Pequeno manual sobre Síntese "Analógica"

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


silvG8
Os Envelopes AMP não seriam parte de um último momento na sintese de um timbre?? Pelo menos eu estou deixando eles por último já que mexem com o volume de saída... disso faço uma pergunta, teria na síntese uma ordem cronológica a ser seguida? começando sempre da escolha do oscilador/es e sua forma de onda. ou isso é o de menos neste momento

Ia esquecendo já que você está por aqui, promoção do Tabletop de 14,99 por 0,99 por 3 dias, vale a pena, e tem um módulo o RS4000 para ele que trata exatamente do assunto, bacana

Cleber Vaz
Veterano
# nov/11
· votar


silvG8
Não acho interessante colocar nesse manual coisas sobre síntese modular e nada que não possa ser feito em sintetizadores digitais, que é o que a grande maioria aqui usa.

Bom, não tinha ficado claro para mim que os sintetizadores digitais estavam nivelando o assunto, sendo assim até retiro os comentários pois só entrei no mérito da questão por se tratar de algo envolvendo analógicos.

Mas acrescento que a aplicabilidade prática dos demais geradores, como o filtro ressonante, não é tão limitada assim mas como você se refere à maioria dos usuários então até concordo pois é uma minoria que tem a oportunidade de experimentar essas coisas além dos plugins VST.

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Edson Caetano
Eu particularmente acho mais fácil fazer dessa forma. Você já caracteriza logo o que você quer, se é um Pad, um Lead, Brass, etc. Acho que se deixamos pro final ficamos meio perdido no meio do caminho, embora a maioria das pessoas façam como você falou, deixando o AMP-Env para o final.

Não sei se vou pegar esse TableTop... até bate uma GAS, mas estou usando pouca coisa no momento e acho que vou ficar com o que tenho por enquanto.

Quanto à ordem, sigo quase sempre o que coloquei no manual (com excessão do envelope do filtro, que é uma das últimas coisas que faço antes de colocar efeitos).

Cleber Vaz
Acabei não deixando isso muito claro mesmo não... mas a idéia era fazer um manual prático e não algo complexo como já existe por aí (livros que falam em 200 páginas o que poderia ser dito em umas 50). Acho que para quase todos, a teoria da coisa não interessa muito, por isso enxuguei o máximo possível.

Quando eu pegar meu Moog, que se Deus quiser será em breve, eu começo a brincar. Por enquanto fico eu mesmo limitado aos digitais... =(

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


Cleber Vaz
Este é um problema que eu estou enfrentando, um Synth analógico seria uma ótima pedida, estou de olho em um assim que achar, mas achava que teria que ter uma base maior na bagagem para poder escolher melhor o equipamento, aí que veio meu impasse, ou aprendo a sintese analógica diretamente no MS20 ou Polysyx emulados pelo Kronos, que acho não ser o melhor começo, ou apelar para softs synths bem simples para aprender os conceitos da coisa

Ou seja, o que seria interessante comprar, pegar algo mais barato na linha do Pico 4 da Labolida ou o WCS-1 da EMW nacionais, ou ir aprendendo nos VAs mesmo e guardar dinheiro para encarar algo mais bacana... como o Mopho, o virus ... Eita situação

Alias os dois exemplos que eu coloquei acima dizer elementos digitais, aí eles não seriam um Analógico 100%, correto??

Gus79
Veterano
# nov/11
· votar


Edson Caetano

Um analógico brasileiro novo e porreta é o Voltix. Deve estar novo na faixa de 1.500, bem acessível.

Cleber Vaz
Veterano
# nov/11 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Edson Caetano

Se o motivo do impasse é o aprendizado eu iria de emulação mesmo, até porque o MS20 é híbrido pois tem o painel tradicional (simples como o do minimoog) e o painel dos jacks para maior possibilidades de conexão entre os módulos internos e ainda tem o diagrama de bloco do sintetizador desenhado entre os jacks facilitando o aprendizado dos conceitos e funções. Isto tudo, é claro, se a emulação do Kronos for como a do Legacy, não mexi no Kronos...

Começar em um módulo como esses dois que citaste é um pouco dos dois lados, tira-se facilmente um som característico sem precisar de muito conhecimento mas, por outro lado, limita-se ao que o aparato permite em termos de número de vozes e controles em tempo real e etc

Alias os dois exemplos que eu coloquei acima dizer elementos digitais, aí eles não seriam um Analógico 100%, correto??

O Pico 4 tem o filtro digital além dos osciladores, se for pra usar filtro digital uso um teclado. Quanto ao Mopho, se for verdade que "Affordable, fully programmable mono synth with a 100% analog signal path." já é outro mundo pois 3 geradores de envelopes e 4 LFOs deixam a coisa mais bem mais séria.

Enfim, para aprendizado eu recomendo plugins para emular o minimoog, MS20 e Moog Modular (nessa ordem) pois são bem primitivos e nessa sequência vão gradativamente do básico ao extremo.

[EDIT] Dei uma olhada no WCS-1 e só até o oscilador é digital, do filtro pra frente é analógico!

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Estou juntando todo o material para postar de uma vez só.
Estou escrevendo uma intruduçãozinha também, copiando meio que
descaradamente o silvG8...

Espero que ele me perdoe.

J.Dionatan
Veterano
# nov/11
· votar


Aguardando a compilação... Excelente trabalho de ambos.

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Versão preliminar.

http://www.4shared.com/document/5BwvCU9y/Analog_Synth.html

Espero terminar a final em no máximo uma semana.
Qualquer comentário será bem vindo

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Casper
Fala Casper! Ficou legal, algumas coisas ainda estão meio técnicas, mas gostei da idéia dos gráficos para demonstrar os filtros.

Eu completei o meu com os patches, mas acabei ainda não fazendo as demonstrações em áudio então estou esperando para soltar tudo junto. Acho que vou fazer dois arquivos separados, um com o texto e outro .zip com todas as demonstrações.

Valeu!

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Caro silvG8:

Os gráficos são apenas uns esboços do que serão, não quero parar de escrever o texto, depois vou substituir por uma versão mais civilizada.

Tentei ser menos técnico, mas ainda está complicado?

JJJ
Veterano
# nov/11
· votar


Muito bom, pessoal, parabéns!

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


Casper
Não achei que ficou muito técnico não, está ficando muito bom

E a arte do Mopho na intro ficou maneiro

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Casper
Não achei que ficou super técnico não... só verborreico. Gostei muito da parte dos filtros, como já disse antes. Está ficando bom sim! Vai fazendo que a galera aqui é meio carente nesse aspecto.

J.Dionatan
Veterano
# nov/11
· votar


Os gráficos são apenas uns esboços do que serão,... , depois vou substituir por uma versão mais civilizada.

Que pena... Gostei da arte rsrs.

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


silvG8
Peguei o Sunrizer hoje só para ir seguindo seu manual hehe, to viciado neste lance agora...

Sobre os ADSRs, sempre vou ter eles em dois níveis, um para os LFOs e outro para a saída AMP, mas o que me parece que mais influencia se o timbre criado vai virar um pad, um lead, ou p que quer que seja é exatamente os envelopes AMP é isso mesmo??

Estou criando umas coisas aqui, quando vou reparar já virou Pad, ta fogo hehe

Sabe o que seria legal para o manual, os sinonimos que podem existir dos termos, não existe consenso, e acabo me perdendo tentando descobrir o que é de que se trata em um primeiro momento

E depois que o timbre esta pronto ainda podemos insertar effects, em um analógico real existe isso ou é invensão dos VAs, colocar chorus, reverbs, drivers, flangers ??

E que é aquela onda FM no oscilador 2 do Sunrizer?
Vou fazer um timbre nele a partir do INIT e te mandar para ver o que acha...

Até mais

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Edson Caetano
O Sunrizer é o melhor synth (para mim) que tem no iPad quando pensamos em síntese subtrativa. Existem outros muito bons, como Animoog, Addictive, etc. mas são baseados em outras formas de síntese.

Sobre os ADSRs, sempre vou ter eles em dois níveis, um para os LFOs e outro para a saída AMP, mas o que me parece que mais influencia se o timbre criado vai virar um pad, um lead, ou p que quer que seja é exatamente os envelopes AMP é isso mesmo??
SIM! Por isso que em minha explicação coloquei essa parte antes dos filtros. Para mim, o que caracteriza o som é como ele se comporta durante o tempo. Fica muito mais fácil pensar em como utilizar os filtros depois que já ajustamos o AMP.

Nos analógicos reais os efeitos são externos. Geralmente eles não contam com efeitos internos.

Ainda não brinquei com o FM do Sunrizer, mas basicamente é um outro tipo de modulação entre os osciladores. Para fim de testar, selecione uma onda Sine no OSC1 e brinque com o OSC2 em FM trocando a afinação dele. Dá pra conseguir sons legais! Não é nenhum DX7, mas para fim de curiosidade acho que o FM no Sunrizer quebra um galho.

Pode mandar pelo email lá sem problemas!

silvG8
Veterano
# nov/11 · Editado por: silvG8
· votar


Dei uma atualizada no manual com dicas de como criar alguns sons. Tem algumas coisas novas também! Confiram aí e me deem um feedback. Espero que tenha melhorado.

Depois coloco um .zip com as demonstrações em áudio.

http://www.4shared.com/document/WjMrLil7/ManualSinteseSubtrativa.html

Casper
Veterano
# nov/11 · Editado por: Casper
· votar


Caro silvG8:

Gostei muito da sua nova versão.
A primeira era mais abrupta, nessa vc descreve melhor,
para o leitor leigo ficou bem melhor. Parabéns!

Caro Edson Caetano:

Doepfer, na linha modular, tem a maioria dos efeitos:
Delay (analógico), reverb (de mola!), tem um de chorus/flanger
analógico, vários de distorção e tem DSP também.


Atualizei minha versão. Coloquei uns modelos clássicos de sintetizadores, para falar um pouco sobre arqueologia.

http://www.4shared.com/document/wsXUESq5/Analog_Synth_2.html

Gus79
Veterano
# nov/11
· votar


Muito bom, SilvG8 e Casper!

É de discussões assim que este fórum precisa. :D

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Gus79
Obrigado pelo feedback Gus (Gustavo?)!
Infelizmente não tem tanta gente interessada... mas vamos discutir com quem gostou certo? Continue atento que eu vou atualizando o que der. Ainda não fiz o upload com os novos arquivos de áudio, quando fizer eu aviso.

J.Dionatan
Veterano
# nov/11
· votar


Li ambos, e estou usando o Superwave P8 para as receitas. Tem algum outro que me indicariam pois não tenho iPad??

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Os de grátis, eu recomendaria:

Synth1 - Ichiro Toda <======== O melhor
FreeAlpha3 VSTi - LinPlug
MinimogueVA VST - Richard Brooks

Pagos:

GForce Oddity
GForce Minimonsta
Rob Papen - Albino3
Native Instruments Reaktor 5 <======== O mais versátil

Qualquer um da Arturia. Meu preferido é o Prophet-5.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/11
· votar


Synth1 - Ichiro Toda <======== O melhor
MinimogueVA VST - Richard Brooks

realmente excelentes ...e eu acrescento o Sperwave P8.
esta semana peguei um nanokontrol só para poder brincar e aprender melhor isso tudo ... pq só ficar lendo e clicando com mouse ... ninguém merece!!

Cleber Vaz
Veterano
# nov/11
· votar


Tem algum outro que me indicariam pois não tenho iPad??

Se vale VSTs pagos tem o Arturia Moog ModularV que é pra entrar de cabeça...

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Mais uma atualização:

http://www.4shared.com/document/hCE3PT9l/Analog_Synth_3.html

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Casper
Acabei de ler aqui!
Estou gostando da parte do histórico dos synths mais famosos. Você adicionou muita coisa ali no meio? Me pareceu o mesmo, mas só passei o olho.
Acho que os manuais que fizemos se complementam muito bem. Parabéns pelo trabalho!

Casper
Veterano
# nov/11
· votar


Caro silvG8:

Botei um Korg Polysix. Vc sugere algum?

Vou colocar uma sessão com os atuais, analógicos.

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Casper
Acho que na parte de síntese subtrativa os mais antigos são esses mesmo... os outros mais famosos são modulares. Poderia sugerir talvez o Taurus, que é algo completamente diferente do resto.
Acho que colocar os atuais seria uma boa adição ao manual... Little Phatty, Voyager, Prophet, Mopho, Tetra (módulo muito interessante), Blofeld, Evolver, etc.

Vamos atualizando os dois manuais... acho que o pessoal continua acompanhando.

Blue Jazz
Veterano
# nov/11
· votar


SilvG8,

Sou guitarrista e baixista e estou entrando no universo dos teclados agora. Tenho grande interesse - e necessidade - de entender como funciona a síntese analógica e seus processos; de modo que gostaria de deixar aqui meu agradecimento por seu trabalho, realizado sem interesse em prol de terceiros; disponibilizando, sem custos, um conhecimento que é de grande valor para leigos como eu.

Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequeno manual sobre Síntese "Analógica"