Dividir o tempo entre Técnica e Programações !

    Autor Mensagem
    J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11


    O tempo que dedicamos a estudo do nosso instrumento varia conforme a fase da vida em que se encontramos afinal temos colégio, faculdade, trabalho, casamento, filhos, netos etc. A questão é que poucos intrumentos apresentam tantas variações de estudo quanto as teclas. Vou dividir a questão em dois grupos:

    Técnica pianística Aquela técnica que desenvolvemos estudando piano (ou no teclado mesmo) em que fortalecemos os dedos, desenvolvemos agilidade, estudamos escalas, improvisos, legatos, stacattos, cifras, partituras, e tantas outras técnicas que quem estuda conhece bem, e sabe que é praticamente infinito este campo.

    Programações Aqui incluo desde o tecladista que tem que distinguir o timbre correto para cada música, achar o ritmo adequado, estudar as variações de bateria que um arranjador propicia, até o colega que estuda síntese, sequenciamentos, que explora ao máximo seu equipamento até atingir o resultado desejado. E mesmo num synth de entrada como um Juno Di já existem milhares de programações a serem estudadas, e em um PSR 423 hoje existem muitas opções também.

    Então á questão é: Como vocês dividem o tempo entre a técnica (sem ele não adianta nada um keyboard bem progamado) e a dedicação às funções de seu teclado (afinal é nele que conseguimos os tão desejados sons que buscamos) ?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eu não fucei muito ..
    No piano eu apenas escolhi uns 3 ou 4 tipos no VST, adicionei o reverb e programei a curva de sensibilidade... pronto .. chega ... não precisei mais que isso.
    No synth é muito mais complicado, pq cada música exige uma programação diferente, então eu procuro algo próximo quando necessito ...
    Isso me faz ter tempo para estudar as músicas, ter um bom timbre e tempo para as outras coisas que exigem tempo e atenção em nossas vidas.

    Maestron
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu passei anos estudando piano clássico, estudei violino, anos e anos de composição e até fiz mestrado em composição... Durante todo esse tempo pouco me ocupei com sintetizadores, apesar de já ter dois. Não sei se foi preguiça, saturação de música ou falta de prioridade. Ao menos eu me sinto praticamente satisfeito com o que sei de teoria musical hoje em dia.

    Mas em se tratando de síntese, ainda estou engatinhando, comprei um Roland Gaia que está me ajudando muito além das pesquisas em foruns pela internet. O manual que o SilvG8 idealizou só veio a somar...

    Mas ainda sim sinto um arrependimento de não ter começado a estudar síntese há mais tempo, só comecei a me interessar mais nesse ano de 2011... Mas quando tiver meu estudo montado e armado, ninguém me segura! Hehehe...

    J.Dionatan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Galera, to pensando em encarar um curso intensivo de Home Studio na Apex, o que acham? Ultimamente tenho me dedicado mais ao estudo no piano e quase nada em meus equipamentos, e um estudo assim mais direcionado poderia me abrir novos horizontes e novas idéias né? O curso tem duração de 3 meses, uma aula na semana. Isto é programável mais acho melhor assim. O conteúdo é;

    MÓDULO 1 . A elétrica e a eletrônica no áudio
    O Sinal de Áudio (ponto de partida) . Transdutores (microfones e auto-falantes - modelos, funções e características) . Cabos e conexões (tipos e aplicações) . Linhas balanceadas/não balanceadas (características).
    Equipamentos - suas funções e seus parâmetros . Amplificadores, áudio consoles (mesas) e direct box . Filtros e Equalizadores . Compressores / limitadores/Noise Gates . Reverb/Delay.

    MÓDULO 2 . Áudio digital e softwares dedicados
    Introdução ao Áudio digital . Conversão A/D e D/A, Conexões, configurações básicas e latência.
    Softwares dedicados - Cubase . Estrutura de arquivos e backup . Configurações de áudio e hardwares . Interface, projeto  setup, tracks e sends . Ferramentas de edição . Gravação, edição,  plugins e automações.

    MÓDULO 3 . Midi e programação
    Introdução a tecnologia MIDI . O que é midi.
    Sequenciamento MIDI no Cubase . Configurações, Instrumentos virtuais e rewire . Gravando e editando em midi . Salvando arquivos e projetos.

    MÓDULO 4 . Softwares dedicados
    Sound Forge . Estrutura do software . Configuração de áudio e hardwares . Interface . Edição de áudio . Processamento de áudio . Salvando os arquivos.

    MÓDULO 5. Masterização e Pós-Produção
    Masterização . O que é a masterização . Dithering e DC-offset . Normalização . Equalização Corretiva .  Compressão e Efeitos de ambiente.

    O que acham?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    J.Dionatan
    Eu acho super valido, estou fazendo um curso online agorinha, www.academiadoprodutormusical.com.br passa lá e veja se a proposta do curso te agrada, é um pouco diferente do seu, começando que ele não indica programas, pode ser qualquer um, apresenta os conceitos e como fazer desde a montagem do home até gravação, mix, master... Estou gostando bastante

    Mas voltando, atualmente estou perdido entre manuais e partituras hehe, estou estudando mais técnica... Mas tem dia que eu me empolgo e fico só a

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Apertando botões hehe

    J.Dionatan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Edson Caetano
    Ops, solicitei meu Manual de bolso, vou dar uma geral no site!

    Greenwood
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Rapaz! Este tópico é bem pertinente... quando a gente vai ficando de saco cheio da técnica, quando aquela partitura tá ficando sem graça, a gente vai logo buscando timbres... editando... fazendo tudo pra sabotar o estudo!

    Mas eu tenho a técnica para sabotar a vontade de sabotar (eita viagem!):
    Eu já deixo nos favoritos uns timbres massa, pra, na hora do estudo, eu não ter vontade de mudá-los!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dividir o tempo entre Técnica e Programações !