Cabo mono em saída esterio é igual a saída queimada?

    Autor Mensagem
    Alex guitar man
    Veterano
    # out/11


    Pessoal to com o teclado aki, e a saída dele é esterio mas só tenho cabo mono, se eu liga-lo irei a saída R e L vão entrar em curto?

    saida E mono



    R -----------↨
    --!------------------------ R + L
    L -----------↨

    N---------------------------------------- N



    De acordo com a teoria é curto né?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Alex guitar man
    Olha... Posso te dizert que sim e não, ao mesmo tempo hehe...

    O cabo estéreo tem aquelas três divisões: a ponta, o anel (o meio do plugue) e a base. A ponta é o esquedo, o anel o direito e a base o terra. Quando vc coloca um cabo mono numa saía estéreo (fones), a ponta e a base tem os contatos normais, mas o contato que iria no anel é "curto-circuitado" com o terra, matando o canal direito. O que sai pelo cabo é só o canal esquerdo. Então sim, há um curto-circuito.

    E pq o "não"? Pq isso não queima a saída do teclado. Normalmente essa saída é preparada pra essa situação. Não é recomendado (força mais um canal que o outro, com o uso rotineiro pode dar alguma diferença), mas o uso eventual não danifica.

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11
    · votar


    já conectei cabo stereo em saida mono e funcionou.


    não sei te dizer se o vice versa tambem funciona.

    do-bandolim
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Alex guitar man

    Se o seu teclado como vc. diz que tem duas saídas, então é stereo: L (mono) e R . Você deve usar apenas cabo mono (desses comuns, de guitarra mesmo). Apesar que tem cabos próprios para teclado, um exemplo: cabo para teclado da MONSTER CABLE, excelentes, mas custa o olho da cara, na faixa de R$470,00 cada.

    Como ligar: Se vc. possui apenas um cabo, então a ligação terá que ser mono. Ligue o cabo na saída L (mono) do teclado e a outra ponta ligue na entrada IN da mesa ou cubo.

    Se você possuir dois cabos mono e quiser fazer a ligação em stereo: ligue um cabo na saída L (mono) do teclado, e o outro cabo vc. liga na saída R. E as pontas dos cabos vc. liga em dois canais da mesa (IN). Não esqueça também (se vc. possuir uma mesa) de virar os controles de PAN de cada canal, um totalmente para a esquerda, e o outro totalmente para a direita. Fazendo isso vc. conseguirá o efeito stereo. De nada adianta vc. possuir cabo stereo se o teclado possuir saídas L e R. Se o teclado tivesse apenas uma saída stereo, aí tudo bem, você teria que usar cabo stereo. Mas hoje em dia a maioria dos teclados só vem com saídas L(mono) e R.
    Qualquer dúvida, tamos aí. Abraços.

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Muito obrigado pela resposta pessoal!

    Mas pra não criar um tópico....

    Como é a conexão P2 5.1 [foto]??

    tenho um aparelho com saída ps e é 5.1 (tem que ativar)...

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Alex guitar man
    não existe conexão P2 com sorround 5.1

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rocknroll1234


    Então como vou usar a saída 5.1?

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    tenho um aparelho com saída ps e é 5.1 (tem que ativar)...

    o meu PC tem saida 5.1 mas tem que configurar, nem lembro mais
    a traseira tem 5 conectores p-2 stereo, alguns entrada outros saida, do que lembro que li é que passando pra 5.1
    3 conectores (já que é stereo) se tornam o padrão 5.1

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bom pessoal, são 3 fios:

    2 positivos (l e R)

    e 1 Terra

    Se eu juntar o L e R eu terei o som final com L+ R, ou somente um deles, isso pode queimar a saída do aparelho?

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Alguém vivo aê?

    Thallyz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Alex guitar man

    Quanto a questão de "cabos stereo e mono", leia ESSE TEXTO de minha autoria que explica em miudos como funcionam essas conexões, voltado pros tecladistas.

    Adendo: os cabos, assim como o ar, são "condutores de sinais". Um cabo não carrega, por si mesmo, a natureza de ser "mono ou stereo". Um sinal mono ou stereo é gerado na fonte sonora - teclado, módulo, etc- e CONDUZIDO por cabos ou ar...

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bom cara, desculpe algo mas é o seguinte, Eu só tenho uma saida P2* L; R e base

    Se eu juntar os fios independentes L e R eu posso queimar a saida?

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    alguém entendeu o que quero dizer?

    DotCom
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Olá,
    Ajudaria se você informasse o modelo do teclado.
    Se a saída é stereo utilizando 2 jacks, você vai usar 2 cabos mono, simples assim. Se ela é stereo utilizando 1 jack, você vai usar 1 cabo stereo. Utilizar cabo mono nessa saída teoricamente deixaria as duas saídas em curto, o que não é recomendável.
    Porém, tem equipamentos que detectam que foi plugado um cabo mono e desligam o canal R, funcionando em mono. Mas pra isso, você deve ler o manual do seu equipamento.

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Utilizar cabo mono nessa saída teoricamente deixaria as duas saídas em curto, o que não é recomendável.

    é isso, você pegou o espirito da coisa, a tempo estudo esse problema, meu teclado é um PSR 510, mas não é só com ele não, é com player de MP3, saída de equipamentos de áudio, sacou?

    VLW

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pessoal estou com a mesma duvida mas diferente :P

    Eu tenho uma saida esterio onde tenho 3 fios onte tenho R (positivo) L (positivo) N (negativo).

    em um cabo P2 como esse.... eu estare unindo o R com N, ou seja eu estarei unindo positivo com negativo. Isso é curto né.....

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    isso expressa meus sentimentos:
    http://img713.imageshack.us/img713/1813/1b20aa781e267ad3645230a.jpg

    Não era para dar curto e queimar a saida???

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    UP

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    up

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    eu não manjo desse lance mais de eletronica, mas seus ups....
    andei pesquisando alguma coisa algumas até deixando mais confuso
    do pouco que li chuto que deve ter alguma proteção na saida do teclado pra eveitar esse curto

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110121060734AACzTUA

    http://forum.clubedohardware.com.br/stereo-mono/410711

    http://blogdoaudio.wordpress.com/2009/10/04/soma-de-sinais-cabo-y-ou-s plit/

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Trago eu a resposta final para esse assunto:

    Antes da saída o sinal passa por uma capacitor cerâmico, então não é um curto:

    http://www.k4e.kit.net/pre-amp(1).jpg


    Só que no teclado ao dar um "curto" no L com o negativo o R passa a transmitir o sinal R e L, virando mono.........


    Eu iria fechar o tópico mas em breve posso trazer algo melhor explicado



    Obrigado a todos que ajudaram!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    créditos ao fórum club do hardware

    Gus79
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Alex guitar man
    Eu não sabia que a saída do PSR 510 era um P10 estéreo.

    Achava que eram duas saídas: a L/Mono e a R.

    A não ser que você esteja ligando o cabo na saída de fone de ouvido.

    Tem certeza de que o PSR 510 tem somente uma saída P10 estéreo (tipo saída para fone)?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    sim, ele tem:

    Entrada da fonte, OUT/phones, sustain e midi

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tem certeza de que o PSR 510 tem somente uma saída P10 estéreo (tipo saída para fone)?

    de audio só tem saida de fone

    macaco veio
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Só que no teclado ao dar um "curto" no L com o negativo o R passa a transmitir o sinal R e L, virando mono.........
    não é isso não, toda saida stereo para phones quando ela utiliza o mesmo chip de potencia, o sinal de cada canal passa por um resistor geralmente de 330 ohms ou 390 para reduzir a potencia. Imagine se não houvesse algo reduzindo a potencia destinada a alto falantes normais, iria toda para os falantes dos phones (que são sensiveis tipo capsula de microphone). ao dar um curto em dos canais por causa do plug mono, não acontece o curto porque o resistor age com uma carga (como se fosse um alto falante). Em aparelhos que tem R e L separados da entrada de phone, a entrada de phone tem um chip so pra ela de muito menor potencia.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu fecho R com o N, o sinal que esterio que ia no R vai tambem no L, não fica faltando nada....

    Alexandre.M
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    cabo estereo para mono:
    plug stereo:solde os dois positivos(r vermelho/l branco) o branco,vai na ponta, o vermelho no meio e a malha q blinda o cabo vai no q sobrou, dai na outra ponta vc coloca um plug mono e junta o vermelho e o branco em um só q é a ponta e a malha no mesmo local, ai vc vai ter um capo de p10 stereo para mono sem o risco de ficar com som ruim ou por ventura queimar sua saida

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabo mono em saída esterio é igual a saída queimada?