Identificando um teclado pelo tipo de timbre usado em uma música

    Autor Mensagem
    Wagner S910
    Veterano
    # out/11


    Olá, tecladistas. Tudo certo?
    Acho que nunca vi um tópico desse por aqui, então vamos lá.
    Alguém tem esse costume de ouvir uma música, notar que tem um teclado usando algum tipo de timbre e conseguir saber de que marca ou modelo ele é apenas pelo som?
    Recentemente comecei a prestar atenção nos instrumentos que ouvia nas músicas, e procurava adivinhar o modelo ou marca do teclado pelo timbre que tivesse sendo usado.
    Tenho mais facilidade em adivinhar modelos da Yamaha, pois são com os quais estou mais acostumado, mas de vez enquando acerto um Korg, Roland....
    E quase sempre eu identifico os modelos através dos timbres de piano. Cada um tem uma característica própria, alguma coisa que o mostra ali no meio de todos os outros instrumentos, efeitos, enfim.
    Não consegui colar o link de um vídeo que queria deixar aqui, pra abrir o tópico, mas se vocês souberem de músicas com teclados para ilustrar o que estou dizendo aqui, sintam-se a vontade.
    Abração a todos.

    Artref
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Sempre tive esse costume. Há algum tempo era mais fácil acertarde onde vinha, pois havia bem menos modelos. E também não existiam os tão numerosos e diversos vst's. Hoje complicou um pouco.

    Tem uns que eu identifico na primeira nota. Por exemplo, o piano da série XP da Roland, e os da série SP da Kurzweil. Ou o M1...ou tantos outros timbres.

    E confesso que perco a graça do que estou ouvindo se identifico um timbre tão manjado como esses aí, acho que já enjoei deles.

    korgman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Caro amigo Wagner S910,

    O grande lance seria ir mais além.. tentar advinhar o tipo de teclado, para poder emular com mais velocidade o mesmo som em seu p´roprio teclado..

    É o que eu faço, quando tenho que tirar uma musica nova, eu sequer me preocupo com a harmonia solos.. eu apenas procura decodificar na gravação quais são os timbres de teclado , e já começo a armar em minha mente, como poderia separar os splits destes timbres para tocá-los ao vivo.. mas na grande maioria, vc acanba encarando estes timbres como naturais substituindo muitas vezes sons de pouca qualidade dos teclados antigos com sons de qualidade dos novos, criando uma roupagem muito mais interessante para a mesma musica do passado.

    Claro que respeitando os dx7's, d50's, Oberheim's O1W's Polisix's etc.da vida.. nestes casos eu sempre perco o sono para chegar naqueles originais analógicos..

    Espero ter colaborado..

    Valeu

    Áureo Galli - Supporte Korg

    Minha oopinião claro

    silvG8
    Veterano
    # out/11
    · votar


    korgman
    Polisix's
    Amigo korgueiro.....não seria Polysix? Hheheh!

    Rick Pac
    Veterano
    # out/11
    · votar


    korgman
    O grande lance seria ir mais além.. tentar advinhar o tipo de teclado, para poder emular com mais velocidade o mesmo som em seu p´roprio teclado..
    Áureo, o lance é que a maioria dos participantes daqui não teve contato com estes maravilhosos vintages, aí fica difíííicil pacas, rsrsrs
    Nós que já tivemos todos estes vintages na época que eram novidades( eita !) podemos nos fiar na nossa memória e chegar lá. Para eles não deve funcionar. Mas é uma ótima forma de aprenderem as diferentes nuances de cada forma de síntese ( LA, FM, Analógica básica) e funções de envelope, filtros, efx, etc etc
    Abração !

    korgman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Grande silvG8

    è polisix ou polarmentr Poly6.

    Eu apenas tentei abrasilierar criando plurais naquela frase e concordo.. ficou muito engraçado brother rsrsr

    valeu e abraços

    korgman
    Veterano
    # out/11 · Editado por: korgman
    · votar


    Concordo contigo Rick Pac
    Os meninos não tiveram este prazer, muito embora muitos deles fuçam em lojas de seminovos para suprirem esta ausencia de referencias sonoras tão importantes..

    Valeuuuuu irmão

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eu identifico dos teclados que tenho ou tive, ou pelo menos a forma de sintese da série do teclado, mesmo não tendo o timbre em sí mas se sabe que se pode criar nele

    a sintese AWM é algo que se entrega a kilometros de distancia nos teclados mais antigos como os psr 630, 740
    a sintese LA do d50 e as baterias boss da época
    a FM eu não sabia direito como era e depois que o DX chegou aqui, parece que todas as músicas antigas que ouvia "mudaram de timbre"

    dos novos é mais dificil
    timbres acusticos todo mundo vai samplear na mesma fonte, todo top tem lá seu steinway sampleado

    os presets mais eletronicos nos de hoje não vejo grandes novidades,
    dos antigos um fantasy do d-50 ou StarBurst do X3 entregam o teclado na hora nesses novos como não acompanho de perto, não sei se tem presets tão característicos que marquem ele

    NillMaker
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Acho que isso vem com a experiência mesmo! rsrsrs!

    JeanCarlo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Só pra alertar os amigos, cuidado com o Korgman, ele já ganhou um prêmio de Melhor timbre de piano emulado num Korg! (É isso mesmo??)
    --
    Já tentei fazer essas experiências, mas francamente acho muito dificil... Acho que fácil mesmo é distinguir o SP88, certos pianos do Motif e alguns synths analógicos, que tive o prazer de ouvir apenas em VSTs... Como moogs, Oberheins, CS80 e alguns outros!

    Agora, timbres do Korg Trinity, eu saco na hora! Toquei muito tempo e conheço ele pelo cheiro!

    R Santiago
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Tem timbres que vc de longe já conhece como o piano do M1 ou os metais da Roland. Os órgãos da Korg da linha X são fáceis de indentificar também. O piano da Kurzweil e outro também que se reconhece fácil :))

    Wagner S910
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Legal, pessoal. Percebi que tem gente ligada nisso por aqui.
    Acho isso muito interessante, sei lá, meio coisa de tecladista apaixonado.... rs
    Sobre os teclados mais antigos, não tenho muita experiência sonora com modelos como o DX-7, D-50 etc, citados aí pelo ilustre Áureo.
    Nasci em 1991, tive meus primeiros contatos com teclados em 1995, 1996, e nessa época eu acredito que esses modelos já tinham sido substituídos. Mas enfim, o negócio é conhecer, e no caso de dispor de recursos tecnológicos na produção musical, dependendo do gênero musical e do objetivo que se quer alcançar com a música, tentar reproduzir fielmente a época em que esses teclados faziam sucesso.
    Abração, galera.

    Gabriel Schuck
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Gabriel Schuck
    · votar


    A minha proposta é a é a do korgman>.
    Tiro músicas de ouvido e, quando quero executar no teclado, tento alcançar o melhor possível os detalhes originais que a música tem, como na reprodução fiél do seus timbres dentro das possibilidades que o teclado me oferece. E com a tecnologia que possuem os teclados de hoje, dá para fazer até melhor.
    Existem músicos que coompram um teclado profissional e não pegam um tempo de sobra para fuçar nele, descobrir do que ele é capaz de fazer. Assim não se tira proveito do equipamento.
    Você vai ver um tecladista tocando e é comum o uso de músicas já prontas em midi, porque nem pra fazer o sequenciamento.
    Mas isso acaba se tornando bastante divertido, tirar o máximo do instrumento sempre foi divertido pelo menos pra mim. É fuçar muito pra obter bons resultados.
    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Identificando um teclado pelo tipo de timbre usado em uma música