Mudança de tom mais de uma vez na mesma música?

    Autor Mensagem
    BillderTag
    Veterano
    # out/11 · Editado por: BillderTag


    Olá, estou montando uma música com a equipe da igreja (coisa que nenhum de nós nunca fez). Está sendo um grande aprendizado e espero que o resultado final fique bom. Estou com uma duvida que talvez possam me ajudar. Em várias musicas, vejo que quando se chega ao refrão, solo, ou ao final da mesma, existe uma varição de meio tom ou 1 tom pra que tenha algum diferencial sobre o resto da obra. Gostaria de saber se existe e se é normal, pelo menos em musicas mais populares (salvo metal progressivo e afins) a utilização de mais de uma mudança de tom na mesma musica.Será que fica muito zoado? Usei na maioria dela a escala de Bm e ao final mudei para Am. Mudar para outra escala ou voltar para o Bm seria um erro?

    bravo57
    Veterano
    # out/11
    · votar


    BillderTag
    Eu não sou habilitado para responder isso com exatidão. Mas eu não lembro de músicas que tenham tantas mudanças. Faça suas experiencias, ao final veja o que fica melhor. Geralmente as musicas sofrem alterações de tons e assim permanecem até o final.

    Vlw

    Darlan Felix
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Darlan Felix
    · votar


    BillderTag

    Não! Fica muito bom. Mas fica melhor subindo de tom.
    Eis um exemplo.


    Se não me engano, nessa sobe de tom 4 vezes.


    Nessa é mais um black, soul...


    Artref
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Abaixar o tom no final da música acho que nunca vi, e depois de umas tentativas aqui no teclado, achei que ficou bem estranho. Mas subir o tom no refrão final é bem comum. Também não pode exagerar; no máximo uma ou duas vezes.

    Darlan Felix
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Artref

    Foi o que disse pra ele. Nunca vi abaixar o tom também...

    BillderTag
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Na verdade não abaixei o tom no finalzinho. Queremos colocar uma parte mais impactante na musica, usando cordas, piano e um baixo mais trabalhados. Como exemplo na musica "ressuscita" do grupo " Ministério Ipiranga". O trecho que começa aproximadamente aos 05:10 da música.

    O intuito era de fazer isso e depois voltar ao refrão,um ou meio tom acima do Bm inicial. Mas nessa brincadeira eu usaria Bm > Am e depois C ( sendo a relativa de Am ficaria facil) OUUUUUU usando C# ou até D (sendo relativa de Bm tambem seria facil). Tentarei aqui. Se alguém mais puder dar umas dicas, sou todo ouvidos. Grato.

    Prof_Guita
    Veterano
    # out/11
    · votar


    é muito usado sim, vc pode chamar essa mudança colocando a dominante do primeiro acorde que vai tocar no pròximo tom, por ex.. sua musica é c f g e vc vai modular para d g a, depois de tocar a ulmima nota do primeiro tom ( G) toque um A7 pra chamar o acorde de D, esse é uma forma de se utilizar um emprestimo modal como ponte para uma modulação. abç

    BillderTag
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pro_ Guita

    Tentarei aqui. Obrigado.

    Se mais gente puder dar mais dicas, agradeço!

    BillderTag
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Só mais uma vez...alguém mais?

    key_on_boards
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Na música "Redenção", da Fernanda Brum, tem uma brincadeira bem legal com a tonalidade da música. Se não me engano, o refrão é em mí maior, dai entra o solo de guitarra em fá sustenido maior. Ao fim do solo, a musica volta por um compasso ao mí maior e só daí sobe "oficialmente" para fá#.

    Solo da guitarra em 3:09:
    http://www.youtube.com/watch?v=5iMsIaODioU

    Isso sem contar a primeira estrofe, que é outra tonalidade...

    Shadad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    BillderTag

    Em várias musicas, vejo que quando se chega ao refrão, solo, ou ao final da mesma, existe uma varição de meio tom ou 1 tom pra que tenha algum diferencial sobre o resto da obra

    Gostaria de saber se existe e se é normal, pelo menos em musicas mais populares (salvo metal progressivo e afins) a utilização de mais de uma mudança de tom na mesma musica.Será que fica muito zoado?


    Voce pode mudar de tom quantas vezes quiser, desde que o estilo permita e que voce use o bom senso. Em música popular, quando há uma mudulação geralmente ela ocorre uma ou duas vezes durante a música. Mas, usando o bom senso, nada nos impede de modular mais vezes.

    Veja esse exemplo:

    http://www.4shared.com/audio/Pg2VlUuF/Ruben_Blades_-_Pedro_Navaja.htm

    Nessa música o tom sobe pelo menos uma 5 vezes. Em 1/2 e 1/2 tom.

    korgman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Caro amigo,

    Escute as musicas Ribbon in the Sky , Mon Cherry e You Are The Sunshine Of My Life do mestre Stevie Wonder, dois excelentes exemplo de alteração de tom

    http://www.youtube.com/watch?v=fihlBfuA2B4

    http://www.youtube.com/watch?v=1OlG2ek-wzs

    http://www.youtube.com/watch?v=5YefKgWdmFk

    Valeu

    Áureo Galli
    Wonderfull band - http://www.youtube.com/watch?v=fmaj0thhipo

    NillMaker
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Parcero, é como o Darlan falou!

    Eu já ví músicas que aumentam o tom várias vezes (Assenta-te no trono do Coral é um exemplo delas), mas diminuir eu acho esquisito! rsrsrs!!! Ainda mais um tom! A música vai ficar meio sombria! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! MINHAAAA OPINIÃO!!!

    Posta ela aí pra gente ouvir! ;)

    Abração!

    gustavocp
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Mack the Knife, geralmente muda de tom várias vezes (dependento de quem toca/canta).

    BillderTag
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Assim que termina-la postarei aqui pra galera...mas por ser minha primeira vez criando, demorarei um pouco. Muito obrigado a todos, tentarei fazer meu melhor. Grato!

    pomtwo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ja toquei varias musicas assim , tambem ja toquei musicas que o refrao subia pra terceira do tom e depois voltava na estrofe ... tipo a estrofe era em E e o refrao era em A .... so que nao era nem a mesma sequencia .... ja fiz uma musica com um parceiro que ela era menor Em depois passamos ela pra F#m e o refrao era em A e depois voltava ao F#m

    porem precisa de um toque de bom senso ,mas nada impede faça o teste .... mas eu procuraria fazer isso numa parte de solo , pois acho que abaixar o tom na parte cantada , pode ser prejudicial pra quem estara cantando

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudança de tom mais de uma vez na mesma música?