Diferença entre add2 e add9

    Autor Mensagem
    BillderTag
    Veterano
    # out/11


    Procurei aqui e em alguns fóruns americanos, mas não obtive sucesso. Em cada um fala uma coisa.

    Afinal de contas, existe ou não existe diferença entre um acorde add2 e outro add9. Até mesmo em muitos sites de identificação, add9 e add2 mostram o mesmo acorde. Membros mais experientes dizem que para existir um acorde add9, a 7ºdominante obrigatoriamente tem que estar presente. Logo Aadd2 seria "A B C# E" enquanto Aadd9 seria "A B C# E G". Ai vou frequentar sites estrangeiros e os caras dizem que a diferença está simplesmente na inversão utilizada. Alguém me tira essa dúvida? Obrigado

    Shadad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    BillderTag

    Não há diferenças entre o add2 e o add9. São exatamente o mesmo acorde e não é necessário a 7ª dominante em nenhum deles.

    No sistema de cifragem norteamericano basta adicionar qualquer tensão na cifra (sem o add) para que a 7ª esteja implícita.

    Exemplo: C9 = C7(9), C13 = C7(*9, 13), Cm11 = Cm7(*9, 13)...

    * A 9ª pode ser colocada nesses casos sempre que for coerente com o modo e com a melodia.

    A partir do momento que colocamos o add9 na cifra estamos dizendo que não queremos a 7ª no acorde. Isso também vale para o add11 ou outro add que possa aparecer.

    Ou seja, o cara que escreve add na cifra quer somente aquela nota do add adicionada a tríade.

    BillderTag
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Shadad

    Mas então não seria mais óbvio e lógico ao adicionarmos uma 2º maior chama-lo de add2 ao invés de add9?

    thifm
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Na teoria nao é a mesma coisa...

    Vamos tomar como exemplo a tonalidade de Dó.

    O add2 e o add9 seriam a mesma nota -> Ré!!

    Porém o add2 está dentro da oitava (ou seja, um intervalo simples), enquanto o add9 está fora da primeira oitava (intervalo composto).... Na montagem do acorde (seja no teclado, violao, guitarra, etc.) faz toda a diferença... principalmente com relação aa voz da nota, um add2 teria um Ré mais grave que o Ré do add9, neste exemplo.

    Isso foi a teoria... na pratica é o que o Shadad explicou... ehehehe...

    Abraços...

    Shadad
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Shadad
    · votar


    EDIT: Post duplo

    Shadad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thifm

    Amigo, discordo de você.

    Em todos os exemplos que vi (partituras e songbooks comparados com as gravações das músicas) os acordes add2 e add9 são exatamente o mesmo. Até na maneira de serem executados, na organização das notas.

    Mais uma coisa: em harmonia funcional não existe isso de respeitar intervalos nos voicings dos acordes. Se assim fosse seríamos obrigados a sempre tocar a 9ª, 11ª ou 13ª mais agudas do que a 7ª, o que não ocorre

    Veja esse exemplo:

    http://imageshack.us/photo/my-images/263/add2add9.png/

    O Encore usa a mesma posição do violão tanto para o acorde add2 quanto para o acorde add9. Acredito que se esses acordes fossem direferentes o Encore os escreveria com voicings diferentes.

    Baseado nessas experiências eu reafirmo: os acordes add2 e add9 são exatamente o mesmo acorde que, por algum motivo que desconheço, pode ser grafado de duas formas diferentes.

    BillderTag

    Mas então não seria mais óbvio e lógico ao adicionarmos uma 2º maior chama-lo de add2 ao invés de add9?

    Eu já acho mais prático usar add9. O número 2 quase não é usado em cifras, os poucos exemplos que conheço são o add2 e o sus2.

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Shadad
    Eu penso que o fato de existir add2 e add9 seria como o colega escreveu respeitar sua posição na montagem, mas a gente musicos pegamos a teoria e torcemos a nosso favor, fazendo com que estas tensoes extras entrem aonde queremos, mais grave ou agudo, e claro sempre pensando na resolução correta

    É mais uma revisão que deveria ser feita pelos teoricos

    BillderTag
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Alguém mais? Não que eu esteja duvidando de alguém hein rsrs.

    thifm
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Shadad
    Na teoria é o que eu disse... Não é a mesma coisa.

    Já ouvi isso de três pessoas diferentes... formados pela USP em canto e violão... e um com mestrado lá fora... Ou seja, pessoas mais estudadas do que eu (hehehe).

    Mas, na prática eu concordo com você! Na hora de tocar, até pelas caracteristicas fisicas de determinados instrumentos, fica inviável respeitar a ordem dos voices... Por tal motivo se explica a mesma grafia em songbooks para o add2 e o add9.

    Confesso que uso a mesma combinacao de intervalos para ambos! hehehe...

    É bacana poder discutir esses assuntos.

    waltercruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não vejo por que ser diferente - o voicing fica a critério do músico.

    Shadad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thifm

    É bacana poder discutir esses assuntos.

    Não posso mais discutir esse assunto. Acabaram os meus argumentos.
    hehehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre add2 e add9