Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Dúvida sobre Interface de Áudio

Autor Mensagem
      DDODS91
      Veterano
      # fev/12 · Editado por: DDODS91

Olá à todos;

Tenho um controlador MIDI USB M-Audio Keystation Pro 88, e gostaria de saber se, ao comprar uma interface de áudio, eu devo ligar o meu controlador diretamente na interface, ou diretamente no Mac ?

Como o Mac tem a porta firewire, então optei por comprar a interface Behringer FCA202, ao invés do best-selling Fast Track Pro, porém eu gostaria de saber como deveria ser feita a ligação ..

Creio que seja da seguinte forma:

Interface de áudio ligado ao Macbook por um cabo firewire;
      Monitores de referência ligados a interface de áudio por dois cabos P10;
      Controlador MIDI USB ligado ao Macbook pelo cabo USB.

Essa ligação tem sentido ? ou tem algo de errado nela ?

Desde já agradeço.

Tiago Mineiro
      Veterano
      # fev/12
      · votar

Olá!

Esta ligação está correta!
      O controlador é ligado diretamente no MAC via USB.

Recomendo você experimentar o MAINSTAGE do Logic, eu usava muito ao vivo, até mesmo com mais de um controlador ligado ao MAC.

Abraços

DDODS91
      Veterano
      # fev/12
      · votar

Tudo bem amigo ?

Pois é, ainda bem que eu acertei a ligação ! era como eu esperava .. tenho outra dúvida: no caso, saberia me dizer se o cabo XLR é melhor que o P10 para ligar os monitores de referência ?

Pois esse Behringer FCA202 não oferece suporte a XLR, apenas P10 .. e me recomendaram a XLR, aí eu fico na dúvida entre o Behringer por causa da firewire ou do Fast Track Pro por causa das XLRs ..

Se puder me ajudar, fico agradecido. abraços.

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91

Normalmente a conexão XLR é balanceada, portanto esta seria a primeira indicação de uso, porem ao contrário do que poderia se pensar, esta conexão não serve para o som ficar melhor, aumentar a qualidade, ela só tem uma principal função, proteger seu sistema de ruídos, a famosa interferencia

Mas isso só acontece quando o cabo é muito longo, bem acima de 5 metros, se o seu ambiente já tiver muita interferencia (eu moro ao lado de uma substação da CPFL), do contrário, uma conexâo P10 desbalanceada, para a maioria dos casos já é mais do que suficiente

Ou seja não encane com sua FCA, e ligue com a conexão dispoñível

s em estúdios, devendo ser utilizadas apenas nos microfones e alguns instrumentos passivos (baixo, piano elétrico antigo, etc). O artigo indicado pelo Marcus mostra bem isso.

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91
      Sobre a interface, a nível de homestudio, interfaces com poucos canais simultaneos, uma conexão usb2.0 e uma firewire, não representam diferença significante, qualquer conexão que escolher será bem servido

Dá uma olha da na Presonus Audiobox USB, é a que eu uso, é muito boa

Hoje em dia tem muita opção, a "best seling" FTP, já tem muitos anos de estrada, muito boa sim, mas com certeza já tem muita novidade interessante aí no meio...

Boa sorte

MMI
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91

Olha, se for para começar eu recomendo a Fast Track ainda. Eu e outros caras:

http://www.youtube.com/watch?v=6C86hWfcps0&context=C3105fa9ADOEgsToPDs kKU7GLIrGhOEkm2RJOzObR_
      http://www.youtube.com/watch?v=s4vTfSiXMBM&context=C3599efcADOEgsToPDs kL040LUbvPbILgyZRiVXMmR
      http://www.youtube.com/watch?v=KwrIH0DpEg4&context=C31f1dfaADOEgsToPDs kKE0J-u2zD0ngwq2FTE-vVG
      (eles são produtores, tem feito sucesso no youtube, não são moleques e recomendo os canais deles)

A questão do Firewire é que ele sustenta mais energia que o USB, mas nesse caso não vai fazer muita diferença. Quer uma interface excelente? Vai de Apogee, comprei uma Duet 2 e posso dizer que é muito boa, para home studio mais simples é difícil pensar em algo muito melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=2_V4FoEqtsg
      http://www.youtube.com/watch?v=KAfInMGh6mc

DDODS91
      Veterano
      # fev/12
      · votar

Valeu pelas dicas em geral pessoal, acho que vou de Fast Track Pro mesmo, já que segundo alguns usuários não tem muita diferença a firewire pra usb 2.0, então estou pensando em pegar o FTP mesmo.

Porém, tenho outra dúvida: se o instrumento deve ser ligado diretamente ao PC ou Mac (e não na interface), então porque a FTP tem MIDI In e MIDI Out ? eu ligo o meu controlador MIDI USB atualmente no meu PC pelo cabo USB ..

Quando eu pegar a FTP, eu deverei continuar ligando o meu controlador diretamente na USB do PC ou passar a ligar nas MIDI da interface ?

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91
      É melhor ligar o teclado direto no PC, por um motivo, ligando assim o PC reconhece o seu teclado como controlador e não a interface, por exemplo quando estiver na DAW para selecionar o device vai estar lá listado o seu equipamento, e não a interface

Esta conexão na FTP vai ficar sem uso... no problem

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

Interessante, é bom que assim eu economizo evitando de comprar cabos desnecessariamente.

Poderia me esclarecer uma dúvida ultra simples ? o Input da MIDI serve para eu receber dados não é ? mas no caso dados daonde ? dados de outro instrumento ?

Por exemplo, eu ligaria um cabo MIDI no Output de um sintetizador e no Input do meu controlador, podendo assim, executar os timbres do sintetizador no meu controlador ?

Está correto, ou é algo sem lógica ?

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12 · Editado por: Edson Caetano
      · votar

DDODS91
      Sim é por aí, com o seu controlador pode usar os timbres de outro teclado, não precisa ficar limitado ao computador e VSTs somente

Mas seu controlador não está recebendo dados, ele está enviando comandos, quem está recebendo é o controlado hehe Midi tem umas pegadinhas

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

Então caso eu fosse fazer uma suposta ligação de um synth no meu controlador, eu seria obrigado a ligar ambos os canais ? In e Out do synth no Out e In do controlador ?

Ou bastaria ligar o Out do synth no In do controlador ?

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

Só um cabo, o controlador vai enviar comandos, o synth executar

DDODS91
      Veterano
      # fev/12
      · votar

MMI

Assisti os 3 vídeos, realmente muito bom mesmo ..

Vocês poderiam me ajudar com as seguintes dúvidas ?

Qual programa na hora da gravação seria bom para usar no Mac ? estou pensando em utilizar o ProTools SE que vem com o FTP, pena que o Sonar não é compatível com Mac .. poderiam me dar uma indicação de qual programa usar ?

Quando eu for gravar o meu controlador, estou na dúvida se gravo diretamente no Mac, ou se uso microfones condensadores nos monitores de referência .. o que vocês acham melhor ?

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91
      MAC - Logic - Mainstage - aproveita que está em promoção

Grava teclado sempre em linha, ele é digital, não tem lógica microfonar monitor de referência

MMI
      Veterano
      # fev/12 · Editado por: MMI
      · votar

DDODS91

Desculpa, mas vim te ajudar aqui mas eu sou das seis cordas, apesar de ter estudado anos de piano. Estou tentando ajudar apenas...

Mac é algo viciante, bem melhor para gravações quando se acostuma. Eu recomendaria o seguinte, já que estou com a impressão que é para você se iniciar nas gravações. Minha sugestão seria começar pela FTP mesmo, a não ser que você queira chutar o pau e comprar o que há de melhor e ir logo de Apogee. Uma possibilidade para se avaliar, para quem mexe com voz, é o Presonus Studio One Professional V2, porque apesar de simples, é muito funcional para estúdio caseiro mas já vem com o famoso Melodyne.

Mas para DAW, sugiro que você se inicie no seu Mac com o próprio Garage Band que já vem instalado. Gostou do Garage Band, se quiser ampliar as possibilidades e melhorar as funções, o natural é ir para o Logic Pro 9, é quase o mesmo programa numa versão ampliada. Eu gosto muito dele, é o que eu uso em casa na maioria das vezes. Se sua intenção de fato for trocar arquivos com estúdios, fazer uma aplicação realmente profissional, aí o esquema é ir de Pro Tools mesmo, mas é um programa mais difícil de se aprender e mexer, apesar de se bem completo.

Não recomendo microfonar seus monitores de referência... Jamais!

Obs: em home studio, dificilmente se precisa de mais de 2 canais, a não ser se a intenção for mexer com bateria (praticar e aprender como faz). Se bem que acho que bateria se grava em estúdio, é muito difícil...

DDODS91
      Veterano
      · votar

Muito obrigado pela ajuda pessoal !

Porém, estou com receio de que terei de ligar o controlador diretamente na FTP ao invés do Mac, como recomendaram anteriormente ..

Isso pelo fato de ele conter poucas entradas USB, acho que no caso ele só tem duas .. uma seria do mouse e a outra da FTP, impossibilitando eu ligar também o controlador diretamente no Mac ..

Mas caso eu ligue o controlador diretamente no FTP por cabo MIDI, não haveria problema algum ?

MMI
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91

dá, mas é preferível usar um mini Hub USB ou mesmo usar o mouse do próprio Macbook.

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91
      Tem controlladores que tem drivers específicos para funcionarem com todos os seus recursos, um exemplo é o Apro, que tem mapas midis, o ACT, se ligar ele na FTP vai virar um controlador genérico, podendo perder recursos, mas a conexão funciona numa boa, inclusive qualquer coisa que tenha midi

TEm controladores tambem que funcionam plug and play como os beringer umx, ligar ele na usb e na ftp nao vai fazer diferença alguma

Tudo vai depender no final do equipamento que escolher e deste manual

DDODS91
      Veterano
      · votar

Entendi ..

Mas ligar a FTP ou o controlador no mini-hub USB não compromete o som ? sei lá eu tenho receio de que essas coisas baratas como adaptadores, extensores, e etc vão transgredir a qualidade dos equipamentos pelo fato de ter que ser ligados neles ..

Eu uso o fone Koss PortaPro no PC através de um extensor P2, e fico sismado de que eu esteja prejudicando a qualidade do Koss fazendo isso ..

De repente isso aconteça com o controlador ou com a FTP .. é estranho ligar uma interface de áudio de 500,00 num adaptador de 10,00 .. ou um fone de 140,00 num extensor de 5,00 ..

MMI
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91

Qualidade do som será a mesma. Eu não usaria a placa numa entrada dividida, dividiria o controlador e o mouse. A questão é velocidade no processamento naquela entrada. O extensor o que pode te dar é mau contato, dificilmente vai estragar seu som.
      Eu acho que você está se preocupando com besteiras...

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

Bem lembrado, o meu controlador tem o driver específico no site da M-Audio, realmente ligando diretamente na interface de áudio o controlador pode ficar com funções indisponíveis, valeu por falar esse fato importante.

MMI

Ainda bem que nesses casos não influenciam em nada, é que sei lá, acho que é paranóia de audiófilo, rsrs.

Esse usuário no YouTube usa o mesmo controlador que eu, inclusive eu conheci e comprei este Keystation Pro 88 através desse usuário, e segundo o mesmo, ele usa Windows XP, Sonar 4, e disse que usava o GigaStudio 3, atualmente não sei qual VST ele usa .. mas a qualidade (pelo menos do áudio) é boa, mas já estou decidido em ir de Mac mesmo:

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91
      Meu A-pro não funcionou com Hub USB, nem passivo e nem ativo, até hoje fiquei sem saber que é só com os meus hubs xing ling, meu note tambem só tem 2 conexões USB, uma é controlador outra é placa, ponto final

DDODS91
      Veterano
      · votar

Edson Caetano

E quanto ao mouse e ao teclado ?

Edson Caetano
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91
      Na verdade estou usando em um Notebook, não precisa de mouse e teclado, mas só em note temos uma limitação tão grande de portas USB, dependendo do modelo é claro

Qualquer PC que se preze tem que ter pelo menos 6 portas USBs, 2 para mouse e teclado, 2 para Controlador e Placa, 1 para um hd externo e uma para impressora, uso mais ou menos assim meu desktop

DDODS91
      Veterano
      # fev/12
      · votar

Edson Caetano

Verdade, é que usar notebook no touchpad é um tanto desconfortável, por isso um mini hub poderia dar conta da questão .. possibilitando usar um conjunto mouse e teclado wireless;

Mas acho que farei o mesmo, ligarei também apenas o controlador e a interface nas 2 portas USB do Mac, as demais tarefas farei no PC mesmo.

MMI
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91

O mouse do Mac é excelente, especialmente com as atualizações do Lion.

DDODS91
      Veterano
      · votar

MMI

Esse conjunto mouse e teclado bluetooth da Apple dispensa o uso de receptor ? se sim, eis a solução !

Não vejo a hora de gravar com o GarageBand ! vocês que tem mais experiência com Mac, poderiam esclarecer o seguinte:

Caso eu queira atualizar o Mac OS, como que eu faço ? terei que comprar na store ? se sim, como funciona ? vem um CD de instalação do sistema importado, ou eu tenho que criar uma conta na store, e quando eu compro, eu passo a obter o direito de baixar ou atualizar ? como funciona ?

MMI
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91

Esse conjunto mouse e teclado bluetooth da Apple dispensa o uso de receptor ?

Não sei. Desculpe.

Atualizei ontem o Meu OS, paguei 29 dólares. É direto, na store mesmo, através de sua conta na Apple. Não vem nenhum Cd não. A Atualização é inclusa sim.

DDODS91
      Veterano
      # fev/12
      · votar

MMI

É como se fosse um "Windows Update" ? interessante demais, estou vendo aqui no site da apple, realmente a atualização é $29.99 ..

Mas da para usar essa versão OS X Lion mais recente num Macbook básico ? ala Core 2 Duo, com uns 2 GB de RAM ?

MMI
      Veterano
      # fev/12
      · votar

DDODS91

Olha no site, tem os requisitos mínimos. Mas acho que dá sim.
      É muito prático comprar programas e atualizações da Apple, o computador funciona da mesma forma que o iPhone e iPad. A gente vicia em Mac e acaba gastando... kkkk

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Interface de Áudio

302.822 tópicos 7.837.848 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital