI
      MMI Não tem drive de instalação da m-audio para o osx lion 10.7.4?? Como vcs tem usado a Fast track no mac?? abraço

DDODS91
      Veterano
      · votar

rgmerighi

Tudo bem amigo ?

Entre aqui no site da M-Audio, e no final da página, baixe o arquivo "FastTrackPro_OSX_1.8.1.dmg", lembrando que, esta instalação é valida para a versão 10.7.4 (Lion).

rgmerighi
      Veterano
      # set/12
      · votar

DDODS91
      então..acho que até baixei o drive certo..o ícone da fast track tá instalado e tal. Mas, mesmo conectando a placa via usb dá sempre device not connected. Aliás, a placa nem liga, logo não é reconhecida. Vou checar ver se o driver que baixei foi o certo. Obrigado, amigo! Tô sofrendo porque segunda feira termina o prazo de reflexão (qdo a gente compra pela Net e pode devolver o produto). abraço.

rgmerighi
      Veterano
      # set/12
      · votar

DDODS91
      Consegui conectar e escolher como placa padrão do
      garage. Agora é só quebrar a cabeça com o resto. Obrigadão meu velho!! abraço

DDODS91
      Veterano
      # set/12
      · votar

rgmerighi

Que bom que conseguiu !

DDODS91
      Veterano
      # set/12
      · votar

Pessoal, estou com uma dúvida:

O timbre de um plugin de um piano virtual qualquer pode variar em diferentes pianos/controladores ?

Exemplo: eu uso o MainStage 2 no meu controlador, digamos que, eu compre um piano digital, ou um outro modelo ou marca de controlador, o mesmo VSTi com o mesmo ajuste de preset vai ter resultado diferente de timbre por causa da placa lógica do instrumento ?

Ou o timbre do VSTi continuará sendo exatamente o mesmo (independente da marca/modelo do piano/controlador) ?

Posso dizer algo agora totalmente sem sentido, mas aproveitando para perguntar novamente e ver se eu entendi: o pré-amp seria então a placa lógica de cada instrumento ou equipamento que define o resultado final do áudio (transparência/coloração) ? sendo assim, suponho que o resultado de um plugin VSTi terá diferentes resultados de timbre em determinados pianos/controladores ?

Estou fazendo esta pergunta pois, caso não faça diferença, não tem sentido comprar um piano digital/controlador de grande porte e caro para no final das contas querer usar VSTi, concordam ? tendo em mente que, comprar um piano digital custo/benefício teria o mesmo resultado .. a não ser pelo benefício das especificações próprias (como sensibilidade das teclas, etc);

Imagine alguém de Roland FP-4 usando VSTi ! pagar um absurdo por aquele piano proporcionar excelentes timbres próprios, para no final das contas, usar VSTi, do qual qualquer piano de custo totalmente inferior traria o mesmo resutado ..

Agora se vocês me disserem que o resultado do timbre de um VSTi em um determinado preset é o mesmo, independente de marca/modelo de piano/controlador, aí eu posso até concordar em valer a pena usar VSTi em um piano digital excelente (apesar de que eu não faria questão, tendo em vista que eu só usaria timbre de piano).

DDODS91
      Veterano
      # out/12 · Editado por: DDODS91
      · votar

Fala pessoal !

Embora meus últimos posts tenham sido minusciosos demais (a ponto de ficar no vácuo rsrsrs), andei nesse meio tempo pesquisando e estudando profundamente sobre o que fazer/adquirir.

Andei pesquisando muito e muito sobre qual seria o melhor piano digital a adquirir dentro do meu orçamento, e vi que o Roland FP-4F é a melhor opção. o FP-7F demonstrou ser BEM superior ao 4F se tratando de níveis de sensibilidade (100 contra apenas 5 do FP-4F), e isso me deixa seriamente pensativo em juntar grana por mais tempo pra ir direto de 7F.

Eu chego até a desacreditar que um piano digital tenha 100 níveis de sensibilidade! é fora de cogitação imaginar isso.. se realmente for isso, pensarei seriamente em ir de FP-7F de cara! mesmo que custe mais.

Recapitulando a intensão: Irei gravar o áudio do Roland diretamente em um pen drive, em seguida, farei a mix/master no T-Racks 3 ou algum software equivalente. Quanto ao vídeo, penso em adquirir o Canon S95, pois demonstrou valer mais do que custa.

Padronizarei um ângulo de filmagem em um cenário noturno, com um abajur ou luminária esclarecendo o piano, e só.

Lembrando que isso felizmente descartará interface de áudio, VSTi e Daw.

Gostaria muito que vocês assistissem o vídeo abaixo, apesar de ele ser o Roland FP-4 (e não o FP-4F), ele já da uma prévia de como vai ser o timbre do seu sucessor, que contém a tecnologia SuperNATURAL.

DDODS91
      Veterano
      # nov/12
      · votar

Beleza pessoal ?

Fiz minha primeira gravação nesse meio tempo com o meu Keystation dessa OST do FF4, que embora seja uma música simples, eu levei 50 minutos pra gravar sem errar rsrsrs ..

Sei que da para melhorar, pois não usei o pedal, então certas passagens estão "secas", mas com o tempo eu melhoro isso ..

A próxima a ser gravada será a Cornelia Castle, do FF1.

DDODS91
      Veterano
      # 08/jul/17 15:56
      · votar

Fala pessoal! Ressuscitando o tópico depois de quase 5 anos..

Estava esses tempos pensando em voltar a estudar piano, tendo em vista que em 2012 eu fiz apenas cerca de 1 ano de curso e com um teclado que eu tinha na época e cheguei até a comentar aqui (M-Audio Keystation Pro 88) do qual eu vendi em 2013. Mas abandonei o curso ainda em 2012.

Comprei no mês passado um Piano Brasil no Mercado Livre por um preço super acessível, paguei 2.000 no piano + 400 em transporte + 250 pra subir com o piano até meu apartamento (moro no quinto andar e não tem elevador), + 300 para afinar.

O problema na verdade é que eu fui descobrir essa semana que o piano veio com cupim.

Vou comprar veneno para cupim ou até mesmo mandar descupinizar e imunizar. Ainda assim sai mais barato ou até o mesmo valor de ter comprado um sem cupim por 5.000 ou mais.

O cupim provavelmente não atingiu a tábua harmônica e nem o cepo, acho que ele só está no móvel, um técnico fará uma avaliação para confirmar isso para mim. De resto o piano está em ótimas condições. O mecanismo dele está funcionando bem, os martelos, as teclas, etc.

Ainda estou com a ideia de fazer um canal no YouTube gravando trilhas sonoras de jogos (Final Fantasy, Castlevania, Kingdom Hearts, etc), agora é questão de tempo para arrumar um professor que dá aula na minha casa e depois comprar os equipamentos ideais para fazer gravações.

Espero que este tópico continue cheio de informações relevantes para ajudar aos usuários.

Abraço a todos!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Interface de Áudio

303.308 tópicos 7.849.505 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital