Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Dúvida sobre Interface de Áudio

Autor Mensagem
      makumbator
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Uma coisa que parece estar te confundindo, é achar que um monitor por ser quase flat(na verdade, nunca será totalmente neutro) ele altera o timbre do instrumento ou mix. Mas na verdade ele costuma mostrar mais as características intrínsecas da gravação ou instrumento tocado ao vivo, sem as interferências de caixas comuns, que com seus "super bass, surround sound, e super Eqs" acabam alterando ainda mais o resultado final.

Obviamente, a acústica do ambiente da escuta é quase tão importante quanto os monitores em si, uma vez que a audição não se dá fora de um espaço físico real, que irá colorir o som exibido.

Vc pode ouvir o que quiser com os monitores, seja um CD, DVD, jogos, mixagem, gravação, meramente tocar o instrumento sem gravar...

DDODS91
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: DDODS91
      · votar

makumbator

A sim, atualmente uso um aparelho de som ligado ao meu PC e no meu controlador, ele tem sim opção de reforço no grave, e sons ambientes .. coisas que realmente altera o timbre original do que se está ouvindo ..

Mas é bom saber que os monitores tem um som agradável mesmo não tendo sets de alteração de timbre. quanto a acústica, acho que é algo que deverei me preoculpar mais adiante, pois como irei gravar em linha, isso não será de grande importância para mim ..

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

O áudio ficará com a equalização exata do qual foi mixada ? pois eu fico pensando principalmente na possível ausência de graves e talvez num médio desagradável ..

Uma das razões da masterização é fazer que soe bem não só em monitores, como em aparelhor de som comuns. Pode ter certeza que um CD tem que soar bem na master para poder ficar legal no som do carro, por exemplo.

Os aparelhos de som que você está acostumado tem sua curva de equalização, mas parece que você está pensando que fazem uma equalização absurda. Não, não fazem! Os graves estão presentes sim, assim como os médios jamais serão desagradáveis. É só um pouco diferente, mas é uma questão de alta fidelidade, nõa de baixa que estraga o som.

Mesmo gravando em linha, é preciso cuidar do seu som na hora de equalizar. E para isso tem que cuidar, mesmo minimamente, do seu ambiente - ou pelo menos saber compensar. Não basta só os monitores, tem que posicioná-los e estar atento com a sua sala.

makumbator
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      pois como irei gravar em linha, isso não será de grande importância para mim ..

Conforme o MMI citou, a acústica importa não só para gravação com microfone, mas também em linha, uma vez que você estará ouvindo o som dos monitores em um ambiente físico real, com suas características peculiares.

Vale o mesmo para mixagem e edição do material gravado. A ambiência influi nas decisões tomadas(seja som em linha ou não), pois ela altera o som ouvido(afinal, além do som direto, saindo dos cones dos falantes, há os sons rebatidos e absorvidos pelo ambiente de escuta).

Mas isso é algo que vc pode ver mais para frente, o mais importante agora é pensar no posicionamento da caixa na sala, principalmente quando estiver mixando.

DDODS91
      Veterano
      # mar/12
      · votar

MMI
      makumbator

O fod# é que eu quero colocar os monitores no meu quarto, em um apto.

Vale a pena tratar um ambiente do qual terá um guarda-roupa e uma cama ? rsrsrs .. se sim, a grosso modo, quanto eu gastaria em média para fazê-lo ?

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Vale a pena tratar um ambiente do qual terá um guarda-roupa e uma cama ? rsrsrs .. se sim, a grosso modo, quanto eu gastaria em média para fazê-lo ?

Claro que vale, pode ser minimamente tratado sem gastar nada ou gastar milhares de reais contratando uma empresa e fazendo uma obra. Como tudo nessa área, tem a solução barata (nesse caso de graça) até a caríssima, é com você!

Se informe a respeito...

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

Vou pesquisar a respeito sim, quero montar um home studio no meu quarto e cada detalhe é crucial !!

Aliás, o pouco que eu pesquisei até agora, já tenho em mente a pretensão de colocar placas sonex nas paredes daqui, vocês aconselham ?

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

É legal sim. Mas antes disso, posicione bem seus monitores, coloque espuma/isopor embaixo deles, pense bem o local que você vai escutar. Se der, coloque as placas de sonex.

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

Para que seria a espuma ou o isopor em baixo dos monitores ? e a respeito do local, seria o posicionamento dos mesmos no quarto ?

Acabei de pegar o Macbook:

Mac OS X 10.6.8
      C2D 2.0
      3 GB RAM DDR2

Agora é só baixar os apps ! ou melhor, falta algumas coisas ainda .. a FTP, os monitores, o tratamento acústico, a filmadora .. e o koss porta pro denovo, porque o meu 1º estragou e eu joguei a embalagem com a garantia de um ano fora %$*#!

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

a respeito do local, seria o posicionamento dos mesmos no quarto ?

Sim, também.

Para que seria a espuma ou o isopor em baixo dos monitores ?

Para seu móvel não vibrar e atuar como um filtro, gerando som também. Sabe o lance de colocar um diapasão numa mesa e sair um som mais alto que o do próprio diapasão? É isso...

eu joguei a embalagem com a garantia de um ano fora %$*#!

Eu já fiz muitas dessas! hahahahaha (aproveitando para rir porque quando foi comigo fiquei puto)

Parabéns pelo computador, você vai gostar dessa maquininha.

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

Valeu !!

O tratamento serve apenas para atenuar ao máximo a reverberação não é ?

Edson Caetano
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      Porque ao máximo, o objetivo não é obter uma sala anecóica, e sim uma sala natural, dependendo do ambiente tem reverberação que é aceitável e até mesmo desejável

Estou lendo muito sobre acústica e recomendo, entender os principios do som é fundamental para conseguir tentar melhorar a sua sala

Legal seria tentar fazer um estudo da sua sala / quarto para ver que frequencias vai precisar trabalhar mais, tem uma tabelinha do grande Sólon do Vale que calcula isso

Mas facilito a tua vida, até mesmo porque estou treinando isso neste momento, coloque as medidas exatas da sua sala, C x L x A e tento falar um poquinho mais de acústica para você

Até mais

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

O tratamento serve apenas para atenuar ao máximo a reverberação não é ?

Sim. A questão é que algumas frequências reverberam mais que outras, então atua como um "filtro" e vai dando uma equalizada no seu som. E nisso pode acontecer de você acertar seu timbre para que fique bom só na sua sala, em todos outros lugares acaba ficando uma droga. Lembro uma vez, bem principiante, me pediram para equalizar o som de um baixo, umas 10 tracks. Fiquei um tempão acertando o som do baixo numa sala não tratada nem minimamente, com um sub-woofer ligado. Conclusão? Ficou péssimo, tive que jogar fora todo trabalho, mas muito legal para ouvir onde fiz.

A grosso modo, quando você vai num imóvel desocupado, sem nenhuma mobília, só paredes, para conversar dá um eco que incomoda até para conversar. O mesmo acontece numa sala com carpete e espuma em todas paredes. No fundo a reverberação é desejada numa quantidade que não é mínima nem máxima, além dela atuar como filtro de frequências "equalizando" seu som.

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

Vou estudar a respeito sim, bom .. as medidas são a seguinte:

2,95 x 2,45 x 2,45

MMI

Então no momento de uma mixagem, o que seria adequado para um bom resultado de áudio, seja ele reproduzido em qualquer caixa, ou qualquer lugar: um ambiente tratado ou não tratado ?

Outra dúvida é a seguinte: todo objeto que estiver dentro do estúdio coopera com a eliminação do reverb certo ? então como eu vou gravar em um quarto, do qual já tem grandes objetos (cama, guarda-roupa, computador), a aplicação do sonex seria em pequena quantidade, não é ?

Pois no caso, creio que seria um exagero colocar sonex em toda a parede e teto do quarto, pois assim eu acho que a supressão de reverb seria exagerada .. concordam ?

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Então no momento de uma mixagem, o que seria adequado para um bom resultado de áudio, seja ele reproduzido em qualquer caixa, ou qualquer lugar: um ambiente tratado ou não tratado ?

Tratado, nem que seja minimamente. Mas até se acostumar com o som de seus monitores e seu quarto, teste o som no carro, celular, iPod,para ir pegando o que falta e sobra, vai pegando o padrão. Postar aqui no fórum ajuda, muita gente ouve e diz o que poderia melhorar.

Outra dúvida é a seguinte: todo objeto que estiver dentro do estúdio coopera com a eliminação do reverb certo ? então como eu vou gravar em um quarto, do qual já tem grandes objetos (cama, guarda-roupa, computador), a aplicação do sonex seria em pequena quantidade, não é ?

Sim, seu quarto já tem uma reverberação um pouco tratada, pelo menos geralmente os quartos tem. Você colocaria pouca coisa de sonex, meio como as almofadas no artigo que mostrei.

Pois no caso, creio que seria um exagero colocar sonex em toda a parede e teto do quarto, pois assim eu acho que a supressão de reverb seria exagerada .. concordam ?

Não sei como é seu quarto, mas concordo que em quase todos os quartos que conheço é verdade. Só em alguns pontos estratégicos, diria 2 metros quadrados no máximo num quarto que tem cama, armário, janela, cortina, mesa ou prateleira, objetos...

Edson Caetano
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      Segundo os meus cálculos modais sua sala tem:
      17,1m3 de ar - o ideal para salas profissionais segundo dados que eu tenho é acima de 70m3, a minha ficou com pouco menos da metade tambem hehe)
      40,92m2 de área total

A sua sala apresentou modos sobrepostos em 3 faixas 70Hz / 140Hz e 210HZ, estas serão as suas frequencias problemáticas que precisam ter o seu foco no tratamento para mudar este quadro

E outra que a progressão dos modos teria que ser gradual, a sua é uma escadinha com pico em 80Hz vale em 100Hz, pico novamente em 125Hz e vale em 160Hz

A frequencia de Schroeder deu 423,3Hz, aqui um ponto bom, me parece que acima de 250Hz é mais fácil de tratar os modos

Quando falo em Modos são modos ressonantes, estes modos devem ser absorvidos, ou transmitidos, transmissão é deixar passar o som de um meio para o outro, como deixar uma poprta aberta, algo que a gente não quer (vazar som para o vizinho por exemplo hehe)

Isso é importante para as ondas estacionarias problemáticas serem absorvidas, como percebe na área dos agudos não tem problema porque eles são fácilmente absorvidos, a treta é nos graves

Vou ter que refazer o calculo da sua sala, me de a distancia do ponto focal, falante do monitor até a parede, e desconte qualquer movel que tiver na parede oposta, aí vamos ver o que muda

Só para conhecer, existem absorvedores sintonizados para frequencias específicas

Mas é isso aí, manda as novas medidas para ver o que muda no cálculo

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

Vou fazer o seguinte, vou aplicar sonex nas paredes em pequenas quantidades, mas antes vou me informar bem a respeito do posicionamento do sonex em relação aos monitores, creio que isso influencie no tratamento ..

Edson Caetano

Só para conhecer, existem absorvedores sintonizados para frequências específicas

Quer dizer que não basta colocar qualquer tipo de sonex ? tem que ser um de acordo com a frequência que eu terei que eliminar ?

Bom, vamos ver se eu entendi a sua pergunta: se você pediu a medida da distância do falante do monitor até a parede do qual o falante está mirando, seria 1,92 .. só não entendi muito bem a respeito dessa dica:

"desconte qualquer movel que tiver na parede oposta, aí vamos ver o que muda"

Edson Caetano
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      Vamos recapitular, falei com o meu professor sobre o calculo de modos, mas isso tem haver com as medidas gerais da sala, e náo do monitor como tinha imaginado, desconsidere esta minha ultima colocação

Quando entender um pouco mais de acústica, vai ver que o as frequencias graves são tão poderosas que atravessam facilmente um sonex, ele é importante para para tratar as frequencias agudas, então a necessidade deste material é muito menor, e dá para saber muito bem aonde posicionar as placas

Para o tratamento primeiro temos que tratar as ondas estacionárias, que tem como faixa problematica os graves que vão até 200Hz, mais epecificamente naquelas que eu te passei acima, que foi onde os modos ressonantes acusaram problemas

Para tratar estas faixas, o melhor a fazer é absorver, mas não com qualquer material, mesmo que enchesse a sala de sonex não iria resolver, só ia piorar porque mataria a pouca reverberação existente, esta montando a sala em um quarto, então tem guarda roupas, cama, prateleiras, tudo isso vai acabar absorvendo os graves, talvez vai precisar construir alguns basstraps para acomodor nos cantos que sobrarem

seguido do controle de ruídos, vedar todas as frestas do quarto, para evitar que o som externo entre para a sala e evite que o seu saia, pense nisso, vãos de porta, janela, é o melhor a fazer, já que isolar esta sala provavelmetne é inviável

Agora a vez das reflexoes primarias, tem aquela ponteira laser aí, com ela dá para a gente brincar de CSI e mirar aonde as reflexoes primarias irão incidir, é só marcar nas paredes os pontos que irão precisar das placas de sonex, a linha reta é facil, para as paredes laterais com um espelho você consegue vizualizar a melhor posição, no final serão os pontos traseiros, os laterais, e os que ficam atrás dos monitores e o teto

Leia este artigo, acredito que ele vai ser bem importante para você, eu estarei fazendo isso exatamente hoje
      http://www.audicaocritica.com.br/utilidade/2130-upgrade-de-monitores-s em-gastar-nada

Vendo este esquema de posicionamento dos monitores, dá para fazer na sequencia o posicionamento das placas sonex, na tentativa e erro, até achar que ficou bacana

Hoje vou ficar o dia todo apenas posicionando o par de monitor e os pontos de reflexoes primarias, aqui na minha sala, não vou me preocupar ainda com os graves, acho que deve fazer a mesma coisa

Acho que é isso que tinha a falar, compliquei muito hehe, é que ainda sou novinho neste mundo hehe e só estou e vou tratar a minha sala

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

De fato a forma mais confiável de descobrir o melhor local para os monitores é seguindo os passos do artigo, assim que eu pegar meu par de monitores sem dúvidas farei o mesmo, a inclusão de bass traps atualmente vai ser um pouco complicado por conta dos móveis, mas ei de removê-los um por um do quarto, nem que eu durma no chão ! rsrs, quem dera !

Apesar de nós sabermos que a melhor forma de tratar um local é com a remoção máxima de móveis e objetos, isso se torna inviável em alguns casos, como o meu por exemplo .. mas não que isso me impeça de fazer um tratamento aqui, como MMI mesmo falou, com certeza vale a pena .. o próprio também citou que, para mixar, o ambiente tem que ser tratado, mesmo que seja minimamente ..

Quanto a vedação de frestas e vãos, isso infelizmente também será daqui a algum tempo, quando eu trocar de porta (que é uma pretensão), vou inserir uma apropriada para home studio, se você souber de uma e puder me indicar, eu fico agradecido .. quanto a janela, não tenho nada em mente que eu possa fazer para impedir que os barulhos externos entrem por ela, até porque a janela é o pior fator do quarto nessa questão ..

Sobre as "reflexões primárias" acho que não entendi muito bem, vou procurar artigos a respeito, mas caso você queira reexplicar, seria excelente, rsrs ..

Maestron
      Veterano
      # mar/12
      · votar

Apesar de nós sabermos que a melhor forma de tratar um local é com a remoção máxima de móveis e objetos

O que pesquisei dizia exatamente o contrário, que o maior erro é retirar estantes, móveis, objetos do local a que se pretende tratar a acústica...

http://www.youtube.com/watch?v=aIwy1-uiMHg&feature=fvsr

DDODS91
      Veterano
      · votar

Maestron

Tudo bem amigo ? pelo que eu entendi, o produtor do vídeo disse que, a remoção total das coisas em um estúdio pode causar excesso na reverberação, isso eu concordo totalmente, o mesmo citou o exemplo do banheiro, que normalmente é o cômodo menos ocupado por objetos ..

Mas a reverberação pode ser tratada, não estou dizendo que tratar um ambiente do qual tem móveis, objetos entre outras coisas não vale a pena, até porque eu mesmo serei um a fazer isso .. só estou dizendo que eu acho que, o conceito de tratamento mais adequeado (e não necessariamente o único adequado) é o minimalismo ..

