Workstation X arranjadores X sintetizadores

Autor Mensagem
Scoth_Pr
Veterano
# dez/06
· votar


swrdmaster

Bom, o XP-50 pode ser considerado um sintetizador sim, alguns dizem que é meio complicado de se trabalhar com ele, mas continua sendo sintetizador sim. O XP-30 não é Workstation, pois não possui sequencer, mas é um ótimo sintetizador.

Os controladores são teclados que foram fabricados com o objetivo de servirem apenas como a parte "física" (teclas, knobs, faders, botões) do som que sairá da parte controlada (módulo, teclado, PC...). Alguns controladores vêm com alguns timbres de brinde, como é o caso dos SP's da Kurzweil, mas a maioria não vem com timbre nenhum. Qualquer teclado que tenha as conexões MIDI (IN, OUT, THRU) pode servir de controlador, até o mais simples PSR que tenha essa conexão. A diferença para os controladores específicos é que esses vem com vários controles dedicados, como Knobs, faders, botões, além de serem compatíveis (alguns) com a maioria dos softwares atuais para sequenciamento e trabalhos via PC.

Espero ter te ajudado em alguma coisa, se tiver mais dúvidas, é só aparecer de novo.

swrdmaster21
Veterano
# dez/06
· votar


Sim, valeu mesmo cara, porque eu não faço muita idéia dessas coisas. Mas então é mesmo dificil mexer nesse xp50 né? Eu to agora começando a dar um estudada no assunto pra saber qual teclado seria melhor pra mim, apesar de ja saber que os sintetizadores sejam mais provaveis.
E outra coisa, não me leve a mal, pode parecer meio estranho, mas você saberia me dizer melhor o que é um sequencer??? Eu ouço falar muito disso, mas até agora não entendi como funciona.
E só mais uma coisa. Estou pensando em montar um set com um SP e um ME kurzweil. O que você pode me dizer disso? A outra opção minha é um yamaha DX7 com o mesmo módulo. E valeu mais uma vez pela atenção.
Obrigado.

Leo Corrêa
Veterano
# dez/06
· votar


Opa Scoth_Pr, Quer dizer então que se eu comprar um Microkorg, ou Alesis Micron, que tem 3 oitavas, pegar um cabo midi, ligar ele num Casio CTK-400 e alguma coisa, esse casiozinhu vai ter o sonzão do Alesis?

É pq eu não entendo muito ainda dessas coisas... =P
Valeu

E sequencier eu acho que é algo que permite você gravar várias faixas com timbres diferentes e fazê-las tocarem ao mesmo tempo... Acho que algo mais complexo que isso.

ROTTA
Veterano
# dez/06
· votar


Leo Corrêa
Opa Scoth_Pr, Quer dizer então que se eu comprar um Microkorg, ou Alesis Micron, que tem 3 oitavas, pegar um cabo midi, ligar ele num Casio CTK-400 e alguma coisa, esse casiozinhu vai ter o sonzão do Alesis?

Eu diria que não. O "casiozinho" apenas controlorá os periféricos, e sua paleta de sons continuará (infelizmente) a mesma.

Abraços.

Leo Corrêa
Veterano
# dez/06
· votar


Hmmmmm...

Controlar os periféricos...


Er... como assim?

Scoth_Pr
Veterano
# dez/06
· votar


swrdmaster21

Bom, na explicação mais básica, sequenciar uma música seria por exemplo você gravar no seu teclado, ou no PC, ou no aparelho de sequenciamento várias faixas, cada uma com um certo instrumento,e depois disparar tudo pra tocar junto com você ao vivo, ou em estúdio na hora de produzir um CD, entendeu? Por exemplo, você pode tocar uma música só com um timbre de piano, e disparar uma sequênci já pronta de um arranjo strings junto, os oids ao mesmo tempo, só que o arranjo de strings já está sequenciado e toca automaticamente,já foi gravado, deu pra entender?



Leo Corrêa

Opa Scoth_Pr, Quer dizer então que se eu comprar um Microkorg, ou Alesis Micron, que tem 3 oitavas, pegar um cabo midi, ligar ele num Casio CTK-400 e alguma coisa, esse casiozinhu vai ter o sonzão do Alesis?

Não. Conectando via MIDI o Alesis ao Casio, você usará somente as teclas do Casio, mas o timbre que todos ouvirão será o do Alesis. é por isso que os cabos de áudio (P10) estarão somente no Alesis, e o seu Casio enviara mensagens MIDI das teclas pressionadas so Alesis, que interpretará e gerará o som que você ouvirá. é por isso que ele é um controlador: Ele só Controla o Alesis, mas o som continua sendo só do Alesis, porém você tem a vantagem de utilizar mais teclas.

Periférico, nessa situação, é todo aparelho que está sendo controlado pelo teclado controlador, seja ele um outro teclado, um módulo ou um computador.

Scoth_Pr
Veterano
# dez/06
· votar


swrdmaster21

E só mais uma coisa. Estou pensando em montar um set com um SP e um ME kurzweil. O que você pode me dizer disso? A outra opção minha é um yamaha DX7 com o mesmo módulo.

Cara, daí depende dos timbres que são mais importantes para você. Por exemplo, se você precisa de órgãos legais, eu descartaria essa opção de módulo, mas se é só piano e strings que você usa pode ir em frente. Em q ualquer caso, considero o SP um melhor controlador, por ter mais teclas e já ser fabricado para ser um controlador mesmo né. Fla um pouco mais do que você mais precisa que fica mais fácil te ajudar, ok?

ROTTA
Veterano
# dez/06
· votar


Leo Corrêa
Controlar os periféricos...
Er... como assim?


O protocolo MIDI (que é um "padrão" para troca de informações entre equipamentos) permite que um equipamento controle o outro. Exemplificando: se o seu teclado (mesmo Casio) tiver uma saída MIDI, através desta conexão ele enviará "mensagens" que serão compreendidas por outros equipamentos (módulos, seu PC com um soft synth, outros teclados, etc), através de uma entrada MIDI. O) equipamento que "controla", como o nome sugere, é chamado de controlador.

Recomendo a leitura destes tópicos, onde o assunto ffoi discutido de alguma forma:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/103060/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/90068/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/96677/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/98799/

Se quiser aprofundar, aqui você encontra todos os tópicos sobre MIDI.

Abraços.

Daniel Prudêncio de Lemos
Veterano
# mar/08
· votar


Há alguns meses a minha Igreja resolveu comprar um teclado novo e eu entrei nesse fórum para tentar me informar sobre os diferentes tipos de teclados.

Eu tentei reunir as melhores explicações que eu li aqui, da forma mais organizada e mais simples que eu consegui, e deu nisso aí.

Vocês que entendem mais do que eu, me corrijam no que eu tiver escrito errado.



Classificação de Teclados

Os principais tipos de teclado são: sintetizadores, arranjadores, controladores, workstations, workstations arranjadores e stage pianos:

Sintetizadores: são teclados com alta possibilidade de edição de timbres (sons). É possível criar timbres personalizados a partir de ondas sonoras, amostras de áudio, podendo acrescentar efeitos, mexer na equalização (agudo, médio e grave), na sensibilidade, etc. São teclados indicados para tecladistas que trabalham somente com bandas. Estão nesta categoria o Roland XP-10 e XP-30, o Korg X5, o Alesys Qs6, o Yamaha S03 e vários outros.

Arranjadores: são teclados que possuem timbres mais simples que os sintetizadores, além de não possuírem editores de timbres. Vêm com vários ritmos imitando bateria, para acompanhar quem estiver tocando. A maioria dos teclados arranjadores toca músicas através de disquetes. Esses teclados são mais indicados para o estudo musical ou para profissionais da noite, que tocam em eventos, bares, etc., e que não possuem banda. Existem a categoria amadora, na qual estão aqueles nos quais você não pode criar seu próprio ritmo, e a categoria profissional ou semi-profissional, na qual estão basicamente aqueles nos quais pode-se programar e/ou criar ritmos. Dentre os profissionais e semi-profissionais podemos citar: Yamaha PSR630-550-640-540-740-1000, etc., Yamaha Dgx305-505, etc., Roland EXR 5 e EXR 7, etc., Technicks KN1500-KN1400-KN5000, etc. Dentre os amadores estão: Casio Ctk501-511-611, etc., Yamaha PSR210, PSR280 dentre vários outros.

Controladores: são teclados que foram fabricados com o objetivo de servirem apenas como a parte "física" (teclas, knobs, faders, botões) do som que sairá da parte controlada (módulo, teclado, computador, etc.). Alguns controladores vêm com alguns timbres de brinde, como é o caso da linha SP da Kurzweil, mas a maioria não vem com timbre nenhum. Qualquer teclado que tenha as conexões Midi (IN, OUT, THRU) pode servir de controlador. Protocolo Midi é o nome dado a uma maneira de enviar "mensagens" que serão compreendidas por outros equipamentos, como módulos, computadores, outros teclados, etc. A diferença para os controladores específicos é que estes vêm com vários controles dedicados, como knobs, faders, botões, além de alguns serem compatíveis com a maioria dos softwares (programas de computador) atuais para seqüenciamento e trabalhos via computador.

Workstations: são sintetizadores com seqüenciador multi-pista. Seqüenciador é um recurso que permite gravar vários instrumentos (e até voz humana) separadamente e depois programar para tocar tudo junto. Com isso, pode-se gravar uma orquestra usando apenas o teclado. Além do seqüenciador, um workstation também tem todas as funções dos sintetizadores. Não trabalha com ritmos, só Midi e timbres. É compatível com qualquer arquivo Midi padrão GM. Os workstations vêm com até 16 canais de áudio, para se gravar cada instrumento num canal. Eles podem possuir gravadores de CD, memória interna, com possibilidade de expansão da memória através de placas de memória, samplers, saída para TV, conexão à Internet, válvula para timbres, saída de áudio digital, saída individual do canal de cada instrumento, etc. Geralmente são mais indicados para trabalho em estúdio, mas podem ser usados com função de sintetizador para bandas. Roland XP-80, Korg Triton Motiff Es, Motiff Rack, Motiff 6, Korg Extreme, Fanton X*, Korg Triton, Korg Trinity e muitos outros estão nesta categoria.

Workstations Arranjadores: é uma nova categoria de teclados, que está há pouco tempo no mercado. São teclados que possuem todas as funções dos workstations, mas possuem ritmos, como os arranjadores, em geral mais encorpados, com ritmos mais completos e com mais qualidade do que um simples teclado arranjador. Nesta categoria temos destaque no mercado para: Korg PA 80-60-50, Yamaha PSR3000-1500-2100-1100, Roland G70, entre outros.

Stage Piano: o nome significa "piano de palco". São teclados que possuem teclas pesadas (ou semi-pesadas), como as de um piano e geralmente possuem apenas timbres de pianos, pianos elétricos, órgãos e strings. É o caso dos kurzweil SP76-88-88X, dentre outros.


Um abraço a todos.

fernando tecladista
Veterano
# mar/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Daniel Prudêncio de Lemos

na boa, porque upou um tópico de 2 anos atras pra colar um post do vinicius augusto show, que já tem igual pelo cifra club

expedifer
Veterano
# mar/08
· votar


Vai ver que ele é dessa época!!!

fabioreinas
Veterano
# jun/08
· votar


Desculpem eu ressuscitar esse tópico. Parabéns a todos, tem muitos exclarecimentos.

Vejam meu caso:

Sou novato , toco bem pouco já tive uns 3 teclados bem fraquinhos PSR175 , casio CTK 491 eu acho;

Agora queria um coisa melhor como Juno D, MM6 , Korg X-50 , mas a grana tá muito curta.
Apareceu pra mim um PSR E303 por R$380 , pra aprender me parece uma boa. Agora eu pergunto , ele tem saida e entrada MIDI, sendo assim , se eu quiser por exemplo comprar depois um módulo JV1010 ou então usar um PC com vsts com uma placa off board eu consigo usa-lo como controlador?

Eu seria melhor comprar por exemplo um controlador M-Audio Oxygen 61 que tá R$380 no py e compro junto a placa off board e instalo uns programas para gerar timbres?

Na verdade amigos eu queria comprar um Juno D LE ou então um MM6 que parece já estar sendo encontrado por R$1350 segundo relatos aqui no forum.

Meu interesse maior é a qualidade do timbres e a possibilidade de cria-los sem dificuldades, não ligo pra acompanhamentos, logo Arranjador pra mim seria descartado.

Como a grana tá muito curta e eu ainda não sei tocar muito acho que a principio o E303 já quebraria meu galho né.

Nesse meio tempo eu guardo uma grana e tento pegar o juno D, se não guarda R$2200 dae pego um MM6.

Acho que é mais negócio pegar um MM6 , porque comprar controlador + módulo sai bem mais caro.

Se eu comprar o controlador + jv1080 vou precisar de mais alguma coisa para começar a tocar, tirando claro o cubo.

gessio
Veterano
# jun/09
· votar


Esqueceram do Yamaha Motif XS, ótimo sintetizador/workstation

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


gessio
Se você fizer uma pesquisa no site, vai encontrar bastante coisa do Motif XS. Ninguém esqueceu dele não... Todo mundo aqui sabe o XS é capaz de fazer.

Mas já que você gosta de lembrar as coisas, lembre de ler as regras, em especial a 7, que diz:

7 - Ao responder aos tópicos, escreva apenas o necessário para enriquecer o assunto e ajudar o usuário.

Lord fafe
Veterano
# jun/09
· votar


piiiiiiii'...


Jonathas Lacerda

Um dia vc ainda vai ser moderador do FCC'...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/09
· votar


Lord fafe
¬¬

Nada a ver... Mas precisamos manter a ordem por aqui...

Lord fafe
Veterano
# jun/09
· votar


Nada a ver... Mas precisamos manter a ordem por aqui...

Só precisa oficializar...hehe'... cara, eu te acho chato, mais no fundo no fundo, se não ouvesse pessoas como vc aqui no FCC eu acho que eu nem passaria por aqui...AHSuhasuh'...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/09
· votar


Só precisa oficializar...hehe'... cara, eu te acho chato, mais no fundo no fundo, se não ouvesse pessoas como vc aqui no FCC eu acho que eu nem passaria por aqui...AHSuhasuh'...

kkkkkkkkkkkkkkkkk

sou chato não pow... só gosto de implicar um pouquinho :D

Lord fafe
Veterano
# jun/09
· votar


Jonathas Lacerda
~QQq'... inda me lembro da época que eu entrei no FCC'... Vc me marcava o tempo todo... agora já acostumei...kkkkkkkkk...( o tópico virOu msn...kkkkkkkkkk'...)

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk FCC chat rules!

me add no MSN, viadinho... jonathas at live dot com

E eu não pegava no pé não pow... tu falava muita merda. Fora essa forma de escrever de miguxo from hell que dá nojo. Até hoje vc fala algumas bobagens, e só parei de reclamar pq vc não tem salvação, kkkkkkkkkkkkkk

zoera :D

Lord fafe
Veterano
# jun/09
· votar


tu falava muita merda... até hoje fala... só parei de falar pq vc não tem salvação, kkkkkkkkkkkkkk
Obrigado pelo elogio... e depois eu sou cara de pau...

Rogertronics
Veterano
# jun/09
· votar


Eu tinha essas dúvidas também. Então comprei um S03 que é synth mas não tem sequencer. Em relação a um arranjador as possibilidades de criação de som é muito maior. Sem o sequencer tive que comprar um arranger, então comprei o GW8. Poderia ter comprado um Motif XS ou um Fantom G mas o preço destes ainda seria maior que a soma dos dois (1800+2997). O Gw8 edita timbres mas ele não te dá acesso as ondas que formam o timbre, o que eu faço é escolher dois timbres no modo dual e usar o MFX super filter, que te dá opções de escolha entre filtro LPF, HPF e BPF, coisas que o S03 não tem (só LPF para os 4 elementos). Pra completar paguei mais 1000 na SP-404 que com um cartão de 1GB da sampler, é bateria que não acaba mais, incluindo loops e patterns, disparados pelo GW8 que fica com o canal 10 desligado. Tô satisfeito? Ainda não. Falta ainda um bom módulo e já estou de olho no V-Synth Xt, aí sim, estarei com um setup para tocar qualquer coisa. Esses brinquedos são caros mesmo.

Lord fafe
Veterano
# jun/09
· votar


Jonathas Lacerda

Nem adianta cara... ó o carinha aí em cima... sempre vai haver a liga do mal...kkkkkkkkkk'...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/09
· votar


Lord fafe
Tá vendo como tu só fala bobagem? Quando eu reclamo, acha ruim...

O Rogertronics trouxe ao tópico algumas informações sobre um synth e um arranger que ele tem. Ou seja, contribuiu com o tópico...

Rogertronics
Do que se trata o SP-404? módulo de bateria eletronica ou sequenciador? ou os dois?

Rogertronics
Veterano
# jun/09
· votar


Jonathas Lacerda
A SP-404 é uma bateria eletrônica sampler com sequenciador e entrada MIDI. Ela carrega 12 samplers divididos em 10 bancos (120 no total). Os bancos A e B usam memória flash interna enquanto que os bancos de C até J usam compact flash. Não necessita de memória dimm, salva direto no CF. Eu salvei vários sets no cartão de memória e ainda tenho mais de 300 minutos disponíveis (1GB). Coloquei kits do Reason, Absynth, Dance&Jay 7 e vários loops retirados de músicas mesmo. Crio os paterns apertando os 12 pads e disparo a sequencia pelo GW8, que manda o pulso de clock quando seleciono um style em total sincronia. Muito legal.

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Então poderiamos dizer que o Workstation é melhor ou mais completo do que o Sintetizador ?

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
mais versátil.

hbraga
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
Sim e não. As workstations, em tese, tem todas as funções reunidas em um único equipamento, é o famoso "tudo em um". Porém, na prática, os equipamentos específicos executam suas tarefas com maior qualidade. Então, depende do que você quer fazer. Geralmente, os melhores timbres de piano acústicos e piano elétricos estão nos pianos digitais, os melhores seqüenciadores estão em software (Logic, Cubase, Live, etc..), os melhores equipamentos para síntese sonora são os sintetizadores específicos e assim por diante. Agora se que um equipamento que faça tudo, então as workstations são melhores. A resposta então é : depende.

catamilho
Veterano
# fev/13
· votar


Eu inexperiente a um ano e meio atrás, queria um teclado com tecla de piano, que eu gosto muito, mas queria gravar, e queria poder por o som a meu gosto, e não podia ser muito caro (só um pouco caro rs).

Escolhi o Yamaha MOX8 e estou muito feliz com a escolha, ainda não uso 30% do teclado e tenho a impressão que ele me vai ser útil por muito tempo.

Abraços a todos.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


andematos79
Um workstation é um synth o contrário nem sempre, mas é apenas mais um estilo de equipo nem melhor nem pior

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Workstation X arranjadores X sintetizadores