ALGUEM SABE TOCA STRATOVARIUS ?

Autor Mensagem
Tarara_Leo
Veterano
# dez/03


pessoal, alguem sabe toca aquelas musicas mega rapidas do stratovarius, como Holy Light, Stratofortrees, Stratosphere tc.. ?? estava pegando no site www.mysongbook.com tablaturas para o guitar pro dessas musicas,, mas alem de ser super rapidas estao tudo nas notas prestas,, e acrdito q eles nao usam tanto assim essas notas,,, mas alguem sabe tocar ? sera q um dia ficarei igual um Jeans jonhansson ?

CIRO
Veterano
# dez/03
· votar


eu sei a black diamond e a freedom...nunca mais tentei pegar stratovarius...

fathertime
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo

Do stratovarius eu sei "the kiss of Judas"; "speed of light" e "stratosphere".

pessoal, alguem sabe toca aquelas musicas mega rapidas do stratovarius, como Holy Light, Stratofortrees, Stratosphere tc.. ??

Na verdade não são tão difíceis quanto parecem ser. Apenas basta se esforçar um pouquinho. Como eu não consigo tirar estes solos de ouvido, utilizei o famoso recurso do encore - o tecladinho virtual - que mostra como se toca a música nota por nota.

Apenas decore as notas e aumente a velocidade diariamente. E então, quando menos se espera, tu já vai estar tocando ela.

CIRO

TU SABE TOCAR O SOLO DA BLACK DIAMOND???

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


Vc pode me passar a encore da Stratofortrees ?

fathertime
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo

Conhece o www.mysongbook.com ?

É um site repleto com arquivos guitar pro, que são uma espécie de midis. O programa guitar pro 4 abre estes arquivos mostrando a partitura e também como se toca num tecladinho virtual.

Então entra no "mysongbook" que lá tem MUITOS arquivos guitar pro pra ti abrir no programa e então descobrir como é que se toca...

se eu não me engano tem a Stratofortress lá pra download.

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


conheço sim cara !! mas é o seguinte,,, eu parei de tirar musicas por la ! como vc percebe,, nos solos eles colocam muittas "notas pretas" o que se torna impossivel de tocar,, e eu vendo alguns clipes percebi que eles nao usam nenhuma nota dessas,, mas as vezes mexo no tranpose e aumento meio tom etc.. mas mesmo assim,, mas vou tentar cara ! valeu !!

CIRO
Veterano
# jan/04
· votar


fathertime
sei...aprendi...

fathertime
Veterano
# jan/04
· votar


CIRO

PARABÉNS!!! Quanto tempo tu demorou pra conseguir tocar? Tirou de ouvido? Leu em alguma partitura? Que timbre tu usa (tu tem um PSR-550 né???)?

...enfim, são tantas perguntas.

fathertime
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo

Infelizmente é assim mesmo. Ñão espere que essas músicas de melódico sejam em lá menor, Sol maior, esses tons que não se utiliza muito as "notas pretas".

Com a prática tu se acostuma com elas. Atualmente, de tanto solar nas pretas, eu até sou mais rápido nelas do que nas brancas.

Eu tenho alguns videos do sonata arctica e o tecladista sempre transpõe o teclado aumentando em meio tom a música. O número de notas pretas cai consideravelmente.

CIRO
Veterano
# jan/04
· votar


fathertime
meu amigo tinha conseguido a partitura com a professora de teclado dele...ele me deu uma cópia da partitura, eu trenei algumas horas...e qndo fui ver o solo já estava perfeito...
mas foi no começo do ano...provavelmente não lembrar de tudo...

CIRO
Veterano
# jan/04
· votar


fathertime
eu usava como timbre o saw lead-168(R1) e o saw lead-502(R2)...botava o dsp no máximo e depois no phaser...acho q era isso...

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


po pessoal, quando a musica é em notas pretas eu sempre aumento meio tom ! mas mesmo assim acho impossivel de tocar algumas,, como STRATOSPHERE !! tipow,, nessa musica vc toca uma nota e com a outra mao vc bate em uma nota 3x ! mas é muito rapido ! como q o cara usa a mao esquerda para fazer o Tremolo Picking em fusa ?? eu nao consigo !! sera q se eu for com calma com o tempo eu consigo ?? é q quando eu vou tocar ja quero começar a tocar na velocidade original da musica hsiahsaious !!!!! mas,,,outra coisa,, meus dedos soam,, escorrega nas notas pretas,, acho muito ruim tocar nelas,, as vezes eu toco 1 tom acime nas notas mas coloca o transpose menos 1 para ficar no tom original !!

CIRO
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo
é assim mesmo...comigo tb acontecia isso...mas se vc treinar um dia inteiro intensamente, vai conseguir tudo o q consegue...

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


Ainda falta eu conseguir tocar os solos nas notas brancas ehehehe,, depois eu treino nas pretas... mas nem nas brancas consigo tocar Stratosphere,, bua ! mas vamos tentar !!

fathertime
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo

seguinte, eu detesto esse esquema de transpor o teclado e tudo mais. A única solução mesmo é treinar.
Tu já deve saber as escalas né? Então "suba e desça" as escalas de Mi maior e Si maior que, por elas terem a maioria de suas notas "pretas", logo logo tu vai ganhar habilidade nelas.

Não adianta, tem que tocar primeiro lentamente pra depois ir aumentando gradativamente a velocidade.

e boa sorte na Stratosphere!!! É a música que mais gosto de tocar!!!

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


A sua Stratosphere é aquela q a primeira nota é Ré# e vai pro si la# e sol# ?

a outra,, com a outra mao eu nao consigo ficar batento rapido 3x na mesma nota,, nao adianta suhasioasa,, como que vc faz ? com 1 dedo só ?

fathertime
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo

ahhh...tá se complicando no início né?

Bem, na verdade aquela velocidade com a mão esquerda é MUITO difícil. Eu ainda não alcancei. Eu até baixei o mp3 da stratosphere ao vivo e o Jens Johansson também não faz tão rápido assim...

No início, ao invés de tocar 3x bem rápido o Re# eu toco apenas 1x. Não acho que fica ruim...

Mas se e tu não gostar de fazer deste jeito mais simplificado tem outra dica: Inclina a tua mão esquerda numa posição que tu consiga apertar o mesmo re# com o indicador e o dedo médio. Daí então fica bem mais fácil!!!

mais alguma dúvida?

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


eu faço assim cara,, eu toco depois eu toco o MI (por enquanto eu toco meio tom acime e transponho -1 no teclado,, dai o som fica original mas nas notas brancas) dai eu toco o MI passando rapidamente 3 dedos na mesma nota,, mas nao consigo tbm chegar na velocidade original !!

Thiago Patto
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo
Eu nunca tentei tocar Stratosphere, mas sei do que está falando. Uma vez tentei tirar o solo de uma música do Dream Theater, Fatal Tragedy, e ele usava essa técnica, só que era alternado, as vezes toca duas, as vezes uma na esquerda. Demorei um mês pra conseguir. Acho que vc consegue, é só se dedicar. O segredo é tentar umas vezes e parar. Toque algumas coisas e de repente tente de novo. Tentar muitas vezes consecutivas não rende. Toque todos os dias.
Mas uma dica: Stratovarius toca meio tom abaixo, assim como Angra, Guns.

Thiago Patto
Veterano
# jan/04
· votar


CIRO
Que tom que é o solo de Black Diamond? que escala que ele usa?

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


Realmente essas musica do Stratovarius são muito rapida e exige muita técnica !!!! as do Dream Theater tbm,, mas estudando um pouco acho que vai melhorando

MMM
Veterano
# jan/04
· votar


assim, como a minha mao direita eh mais rapida, eu inverto as maos
qnd tem um baxo muito rapido (escutem sacrament of wilderness do nightwish, num avirada lah) daih eu dexo a mao direita batendo as 10 notas/seg e com a mao esquerda a melodia sei lah, acho mais fahcil, inversao d maos

Chick Rudess
Veterano
# jan/04
· votar


Tarara_Leo
Eu toco Stratosphere em G#m(Nas teclas pretas).Não sei porq mas em se tratando de execução eu me sinto mais a vontade nos sustenidos.

LeandroDoria
Veterano
# jan/04
· votar


O lance é fazer que nem um colega do meu amigo: transponha tudo e toque tudo em dó!! hehehehe
Mas o lance é treinar as escalas mesmo. E aumentar a velocidade gradativamente.

CIRO
Veterano
# jan/04
· votar


eu comecei a tirar a stratosphere...

Thiago Patto
vc tirou os dois solos da fatal tragedy???

Thiago Patto
Veterano
# jan/04
· votar


CIRO
O segundo eu tirei(mais ou menos), mas não consigo tocar perfeitamente. O começo é foda. Os solos que eu tiro são improvisadaços nas partes mais rápidas.
O primeiro solo eu só tirei o começo, quando volta a guitarra eu não sei mais. Tem aquela parte que o Jordan sobe na escala cromática, mas daí pra frente eu nem tentei ainda. A propósito, vc tirou essa música não tirou??? será que vc poderia dar uma mão??? Tem uma outra parte que eu não tirei, que é aquela do orgão, depois do primeiro refrão. São dois acordes que eu tentei exaustivamente, mas não consegui. quem sabe vc pode me ajudar?

E eu torno a perguntar: qual o tom do solo da Black diamond e que escala que ele usa?

CIRO
Veterano
# jan/04
· votar


Thiago Patto
o primeiro solo tá em mi bemol...o segundo tá em fá menor....o terceiro solo tá em fá sustenido menor...

CIRO
Veterano
# jan/04
· votar


up...

CIRO
Veterano
# jan/04
· votar


ah...antes q eu esqueça, eu tirei a stratosphere...em mi bemol...muito divertida de se tocar...

Tarara_Leo
Veterano
# jan/04
· votar


eru to tirando em MI,, nao em bemol,, nao consigo nas pretas auhsauish !! e nas brancas meus dedos tbm travam !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ALGUEM SABE TOCA STRATOVARIUS ?