Pequeno manual sobre Síntese "Analógica"

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Blue Jazz
De nada! Sem problemas, a gente está aqui para ajudar. Qualquer coisa meu email está aí, é só entrar em contato. Vou atualizando o manual na medida do possível. Se você baixou o primeiro texto, vai procurando pelo tópico que existem algumas atualizações. Tudo para ajudar!!
Obrigado aí pelas palavras de apreço.

Cleber Vaz
Veterano
# nov/11
· votar


Pessoal, vejo que com esses manuais sempre sendo atualizados esse tópico tem tudo para ter vida longa e até mesmo virar fixo.

Daí me ocorreu desencavar um tópico antigo para discutir essas coisas analógicas sem bagunçar esse aqui e escapar da intenção do tópico.
O detalhe é que os tópicos antigos sobre analógicos são muito pobres, estive fazendo uma busca e não achei algo que valesse a pena desencavar e dar continuidade.
Que tal criar um tópico oficial sobre sintetizadores analógicos de modo a focar nesse tipo de máquina sem misturar com sintetizadores digitais?
Até porque já tem tópicos comparativos "analógicos X digitais".
Os analógicos estão voltando com tudo e me parece que tem mais gente aqui no FCC interessada nesse assunto hoje do que em 2005 quando entrei aqui.

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Caro Cleber Vaz:

No meu modo de ver, os synths analógicos estão provocando
mais interesse porque:

1) Os preços estão menores;

2) Muitos são programáveis;

3) Qualquer pessoa que comparar um VA com um analógico
percebe a diferença.

J.Dionatan
Veterano
# nov/11
· votar


Os de grátis, eu recomendaria:

Synth1 - Ichiro Toda <======== O melhor
FreeAlpha3 VSTi - LinPlug
MinimogueVA VST - Richard Brooks


Valeu amigo Casper, vou procurá-los. Manuais de ambos estão excelentes.

Cleber Vaz
Veterano
# nov/11
· votar


Casper

No meu modo de ver, os synths analógicos estão provocando
mais interesse porque:
1) Os preços estão menores;
2) Muitos são programáveis;
3) Qualquer pessoa que comparar um VA com um analógico
percebe a diferença.


Concordo.

Quando entrei no FCC estranhei a falta de interesse do pessoal pois mesmo que os preços estivessem mais altos na época e tudo o mais ainda assim o entendimento desses conceitos de síntese já eram um grande diferencial na programação de sintetizadores digitais.
A onda do digital com modelagem analógica já estava em cena com teclados como KORG MS2000 e similares. A síntese se desenvolveu a partir do analógico e mesmo não lidando com eles esse conhecimento é extremamente útil.
Os manuais que você e o colega silvG8 estão desenvolvendo são ótimas iniciativas. Vale a pena discutir esses temas em tópicos.

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Cleber Vaz
No dia que eu pegar meu Little Phatty vou rechear esse fórum com tópicos interessantes. Ultimamente só vejo tópicos de alguns poucos usuários como o Casper. Sempre vale a pena!

Cansei dos tópicos como "Qual o melhor teclado do mundo?", "Qual o teclado o Jordão Rudis usa, quero um igual!", "Meu teclado é melhor que o outro da raça tal"... esse fórum está precisando de renovação. Alguns poucos tópicos (agora já muito desvirtuados) unem informações úteis sobre alguns assuntos, como o tópico sobre o Kronos, etc. mas não é pra mim.

Espero poder colaborar com novos tópicos até a metade do ano que vem!

Cleber Vaz
Veterano
# nov/11
· votar


silvG8

Espero poder colaborar com novos tópicos até a metade do ano que vem!

Eu tenho um analógico aqui. Foi construído em parceria com uma amigo e colega de banda.
Posso dizer que projetei o bloco a partir de diagramas coletados ao longo de muita pesquisa, um filtro daqui, um oscilador dali e já saiu um Frankenstein apavorante. É uma experiência interessante escolher quais os circuitos/módulos que vão compor o sintetizador e depois por as mãos no monstro funcionando.
Já são 12 anos que venho metido de cabeça nisso e espero poder contribuir para enriquecer a discussão.

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Cleber Vaz
Tenho um primo no ITA que mostrou interesse em criar algo assim... de repente apareço com um híbrido daqui a alguns anos. O cara é muito crânio então sairia um monstrinho.

Legal seu projeto, coloque fotos dele pra gnt ver!

Gus79
Veterano
# nov/11
· votar


Cleber Vaz

Caraca, coloca umas fotos e umas demonstrações do seu Frankezão!!! :D

E podem acreditar que deve ter bastante gente acompanhando o tópico, mas sem coragem de postar nada - por escassez de conhecimento, mesmo. Exemplo: eu, que até entendo os conceitos básicos e às vezes me aventuro a criar alguma coisa manipulando vco, vca, filtros... mas geralmente o resultado de minhas experiências é apavorante... ;)

Cleber Vaz
Veterano
# nov/11
· votar


silvG8
de repente apareço com um híbrido daqui a alguns anos. O cara é muito crânio então sairia um monstrinho.

Tenho um outro amigo que é engenheiro e se interessou por sintetizadores, por puro prazer. Dei uns toques pro cara e ele já projetou um híbrido que ainda não montou por falta de tempo visto que é um hobby. Esse híbrido dele será totalmente analógico mas com conversão MIDI->CV na entrada.

silvG8 e Gus79

Cheguei a falar desse sintetizador em tópicos mais antigos, coloquei até umas fotos num fotolog na época. Parei de falar nele porque estava demorando muito a aprontar já que o meu colega de projeto estava atolado de trabalho na universidade. Atualmente o sinth tá aqui em fase de revisão. Daqui vai sair pra trocar uns potenciômetros que gastaram e substituir um dos módulos que estava em fase experimental, além de uns acabamentos nos paineis. Feito isso estará perfeito, sem falar no visual pois a antiga carcaça nós tínhamos feito em madeira e atualmente transplantamos ele para a carcaça de um antigo Giannini 5 oitavas. Assim que sobrar tempo eu faço alguma coisa pra postar aqui. Faz semanas que estou com ele aqui para testes, já vou aproveitar para registrar essa fase "beta" hehe

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Caros colegas:

As atualizações estão lentas mas não estão paradas.
Prometo atualizar com mais frequência, até atingir o objetivo.
Aqui vai a mais recente:

http://www.4shared.com/document/Wo88KyO6/Analog_Synth_4.html

Gus79
Veterano
# nov/11
· votar


Casper

Muito bom. E cada vez mais aumentando a quantidade de sintetizadores clássicos! :D

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Acho que os tópicos e os sintetizadores serão esses mesmos dessa versão preliminar 5,
só falta agora expandir os comentários de cada um e melhorar as figuras.

http://www.4shared.com/document/mmmS2Wa_/Analog_Synth_5.html

Gus79
Veterano
# nov/11
· votar


Muito bom mesmo.

Esses manuais de síntese que você e o SilvG8 estão fazendo são uma mão na roda para quem (como eu) ainda está aprendendo a usar síntese subtrativa.

Gostei da introdução dos sintetizadores modernos!

Ah, aquelas tabelas não estão estranhas não? :)

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Caro Gus79:

Só dei a forma da tabela. Vou colocar os valores, ainda.

Gus79
Veterano
# nov/11
· votar


Ah, imaginei.

O material tá muito bom! :D

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Casper
Acabei de ver aqui, está ficando cada vez melhor! =)
Tive uma idéia que pode ser interessante... você poderia colocar no final, depois de postar tudo o que tem para dizer, indicações de alguns VAs com preço mais baixo que tenham um propósito mais educativo, como o Gaia SH-01, o SH-201, R3, Venom, etc. e além dos VAs, VSTs, como os que foram indicados aqui no tópico. Acho que nem precisaria descrever, uma pequena foto basta.

Acho que muita gente iria agradecer de poder aprender tudo o que estamos falando com um equipamento mais em conta e didático. Eu mesmo acho que não existe nada melhor para aprender o fundamental do que um Gaia ou um VST destes que foram falados.

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Caro silvG8:

Vou adicionar um capítulo sobre VA's, acho uma boa idéia.

Roland Gaia SH-01
Roland SH-201
M-Audio Venom
Arturia Analog Factory Experience
Access Virus TI
Nord Lead 2X
Korg Radias-R

Sugere mais algum?

Gus79
Veterano
# nov/11
· votar


Sei lá, pode ser besteira minha. Mas podia colocar uma indicação para os brasileiros: Voltix, Labolida Pico e Pico 4 e esse novo EMW WCS-1. Deve ter outros sintetizadores brasileiros analógicos ou VA que eu não lembro agora.

Casper
Veterano
# nov/11 · Editado por: Casper
· votar


Caro Gus79:

Claro! Vamos prestigiar a prata da casa!

Gus79
Veterano
# nov/11 · Editado por: Gus79
· votar


Outra sugestão: "receitas" de como fazer outros timbres, como os "detuned bass", saw leads, pads com LFO e esses timbres que todo tecladista acaba usando vez ou outra. ;)

(Usando os materiais que vocês estão fazendo, tenho brincado com as waveforms mais "cruas" e com a síntese subtrativa do Fantom, é muito divertido mesmo).

Cleber Vaz
Veterano
# nov/11
· votar


Sugere mais algum?

Talvez o KORG MS2000

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Casper
Por alto posso sugerir o V-Synth/GT ( =D ), Alesis Ion e Micron, Korg R3, Novation XioSynth, e to sem mais idéias. Tem os MicroKorg também, mas acho aquilo muito estranho...

Qualquer coisa é só ir falando.

Cleber Vaz
Acho que o MS2000 já está meio datado, assim como o JP-8000 da Roland, mas aí vai da vontade do Casper.

Gus79
No meu tem alguns timbres, eu diria que são bastante, considerando que estou dando tudo explicado assim. Acho que se todos querem tudo assim seria melhor fazer um manual/tópico com explicações de como fazer cada timbre. Infelizmente o fórum teria pouca gente ajudando, mas se cada um fizesse a explicação de 1 timbre, teriamos uma coletânea muito maior. Eu particularmente estou em um momento muito ocupado para adicionar coisas ao meu manual... se algum dia rolar disposição eu coloco mais.

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Vou acrescentar mais alguns, pelo menos um Alesis e um Novation.
Inclusive, deixei o Novation Bass Station de fora, um erro que pretendo corrigir.

Atualização do dia:

http://www.4shared.com/document/rPDjRuu8/Analog_Synth_6.html

Casper
Veterano
# dez/11
· votar


Mais uma atualização. A apostilinha está quase termindada.
Obrigado a todos que ajudaram até agora.

http://www.4shared.com/document/2bu7FIlz/Analog_Synth_7.html

silvG8
Veterano
# dez/11
· votar


Casper
Parabéns pelas atualizações! Está ficando completo mesmo. Gostei de ver os brasileiros lá. Daqui a pouco acaba...

Casper
Veterano
# dez/11
· votar


Provavelmente essa será a última atualização antes de sair a versão final.
Espero finalizar antes do próximo fim de semana. Qualquer sugestão
é bem vinda.

http://www.4shared.com/document/oonbt8i2/Analog_Synth_8.html

Casper
Veterano
# dez/11
· votar


Essa versão abaixo é a versão final. Neste ano não vou mais poder
fazer modificações, mas pretendo ir atualizando-a, no ano que vem.

Espero que possa ser útil. Nessas férias de janeiro terei tempo de
reescrever as partes que ficaram piores e tentar melhorar a apostila.



http://www.4shared.com/document/Y6nMCDei/Analog_Synth.html

J.Dionatan
Veterano
# dez/11
· votar


Casper
Amigo, fiquei lisonjeado em citar meu nome em seu excelente trabalho. Acabei de fazer o download, já aprendi muito lendo ele e espero que inspire outros trabalhos de alto nível como este.

silvG8
Veterano
# dez/11
· votar


Casper
Fala Casper, acabei de ver aqui o tópico agora que nosso amigo J.Dionatan deu um UP. Gostei do resultado final do seu manual... ele ficou diferente do meu, cita coisas que nem passo perto e ainda ajuda as pessoas na escolha de equipamentos ou pelo menos a reconhece-los e criar uma curiosidade em relação a cada um deles.

Parabéns pelo trabalho e obrigado pela dedicatória. Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequeno manual sobre Síntese "Analógica"