Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Dúvida sobre Interface de Áudio

Autor Mensagem
      DDODS91
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: DDODS91
      · votar

Ou seja, o que vai influenciar no resultado final do áudio é por onde eu vou ouvir a gravação para mixar e masterizar (monitor + acústica ou simplesmente headphone), e não necessariamente por onde eu vou ouvir na hora de gravar, como o MMI citou .. pois a captação será a mesma, correto ?

Acho que entendi, pois o próprio me indicou me acostumar com meus monitores e a acústica do ambiente, e em seguida, testar o áudio em diversos locais, para saber o que falta e o que sobra !!

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

pois a captação será a mesma, correto ?

É isso aí!
      Cuidado. Acho que você está esperando demais dos seus monitores, uma salvação da pátria sonora. Não é bem por aí... Hoje li um artigo interessante sobre monitores:
      http://forum.recordingreview.com/content/studio-monitors-do-we-expect- too-much-167/

DDODS91
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: DDODS91
      · votar

MMI

Entendi o artigo mais ou menos, de qualquer forma, valeu por enviá-lo.

Saberiam me dizer qual é o grande diferencial de se obter um monitor com um woofer e um tweeter grande ? no caso, eu vou mixar e masterizar num quarto de aproximadamente 2,8m², então, o tamanho do ambiente pode influenciar na escolha do tamanho do monitor ?

Pois eu penso que, quanto menor for o ambiente, menor deverá ser o monitor pela a acústica do tamanho do ambiente, pois quanto maior for o monitor, maior será a propagação de frequências, o que influenciará num todo no momento da mixagem e da masterização, estou correto ?

Estou em dúvida se pego um monitor com woofer de 5, 6 ou 8" .. poderiam me auxiliar nessa decisão, me dizendo os motivos mais coerentes a ser levado em consideração numa escolha como esta ?

elissandro
      Veterano
      # mar/12
      · votar

OLA PESSOAL?. QUEM SABE COMO FASSO PARA CONSEGUIR BAIXAR O PROGRAMA CONNECT PARA CONSEGUIR TOCAR OS TIMBRES DO XP 80 COM COMTROLADOR!.. VALEU!

DDODS91
      Veterano
      # mar/12
      · votar

elissandro

Desconheço este software amigo, desculpe ..

Então pessoal, poderiam me auxiliar com a dúvida anterior ? e aproveitando para perguntar mais uma coisa:

No caso, eu que vou gravar um simples controlador em linha, vocês acham que a mixagem e a masterização vai fazer muita diferença no resultado final do áudio ? pois me parece que essas etapas de tratamento de áudio não é muito levado em consideração quando vai se gravar teclado em linha .. estou correto ?

Será apenas um instrumento a ser gravado, então aonde entra a importância da mixagem nisso ? pois caso não houver necessidade de mixar, consequentemente, não haverá de masterizar, ou seja, o simples fato de eu gravar já vai me dar um bom resultado, desde que eu use uma boa interface de áudio e um bom DAW ?

Edson Caetano
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      Vai gravar um key apenas, na mix pode estar insertando efeitos, um compressor, equalizador, então mesmo umafaixa simples você está mixando

Masterização a nível de home é lenda, mas não sei bem ao certo os objetivos desta etapa ainda, mas é a hora que eu aumento ainda mais os níveis da faixa e termino fazendo a conversão de áudio de wav para mp3

O tamanho do monitor não importa, eu comprei um par com falantes de 8", o que importa mesmo é você conhecer o som das suas caixas

Ps. Também nem imagino o que seja conect

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Seu quarto é bem pequeno, logo seu monitor (que já é "near field") não precisa nem pode ser muito grande e potente.

Mesmo gravando um teclado em linha, você precisa sim de mixar e masterizar. Sempre tem que acertar alguma coisa, quando você grava 2 tracks, tem que acertar volumes, pan, depois equaliza, comprime, pode por exciter e efeitos em geral.

Só não concordo que masterização em home é lenda como o Edson Caetano falou. Claro, não vou comparar o que se faz num estúdio enorme e altamente profissional com o que se faz num cantinho de nossa casa, mas dá para fazer alguma coisa. É questão de comprimir, equalizar, acertar volume, não é simples, mas alguma coisa dá para fazer, a experiência conta muito, mas dá para fazer. O Felipe Lisciel é produtor musical e faz em casa. E aí?

Além disso, aqui no Brasil o pessoal tem mania de chamar home studio de algo bem precário, um cara na frente de um computador no meio da bagunça do quarto tentando dar nó em pingo d`água. Mas home studio, como diz o nome, é um estúdio em casa, simplesmente isso. Aqui no fórum mesmo já brigaram comigo dizendo que não é home studio o que o Foo Fighters, Ozzy, Slash e outros tem em casa, carinha tem a coragem de dizer que o que eles tem é um estúdio em casa e que aquilo não é home studio! Poxa, eu conheci o George Petit que é um dos grandes produtores de jazz e ele faz mixagem e masterização até via internet no seu home em casa (e que home!), e neguinho vem me dizer que não é possível masterizar em home? Olha só, por que isso não é home studio se no próprio video eles dizem que é home studio? Quem tem coragem de dizer e repetir seriamente que não existe masterização em home? Com todo respeito, amigos, rola sim.

Edson Caetano
      Veterano
      # mar/12
      · votar

MMI
      é culpa da internet hehe mas estou me redimindo e fazendo o curso de produção musical, e neste, tem todo o capitulo de masterização, que ainda vou chegar.... mas sempre relacionei a fase de masterização com a presença de hardware, equipamentos caríssimos, só esqueci que hoje existem plugins fabulosos para esta função que deram ainda mais gás aos nossos homes e poder aos meros mortais

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

Edson Caetano

Pois é, existem de fato os plugins e que fazem muita coisa. Mas existem também os home studios que são melhores que qualquer estúdio comercial no Brasil. Não vejo impedimento. ;-)

Edson Caetano
      Veterano
      # mar/12
      · votar

MMI
      Se levar em consideração que home Studio é um estúdio dentro de casa, se eu comprar a EMI e passar a morar lá, ela vira meu home Studio hehe concordo, então poderia dizer que uma Master em home Studio amador seria mais complicado?

Concordo com você, não é porque é home que não tenha recursos, mas para você em que consiste a masterização e se já posso fazer ela na mesma sessão da mix e se um mini Studio com uma placa simples de 16bits e 44khz, apenas, dependente exclusivamente de plugins faria o serviço?

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

Edson Caetano

Então, acho que tudo é possível sim. Claro, é proporcional ao amadorismo e grana investida no seu home, mas um home bem meia boca dá para fazer uma masterização bem meia boca, mas dá.

Acho que dá para fazer uma masterização nessas condiçoões sim. para mim masterização é um conjunto de técnicas e procedimentos para deixar o volume e o som de modo geral num "padrão" parecido com o do mercado, para que quando você misture as músicas num iPod, por exemplo, não dê um salto muito grande. Nisso você equaliza e comprime, acerta frequências e sons de forma que faça soar bem nos monitores, em caixas acústicas comuns, em iPods, em carros. É a definição que o Lisciel usa no vídeo usando T-Racks.

DDODS91
      Veterano
      # abr/12 · Editado por: DDODS91
      · votar

Pessoal, venho novamente fazer outra pergunta:

Ao assistir vídeos, ou até mesmo ouvir músicas, eu noto claramente alguns ruídos, esses ruídos são notáveis tanto pelas minhas caixas de som quanto pelo meu fone, pelo fone o ruído é muito mais notável ..

Esses ruídos são proveniente do que ? da placa de som do PC, dos transmissores de áudio (caixas/fone), ou da própria música ?

A minha opnião particular, é que seja da própria música e também dos transmissores de áudio, pois algumas músicas eu noto ruídos menores, porém outras, maiores .. quanto aos transmissores, eu me lembro que ao ouvir a mesma música em diferentes fones, o ruído era menos notável, não sei dizer se a placa de som tem influência nisso;

Esses ruídos também poderiam ter ligação direta com a interface de áudio usada na gravação ? a mix e/ou a master também poderiam ter ligação nisso ? estou achando que pode ser um conjunto de fatores ..

Me lembro que o MMI havia dito que a Apogee Duet 2 tem um pré muito menos ruidoso do que a FTP, apesar de até agora eu não ter comprado a minha 1ª interface, deduzi com isso que, a interface de áudio usada na gravação pode ter uma GRANDE influência nisso ..

Uso um fone extremamente básico (Philips SHM1900), apesar de eu preferir e pretender comprar novamente o Koss Porta Pro, e quanto as caixas, eu uso o aparelho de som Philips FW-C505, apesar de eu pretender futuramente pegar um par de monitores de referência (KRK Rokit RP6 ou RP8 G2);

Quero deixar dois exemplos para vocês ouvirem e darem suas opniões:

Essa música parece que do início ao fim tem uma panela de pressão ligada, prestem bem atenção, fora os ruídos no decorrer da música, bem notáveis na hora dos graves, pode ser que vocês notem menos ruídos, pois os transmissores de áudio pode ter influência nisso, mas quanto a "panela de presão" creio que será notável independente do transmissor;

Já a música desse vídeo tem muitos ruídos, também do início ao fim, quando eu digo ruídos, eu me refiro a um som característico de uma TV ligada em um canal sem sintonia:

MMI
      Veterano
      # abr/12
      · votar

DDODS91

Ao assistir vídeos, ou até mesmo ouvir músicas, eu noto claramente alguns ruídos, esses ruídos são notáveis tanto pelas minhas caixas de som quanto pelo meu fone, pelo fone o ruído é muito mais notável ..

Esses ruídos são proveniente do que ? da placa de som do PC, dos transmissores de áudio (caixas/fone), ou da própria música ?

Poxa aí você me complica! :-)

Não sei que vídeo ou músicas você se refere. Tem muita gravação que acontece mesmo de entrar ruídos, como um respiração ou suspiro de um músico tocando instrumento microfonado, um pé que se move alguma coisa é comum escapar. Isso em produções de grandes estúdio também.

A coisa pega quando se pega essas produções caseiras e home studios e acho que é isso que você se refere, aos seus 2 exemplos. Tem um chiado chato na primeira música inteira e na segunda ele é mais perceptível no início e no fim, mas tem no meio também, diria que está mais aceitável.

Não dá para sair apontando onde está a fonte de ruídos dessas gravações só de ouvir. Várias coisas causam ruídos, problema de aterramento, cabos, interferências... No segundo, o sujeito não está gravando o video pela filmadora mesmo? Se for, está muito bom. De toda forma, aterramento e cabos se você quer gravar um pouco melhor você precisa cuidar disso.

Interferências é mais complicado. Tudo que é transformador gera interferência eletromagnética. O grande problema é que computador é uma baita fonte de interferência, sem falar em ruído de ventoinha que para microfonar complica a vida do cidadão que grava no seu quarto. No seu caso, o próprio teclado/piano tem transformador, isso para não falar de modem, roteador, monitores de áudio (esses costumam ter blindagem) e de vídeo, impressora e todo o carnaval que se monta no seu quarto de home studio gera interferências. Por isso que em casa eu prefiro gravar num notebook, mas especificamente um MacBook, por ser muito mais silencioso que qualquer PC-desktop.

Tem a questão da interface também... Aqui em casa eu tenho um Presonus Tube Pre, Comp16, EQ3B e um HP4 (amp de headphone), tudo num rackzinho da Presonus, mais um Pré Millennia TD-1, fora os prés da Duet2. A questão é que quando os fabricantes fazem uma interface mais em conta, não tem por onde escapar, precisam poupar no pré e no conversor. Por isso também que você vê tanta discrepância de preços, uma interface de 2in pode custar 5 vezes o preço de outra. Já parou para pensar que um pré igual ao meu, de 1 canal, que não é o mais caro que existe nem de perto, custa hoje quase U$ 1900,00 enquanto uma Fast Track Pro custa U$ 199,99 e tem 2 prés, conversor etc?

A diferença principal entre prés é o quanto são coloridos ou transparentes, o quanto são capazes de dar ganho e o nível de ruído. Simples assim.

Ah, a mix/master também podem ser causa e solução para o problema. Quando não dá jeito de eliminar o ruído, um Noise Gate ajuda bem, mas sempre insira bem no início, antes de equalizar, comprimir ou mexer muita coisa (não vai comprimir, botar delay e reverb num som que você quer tirar!). Se o ruído for de rede elétrica, 60 Hz, com um equalizador paramétrico dá para selecionar essa frequência e retirar essa frequência bem específica e fechada, sem alterar as frequências ao lado.

Ô mania de falar demais! Desculpe! Abç

Maestron
      Veterano
      # abr/12
      · votar

MMI

Que falar demais nada, essas suas informações ajudam muita gente! Valeu!

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

A coisa pega quando se pega essas produções caseiras e home studios e acho que é isso que você se refere

Essas duas gravações que eu postei também são microfonadas, o autor desses vídeos não usa o microfone da câmera, provavelmente usa microfone condensador.

Mas de qualquer forma, não notei nenhum barulho procedente do ambiente como você mesmo havia dito que é muito comum encontrar em gravações microfonadas (suspiro, etc).

Os ruídos do qual eu havia especificado, seriam um barulho bem específico, creio que seria até melhor eu tentar postar de algum forma apenas esse ruído, não sei se os meus transmissores tem influência nisso, mas o barulho de "vapor" que parece estar saindo de uma panela de pressão na música do Final Fantasy era bem notável de fundo.

Como eu vou gravar em linha, o que mais vai me preoculpar é a questão dos ruídos mesmo, e não das intervenções do ambiente microfonado.

Estou decidido em pegar um piano digital e gravá-lo no Mac, estou correndo atrás do Kontakt 5 e do Pro Tools 9, quanto a interface, é como eu havia dito, a FTP vai ser para começar mesmo .. futuramente eu a substituo por uma interface se possível de apenas 1 canal com um pré melhor, que é o seu caso ..

Enfim, estou no começo do processo de aquisição dos equipamentos e acessórios, então é bom eu me informar bem para começar bem ! vou procurar avaliar melhor as interfaces, de repente por um pouco mais eu começo uma interface bem mais benéfica do que a FTP .. nunca se sabe.

Você havia me dito que apesar de ser das 6 cordas, já havia estudado muitos anos piano, então você saberia me dizer se neste vídeo o autor gravou em linha (por ser um piano digital), e se ele usou interface de áudio, ou apenas gravou no possível armazenamento do piano, do qual eu já vi, alguns pianos da roland oferecem entradas USB para você gravar o áudio diretamente num pendrive ..

Eu particularmente não acho que foi microfonado, pois os pianos digitais não tem bons falantes, e no vídeo não da para ver nenhum microfone, e pela qualidade que se nota da gravação, eu tenho quase certeza que isso foi gravado em linha, resta saber se foi utilizado interface ou gravado diretamente numa mídia removível, parece ser uma pergunta estúpida, pois talvez você poderia se perguntar: "como é que eu vou saber ?"

Mas sei lá, pelo fato de você ser mais experiente na questão, então você poderia arriscar uma opnião de como foi gravado ? essas gravações em piano digital são excelentes ! quero fazer o mesmo, abraços !

Edson Caetano
      Veterano
      # abr/12
      · votar

Arriscar uma opinião... sim hehe isso aí foi gravado em linha, não vejo nenhum sentido microfonar um instrumento digital, detalhe no cantinho do piano é um notebook quase fechado, provavelmente com o cabo usb midi e com a daw comendo

Você esta com o mesmo pensamento que eu, gravar tudo em linha mesmo, hoje não sei se eu teria qualidade a adicionar gravando acusticamente

MMI
      Veterano
      # abr/12
      · votar

DDODS91

Talvez você não entendeu ou eu não tenha sido muito claro... ;)

É difícil identificar a fonte de ruídos em casa, ainda mais em gravações do Youtube. Mas em casa você fuça, mexe e descobre.

Eu concordo com o colega Edson Caetano, instrumento eletrônico se grava em linha, microfone é para captar as cordas de um piano vibrando. Os pianos e teclados atuais são tão bacanas, com saída estéreo, bom som, para mim é muita sacanagem microfonar, tem que saber muito bem o que está fazendo. Eu ouvi bem claramente o ruído dos dois videos que você postou. Mas vamos analisar esse último...

O ruído é bem claro na música toda. Peguei um programinha de baixar o som dos videos do youtube e baixei em alta qualidade com o aTube Catcher. Antes disso, vale lembrar que pode ser que alguém se meta a gravar com uma filmadora, usando o microfone embutido, mas não creio que alguém em casa vá meter microfones nos falantes de pianos digitais. Não deve também ter sido gravado na interface do teclado porque costuma ser bem feita e não esperaria tanto ruído, está gravando direto da fonte! Mas vamos para a música que virou arquivo de alta qualidade (pode ser MP3 mesmo)...

Joguei esse arquivo na minha DAW. Primeira constatação foi que a gravação está muito baixa, precisava subir um pouco os picos (dar ganho) e talvez comprimir um pouco. Só isso já me diz que não parece que foi manipulado esse áudio, pode ter sido feito numa câmera e foi do jeito que saiu ou uma gravação sem muito capricho numa DAW. Vamos mexer nesse ruído, para isso peguei o equalizador paramétrico e loopeie o início ou o fim onde o ruído fica isolado. Se você não conhece o ruído de 60 Hz, coloque a frequência em 60 Hz, o ganho no mínimo e um Q alto, 2: caraca, não funcionou, isso não é ruído de rede elétrica, não é ruído de linha. Beleza, então diminuí o Q para 0,3 e fui correndo as frequências: uau, lá para 4 kHz sumiu o ruído! Então aumentei o Q para deixar o mais fechado possível, só que esse ruído é o da pior raça possível, tem banda de frequências larga, não dá para fechar, tira o brilho do som. De toda forma, comprimi bem pouco, ataque lento e release lento, 1,5:1 de ratio e pequeno ganho, dei um bounce e botei no meu soundcloud só para você ouvir e ver que fiz isso mesmo e saber o resultado, que é plenamente factível por você mesmo (vou apagar, só para referência sua). Veja que o ruído diminuiu, era essa a intenção, mas o som do piano teve seu prejuízo e pagou um preço.

Conclusões: isso não é ruído de rede elétrica de 60 Hz e não está com o áudio bem gravado. Grande chance de ser interferência eletromagnética devido a algum transformador, pode ser um cabo ruim. Não deve ser gravação de câmera, mas pode ser um mic ruim sim. Com cuidados você faz melhor em sua casa, com qualquer FTP da vida, bons cabos, tempo e paciência.

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

Bem notado este detalhe do notebook, de fato não há sentido microfonar falantes de um piano digital.

Porém, o piano digital por si só pode emitir um timbre como este do qual ouvimos ? fazendo assim, o músico usar apenas um DAW, descartando o uso de VSTs ? pois se um piano digital proporcionar um timbre tão belo como este, então eu usarei VSTs apenas para simulações de outros instrumentos mesmo ..

Outra dúvida é: você havia dito para mim que usava "P.A." em seu piano digital, não é ? essas supostas caixas P.A. proporcionam um bom timbre ao ligá-lo no piano ? pois quando eu pegar um piano digital, vou também querer apenas tocar, sem necessariamente gravar, e nesses momentos, não vou querer usar falantes do próprio piano, aí que irá entrar caixas externas, esses P.A. são bons para essa finalidade ? ou há algo mais "adequado" ?

MMI

Não deve também ter sido gravado na interface do teclado porque costuma ser bem feita e não esperaria tanto ruído

Entre gravar diretamente na interface do piano digital ou numa interface USB, qual você acha mais benéfico nessa questão de menos ruído possível ?

Desculpe a minha ignorância, mas como assim está gravando direto da fonte! ?

Este processo de tratamento no áudio que você realizou, seria a equalização e a compressão ? estes dois procedimentos fazem parte do contexto mix, ou master ? e conforme você havia me dito, se eu mesmo posso fazê-los, no caso eu poderei fazer por aquele "T-Racks" do qual você mostrou, aonde o Lisciel usava ?

MMI
      Veterano
      # abr/12
      · votar

DDODS91

O piano digital pode sim dar timbres muito bons, muitas vezes superando o som de simuladores e controladores MIDI. Mas numa gravação muitas vezes você vai precisar usar algum VST, como o próprio T-Racks, por exemplo, para comprimir ou botar algum reverb, por exemplo.

Pianos digitais vão bem no PA para amplificá-los. Os PAs basicamente são amplificadores bem transparentes com caixas acústicas para reproduzir com fidelidade todo o espectro sonoro. Para tocar em casa, monitores ativos dão conta do recado muito bem. Para tocar fora, geralmente o local tem algum sistema desse tipo, mas se você pensa em ter um, compre um ativo também (que não vai precisar de amplificação externa), esse aqui acho legal mas é meio caro.

Entre gravar diretamente na interface do piano digital ou numa interface USB, qual você acha mais benéfico nessa questão de menos ruído possível ?

Claro que depende do seu piano, né? De qualquer forma, o piano é digital, certo? Isso quer dizer que ao você pressionar uma tecla ele vai gerar sequências de 0 e 1 que traduz o som. Na interface dele existe o "conversor", ou seja, o que chamam de AD/DA, que transforma o sinal digital em analógico, numa onda senoidal que traduz o som analógico. Se você manda para uma interface de gravação, ela vai passar no conversor dela para transformar na linguagem digital do computador, a sequência de 0 e 1 de novo. Nessas transformações existe a possibilidade de entrar interferências ou problemas com o cabo, mistura com o sinal analógico. Outra questão é que você está submetendo o sinal à qualidade de 2 conversores. Se você tem a possibilidade de usar direto o sinal digital que sai quando você faz o acorde nas teclas e mandar para o computador, sem conversão, não há interferências nem problemas de qualidade de conversão!

Este processo de tratamento no áudio que você realizou, seria a equalização e a compressão ?

Sim, tudo VST.

estes dois procedimentos fazem parte do contexto mix, ou master ? e conforme você havia me dito, se eu mesmo posso fazê-los, no caso eu poderei fazer por aqueles "T-Racks" do qual você mostrou, aonde o Lisciel usava ?

Não está nem perto de uma masterização caseira. Uma das principais funções da master é deixar o volume próximo das gravações comerciais que se ouve em CDs, por exemplo. Eu até sei que chegou mais próximo disso que o original, mas isso eu diria que é uma mix bem rápida e simples. Se fosse algo sério eu faria diferente, na master iria um exciter talvez para acertar os agudos, compressão paralela, efeitos estéreo... Isso eu nem fiz pelo T-Racks - estou com um probleminha com ele -, fiz com os plugins básicões do Logic Pro. Mas qualquer DAW faria isso sem problemas. O T-racks, por exemplo, tem compressores e plugins em geral melhores que esse. Aquele video do Lisciel é uma masterização (a parte mais difícil) caseira de metal usando o T-Racks.

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

Você acha que o timbre do vídeo a seguir, é do próprio piano digital ou de um simulador ?

Estou pensando em pegar um Yamaha Clavinova CLP, estou pesquisando aqui com calma os modelos, porém, você já testou ou já ouviu o timbre dessa linha da Yamaha ? você acha que os timbres deles são capazes de alcançar ao do vídeo ?

Pois eu tenho a seguinte visão: priorizar o melhor instrumento (com o preço acessível ao meu alcance), e em seguida começar a adquirir os acessórios de produção musical para migrar nessa área de mix e master, fazendo assim cursos, para adquirir conhecimento à respeito, etc ..

Mas antes mesmo de começar a mexer com mix e master, quero fazer o básico: gravar com qualidade. pois como você mesmo disse, esses vídeos provavelmente não foram manipulados por DAWs, mas mesmo assim tem um certo nível de qualidade (apesar dos ruídos e outras imperfeições que podem ser melhoradas), eu quero de início alcançar o nível exato de qualidade dos vídeos, para em seguida, aperfeiçoá-los com a mix e a master ..

Por isso peço conselhos seu, e dos demais usuários do tópico, para de início começar a gravar tão bem quanto aos autores dos vídeos.

Edson Caetano
      Veterano
      # abr/12
      · votar

DDODS91
      É o próprio piano digital, timbre bonito mas qualquer piano digital legal faz isso aí, incluindo os clavinovas, pode encarar sim o melhor piano que seu dinheiro puder pagar que ficara bemservido desse timbre, e nao vai ficar usando vst nao, vai usar o seu piano

MMI
      Veterano
      # abr/12
      · votar

DDODS91

Eu sou da opinião que você deve comprar o melhor que puder, em alguns casos até o que não puder, a não ser se estiver "testando" se gosta, se vai conseguir tocar. Sabendo o que quer, tente comprar o melhor que der. melhor algo que vai lhe agradar por anos do que comprar um que ano que vem você vá querer vender, pegar outro e ir trocando. Issso dá um prejuízo danado!

Eu não vou palpitar sobre qual marca ou modelo, o Edson Caetano e o pessoal do fórum de teclado sabe muito mais que eu. Mas com certeza, no nível dos modernos atuais, é fácil fazer isso aí.

J.Dionatan
      Veterano
      # abr/12
      · votar

Caraí, que tópico bom este para quem ta começando no mundo dos Home Studio!!! Parabéns ao mestre MMI pelas excelentes contribuições, e Edson Caetano eu começei aquele curso intensivo de Home que tinha falado! Só fiz uma aulinha mas já vi que será legal, só o fato de mexer num home estúdio de responsa já valerá a pena. Se quiser eu lhe envio depois um material basicão mas bem legal que peguei.

MMI
      Veterano
      # abr/12
      · votar

J.Dionatan

Mestre? Não... Sou um curioso de anos de estrada, mas não tenho formação na área. To aqui para dividir o que sei e aprender também. Música é minha terapia - devo estar muito louco porque estou em terapia já tem horas hoje. hehehehe
      valeu, abraço

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

Acho que descobri a fonte do ruído ! estou suspeitando do meu fone de ouvido (Philips SHM1900), pois notei que quanto maior o volume, maior é a distorção .. mas isso vai ser resolvido com a reaquisição do Porta Pro.

Quanto ao piano digital, estou em dúvida se pego o Yamaha Clavinova CPL-440, ou o CVP-501 .. a diferença de preço é mínima entre ambos, embora que, se eu pudesse escolher mesmo, iria de Kawai CA-93, por ser a versão mais recente do piano digital usada pelo Verdegrand (Kawai CA-9), mas o preço dele vale os dois Clavinovas, assim fica inacessível !

Achei essa imagem interessante, pensei em fazer o mesmo, mas aí que entra a questão: quanto eu for fazer a mix e a master, ficaria ruim demais eu ter que locomover os pedestais com os monitores para onde estiver o Mac, e vise-versa .. então acho que ao lado do piano deixarei caixas P.A. mesmo, estou ainda decidindo essa questão .. alguma sugestão ?

Outra dúvida: tenho um suporte da Stay 1100/1, a única coisa que eu não gostei desse suporte, é que para colocar estante de partitura, tem que por meio de lado, pois a base (ou sei lá o nome da peça) é alta, e não permite que eu centralize a estante, então eu queria saber se existe um "suporte" de partitura que dê para incluir no meu controlador, ficando semelhante (ou indêntico) ao dessa imagem ..

Fico no aguardo ! abraços.

J.Dionatan
      Veterano
      # abr/12
      · votar

DDODS91
      Eu tinha um PSR 510 com esta porta partitura rsrs. Cara se você tem um 1100/1 tenta colocar as partituras na parte alta da torre mesmo, talvez até retirando o suporte de partituras daqueles porta-partituras dobráveis, e adicionando ao stay.
      Inclusive eu tenho uma 1100 também e um porta-partituras, acho que vou tentar seguir o meu conselho e depois te conto. Apesar que eu coloco uma mesinha de som pequena nesta posição.

DDODS91
      Veterano
      · votar

J.Dionatan

Na torre fica estranho amigo, sei lá .. a partitura fica dobrada, sem falar que só da para apoiar uma folha.

Já com o porta-partituras, daria para colocar se duvidar até 4 folhas lado a lado, a única coisa que me deixa com um pé atrás em comprar suporte X e usar estante de partitura, é que algumas pessoas dizem que o suporte X treme bastante.

Já o Stay, como você mesmo sabe, é bem estável e fixo, só uma vez eu cheguei em casa e vi meu teclado no chão com a base desmontada rsrs ..

J.Dionatan
      Veterano
      # abr/12 · Editado por: J.Dionatan
      · votar

então, a idéia é adptar o porta partituras à torre da Stay, vou tentar fazer algo depois eu conto ok.

tipo isto aqui:

http://www.musicalcentersom.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&c odigo_produto=1415

MMI
      Veterano
      # abr/12
      · votar

DDODS91

Se você não quiser montar seu home nos moldes do que fez nosso colega Edson Caetano, tem algumas opções...

Uma opção é desenhar com um marceneiro uma mesa para seu teclado com um stand para partituras e uma mesa de correr embaixo do seu piano (se não for usar um MacBook).

Outra opção é montar seu home como na foto e ter uma mesinha de correr (teclados e mouse sem fio são ideais para isso), com rodinhas, para puxar e colocar no local que você quiser (alguns estúdios fazem assim). Você tem que ver o que é o ideal para você, se você vai tocar e estudar mais e gravar menos, ou vai gravar muito, o desenho ideal para seu espaço...

DDODS91
      Veterano
      · votar

J.Dionatan

Interessante este porta-partituras, vou comprar também !

Edson Caetano

Você ainda está fazendo o curso na Academia do Produtor Musical ? se sim, a quanto tempo ? está valendo a pena ? estou pensando em fazer, estou com 2 PDFs do Dennis e achei muito bom.

MMI

Interessante o projeto do Edson Caetano, estou aos poucos removendo algumas coisas do meu quarto para sobrar o máximo de espaço possível para deixar o meu projeto semelhante, mas não idêntico .. pois no meu caso vou usar apenas um piano digital, ao invés de 3 teclados, como ele fez ..

Além do piano, usarei também o par de monitores nas laterais, conforme o Edson fez, e também acrescentarei na lateral do piano uma filmadora com suporte, creio que mais nada será incluso ..

O problema mesmo está sendo a questão do Mac em relação a posição dos monitores, já pensei em mandar fazer uma mesa planejada "all in one" mas desisti, pois não pretendo ficar com o Keystation Pro por muito tempo, ele será um "quebra-galho" até eu pegar o piano e desfazê-lo dele.

Quanto a segunda sugestão, estou pensando como seria este tipo de mesinha, pois provavelmente esta será a solução, resta agora eu saber como é exatamente esta mesinha, rsrs ..

Tenho algumas dúvidas, se possível, poderia me esclarecê-las ?

1. O Logic Pro 9 é compatível com o FTP ?
      2. O Kontakt 5 é compatível com o FTP ?
      3. O Kontakt 5 é compatível com o Logic Pro 9 ?

Basicamente está é a minha pretenção inicial de VSTi, DAW e Interface .. estou com o Kontakt 5 + 46GB de samples completo no HD, e também com o Logic Studio 9 com cerca de 70% de seu conteúdo total (7 DVDs com cerca de 7GB cada um), praticamente falta apenas o FTP.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Interface de Áudio

302.822 tópicos 7.837.847 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital