Opinião sobre Timbres do Korg M50

Autor Mensagem
Jefferson_CE
Veterano
# fev/12
· votar


Amanhã vou pegar meu M50 73 teclas! Depois posto minhas impressões! Obrigado pela ajuda galera!

Artref
Veterano
# fev/12
· votar


E aí, pegou? Impressões? =)

Jefferson_CE
Veterano
# fev/12 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Eu não sou um músico profissional, então nunca experimentei equipamentos top de linha pra fazer uma análise comparativa, então vai ser mais comparada ao que ouvi no Juno-Di, alguns VSTis e outros teclados de meu conhecimento. Além disso não tive muito tempo para futricar todos os timbres, pois eu tinha apenas 2 dias para saber fazer combis e ajeitar um repertório de 30 músicas para um show.

Vamos lá. Impressões...

- Estou maravilhado com os Strings! Escorreu uma lágrima quando ouvi, principalmente Strawberry Flutes e um que não me recordo o nome, com um som bem peculiar do Mellotron. Nossa, strings nota 12!

- Os metais são bons, mas eu esperava mais deles. Tem uns vibratos que são bem bacanas, bem diferentes. O Sax me agradou bastante também. Pelo que percebi dos dois dias que estudei o teclado, ele me dá uma grande gama de ferramentas de edição, então irei tentar montar o timbre dos meus sonhos. Eu sou muito exigente com os metais, sei que peço muito querendo um teclado com maestria em Metais pq metal é um dos instrumentos mais orgânicos que existem. Mas ainda vou bolar um jeito de conseguir reproduzir o trombone, trompete e sax de uma maneira que os 3 fiquem bem nítidos e diferenciáveis no timbre. No momento, estou usando os que o Korgman gentilmente me cedeu.

Não sou expert em pianos, mas eu gostei deles, tem uns realmente muito bonitos, eu particularmente gosto muito de pianos com timbre mais frio, então fiquei encantado. Mas os Brights, típicos pros Pop Rocks que a minha banda toca, eu tbm fiquei bem servido. Faltou só alguns classicões MIDI, estilo Raça Negra, adoro brincar com aqueles pianos

EPs, a minha maior paixão... Tem uns realmente lindos, mas eu senti falta de alguns timbres que tinham no Juno Di, principalmente os Bell EPs, e uns Wurlitzer com mais pegada. Mas volto a frisar que isso é questão de edição.

Pad, não deu tempo de ouvir. Prefiro não comentar. Mas já me disseram que são muito bons, o que eu quero constatar, pois o Juno-Di se garantia nessa área.

Organs, nem preciso dizer nada, isso sim é organ com vida! Os bichos gritam e ainda tem a praticidade dos knobs que deixam o som com outra cara! Senti falta apenas de uns timbres mais percussivos que dessem pra sentir os Click nas teclas, mas achei um timbre de click que caiu feito uma luva combinado com os organs.

Synth e SynthEffects: a minha maior decepção, talvez pq o Di era um Sintetizador, ele me servia muito bem. Estou sentindo falta desse demais, usava bastante Sweep Downs, uns Hard Leads ( principalmente os Hard Coffee do Di) e uns Leads Vintage. Talvez eu esteja com essa impressão pq eu gosto muito de sintetizadores, mas não sou bom em síntese, pq é um mundo novo para mim, só sei o básico, queria muito saber mudar (conscientemente) as ondas, osciladores e todos esses trecos de LFO e etc pra alcançar o que eu quero... O Juno Di jogava praticamente todas as possibilidade já nos pressets de fabrica. metade dos timbres era Synth. kkkkkkkkkkkkkk

No mais, estou muito satisfeito com a troca, é um teclado muito prático, bonito, de qualidade e facilmente editável, pois te dá todas as ferramentas no próprio teclado, o que é uma evolução pra mim, que tinha que editar o Di no PC.

Além de tudo isso, ele grita demais. Grita tanto que eu tive foi problemas ontem num clube que fui tocar, inaugurar o bixim, né?! Tinha deixado o volume pela metade, quando fui passar o som o estrondo foi grande. O cara do som disse que o sinal estava clipando, fiquei cabreiro, eu sofria com o volume do Di. O mesário ficava lá na PQP, e durante a apresentação ele se mandou e deixou a gente a ver navios, nem deu pra conversar com ele pra ajustar os volumes. Precisei baixar muito, até o primeiro traço do contador do volume, perdi o controle de ganho do teclado, houve momentos que eu não me ouvia e não tinha como usar os fones para retorno. Foi péssimo nesse aspecto. Tenho que ver como o teclado se comporta nas PAs, pra ajeitar o volume dos timbres no mixer. Alguém pode me dar umas dicas sobre isso?


Obrigado pela atenção e desculpem se falei bobagem, pega leve com o tal do migo!

bygoo
Veterano
# fev/12
· votar


os pianos do x50 sao melhores que o do m50?

MAB Keyboard
Veterano
# fev/12
· votar


bygoo

"os pianos do x50 sao melhores que o do m50?"

Amigo você está querendo comparar Jesus com Zé Buchudo. Não há comparações, o M50 está em um nível superior.

Artref
Veterano
# fev/12 · Editado por: Artref
· votar


Tenho que ver como o teclado se comporta nas PAs, pra ajeitar o volume dos timbres no mixer. Alguém pode me dar umas dicas sobre isso?

Eu sempre passei todos os teclados que tive até hoje com 40% de volume, e o técnico que se vire pra ajustar. Como normalmente na passagem a banda toca mais suave (não tem o barulho do público, não tem a mudança da acústica do ambiente em razão das pessoas absorvendo o som, etc), eu preciso de uma boa folga pro show, ou pra quando soltar músicas sequenciadas, ou pra quando o volume for aumentando gradualmente durante o serviço (comum se começa mais com músicas lentas), ou pra emergências. Pra mim o 40% é o número mágico, nunca falta volume, nunca sobra. Sempre deu certo.

Já peguei esses técnicos que não sabem dessa história do volume e ficam falando "pra você mandar mais sinal" (ou menos). Ou seja: os que estão se ferrando com um equipamento ruim, ou os que não manjam nada mesmo, hauhauhaua.. Ainda bem que foi raro isso, e normalmente com a explicação eles entenderam. Mas uma vez até estressei com um deles que saiu da mesa foi no meu teclado e mexeu no volume, sem a minha permissão, e ainda querendo dar lição. Putz. hahahah.

Amigo, seu teclado é novo e ele manda o sinal certinho. O sinal que seu M50 emite está dentro do padrão e foi calculado e ajustado de fábrica. Coloque 40% de volume e o técnico que se vire. Bata o pé nessa questão, senão você se ferra, como se ferrou nesse show. Teclado não tem que "clipar" nem com volume máximo, isso aí pra mim foi pura incompetência dele. Ele que ajuste o Gain, ou coloque um direct Box, sei lá.

Você também pode usar uma mesa, ajuda muito nisso, mas eu acho que não precisa.

Meu irmão é técnico de som e ele disse que foram raríííssimas as vezes que pegou um teclado que dava realmente muito pouco sinal, mas foi só ajustar com o Gain, apesar da perda de qualidade. Ele também falou que tem teclado que manda bastante sinal normalmente (nos Korg é comum) e que isso nunca foi problema, pelo contrário: permite trabalhar com pouco Gain, o que se traduz em mais qualidade.

Em resumo, tem muito mais coisas que poderiam ser ditas pra provar que o problema aí não foi seu, nem do seu teclado.

EDIT: Meu irmão e meu pai (que também é músico) estavam aqui do lado, eu comecei a contar sobre o seu problema, e antes mesmo que eu pudesse terminar, os dois falaram juntos:

-Troca o técnico.

Hahahahha.

Jefferson_CE
Veterano
# fev/12
· votar


Artref

Também pensei a mesma coisa, fiquei sem opções, sem saber o que fazer, tinha feitos as combis nas coxas, sem dar muita importância aos volumes de cada timbre no mixer, deixei tudo 127 de vol, achei que dava pra controlar no volume master na primeira apresentação com o teclado e com o tempo e experiência empírica, eu fosse começando a ajustar os volumes nas próprias combi.

Bom, mas eu tinha certeza que o problema não era o teclado. Foi fod*! Realmente, eu preciso de mais experiências nele em PAs pra ajustar os volumes, principalmente pq eu tinha trauma do Juno-Di no começo, quando eu não sabia editar timbres. Tinha uns que miavam, simplesmente sumiam, mas quando eu botava Synth ou Organs o susto era grande, cobria tudo. Acho que é normal alguns timbres falarem mais do que outros, dependendo das PAs. E o pior, eu só ensaio com meu Porta Pro. Ainda preciso aprender muito sobre isso, principalmente pq tem muito mesário ruim por essas bandas, preciso saber contornar a situação. Mas vamos lá.

Obrigado

feh_l.j
Veterano
# fev/12
· votar


aee
o M50 é pior que o MOX6? mesmo editando ambos os timbres dos teclados??
o M50 funciona como controlador tão bem como o MOX?

Jefferson_CE
Veterano
# fev/12
· votar


Galera, tô querendo comprar num futuro não muito próximo um sintetizador dedicado pra casar com o M50, o que vocês acham do Gaia SH 01? Alguém tem um? Ele te prende muito ao PC para editar? Aceito sugestões.

feh_l.j
Veterano
# fev/12
· votar


eu acho que ele não é dependente... por já ter uns comandos "na cara"... seria muito inútil...acho que você deveria comprar um teclado 88 teclas...
isso se o seu m50 for de 61....

Maestron
Veterano
# fev/12
· votar


Jefferson_CE

Isso depende muito do seu objetivo com o teclado que pretende casar com o M50. O Roland Gaia SH 01 é um VA, ou seja, um teclado que simula os antigos teclados analógicos dos anos 70. Ele não tem sons de piano ou qualquer outro som acústico, tem sons tipicamente de sintetizadores como Pads e Leads, o que talvez seja bom para você que já tem sons de instrumentos acústicos no M50.

O Gaia dispensa completamente o PC para editar, é o teclado mais fácil para editar que existe, não tem menus, são vários knobs e sliders e a edição é toda em tempo real. Tenho um Gaia e adoro ele, na verdade estou aprendendo íntese através dele e o indico com certeza. Mas só vá comprá-lo se em termos de sons ele seja o que voce está procurando, por isso vá testar na loja antes.

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Jefferson_CE
Procura uns tópicos do SIlvG8, ele tem um Gaia, inclusive esta até vendendo, ele fez uns reviews muito bacanas, inclusive com demonstração de sons... pelo valor é uma ótima aquisição, e uma excelente entrada para o mundo da síntese

Jefferson_CE
Veterano
# fev/12
· votar


feh_l.j
Cara, Deus me livre de um 88. Eu ainda ando de ônibus. Tô sofrendo pra caramba pra transportar o M50 73 Teclas, imagina um 88... Pior que o teclado nem é tão pesado, mas ele veio com um semi-case (péssimo pra ele, diga-se de passagem) da Solid Sound. É mais pesado que o próprio teclado. Queria um de fibra, mas inexiste aqui, e aqueles da Gator são um absurdo, acreditam que eles cobram mil reais por um aqui?! Revoltante.

Maestron & Edson Caetano
É exatamente o que eu quero: Sintetizador dedicado relativamente barato e bom para adentrar no mundo das ondas sintéticas. Valeu pelas dicas!

silvG8
Veterano
# fev/12 · Editado por: silvG8
· votar


Jefferson_CE
Pode me procurar por email, te dou umas dicas e te passo algumas informações!
Quanto ao sintetizador dedicado, verá que aprende-se muito mais rápido do que com os "romplers". Vai ser inclusive uma ótima ferramenta para aprender a usar o próprio M50.

Abraço!

silvG8
Veterano
# fev/12
· votar


igorgcr @ hotmail . com
=D

Esqueci de colocar no anterior!!

feh_l.j
Veterano
# fev/12
· votar


Jefferson_CE
kkk foda...
já tentou procurar no Ebay?

Jefferson_CE
Veterano
# fev/12
· votar


feh_l.j
não procurei. sei lá, cara. Tenho medo de ser taxado. Mas se alguém tiver dicas de como conseguir trazer um case de fibra bom pro M50 73 eu agradeço

Jefferson_CE
Veterano
# fev/12
· votar


Galera, muito obrigado pelas recomendações, principalmente pelo silvG8! Ajudou demais!

Amigos, preciso tirar só algumas dúvidas. To querendo comprar um pedal de Expressão e um Switch pro meu M50 e para o que vier posteriormente. Todos os pedais são compatíveis com qualquer marca de teclado? Quais pedais de Expressão são compatíveis com o o Korg M50? Podem me recomendar lojas online que vendam barato? Grato amigos. E desculpem pelo Dual Post

MAB Keyboard
Veterano
# fev/12
· votar


Jefferson_CE

Em matéria de pedais a Roland manda muito bem tanto na qualidade como no preço.

Volume e Expressão: Roland EV-5 +- R$ 235,00
Sustain: Roland DP-10 +- R$ 144,00
Switch: Roland DP-2 +- R$ 53,00.

http://www.foxtrot.com.br/Busca?ModoEspecial=S&CodSetor=03&CodSubSetor =08&CodCategoria=013

http://www.milsons.com.br/pedais,dept,94.aspx

Jefferson_CE
Veterano
# fev/12
· votar


Mas funciona normalmente no M50, MAB Keyboard?

MAB Keyboard
Veterano
# fev/12
· votar


Jefferson_CE

Perfeitamente. Só é preciso mudar no teclado a polaridade.

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/12 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar


Jefferson_CE
Eu nao gostei do GAIA (podem jogar pedra) não sei se eu tava acostumado com o Micron e com o R3, mas nao gostei do som do GAIA, agora falando em interação com o musico pra mim ele é o melhor, pela disposição dos controles.

Minha dica: Vai de R3 (Sintese MMT) timbres derivados do Radias, e muito legal de mecher e programar.
Se quiser gastar um pouco menos: Alesis Micron, um dos sons mais pesados que já vi. Chato bagarai pra edição, mas tudo questao de costume. Poder de fogo de gente grande esse synth tem. Da até pra usar até o M50 pra controlar ele! :D

Edit: Pra pedal de expressão eu ficaria com o YAMAHA, mais barato e na minha opnião mais bem contruido!

Jefferson_CE
Veterano
# fev/12 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


ThyagoAmaral
Eu não quero um som perfeito. Eu quero interação mesmo. Até pq sou aprendiz na Síntese. Então o Gaia se propõe melhor ao que eu quero, até pq não vou usar muito, é só mais pra Pads, alguns solos de músicas autorais, e efeitos de Sweep down

EDIT: ALESIS não existe no Ceará! kkkkkkkkkkkkkkkk

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/12
· votar


Jefferson_CE
Eita rpz... kkkkkk pq vc nao conhece uns caras dai... em tem ate Virus e Profect 08 por ai... sem falar em mais um monte de coisa, Tem um cara ai que é referencia quase que nacional o set dele. Norberto França, usuario ativo da Synth-BR e super gente boa.

Jefferson_CE
Veterano
# fev/12
· votar


o Norberto eu já vi o trabalho dele, quando falei que não existe aqui, é pq não tem pra vender em canto nenhum por aqui!

sohn
Veterano
# ago/12
· votar


Pessoal, comprei um M50 e quero saber se existe algum link que eu encontre timbres editados...rsrsrs...é que prefiro logo pegar td pronto e saber do bom gosto dos cobras da programação. LEVI, THIAGO AMARAL, MITHMAN, estou de volta.

MAB Keyboard
Veterano
# ago/12
· votar


sohn

Me passa teu e-mail que te envio uma programação completa. Tudo na mão já organizado em categorias e subcategorias (Favoritos), em especial uma edição que fiz no StereoConcertPiano.

Abraço

Thallyz
Veterano
# ago/12
· votar


sohn

Ache o e-mail do KORGMAN e manda um pedido pra ele que ele te manda programações também. Ele é o "homem oficial da korg" no fórum...

sohn
Veterano
# ago/12
· votar


undefinedMAB Keyboard
Olah meu amigo, o e-mail eh: wilson_rcm@hotmail.com
Show de bola, ja estou gostando dele imagine agora com timbres editados. Larguei meu IPHONE 4S com SAMPLE TANK, GARAGE BAND e outros , iIRIG MIDI e M-AUDIO Keystation ES61 pelo KORG M50 e nao me arrependi. Eh uma maquina, me lembro quando tive o YAMAHA V50, foi minha WORKSTATION MUSIC SCHOOL...rsrsrs

sohn
Veterano
# ago/12
· votar


Thallyz

Na realidade ateh tenho o e-mail dele e inclusive me enviou muita coisa. Vou agora pedir os timbres editados tambem. Qual seu SETUP?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinião sobre Timbres do Korg M50