Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Dúvida sobre Interface de Áudio

Autor Mensagem
      DDODS91
      Veterano
      # fev/12 · Editado por: DDODS91
      · votar

MMI

Mudei de vida ! daqui pra frente só Mac ! se o iOS do iPod Touch já é bom, imagine Mac OS X e seus apps ..

O GarageBand é um app vendido a parte ou já vem incluso a partir de alguma versão ?

MMI
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91

garage band vem instalado nos computadores. No iPad é baratinho...

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

Sabe me dizer se o piano digital dispensa o uso de monitores de referência ? ou eu posso usá-lo com ou sem, de acordo com a minha opnião ?

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91
      O Garage Band do IOS custa 5 dolares, pelo que ele é, é uma pechincha... realmente o estilo Apple do OS é fantástico...

Tem piano digital que tem amplificação própria, como o P95 e outros que não como o meu SP88

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

Estou pensando em pegar mês que vem o iPhone 3gs ou o 4, pena que não exista um método de eu ligar o meu controlador no iPhone ..

Seu piano digital é um Kurzweil Sp88 ? você liga ele em monitores de referência ?

Quantos pedais você usa nele ?

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91
      Esta desatualizado hehe
      a Ik lançou o IRig Midi tornando possível qualquer controlador existente com entrada Midi tradicional se comunicar com o Iphone / Ipod / Ipad, é fantástico, custa uns 300 mangos, tem alguns que funcionam com o Adaptador CCK caso do Behringer UMX, este custa menos uns 100,00 reais

Mas não compra o 3Gs não, ele é muito lento para os atuais apps, tem que ser o 4 ou 4s pelo menos

Meu piano digital e meus teclados eu ligo em monitores de referencia ou no meu PA, ou em caixa amplificada, tenho os 3 jeitos aqui, não vejo vantagem alguma ter a amplificação própria, só a facilidade, mas normalmente é um som mais fraco do que eu gosto hehe

Sobre os pedais, no piano digital só mesmo o sustain original da Kurz, no K uso 3 pedais, um sustain, um expression e um switch

DDODS91
      Veterano
      # fev/12
      · votar

Edson Caetano

Valeu pelo conselho ! vou de iPhone 4 mesmo .. interessante esse iRig, mas sei lá, quanto ao GarageBand irei preferir usá-lo no Macbook mesmo ..

Desculpa a minha ignorância, mas o que é um "PA" ? pré-amplificador ? ou falei besteira ?

Eu comprei semana passada 2 pedais pro meu controlador, o Behringer FCV100 de expressão / volume, e um Giannini sustain quebra-galho .. não gostei desse Giannini não .. muito pequeno, eu queria mesmo o M-Audio SP2. bem parecido com o seu da Kurz, pena que eu não achei na Sta. Ifigênia .. tem coisas que é só no MercadoLivre mesmo ..

Agora estou tentando usar o FCV100, meu controlador o reconheceu, mas ainda não consegui usar as duas funções do pedal .. e para que serve um pedal "switch" ?

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91
      irei preferir usá-lo no Macbook mesmo ..
      Quando estiver viajando na casa daquele parente mala, ou na fila interminável de um banco, vai querer ter pensado 2 vezes antes de não ter o garage band em seus iDevices hehehe, ele não substitui o irmão grande, ele auxilia, muito bom e como falei custa bem menos do que uma piza mussarela hehehe

Desculpa a minha ignorância, mas o que é um "PA" ? pré-amplificador ? ou falei besteira ?
      PA - Public Adress, seriam as grandes caixas destinadas ao público ouvinte, e que algums malucos mantem em casa (em versões muito reduzidas) como eu hehe, o meu é composto de uma Potencia de 1000w e duas caixas Full Range com Falante Principal de 12"'

e para que serve um pedal "switch" ?
      É um simples botão, serve para inumeras funçoes, posso mudar de timbre com o pedal, posso acionar efeitos, o que sua mente imaginar e atribuir a ele, isso tambem pode ser feito com os outros pedais, não precisa necessáriamente servir de sustain e de volume, pode atribuir outras funçoes se assim o desejar

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

A sim .. não sabia que PA eram caixas de som, sempre as vi na igreja;

Pedal de switch é um pedal programável então ? interessante, pois assim facilita mudar um timbre enquanto estiver tocando, bem mais prático do que parar de tocar e ter que ir com o dedo no botão do controlador ..

Estava vendo uns videos do seu Kurz, parabéns ! muito bom o seu piano digital .. tem timbres bem interessante.

DDODS91
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: DDODS91
      · votar

Pessoal, voltando as dúvidas ..

Já padronizei algumas escolhas para começar com gravação:

MAC
      GarageBand ou Logic
      Mainstage

Porém, pelo que eu andei pesquisando atualmente, a respeito da interface de áudio andei pensando em começar de Duet 1, mas o preço é o dobro da FTP, qual seria o principal diferencial dela em comparação a FTP ?

Eu particularmente só irei gravar um controlador MIDI/USB, mais nada. então fica a dúvida de qual interface começar, sei que a Duet é muito bem falada, a Duet 2 está na faixa de 1.800 .. um absurdo de escolha para quem vai começar .. então pensei na possibilidade de começar de Duet 1 ..

Mas para isso preciso saber se valerá muito a pena juntar o dobro da grana do FTP pra começar de Duet 1.

Fico no aguardo.

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Porém, pelo que eu andei pesquisando atualmente, a respeito da interface de áudio andei pensando em começar de Duet 1, mas o preço é o dobro da FTP, qual seria o principal diferencial dela em comparação a FTP ?

Assumindo que FTP significa Fast Track Pro enão Fast Track II... É uma boa opção para iniciantes. Tem 2 canais, opções para instrumento ou linha, conversor e pré meia boca, meio ruidosa. Mas compensa para aprender e mexer em casa.

A Duet 1 não é mais fabricada, a Apogee ainda tem algumas unidades "refurbished" no site. Era Firewire, 2 in e 2 out também, conversor e pré bem melhor e bem menos ruidosa. Tem controle para selecionar entre o fone e os monitores e volumes individualizados que a FTP não tem e os cabos separados dos controles o que facilita o controle do aparelho e gerenciamento dos cabos. Ela suporta já trabalhos mais profissionais, tem qualidade para isso.

O que vale a pena depende de você, especialmente se só vai mexer com MIDI/USB.

DDODS91
      Veterano
      # mar/12
      · votar

MMI

Pois é, como eu vou começar, então acho melhor ir de FTP mesmo ..

Mais pra frente quando eu manjar um pouco da arte eu passo a pegar quem sabe um Duet 2 de cara ..

Valeu !!

tmurback
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      Pois é, como eu vou começar, então acho melhor ir de FTP mesmo ..
      É isso aí.

DDODS91
      Veterano
      # mar/12
      · votar

Uma dúvida super básica:

As entradas XLR's frontais do FTP serve para ligar monitores ?

Tenho a pretensão de ligar um par de monitores no FTP, mas não sei se terei de fazê-lo através de 2 cabos P10 nas saídas, ou se com cabos XLR's conseguirei fazê-lo nas entradas frontais ..

Alguém poderia me ajudar ? fico no aguardo.

makumbator
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      As entradas XLR's frontais do FTP serve para ligar monitores ?

Não, pois elas são entradas e não saídas! São as duas entradas dos canais principais da interface (ainda há a conexão midi e o estéreo digital). E na verdade não são unicamente XLR, e sim aquela conexão que tem ao mesmo tempo o conector XLR e P10 no mesmo plugue.

Mas há saída para monitores(ou qualquer outro destino ao som) na traseira, em RCA, TRS ou digital.

DDODS91
      Veterano
      · votar

makumbator

Entendi .. é uma pena não ter como ligar monitores no FTP através de cabos XLR ..

TRS e P10 seriam a mesma coisa ?

makumbator
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      Entendi .. essas duas entradas XLR/P10 frontais seria para utilização de microfones e instrumentos mesmo ..

Exato.

porém é uma pena não ter como ligar monitores no FTP através de cabos XLR ..

Mas fica legal ligar com TRS de 1/4 mesmo, que também é balanceado e com cada canal do estéreo separado.

DDODS91
      Veterano
      # mar/12
      · votar

makumbator

Editei meu post antes de ver sua resposta rsrsrs ..

Só refazendo a pergunta: TRS e P10 seriam a mesma coisa ?

makumbator
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

O TRS de 1/4 é isso aqui ó:

http://www.americanmusical.com/ItemImages/Large/p28562.jpg

No caso de conexão mono, temos o sinal balanceado(como no XLR). É exatamente o cenário na FTP, pois o L e o R são separados em duas conexões TRS balanceadas.

Quando ele carrega em um único cabo o sinal estéreo, aí ele é desbalanceado.

DDODS91
      Veterano
      # mar/12
      · votar

makumbator

Você quis dizer que: ligando 2 cabos monos TRS 1/4 em um par de monitores, eu teria uma conexão balanceada ?

E ligando 1 cabo mono e 1 cabo estéreo ao invés de 2 monos, eu teria uma conexão desbalanceada ?

makumbator
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      Você quis dizer que: ligando 2 cabos monos TRS 1/4 em um par de monitores, eu teria uma conexão balanceada ?

Sim. É um cabo balanceado para o L e outro balanceado para o R.

Mas tem que ser o cabo com ponta, anel e terra, e não o mais comum, que é o P10 normal.

E ligando 1 cabo mono e 1 cabo estéreo ao invés de 2 monos, eu teria uma conexão desbalanceada ?

Não, na verdade falei em um cabo TRS com o sinal estéreo todo nele, e não separado em dois cabos.

DDODS91
      Veterano
      # mar/12
      · votar

makumbator

Bom, podemos ver se eu estou pronto para começar ? me corrijam se estiver algo de errado ok ?

M-Audio Keystation Pro 88 > Macbook (cabo USB)
      Behringer FCV100 > M-Audio Keystation Pro 88 (cabo P10 estéreo)
      Fast Track Pro > Macbook (cabo USB)
      Monitores KRK RP8 G2 > Fast Track Pro (cabos TRS 1/4 mono)

Softwares:

Gravação e edição: GarageBand
      VST: Mainstage 2

Filmadora: Samsung HXM Q10 Full HD

O meu propósito é alcancar uma qualidade de áudio exata ao desse usuário, que faz excelentes gravações:

makumbator
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

Acho que está tudo ótimo! Perfeitamente possível alcançar a qualidade do vídeo que postou.

Mas é claro que precisa aliar conhecimento e paciência no uso das ferramentas(seja em software ou hardware), senão não adianta muita coisa.

Vc não especificou, mas pretende editar o vídeo no imovie? Ou usará outro software?

DDODS91
      Veterano
      # mar/12
      · votar

makumbator

Que bom saber disso !

Quanto ao software de edição de vídeo eu já não conheço nenhum para a plataforma MAC ..

Até porque eu não mecho com edição de vídeo, também irei começar nessa "área" .. se esse imovie for bom, de fato o usarei .. ele vem incluso nos MACs ou é um app da store ?

makumbator
      Veterano
      # mar/12 · Editado por: makumbator
      · votar

DDODS91

Com o imovie vc consegue fazer edições básicas, o que pode ser mais do que suficiente para certos usuários. Ele é parte do iLife, e já vem no Snow Leopard e Lion.

http://www.apple.com/br/ilife/imovie/

Caso vc precise, há o Final Cut, Premiere, entre outros...

DDODS91
      Veterano
      · votar

makumbator

Gostei desse imovie .. com certeza suprirá minhas necessidades, até porque meus vídeos serão básicos mesmo ..

Uma dúvida: no momento em que eu estiver tocando, os monitores reproduzirão uma qualidade equivalente ao do vídeo ? pois como o mesmo tem equalização flat, penso na possibilidade do áudio ficar "cru" pela questão da frequência e tal .. e por conta disso, no momento que eu estiver tocando, o áudio não ficar bom ..

Pois é certo que após gravar e editar, a música terá uma excelente qualidade ao ser reproduzida nos monitores, porém, e quanto ao momento em que eu estiver tocando ? ainda mais por se tratarem de caixas cujo a finalidade é fazer mixagem ..

makumbator
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91
      Uma dúvida: no momento em que eu estiver tocando, os monitores reproduzirão uma qualidade equivalente ao do vídeo ? pois como o mesmo tem equalização flat, penso na possibilidade do áudio ficar "cru" pela questão da frequência e tal .. e por conta disso, no momento que eu estiver tocando, o áudio não ficar bom ..

Não entendi direto sua pergunta. Mas para fazer um vídeo realmente legal, vc deve gravar o áudio separado do vídeo, e depois o sincronize, substituindo o aúdio direto da câmera pelo som registrado na Fast Track Pro.

DDODS91
      Veterano
      · votar

makumbator

para fazer um vídeo realmente legal, vc deve gravar o áudio separado do vídeo, e depois o sincronize, substituindo o aúdio direto da câmera pelo som registrado na Fast Track Pro.

É exatamente essa a minha intensão ..

O que eu quis perguntar foi o seguinte: o uso de monitores de referência se aplica apenas na mixagem ?

Pois eu quero também usá-los como "amplificadores" para simplesmente tocar, e não só para mixar, entende ?

Porém, devido ao fato dos monitores terem uma equalização flat, então fico na dúvida se seria agradável usá-los para tocar .. ou se serviriam apenas para mixar ..

MMI
      Veterano
      # mar/12
      · votar

DDODS91

o uso de monitores de referência se aplica apenas na mixagem ?

Não

Pois eu quero também usá-los como "amplificadores" para simplesmente tocar, e não só para mixar, entende ?

Sem problemas. Eu uso muito para tocar também. Pense que são apenas caixas acústicas bastante transparentes, vai mostrar com fidelidade o som do seu teclado, sem uma equalização extra das caixas acústicas tradicionais. Acaba sendo até bom.

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

Interessante ! mas e no caso de quando eu for ouvir música por exemplo ?

O áudio ficará com a equalização exata do qual foi mixada ? pois eu fico pensando principalmente na possível ausência de graves e talvez num médio desagradável ..

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Interface de Áudio

303.326 tópicos 7.849.934 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital