Crítica de músico para músico

    Autor Mensagem
    Erikito
    Veterano
    # dez/11


    aew galera decide criar esse tópico pra compartilha essa dúvida ou impressão que eu venho tendo a uns 2 anos e pelo meu ponto de vista dificilmente um músico aceita crítica do outro, mesmo se a crítica for pra melhor, ja aconteceu algo do tipo com vocês e oque vcs acham dissu?

    Juruna_Tecladista
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Se a crítica for construtiva, é sempre bem vinda.

    Gus79
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Quando a crítica é coerente, é boa sim.

    Só não dá pra encarar crítica tipo: "pô, o solo está muito longo", quando se está tocando uma composição que puxa para o progressivo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    músico para músico

    Se a crítica for construtiva, é sempre bem vinda
    Quando a crítica é coerente, é boa sim


    sim
    com o tempo você aprende a filtrar as criticas e saber se é algo construtivo ou se a pessoa somente falou porque tem aqueles que acham defeito em tudo

    você já filtra as coisas quando a pessoa chega soltando alguma do tipo
    esse seu timbre de rhodes tem muito médio, isso porque você estava com um timbre de wurlitzer qu se encaixou melhor do que o rhodes que você testou no ensaio

    Shadad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Independente da crítica ser construtiva ou não, a verdade é que a maioria dos artistas de qualquer área não aceitam críticas muito bem.

    No meu caso, se a crítica vier de um bom e experiente músico, de alguém que sabe o que tá falando, tudo bem! Mas as vezes ouvimos coisas desnecessárias de pessoas metidas a entendedores de música, mas que não sabem o que é um dó maior. Acho que pra entender de música só sendo músico e com bagagem.

    Lembrei-me agora de uma discussão sobre crítica entre o Ed Motta e o Álvaro Pereira Júnior:



    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O Ed Motta é um mestre da música, concordo com tudo que ele disse, foi até legal ver o sorriso do Frejat, deixando subentendido que ele tambem concordava mas não teve coragem de falar instantes antes... pena só a galera ter apoiado o crítico, não entendi porque...

    O cara para criticar tem que pelo menos entender o que está criticando, se atender este pequeno requisito a crítica é muito bem vinda, um grande exemplo disso são as críticas que levamos de brinde nas Jams do fórum, são comentários feitos pelo pessoal, mas é vindo de pessoas que estão vivendo a mesma situação, entendem o contexto de uma Jam, como ela funciona, o caráter de improviso, de testar idéias, criar, inclusive gostaria de receber mais criticas do que elogios, porque vindo de músicos vai acabar forçando a gente a estudar, praticar mais o instrumento

    As vezes meu pai vem falar, criticar, para tocar outro tipo de som, mas eu tenho que tocar o que os outros gostam ou o que eu gosto?? não sou profissional, vou tocar sempre o que me der na telha e que se explodam as críticas em relação a minha musicalidade hehe

    Shadad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano

    pena só a galera ter apoiado o crítico, não entendi porque...

    Isso deve ter acontecido porque a platéia do programa não é formada por músicos e, em consequência disso, não entendem muito de música, assim como o crítico.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Shadad
    Pois é, o gabarito do Ed Motta é gigantesco, ele tem toda moral para falar, a molecadinha lá nem deve conhecer direito o som dele, mesmo se não gostar ele é um multi instrumentista, compositor, entende tudo, se tivessem este conhecimento não teriam tido esta reação

    Cleber Vaz
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    com o tempo você aprende a filtrar as criticas e saber se é algo construtivo ou se a pessoa somente falou porque tem aqueles que acham defeito em tudo

    Concordo!

    Tem aqueles que criticam construtivamente, outros o fazem estupidamente e outros ainda, a pior classe, aqueles que estão cobertos de inveja.

    Tem estúpidos que vão elogiar um determinado timbre se souberem que é da "procedência tal" mesmo que seja mentira, ou seja, se acreditarem que é um KORG vão dizer que gostaram mas se soubessem que era um PSR diriam que o mesmo som estava horrível.

    Certa vez li em algum lugar que todo crítico de arte é um artista frustrado. Não concordo com generalismos mas aproveitando o gancho dos comentários:

    O cara para criticar tem que pelo menos entender o que está criticando

    e

    No meu caso, se a crítica vier de um bom e experiente músico, de alguém que sabe o que tá falando, tudo bem!

    Aí é que está! Se o cabra é um crítico que escreve para alguma revista, site ou seja lá o que for, será que é artista? Será que vive aquilo que critica? Provavelmente não ou estaria do outro lado da mesa vivendo como artista e recebendo críticas de outros.

    O único problema de receber críticas de músicos, mesmo que sejam experientes, é quando a crítica é movida pela inveja...mas isso a gente aprende a filtrar, como disse o Fernando.

    pomtwo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    fala ai pessoal beleza ? faz tempo que nao apareço aqui dar um pitaco ...

    criticar musica , alias artes em geral se eh muito dificil por que , so quem ta fazendo eh quem ta entendendo o que quer transmitir , se outras pessoas entendem diferente, fazer o que ..

    Eu adoro ed motta , acho que ele toca muito , mas nao vejo sentido nas composições dele , mas continuo admirando ele , agora nao eh por ter ou nao gabarito que eu vou julgar ou criticar ele , por que eh a arte dele , eu aceito se quiser ...

    amo musicas do anos 70 , por que eram musicas que se tinha tanto expressao na parte tocada propriamente dita , quanto nas letras que tinham nexo ... ou seja uma frase da letra completavam a outra , alias muitas musicas dos anos 70 eram historias vividas e cantadas .. e ai vc ve o clipe que nada mais eh do que um complemento de tudo que ja tinha sido tocado e cantado ..

    Ed motta nao tem sentido as letras , (isso ate sao palavras dele num show no sesc tv ) , porem a genealidade musical dele eh incrivel , trazer algo novo e vintage em uma musica eh o prazer dele , se ele tem publico , nao sei , porem eu acredito no trabalho dele , e de milhoes de outros cantores por ai , que parecem nao haver sentido ....

    mas eu fico louco por que o pessoal critica o ed e outros e nao criticam musicas classicas que algumas so sao uma sinfonia de sons que nao dizem nada , nao segue nenhuma teoria , nao se tem escalas ... eh um vai e vem de violinos , uma hora ta morto outra hora ta vivo .. fica la 10 a 15 minutos tocando um monte de sons ... e ai isso faz sentido?? ( disculpa pra mim nao faz nenhum) mas ai eu venho aqui ou ali e descasco a batata em cima ? Nao !!! o que eu faço eh nao escutar e pronto !!! acho que a maior critica nossa eh essa , receber ou nao o trabalho do artista ..

    pronto falei demais como nos outros post !!!!

    quem quiser me criticar beleza pode fazer , me dar conselhos , mas gente se vc compos algo , ou entao pegou algo pronto e o refez com sua cara , a coisa ja ta dita .. eh isso , eh o que vc gosta , ou eh o que vc achou legal e eh assim que vc vai fazer nao importa o que digam .... mas eu recebo criticas de quem toca na mesma banda que eu .. tipo guitarrista , baixista , pois eles tambem vao participar da mesma arte , e eles tem que ter o mesmo sentimento , o que a musica passa pra mim , tem que passar pra eles tambem , pelo menos mais da metade

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    pomtwo
    Se muitas das pessoas do fórum pensassem desta maneira que você expos em seu coment acima, não haveria tanta polêmica e discussão no fórum, respeitar o indíviduo ou o grupo, independente de achar sentido na letra ou na composição geral da obra / peça

    no final das contas música tem muito de gosto pessoal, e interpretação livre é complicado, não pago 1 real em quadros, tem gente que paga milhões, vai entender, o que é belo para um, para o vizinho nem tanto, e a crítica vive nesse meio... como disse o frejat no Vídeo, é apenas mais um comentário, de tantos outros milhares que tem a música dele

    Olha o crítico do vídeo falando, fez uma critica desfavorável, apenas porque achava que estavam dando muito Ibope para o conjunto indie, poxa, deixa os caras, precisava ele, com o poder da mídia que lhe foi dado, ter o direito de tentar dar uma rasteira nos caras, apenas para abaixar a bola?? esse tipo de critico que passe longe de mim hehe

    Shadad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano

    Olha o crítico do vídeo falando, fez uma critica desfavorável, apenas porque achava que estavam dando muito Ibope para o conjunto indie

    Com essa declaração dá pra percebermos os "tipos" de críticos que há por ai e o que um artista sofre só por ter um pouco de "nome".

    waltercruz
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    pomtwo
    Bom comentário, as letras do Ed não fazem sentido, mas já vi ele mesmo falar que se ele fosse escrever um poema ele faria um livro, e não música (bom, não exatamente isso, mas algo do tipo!hehehee)

    Não sei se acontece com mais alguém, mas geralmente quando ouço música minha capacidade semântica meio que 'desliga'.. Digo, eu ouço as palavras, consigo as vezes até repetir o que foi dito, mas muitas vezes aquilo não faz sentido nenhum pra mim. Pra eu perceber o sentido daquilo eu tenho de ler o texto sem ouvir a música.

    bassro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    kra quem fala mal do seu som e porque toca pior que vc!agora que te critica e porque qier que vc evolua em alguma coisa,tem que saber dividir.agora do video ali em cima o ed se axa demais ja faz tempo que ele nao faz nada legal ele tem vivido do passado foi tirar o kra se deu mal.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    não acredito que isso ocorra somente na música ... mas em todas as áreas do trabalho profissional.

    Um exemplo é, quando dois rapers (é assim que se escreve?) estão na disputa e um perde ... apesar de dizerem que respeitam, sempre o perdedor fica doidin dizendo que o "disparo" dele foi melhor ...

    Outro exemplo, são nos festivais de música ... NUNCA um favorito ganha, apenas fica no máximo em segundo ... e ninguém, ou quase ninguém respeita o vencedor.

    Na industria, um projetista senior NUNCA aceita uma crítica ou melhoria de seu projeto quando feita por um projetista de nível inferior, e se for o projetista tiver o mesmo nível, no máximo ele diz que a idéia é válida e que a responsabilidade do projeto é dele e então ele quem decide o que vai usar.

    No comércio, quando um vendedor é bom em volume de vendas não aceita qualquer tipo de correção de sua postura como abordagem ao cliente, organização, seguir as regras da empresa ...

    De uma forma geral, qualquer comentário pode ser tomado como crítica, cabe ao criticado refletir e ver o que é melhor para si e para quem o segue, pois com atitudes ditatórias cria-se uma falsa força, um falso poder e um dia o criticado não saberá o que fazer quando o seu calcanhar for flexado e aí a razão deixa de ser seu escudo.

    Shadad
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    pomtwo
    waltercruz

    Eu já vi o Ed Motta declarando que raramente faz letras. A maioria das músicas dele tem letras de outros.

    Shadad
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    EDIT: Post duplo.

    Gus79
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Já que o povo tá falando em Ed Motta...

    Pra mim, um dos maiores músicos do Brasil atualmente. O cara sabe TUDO.

    E tá pouco se lixando pra musiquinha de moda (de m*rda), pra sucesso no Faustão. O cara faz o som que acha bom, usando muito equipamento vintage, fazendo música pela música.

    Depois de ouvir bastante o som dele, virei fanzão.

    E no vídeo no Serginho Grossman, o jornalista não argumentou decentemente. Contra a tese do Ed Motta, que é a que o crítico - especificamente aquele mesmo - não conhece porra nenhuma de música, e que portanto não deveria ser levado a sério, o jornalista (cujo nome eu nunca havia ouvido falar e já esqueci) fez um argumento ad hominem: não respondeu à crítica, mas tentou desmoralizar o próprio Ed, com aquela frase: "pra quem não se preocupa, até que você está se preocupando, hein". Jogou pra galera. Ridículo.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Especificamente, em relação ao Ed, acho a pessoa dele um pouco chata, mas um excelente músico, mas agora, não gostei da banda atual dele.

    Agora, acho as críticas aqui das jams saudáveis, por exemplo. E outra, uma coisa é alguém que me conhece a anos falar que eu toquei uma merda, outra coisa é alguém que eu conheci ontem falar que eu toquei uma merda, digo, eu posso ter tocado uma merda mesmo, mas se o cara não é meu amigo, acho que pode escolher melhor as palavras. Mas se o cara é meu amigo há tempos, tem o direito de falar que foi uma merda mesmo. hahhahaha

    tmurback
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: tmurback
    · votar


    Embora eu concorde com muita coisa que o Ed Motta disse, acho que ele foi muito mal-educado, pois começou agredir o cara de graça. O Frejat, por exemplo, foi mais inteligente e político, não agrediu o cara explicitamente, mas não deixou de cutucar e de mostrar o lado do artista.

    Agora, criticar é fácil - eu quero ver é o cara fazer acontecer. Temos como grande exemplo disso os comentaristas de futebol, que, quando viram técnicos, não conseguem por em prática um décimo do que falaram. Então, o que o Ed Motta falou em relação os críticos de arte tem muita verdade. Pena que ele partiu para um desnecessário confronto direto e aberto.

    Além disso, grandes músicos, em geral, sabem da dificuldade de se criar algo e de fazer aquilo acontecer. Então, esses caras geralmente são gente boa e falam algo para o nosso crescimento.

    Eu, por exemplo, tinha algum preconceito com música pop, achava tudo muito fácil, sem sal, harmonias bem fáceis, até que fui convidado para fazer uns teclados num CD pop, e vi o quanto é difícil desenvolver um trabalho como esses - tem que soar familiar, para haver uma identiticação com o ouvinte, mas ao mesmo tempo não pode ser igual ao que ele já ouviu, tem que ser fácil, mas não pode ser brega, tem que saber trabalhar as harmonias, os timbres, os padrões, ou seja, é uma série de situações que eu, lá deitado no meu berço esplêndido, não tinha noção da dificuldade de ser fazer algo legal, que é o que acontece com a maioria desses críticos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Crítica de músico para músico