Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Dúvida sobre Interface de Áudio

Autor Mensagem
DDODS91
Veterano
# 10/jun/12 00:31 · Editado por: DDODS91
· votar

Edson Caetano

Mas no caso eu devo usá-lo apenas com monitores ou posso ligar um fone diretamente nele ?

Edson Caetano
Veterano
# 10/jun/12 09:28
· votar

Tem fone de ouvido normal, tambem nao precisa de PÁ Hehe

DDODS91
Veterano
# 10/jun/12 23:19
· votar

Edson Caetano

Valeu pela dica ..

Pessoal, pelo que vocês entendem, o que seria polifonia ? estou na decisão de adquirir entre o Yamaha Clavinova CLP-430 (128 polifonia) e o 440 (256 polifonia) ..

Edson Caetano
Veterano
# 10/jun/12 23:47
· votar

Sao quantas notas pode tocar simultaneamente... Como pode perceber ambos os modelos tem excelente polifonia... 256 é impressionante, pode compor uma sinfonia inteira aí Hehe

DDODS91
Veterano
# 05/jul/12 03:47 · Editado por: DDODS91
· votar

Tudo bem pessoal ? tenho algumas "novidades" ..

Com o passar do tempo nós mudamos de idéia, e na maioria das vezes, para melhor ..

Eu disse anteriormente aqui que eu queria fazer gravações com piano, e cheguei a conclusão (na época) que o piano digital era a melhor escolha, tendo em vista que eu moro em apartamento e etc, e nesse caso é MUITO melhor gravar digitalmente do que acústicamente, pois eu não tenho um ambiente apropriado para tal tipo de gravações (acústica) ..

Porém, o tempo passa, as coisas mudam .. mudamos de idéias constantemente à respeito de certas coisas, eu particularmente vivo mudando de idéias quanto à música; sempre visando o melhor (de acordo com os meus ideais), e eu percebi que, o piano vertical é a melhor escolha para mim, pois já foi comprovado que todo piano acústico tem o timbre melhor do que o digital, devido a suas nuances específicas e etc ..

Quanto a isso eu posso afirmar, pois toco em ambos e sei a diferença na prática ! é muito bom tocar em um piano vertical, a diferença é ENORME, e devido a isso, eu andei desanimado com o meu teclado, e não pretendo mais comprar um piano digital, vou comprar um vertical mesmo .. vou vender o meu teclado e juntar mais um pouco pra pegar o vertical;

Quanto as futuras gravações, eu nem estou esquentando minha cabeça com isso agora .. até porque vou ser humilde em dizer que comecei a cursar piano este ano, e estou em um nível extremamente iniciante, vou focar mais no estudo diário (média de 5 horas por dia) para poder oferecer algum conteúdo musical para poder expor na internet, pois atualmente me falta mesmo é pratica, mas até para praticar eu estou desanimado com meu teclado ..

Enfim, vou comprar um piano vertical ainda este ano (se Deus quiser), e vou praticar e praticar, e quando eu estiver realmente em boas condições de prática, aí eu penso em divulgar algum conteúdo, mas por enquanto nem penso mais nisso, talvez seja empolgação de ver esses caras que começaram com seus instrumentos des dos 5, ou 7 anos de idade, e praticaram a média de 8 horas por dia, para colocar os vídeos que eu mostrei. enfim ..

Um vídeo gravado com um piano vertical (Romancing Saga Medley):

Timbre único ! agora alguém poderia me indicar alguma marca ou site de piano bom na faixa de 4.000 ? (4.500 máximo, pois eu ainda terei que arcar com transporte e afinação pós-transporte)

Edson Caetano
Veterano
# 05/jul/12 06:40
· votar

DDODS91
Se tiver perto de SP, tem várias lojas de usados especializadas em pianos, casa Levy, Manom, entre outras, é um passeio obrigatório

DDODS91
Veterano
# 06/jul/12 02:15 · Editado por: DDODS91
· votar

Edson Caetano

Valeu pelas dicas, o que eu vou falar agora vai fazer todo mundo que ler achar que eu sou louco, bipolar, indeciso, ou qualquer sinônimo de "anormal" ..

Mas tomei um puta sermão do meu professor hoje, e ele me deu algumas reflexões sobre persistência na prática, me contou sobre a dificuldade que ele tinha quando começou a estudar, então olhando para a minha situação atual após ter ouvido um baita sermão .. eu cheguei a conclusão de não querer mais o piano vertical, inclusive o digital, minha decisão atualmente é DEFINITIVAMENTE FIXA:

Vou me contentar com o meu controlador, por mais que tenha detalhes (como o peso das teclas) que me desagrade, eu tenho mais do que preciso para praticar, ou seja, como eu disse anteriormente, vou estudar em média 5 horas por dia, e vou tentar dentro de pouco tempo colocar o áudio de alguma gravação aqui para principalmente compartilhar com vocês, que me ajudaram tanto !

Qualquer dúvida estarei de volta, até.

Edson Caetano
Veterano
# 06/jul/12 03:59
· votar

DDODS91
Sei lá heim, seu professor que me parece meio maluco hehehe

Pelo que eu sei, a sua única certeza é querer tocar bem piano, é isso né, cara compre um PIANO de estudo, um p95 ou sp170, sao baratos, vai conseguir revender no momento certo, e principalmente vai ter as 88 teclas pesadas INDISPENSÁVEIS

Estudar 5 horas por dia, piano, em um instrumento controlador e pior que talvez nao te agrade me parece meio ruim

DDODS91
Veterano
# 06/jul/12 11:08 · Editado por: DDODS91
· votar

Edson Caetano

Meu professor é chato demais, ele pega muito no pé todas as aulas à respeito da prática, mas acho isso interessante nele, pois ele demonstra que não quer dar aula apenas por dinheiro, mas também ver a evolução do aluno ..

Edson, não tenho nem como agradecer esse seu conselho ! vou fazer seguinte: vou reanunciar o meu controlador em troca por um piano digital do porte desses dois, vou tentar se possível uma troca direta. O que também me desagrada no meu controlador é o fato de ele depender 100% de VSTi, tanto é que por isso que eu estava na paranóia esses tempos atrás de achar o melhor VSTi possível .. ou seja, sem o PC/Notebook ele fica inutilizável, quanto ao peso das teclas, de fato é bom ser pesado, mas meu controlador é MUITO pesado, até mais do que o piano vertical do meu professor.

Mas você sabe me dizer se esses dois são as melhores opções na faixa de 2.000 à 2.500 (valor do meu controlador) ? pois já que vou tentar vendê-lo ou fazer troca direta, pretendo pegar um piano digital bom .. com o melhor timbre/peso possível, e já que você é o mestre das marcas/modelos, poderia me dar dicas ? rsrsr .. ou só esses dois já dão conta ? valeu !

DDODS91
Veterano
# 21/jul/12 23:02 · Editado por: DDODS91
· votar

Os vídeos desse NightShader1 são um tapa na cara:

Nem piano digital de estudo eu pretendo pegar mais .. vou ficar com meu M-Audio e me dar por satisfeito até ele dar defeito.

Quando eu gravar algo eu posto aqui.

Berg Varela
Membro
# 22/jul/12 05:49 · Editado por: Berg Varela
· votar

DDODS91
Cara esse video que vc postou do piano vertical,a,captação ta perfeita,eu ouvi ele num porta pro e senti o martelo nas cordas,cara,parece que ele ta vivo.demais,se eu tivesse dinheiro pra comprar uma vida dessas,ele tava na minha sala.

O problema dos VSTi,é que são perfeitinhos demais,agente fica meio dependente de uma boa amplificação,os piano principalmente os caseiros tem as suas imperfeições,teclas com umas leves graduações de peso,nos agudos são mais leve,nos graves,mais pesados,micro desafinações entre as cordas de uma tecla que da um som único gostoso de tocar, a ressonância da caixa acústica em sua frente,faz vc sentir que vc estar dentro do piano,a vibração das cordas em seus dedos,o cheiro da madeira nova,ahhh que cheiro,a ressonância simpática da cordas vizinhas vibrando,que saudade cara.

São sensações como essas que simples mortais como eu não posso desfrutar todo dia.pois não tenho esse poder aquisitivo de possuir um bem desses.

Mas se vc possui a condição financeira de ter um piano em sua casa,não pense duas vezes,piano digital vc só vai querer tocar em banda,e só se a banda for de estrada e que toca 3 vezes por semana.

Piano de verdade tem uma magia,uma áurea, preparasse pra perde toda sua vida social,ele toma conta de vc,se torna um vicio,vc fica totalmente dependente,é pior que droga,o piano quer se tornar parte de vc,e vc parte dele,num único ser.

Vixe galera me empolguei demais,Vou acabar por aqui.

DDODS91
Veterano
# 22/jul/12 13:27 · Editado por: DDODS91
· votar

Berg Varela

Você entendeu claramente o meu ponto de vista .. aqui em casa, no serviço, no meu prédio, e até no FCC, todo mundo está com raiva de mim de cada hora eu falar uma coisa, ora digo que quero continuar com meu teclado, ora digo que quero um piano vertical .. pra você ter uma noção, ontem a noite, no momento que eu postei o vídeo do NightShader1 (vídeo acima), eu havia decidido e dito pela milésima vez aos meus pais que eu iria ficar com meu teclado e não ia tocar mais nesse assunto ..

Aí você chega e ressalta todas as maravilhosas nuances do piano vertical, e me faz refletir de novo sobre comprá-lo. #$%#$#%& !!

Atualmente não tenho poder aquisitivo para comprar um piano vertical, digamos que meu teclado com os acessórios inclusos está valendo 2.000 .. um bom piano vertical + transporte + afinação pós-transporte daria em torno de 5.000. só que o que mais interessa não é se da ou não para mim pegar atualmente, pois há 7 mêses atrás eu não tinha o Keystation Pro 88, mas decidi pegá-lo e hoje estou com ele ..

Mesma coisa vale para o piano vertical, é uma questão de decidir comprar ou não, uma vez decidido fixamente eu adquirí-lo, só vai depender do tempo. digamos que se eu decidir pegar um piano vertical, até dezembro desse ano eu consigo.

O grande problema da questão é o seguinte: prática. não adianta eu ter um piano de cauda da fritz dobbert de 20.000 e não saber tocar, não gravar nada para mostrar aos amigos do FCC etc .. o meu Keystation Pro 88 o próprio nome já diz: 88 teclas, a quantidade exata de teclas dos pianos atuais (pois os antigos tinha 85), ou seja, eu já comprei esse teclado de 7 oitavas para não haver limitações quando eu fosse tocar (ao contrário de quem compra teclado de 5 oitavas).

Então eu tenho "de tudo" para sentar e praticar, eu ligo o meu teclado no Macbook usando o MainStage 2, e pretendo usá-los com o AKG K414P (já tive o koss, mas dessa vez vou ver a qualidade do AKG) mas eu passo todo o meu tempo livre sentado no PC vendo e ouvindo música, esse tempo eu deveria estar sentado no teclado estudando, mas estou sendo vencido pela vontade de ouvir ..

Realmente o fato de eu ter que ligar o Macbook na tomada, abrir o programa, ligar o aparelho de som, ligar o teclado, e tocar ouvindo o som saindo de caixas de som .. tudo isso me desanima. claro que para quem quer gravar é uma ótima opção, ligar uma Fast Track Pro no Macbook e usar um Logic Pro, o resultado é perfeito, mas eu cheguei a conclusão de que é mais benéfico eu ter um bom timbre para mim mesmo (piano vertical) do que para as pessoas (gravação digital).

Piano vertical não tem que usar essas parafernalhas toda, o negócio é simples e prático: sente e toque. esqueça VSTi, esqueça tomada. agora estou meditando no seu post, e a vontade de pegar o piano vertical retornou.

Já que você gostou do vídeo, então lá vai a parte 2:

DDODS91
Veterano
# 26/jul/12 10:38 · Editado por: DDODS91
· votar

Me decidi novamente, dessa vez prometo que se eu mudar de idéia eu tranco o tópico.

Me conformei com os fatos, desisti novamente do piano e vou ficar com meu controlador. conforme o MMI citou, por eu morar em apartamento, por ficar difícil de fazer uma boa gravação (afinação, tratamento e isolamento acústico, bons microfones condensadores), por possíveis problemas com a vizinhança quanto ao barulho, etc ..

Quanto ao timbre eu ainda sei claramente que o piano vertical é superior a VSTis, mas vou me conformar e me contentar com o VSTi mesmo e as parafernalhas todas do controlador.

É isso.

Quanto a gravação, estou decidido em fazer arranjo de alguma OST de jogo, estou decidindo qual OST eu vou fazer, estava pensando nessa:

Mas ainda estou em dúvida, pois já há um arranjo legal dele (acho que em timbre de cravo):

DDODS91
Veterano
# 04/ago/12 23:45 · Editado por: DDODS91
· votar

Pessoal, acho que vou adquirir o Roland FP-4:

Vale MUITO a pena ver o vídeo, é uma ótima música, em um excelente arranjo:

A qualidade do áudio está simplesmente perfeita! som totalmente cristalino. Quero ligar o Koss Porta Pro (testei o AKG K414P e não gostei) nessa maravilha e ser feliz sem depender de PC/Mac, interface de áudio, etc ..

Olha que simples e prático:

http://medias.audiofanzine.com/images/normal/roland-fp-4-wh-white-1942 29.jpg

Só queria saber se esse FP-4 tem suporte a flash drive para gravar o áudio diretamente nele, e caso tenha, alguém sabe me dizer se fica tão bom quanto o áudio do vídeo ?

Edson Caetano
Veterano
# 04/ago/12 23:53
· votar

DDODS91
http://www.roland.com/products/en/FP-4/

Não aceita memória Flash ou qualquer outro tipo de armazenamento externo, apenas poderá usar a memória interna com espaço para 30000 notas

Ou seja mesmo que vicê grave algo nele, vai precisar gravar na Daw também

DDODS91
Veterano
# 05/ago/12 00:09 · Editado por: DDODS91
· votar

Edson Caetano

Pois é, vi que apenas o FP-7 aceita memória flash, não tem jeito, ví que o problema está no meu minimalismo, de o quanto menos parafernalhas estiver, "melhor".

São coisas insignificantes que estão me enchendo o saco rsrsrs, não tem jeito, estou vendo que vou ter que ficar com meu Keystation e meu Macbook com VSTi, comprar uma FTP e usar o Logic Pro mesmo, nada disso me impede de gravar um vídeo tão bom quanto o desse cara e todos os demais vídeos;

Aliás, o que está me impedindo é de sentar alí no teclado pra praticar, eu pego aquele exercício Hanon e com 40 minutinhos já to de saco cheio com dor no braço e nas costas .. aí eu volto pro PC pra ficar fuçando no FCC, MercadoLivre, YouTube durante horas e horas ..

Enquanto eu não sentar no teclado e ficar LÁ, não vou gravar vídeos tão brevemente .. posso te perguntar uma coisa Edson ?

Quantas horas por dia você pratica ? e você diria já estar no nível dessas partituras do vídeo abaixo ?

MMI
Veterano
# 05/ago/12 00:34
· votar

DDODS91

Eu mesmo sou um inconformado eterno. Nunca acho que está bom o equipamento, ás vezes penso em simplificar, outras em melhorar, outras em renovar... Tem uma hora que a gente precisa parar e se contentar com o que tem e o que pode, que já dá para fazer muita coisa legal.

Eu não tenho como ter uma rotina diária de prática, suponho que o Edson Caetano também não. Acho que a questão não é exatamente tocar uma partitura difícil, a questão é se desenvolver musicalmente.

Cara, hoje fiz umas gravações, alguns testes, microfonações... Vou te dizer, agora estou até irritado com algumas variáveis e uns resultados que não são o que eu queria e vou ter que fazer de novo. Deixa para amanhã... rsrs

Abç

DDODS91
Veterano
# 05/ago/12 02:16 · Editado por: DDODS91
· votar

MMI

Mas é muito difícil a gente se contentar, a gente sempre quer algo melhor, quando pensa que está bom, a gente muda de idéia;

Eu me contentaria com um bom piano digital com suporte a memória flash (média de 6.000), um bom suporte (média de 800,00) e um bom pedal (média de 180,00).

Difícil é alguem não se contentar com isso né ? rsrsrs ..

http://www.citraintirama.com/admin/product/572471ROLAND+FP7BK+VST AND.JPG

É claro que tem os "detalhes", como um bom fone, e um PC/Mac para finalizarmos o nosso trabalho. Estou tentando colocar na cabeça a idéia de ficar com meu controlador, e só substituir os demais itens citados ..

Mas é que por ser um controlador, faz com que eu fique dependente de interface de áudio (por causa do delay e corte de frequências), e detesto usar e depender de VSTi, pois já envolve depender de PC/Mac pra tocar, desempenho do hardware pra não travar, configuração do timbre (que muitas vezes fica um horror);

Queria só plugar um fone nele e ser feliz com um bom timbre próprio, sem dor de cabeças, como o caso dos bons pianos digitais .. e após finalizar a gravação na memória flash, plugá-lo no Mac e sincronizar o áudio com o vídeo, e simplesmente divulgar.

Quanto a prática, você tem razão, mas é que o ponto que eu quero chegar é equivalente ao dos vídeos, esses caras se dedicam nos seus teclados/pianos, eu não .. eu fico no PC, sendo que poderia estar praticando, é nesse ponto que eu acho que está o meu erro;

Você é produtor musical ?

Edson Caetano
Veterano
# 05/ago/12 06:16 · Editado por: Edson Caetano
· votar

DDODS91
Nao tenho rotina de estudo mesmo, exatamente como o MMI falou, levei 2 meses só para tirar a harmonia de um Samba que ele me passou e ainda não gravei, é complicado, a música para quem tem uma vida além dela ( trabalho, filhos, esposa, problemas, outros hobbys ) é muito ingrata Hehe

Hoje meu maior conselho é: faça a sua musica, para você, para a sua descontração , se divirta com ela, e não faça um fardo

Eu quando tinha 5 anos, estudava 30 minutinhos como brincadeira com a mamãe dando aulas, com 10 anos meu interesse era atari, tocava apenas o suficiente para tirar as musicas do professor, com 15 anos já com bandinhas bitolei, com a tarde. Livre pós escola estudava mais de 5horas, com 20 a faculdade, os barzinhos, mulherada, quase me fizeram parar de vez, estudava menos de 30 minutos por mês, o negocio era tocar violaozinho para impressionar as gatas, com 25 foi o retorno, interesse musical aflorou de vez, entrei em conservatório, 2 horinhas dia de treino, erudito, com 30 casado, com filho, trabalhando demais da conta, faço o que posso, sei exatamente onde posso chegar e o que eu quero com a musica

O que quiz dizer é que tudo tem a sua fase e o seu momento na vida, para tocar estes vídeos de internet só podem ser duas coisas, o cara é um gênio, como aqueles chineses que debulham, portadores de um dom maravilhoso, ouvido absoluto, e o jeito mais comum, o dia inteiro sentado no piano, respiram piano, vivem piano, só fazem isso.... Para mim, eu não quero isso, minha vida hoje nao permite isso, se pergunte você se precisa disso

Tenho plena convicção, por exemplo, que nunca vou tocar tão bem como meu professor, o cara dá aulas das 8 as 20, vai ensaiar ou tocar com a sua banda em barzinhos outros 5, 6 dias, final de semana até de madrugada, em 2 ou mais casas... Resultado, o cara é um monstro das teclas, mas vive musica e piano/teclados mais de 12 horas por dia, é uma proporção que nunca irei atingir... Me contento com o que posso fazer

Hoje tenho uma hora livre para a musica, as vezes 2, por dia, mas tenho que dividir entre o home Studio, aprender gravar, mixar, masterizar, produzir, editar e programar timbres, sintetizar sons, compor musicas para jams, e claro o estudo formal de musica, é pouco, nunca dá hehehe

O bom é que se comsegue atingir, um nível aceitável de qualidade se quiser mesmo, e infelizmente o que você imagina é vero Hehe, internet, videogame, namorada, festinhas, viagens, tudo isso impede de você prosseguir....mas vai querer abrir mão disso tudo? Eu não quiz e estou feliz

Escrevi demais né não

Faça a sua musica e seja feliz

MMI
Veterano
# 05/ago/12 08:41
· votar

DDODS91

Essa questão de equipamento é como dizem, "a grama do vizinho é sempre mais verde". Sempre vai ter algo melhor para você pensar.

Acho que se você não é profissional da música, se toca por prazer, tem que ter prazer para tocar, não obrigação. Seu rendimento melhora no estudo no momento que você está muito afim de tocar e cai muito no momento que você impõe que até tal hora precisa estar na frente do instrumento. Mas sim, quer tocar bem, é preciso treinar muito, estudar bastante. Existem músicos que não estudaram formalmente nem sabem ler uma partitura, mas pode ter certeza que se o cara toca bem, ele ralou muito para chegar lá, independente do tal "talento".

Atualmente eu produzo bastante, isso é algo que vem acontecendo e gosto de fazer. Mas não sou profissional do ramo, só tenho muito prazer em tocar ou produzir, não me comprometo profissionalmente com música porque minha vida pessoal e profissional podem não permitir e dar "furadas" não acho correto. Mas já participei e continuo participando de vários CDs, com vários amigos músicos, fazendo trabalho para amigos de pessoal de gravadoras.

DDODS91
Veterano
# 06/ago/12 00:09 · Editado por: DDODS91
· votar

Edson Caetano
MMI

Que lição de vida heim ! fico MUITO grato a vocês pelos conselhos e apoio.

silvG8
Veterano
# 06/ago/12 10:56
· votar

Não relacionado a nenhuma das últimas discussões que apareceram por aqui. Aproveitando este tópico para postar um vídeo muito legal sobre uma interface da Focusrite, a Scarlett 2i2. O cara realmente sabe o que procurar em uma interface e a qualidade do vídeo é muito boa, vale a pena conferir!

Deixo também a indicação. Comprei uma interface dessa e estou gostando do que ouço. Ela trabalha muito bem no MAC e foi bastante simples configurar tudo.

DDODS91
Veterano
# 07/ago/12 01:51 · Editado por: DDODS91
· votar

silvG8

Tenho uma dúvida básica que já fiz aqui uma vez, queria confirmar novamente ..

No caso, a interface de áudio, além de remover corte de frequência e delay, ela também melhora a qualidade do áudio do VSTi no momento em que eu estiver tocando ? hoje eu comprei o Koss Porta Pro (meu 2º, pois o primeiro quebrou) e quando eu pluguei ele no meu Mac, deu para ver a verdadeira qualidade do MainStage 2 ..

Então eu fico pensando: se o Koss com a placa de som on-board do Mac já ficou bom, com a interface fica melhor ainda ?

Edson Caetano
Veterano
# 07/ago/12 07:01
· votar

DDODS91
A placa ON board do Mac já é muito boa, você não vai sentir diferença nesse quesito, claro, que usando uma amostra de mesma qualidade no modo reprodução de fone de ouvido

Mas a conversão Ad\da de uma Focusrite é excelente, usando os outputs dela para enviar para os monitores, vai ser certamente muito bom o resultado, fora o lance dela ter prés muito boms para gravar audio

Aí obvio, que usando uma placa dessa, seus resultados com instrumentos virtuais serão muito melhores, no Mac já nao rola latencia com a onboard

A treta da placa da Apple, que tem nos macs books e no meu mini, é que o conector p2 é imput e output juntos, ou seja, ou grava ou monitora, uma séria deficiência para a gente, o Igor que o diz, que já fez varias jams neste esquema meio as cegas, já que os speakers internos são terríveis

A lógica é encarar sim uma boa placa de dois canais, fica a dica o modelo do vídeo

makumbator
Veterano
# 07/ago/12 15:41
· votar

Edson Caetano
DDODS91

A única coisa ruim que eu vejo nessa interface do vídeo é não ter conexão midi, que é algo importante para quem toca teclado/sintetizador. Até eu que não toco instrumento de teclas uso bastante essa conexão (conectando hardware, e até para fazer backup de presets de alguns equipamentos).

rpavflu
Veterano
# 07/ago/12 16:06
· votar

Não sei se o colega já se decidiu sobre a compra de equipamentos, mas se o seu objetivo é tocar piano, obviamente um piano acústico é a melhor opção. Ainda que isso represente dificuldade na hora de gravar algo e postar na Internet, a meu ver a vantagem da presença física do instrumento e as nuances de interpretação que podem ser alcançadas compensam.

Como você parece ser iniciante, um piano digital como o P95, já citado, pode ser suficiente para você estudar com teclas pesadas e tendo o som de piano interno do instrumento (a facilidade de sentar e tocar). Só não sei se o P95 é muito mais complicado ou inferior que o seu controlador na hora de você conectar ao computador.

Quanto ao tempo de estudo, você deve sim ter disciplina, mas não transforme o estudo num fardo (como já foi dito), até porque quando você está desanimado ou já tocou trocentas vezes a mesma coisa, o seu estudo não rende. E ouvir também é parte do aprendizado do músico. É de onde você vai tirar suas referências, descobrir o que mais te agrada e se estimular a aprender mais.

DDODS91
Veterano
# 08/ago/12 00:21 · Editado por: DDODS91
· votar

Edson Caetano

Não sabia que o P2 do Mac era Input também, se bem que, conforme você falou, vale mais a pena pegar uma interface mesmo, ainda mais depois dessa questão de gravar ou monitorar.

makumbator

Concordo, apesar de que no meu caso, o controlador é USB/MIDI, isso descarta a necessidade de eu pegar uma com MIDI ..

rpavflu

Atualmente estou decidido em ficar com meu controlador mesmo, a um tempo atrás eu estava pensando em fechar uma troca por um P90, que dizem ser melhor que o P95, aí eu pensei comigo: por qual motivo o dono do P90 queria meu controlador em troca ? ele me disse que seria o peso das teclas, automaticamente eu lembrei também do meu professor dizendo que ele queria um piano com as teclas mais pesadas ..

Aí eu passei a dar valor no meu controlador, pois apesar de ser "ruim" tocar em teclas pesadas, no fundo vale a pena sim, pois muita gente com o tempo passa e desgostar de teclas leves ou semi-pesadas, não sei porque, mais quero me adaptar com teclas pesadas mesmo ..

Mas sonharei o resto da vida com um piano vertical no meu quarto, vamos ver o que o futuro nos aguarda, de repente eu posso daqui um tempo até comprar um piano vertical e ficar com o meu controlador também, estudando o piano de dia, e o controlador a noite .. é um boa opção, mas quanto a isso ainda estou me decidindo;

Ouvir realmente faz parte do aprendizado, só nao posso deixar de praticar pra ficar ouvindo .. tenho que me programar melhor, ouvir em ocasiões que eu não puder tocar (transporte/empresa) e quando chegar em casa, apenas estudar .. é só eu me disciplinar melhor.

DDODS91
Veterano
# 08/ago/12 21:57 · Editado por: DDODS91
· votar

Pessoal, tem um cara da minha empresa querendo me vender um Roland Edirol FA (agora não me lembro se era 66 ou 101), vale mais a pena do que o Fast Track Pro ?

Ela é firewire, mas nunca ouvi ninguém falar à respeito dessa interface ..

No YouTube só achei um cara que gravou guitarra com ela, mas não achei tudo isso não .. mas o resultado meia-boca pode ser por conta dos VSTi do autor do vídeo, então nem arrisco opinar, alguém aqui já testou ou teve essa interface ?

Agora estou entre Fast Track Pro, Edirol e Scarlett 2i2, complicou !

DDODS91
Veterano
# 19/ago/12 13:58 · Editado por: DDODS91
· votar

Pessoal, alguém sabe o limite de dB do meu aparelho de som (C505) com fone de ouvido ? aqui está o manual;

Estou perguntando isso porque agora que eu readiquiri o Koss, eu tenho mania de ouvir bem alto, e fico com medo de ficar surdo, pois consigo sentir o Koss vibrar na minha orelha !

Levando em consideração a tabela da SBO

(Sociedade Brasileira de Otologia), o limite que o ouvido humano pode suportar sem se prejudicar é de 85dB, porém, como eu vou saber a quantos dB eu estou ouvindo música no meu aparelho de som ?

Tenho também um iPod Touch (3G) e queria saber o limite de dB que ele proporciona, sei também que pelo iTunes é possível aumentar ainda mais o limite de dB que vem de fábrica no iPod;

Tendo em vista que o limite de dB do Koss Porta Pro é de 101 dB, já me deixa preocupado em estar ouvindo nesse nível, pois quero me limitar a menos de 85 .. mais não sei como identificar o nível do qual estou ouvindo no aparelho de som e no iPod.

MMI
Veterano
# 19/ago/12 14:18
· votar

DDODS91

Se o aparelho está vibrando com você diz, está bem acima de 85dB. Este limite é muito próximo de uma conversa, em voz normal.

Se você tiver iPhone/iPad, procura por "Decibels" na Apple Store. Se não me engano tem algo parecido para Android também. É um decibelímetro meia boca que dá para ter uma ideia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Interface de Áudio

277.230 tópicos 7.306.372 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2013 Studio Sol Comunicação Digital