Mas isso é relativo, creio que pode se conseguir um bom resultado de tratamento tanto em locais com ou sem nada, grandes ou pequenos, etc .. eu particularmente preferiria o meu quarto sem nada do que com os móveis, inserindo os itens de tratamento nas suas respectivas quantidades e em seus respectivos locais, além disso, tería mais espaço para colocar outros instrumentos e acessórios de home studio.

ped.mig
      Veterano
      # mar/12
      · votar

Interface de áudio ligado ao Macbook por um cabo firewire;
      Monitores de referência ligados a interface de áudio por dois cabos P10;
      Controlador MIDI USB ligado ao Macbook pelo cabo USB.

tá certinho, meu caro! é assim mesmo!

Maestron
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Cara, pretendo montar um estúdio nesse ano e saí pesquisando sobre o assunto. Também tinha a idéia de que quanto mais limpo, melhor o resultado... Aí veio esse vídeo e confundiu o meu pensamento, pois ele de fato fazia sentido...

No final, acho que você tocou no ponto certo e já me fez pensar diferente, é uma questão meramente relativa. Vai depender de cada sala em específico...

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

Achei aqui um vídeo que explica bem sobre reflexões primárias, valeu por dizer sobre esse fator que irá influenciar no tratamento ! baixei também o manual de bolso da produção musical, do Dennis Zasnicoff, pelo site que você recomendou (audicaocritica.com), e estou gostando MUITO !

Pelo andamento das coisas, acho que não vai faltar muito tempo para eu ter o conhecimento necessário para montar um home studio legal e começar a gravar com qualidade (eu acho).

É muito bom poder contar com a ajuda de todos vocês !!

Maestron

Aí veio esse vídeo e confundiu o meu pensamento, pois ele de fato fazia sentido...

E faz sentido sim ! lembre-se disso mesmo, a questão é relativa, cada ambiente terá o seu próprio resultado final.

O Rodrigo Itaboray faz ótimos vídeos a respeito de home studio em geral, mas fique ciente de que será comum encontrar algumas contradições entre os produtores musicais (digo produtores, e não eu), este vídeo é um exemplo:

O que devemos fazer é colher informações de todas as partes e descartar as mais suspeitas, de preferência, descartar uma idéia testando na prática, mas como isso nem sempre é possível, devemos procurar nos informarmos com o máximo de pessoas possíveis, e correr atrás para optarmos pelas melhores opções em cada decisão.

Edson Caetano
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      Maestron

Eu estou fazendo o curso de produtor musical do Denis Zasnicoff, por isso que tem muito deste assunto de tratamento que está bem fresquinho, porque é exatamente o módulo que estou cursando, como vocês devem saber meu Studio está em montagem, então foi um momento muito oportuno aprender isso

Fiquei na sexta feira 8 horas dentro da minha sala, só eu e os monitores, para definir de uma vez por todas a melhor posição, cheguei a conclusão, que a posição ideal é definida na hora, e varia de sala para sala, brinquei muito com os monitores, e acho que ficou excelente, hoje recomendo a todos antes de qualquer coisa posicionar os monitores, antes de qualquer tipo de tratamento

DDODS91
      Seu primeiro video explica direitinho as reflexoes primarias e como trata-las, meu professor indicou usar espumas de 1m2 para tal tarefa, vou colocar 2 nas laterais, duas nos fundos, duas no teto e duas nos fundos logo atrás dos monitores, só vai ter isso de espuma, como é pouca metragem, desta vez vou atrás de sonex mesmo, algo profissa, a espuma alveolar de tapeceiro sempre me deixou encucado, é um material extremamente inflamável, morria de medo de pegar fogo, tirando o fato que eu coloquei espuma na area total de todas as paredes, a úmidade era extremamente alta e hoje eu sei que não era e nunca foi o melhor tratamento para a sala

Vou fazer Bass Traps caseiros e colocar aonde sobrar espaço nos cantos da sala, e o resto dos moveis, que na verdade é uma poltrona e uma cadeira de escritório, prateleiras com livros, caixas, instrumentos, bags, e tudo mais de tralha que juntei durante uma vida terão de tomar conta de absorver e difundir o que der, rezando para a reverberação não ficar muito ruim

Minha sala será mais focada em mixagem, porque a minha gravação é com teclados, digital não tenho que me preocupar com acústica, por isso estou tentando otimizar para mixar

É isso aí, vamos manter contato, que este ano está saindo vários projetinhos de home studios bacanas

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Pelo andamento das coisas, acho que não vai faltar muito tempo para eu ter o conhecimento necessário para montar um home studio legal e começar a gravar com qualidade (eu acho).

Não me leve a mal... Nisso aí, eu acho que você tem que juntar muito conhecimento. Depois, praticar, praticar, até demais. A realidade é que cada um tem que buscar a sua verdade, não existe uma verdade absoluta. Acabei de ler o texto do manual de bolso da produção musical, vou dizer que honestamente não gostei muito não, tem passagens que não concordo muito e tem dificuldades e soluções que passam bem longe do texto. Mas é normal, é a mesma coisa com o Lisciel e o Rodrigo Itaboray, acrescento que um canal legal é o do Paulo Anhaia.

Hoje mesmo estourou um rolo com uns músicos que estou ajudando na produção musical. A verdade é que o resultado do álbum está muito bom, mas todos pecaram em alguma parte e podia sair melhor. E sem falar por mim, estou falando de músicos profissionais com mais de 25 anos de estrada, técnicos de um grande estúdio até com certo renome... Buscar qualidade é bem difícil, no fim sempre parece que faltou e as vezes faltou mesmo.

Mas é isso aí, precisa fazer com muito capricho sua sala e ir praticando. Daqui 1 ou 2 anos você vai voltar a ouvir seus trabalhos de agora e vai ver que muita coisa mudou e você se aprimorou, seu som melhorou. Boa sorte nessa sua busca.

DDODS91
      Veterano
      · votar

Uma dúvida que eu tenho a respeito da gravação, por exemplo, é o momento que eu for gravar em linha, mesmo eu tendo os monitores, a sala tratada e etc, eu poderei fazer a gravação com headphone, sem que isso me prejudique no momento da mix ou da masterização ?

É comum eu ver bandas gravando com headphones, mas uma vez que o processo da mix e da masterização seja feito separadamente da gravação, então há necessidade de utilizar os monitores mesmo na hora da gravação ? um vídeo como exemplo:

Edson Caetano
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      O pessoal grava com fone para monitorar sem interferir com a gravação microfonada, em linha acho que tanto faz, não acho que os monitores influenciam em alguma coisa neste caso

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Veja, os headphones tem algumas utilidades na gravação. Geralmente se começa com uma gravação dessa aí, "ao vivo", nos headphones vai o metrônomo para quem quiser, além de que se pode personalizar o som, o baixista pode querer o som da batera mais alto que o vocal e as guitarras, o vocal e o guitarrista podem querer a batera e o baixo sobressaindo e assim vai, essa gravação não é tão caprichada, pode vazar som nos microfones porque é só uma linha base para a gravação. Depois cada um grava sua parte com essa base gravada e o metrônomo. Ou seja, esse headphones do video tem a função de mandar uma guia para os músicos, pode ser a base ou um metrônomo, sem deixar vazar para os microfones.

Se você vai gravar em linha e sozinho, tanto faz se usa monitores ou headphones, não muda nada a captação do som. Se não muda a captação, não muda nada na hora de mixar, certo?

makumbator
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Sempre que eu gravo em estúdios profissionais aqui da minha cidade(contrabaixo elétrico na maioria das vezes, que juntamente com o acústico é meu instrumento principal), eu uso headphone, mesmo se não precisar.

O motivo é para me sentir mais "dentro" da música, e evitar a distração dos sons e pessoas na técnica, Muita gente uso o mesmo recurso, para tentar se integrar mais ao que está gravando, e não necessariamente para evitar vazamento.

Claro que muitos outros preferem usar os monitores em um caso parecido.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Interface de Áudio

303.326 tópicos 7.849.934 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital