Qual o melhor teclado para efeitos sonoros e trilha sonora de filmes?

    Autor Mensagem
    Rudemangueboy
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Rudemangueboy


    Acompanho esse fórum a um bom tempo, e mesmo sem participar efectivamente ele ja me ajudou muito, na compra da minha Escaleta(CSR, indicação do pessoal do forum daqui) e na minha alfabetização musical (fui na raça autodidatamente). Comprei uma Keytar Roland AX-SYNTH mais pelo tesão de ter uma keytar do que qualquer outra coisa, e a danada serviu perfeitamente como meu primeiro teclado, Segundo se contar o Korg Monotron que comprei logo após a Escaleta. Bem minha dúvida é a seguinte: O Korg Monotron deu uns efeitos muitos maneiros de som num vídeo trash caseiro que fiz, junto com os sons de guitarra do AX-SYNTH e minha idéia era comprar mais um teclado somente para efeitos sonoros e produção de vídeo. Vi num outro tópico recomendarem o Roland Gaia para desenhos a nimados e video-games. O gaia é o melhor mesmo nesse sentido ou me recomendam algum outro?

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rapaz.. Depende de quanto pretende investir.

    Se você dominar a arte de criação de timbres, o Gaia é uma ótima opção, mas o V-Synth é o teclado top para isso..

    Ainda na linha Roland, o Jupiter-80 cria timbres incríveis..

    Maestron
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Vi num outro tópico recomendarem o Roland Gaia para desenhos a nimados e video-games. O gaia é o melhor mesmo nesse sentido ou me recomendam algum outro?

    Se não me engano, eu participei desse tópico... Mas quanto a sua questão, seria bom você dizer qual a sua intenção em usar um teclado para desenhos animados/games, por exemplo? É para sons ambientes? incidentais? É para trilha sonora? Para efeitos sonoros? Efeitos sonoros reais ou abstratos?

    Para saber se o Gaia ou outro teclado diferente, ou até mesmo um teclado que voce já tenha é ideal para você, é bom descrever mais especificamente o que quer do instrumento.

    Rudemangueboy
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    André Luiz Keys

    rapaz, não tava pensando em investir muito alto não, atê uns 3.000 reais no máximo...

    Maestron

    Cara é o seguinte: sou fã de John Carpenter, Giorgio Moroder, Fabio Frizzi e todos aqueles magnificos compositores italianos de filmes de horror/faroeste/policial, e a idéia era seguir bem nessa linha. Criaria a trilha, alguns efeitos sonoros com sons já prontos, mas também faria sons totalmente novos

    silvG8
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: silvG8
    · votar


    Rudemangueboy
    Cara, provavelmente o Gaia será pra você frustrante, já que o foco dele é outro. É um sintetizador interessante para criar timbres "analógicos" e não para criar algo extremamente complexo.

    O que posso sugerir com R$3000,00 é o V-Synth (1a versão usado). É um equipamento muito bom para a criação de sons assim. Eu tenho a versão mais atual do equipamento, o V-Synth GT, e assim que possível posto algum áudio para que veja o que pode criar. O problema deste equipamento é que ele depende muito da boa vontade de criar sons próprios, samplear coisas, etc. para ter sua sonoridade exclusiva. Resumindo, dá trabalho!

    O Jupiter-80, citado acima, fica muito além do preço que procura, além de não se enquadrar no que você procura.

    Minha segunda sugestão, é que adquira algum software bom, como o Omnisphere. É um programa enorme, mas com qualidade compatível com o tamanho. Permite a edição profunda de quase tudo e vai te permitir criar sons nesse estilo sem muita dificuldade. Além disso, vem recheado de presets muito bem feitos, inclusive com a proposta que procura.

    No fundo mesmo, um teclado nunca é suficiente para criar algo bem profissa quando se trata de trilhas sonoras. Espero ter ajudado!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rudemangueboy
    Se vai trabalhar com produção musical, o legal seria investir em um workstation ou em pacotes bacanas de vsts

    Porque além da síntese, teria sampler, sequencer, loops, e muito mais

    Com 3 paus, dá para um workstation usado ou se for em vst o komplete 8 é a pedida, sai uns 1800,00 mais 1200,00 para um controlador bacana estilo o Apro 800

    Fica aí minha sugestão

    Maestron
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rudemangueboy

    Humm, também sou fá de Giorgio Moroder e do italiano Ennio Morricone...

    Bom, pelos seus interesses, você tem um leque instrumental bem amplo, uma trilha sonora de um faroeste italiano exige uma orquestra, vai precisar de um rompler para gerar sons que o Gaia não faz, como piano, strings, oboé.. etc... Não sei se o AX-SYNTH tem esses sons disponíveis em qualidade... De qualquer forma, o mais usado em trilhas sonoras hoje em dia são os samplers, você tem interesse em trabalhar com computador? Procure no youtube os videos da empresa EWQL, que produz samplers de orquestra maravilhosos...

    Já o Gaia é mais voltado para o som eletrônico, como Giorgio Moroder fazia nos anos 80, ele não vai servir para trilhas convencionais, é mais para algo como os filmes Matrix ou Tron...

    Quanto a efeitos sonoros, não vai encontrar sons de vidro quebrando, porta batendo no Gaia, mas pode produzir sons espaciais ou incidentais para suas trilhas... Os efeitos mais convencinais é mais fácil achar na net...

    Para dar uma viajada, veja esse video abaixo que um compositor usa para promover o próprio trabalho, ele sua um Fantom G, mas o som da orquesra é, na verdade, um sampler da EWQL...

    Qualquer coisa pode perguntar!

    Maestron
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rudemangueboy

    Tá aqui o video:

    http://www.youtube.com/watch?v=PQt-n00O1-Y&feature=related

    Rudemangueboy
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Rudemangueboy
    · votar


    silvG8

    Então seria melhor ficar só com o Ax-synth para a parte musical mesmo e investir nesse Omnisphere?

    Maestron

    Que legal você conhecer o Moroder!! Para mim ele é um dos compositores mais subestimados da indústria. Bem com relação a orquestra deu para brincar legal de orquestra no AX-SYNTH, embora eu tive que adicionar realmente algumas sons. Os testes que eu vi do Gaia me entusiasmaram a fazer algo similar ao Fabio Frizzi, ao Goblin e o Riz Ortolani (não pretendo plagiar os caras e sim fazer algo similar). Se alguém mais quiser ajudar, dê uma sacada na trilha sonora de Zombi 2 ou de cannibal holocaust para entender...

    De qualquer maneira, vou comprar um software mesmo para os sons, É o jeito, minha dúvida é se compro um teclado que possa utilizar para tocar também ou algo como aqueles akai 25, que sempre vai precisar de um pc ao lado...

    Rudemangueboy
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Edson Caetano

    Cara eu sou traumatizado com coisas usadas, que sempre quebram na minha mão logo, embora pareça uma boa uma workstation.

    silvG8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rudemangueboy
    Eu fiz uma coisa não muito bonita quando obtive o Omnisphere por meios ilícitos, mas certamente é um software que eu compraria...como moro em uma roça (Vitoria-ES) acabo nunca achando esses produtos.

    Procure um pouco pela internet por videos que você vai entender o que falo...

    Escrevendo meio errado no iPad!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Rudemangueboy
    O Omnisphere custa 500 doletas
    eis seu distribuidor para o Brasil
    http://www.ilio.com/products/spectrasonics-instruments

    Dentro da sua verba e sobra para um bom controlador novinho
    e claro tem o meio alternativo que eu nao recomendo, principalmente se for trabalhar sério

    detalhe que este soft só tem uns 40gb hehe

    feh_l.j
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    detalhe que este soft só tem uns 40gb hehe

    :O
    o que ele tem de tão pesado

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    feh_l.j
    Toneladas de Samples ué hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o melhor teclado para efeitos sonoros e trilha sonora de filmes?