Alguém faz melodia?

Autor Mensagem
Eduardo Barreto 2
Veterano
# out/11


Oi,cômpus uma letra e queria saber se alguém está interessado em fazer a melodia e o arranjo somente com teclado ou piano já que a letra é estilo do evanescence!Se alguém estiver interessado posta o e-mail que eu mando a letra em formato txt

Edson Caetano
Veterano
# out/11
· votar


Dredsoncaetano@hotmail.com

Manda o material que. Eu ainda coloco para a galera

mauropsouza
Veterano
# out/11
· votar


Que legal...parceria on-line, como se diz aqui na Bahia...Massa!!!!

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


mauropsouza

ei isso ai é do CE.rsrs

johnnyalves
Veterano
# out/11
· votar


Eduardo Barreto 2

manda pra mim tambem:

johnny.alves99@hotmail.com

Eduardo Barreto 2
Veterano
# out/11
· votar


johnnyalves

Ok!

Eduardo Barreto 2
Veterano
# out/11
· votar


johnnyalves

Mandei!

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Boa noite a todos.

Falando em melodia ...

Eu sempre quis saber fazer a melodia de qualquer música na mão direita e não ficar fazendo apenas o acorde, através desses sites de cifras. Isso enriquece é muuuito a música!!!

Fuçando na internet, encontrei um site com um projeto fantástico e se propõe a fazer exatamente isso que falei, veja,:

http://www.ciframelodica.com.br/

Imprimi um monte de cifra melódica desse site e depois de treinar bastante estarei em num nível bem legal.

Eu pensei o seguinte: "Há muitas músicas que eu gostaria de ter uma cifra melódica assim". E nesse site não tem tanta gente para fazer esse tipo de cifragem, então se você pedir uma cifra lá vai ser um pouco difícil alguém fazer. Se o criador dessas cifras melódicas não gostar da música, mais difícil ainda de criarem essas cifras, infelizmente.

Muita gente pode estar pensando: "Estude isso e aquilo e vai quebrando a cabeça para descobrir essas cifras melódicas, através do estudo de escalas, por exemplo".

Não acho correto esse tipo de método de ficar quebrando a cabeça para descobrir melodias. Acho mais proveitoso o indivíduo estudar sim muuuita teoria de campos harmônicos e escalas maiores e menores naturais e tocar muuuitas melodias prontas como essas cifras melódicas desse site. O ponto chave desse segundo método é que vai chegar uma hora que a pessoa já vai saber andar com as próprias pernas. Fora que é uma forma bem mais prazerosa de estudar!

Qual a idéia que tive ?

Alguém poderia entrar em contato com os criadores desse forum, caso eles não vejam essa mensagem, e propor a eles deixar um tópico "fixo" para esse projeto de criarmos cifras melódicas da mesma forma que esse site acima faz ? O gaitistas, flautistas e, também, tecladistas e pianistas poderiam ajudar muito. Além de violonistas que gostam de tocar dedilhado e não apenas acordes. Enfim, iria beneficiar a todos. Funcionaria assim:
Alguém pediria a cifragem melódica de alguma música e quem tiver conhecimento e boa vontade de ajudar, postaria a cifragem melódica. Nossa, isso iria ajudar a todos que frequenta esse forum. Além de podermos estudar teoria musical também em cima dessas cifras melódicas, alguém fazer correções, etc ... Depois de alguns meses ia ser imperioso algumas pessoas que apenas pediam cifras melódicas, já serem capazes de fazer essas cifras para os mais novatos no forum.

Ficaria interessante criar esses tópicos "fixos" lá no forum "música em geral", pois esse projeto iria beneficiar a todos. E como seriam estes tópicos ? Penso que a melhor forma seria criar um tópico para cada estilo musical, ou seja, "cifra melódica (MPB)", "cifra melódica (música romântica internacional)", "cifra melódica (rock)", etc ... Por que isso ? Pois esse projeto iria criar um banco de dados incrível e para qualquer gosto e para facilitar o sistema de buscas, essa segmentação de tópicos seria o mais adequado.

O que acham ?

Ismah
Veterano
# jun/15 · Editado por: Ismah
· votar


Acho péssimo... A partitura entra em desuso... E não vejo mal em fazer harmonia...

fernando tecladista
Veterano
# jun/15
· votar


Estude partitura, de inicio é estranho, mas depois é tão simples quanto ler um texto

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


1- Não se acha partitura de todas as músicas que a gente quer.

2 - Os tempos mudaram e muitas coisas evoluíram e uma delas foi o programa Synthesia, que sem sombra de dúvidas coloca as partituras em livros sobre a história da Música ou senão em museus. Que me desculpem os conservadores, mas as partituras cumpriram muito bem o seu papel até o período pré-Synthesia.

3 - Sim, eu sei que as partituras podemos levar para quaquer canto e as músicas em midis no Synthesia não. Mas com tablets um pouco grandes, dá pra ler tranquilamente as midis do Synthesia em qualquer lugar. É a tendência, aguardem.

4 - Aquele problema a que reportei no item 1 também existe para o Synthesia, pois há músicas que eu não encontro em formato midi.

makumbator
Moderador
# jun/15 · Editado por: makumbator
· votar


Tecfrente
1- Não se acha partitura de todas as músicas que a gente quer.

Obviamente que não. Mas basta transcrever. Faço isso a trabalho quase todo dia. Não tem nada demais.

2 - Os tempos mudaram e muitas coisas evoluíram e uma delas foi o programa Synthesia

Uma coisa não implica necessariamente na substituição da outra. Ao longo dos anos várias iniciativas semelhantes a essa foram feitas (e todas tem seu valor), mas nenhuma realmente conseguiu substituir a notação musical.

Sim, eu sei que as partituras podemos levar para quaquer canto e as músicas em midis no Synthesia não. Mas com tablets um pouco grandes, dá pra ler tranquilamente as midis do Synthesia em qualquer lugar. É a tendência, aguardem.

É, mas sabendo partitura consigo transcrever qualquer coisa sem equipamento eletrônico nenhum, só com papel e lápis, e ainda posso tocar qualquer coisa escrita há poucos dias ou mesmo séculos. E consigo transmitir uma ideia musical pra qualquer pessoa do mundo que conheça o código. É simplesmente imbatível. Barato, eficiente e difundido globalmente.

Mas é claro que nada impede que você leve a frente o que pensou. Faça um tópico e convide quem se interessar.

fernando tecladista
Veterano
# jun/15
· votar


2 - Os tempos mudaram e muitas coisas evoluíram
sim, mas por exemplo em plena era digital, temos ai teclados com samplers, VST e o piano acustico (ou o sonho de ter um) continua firme e forte
então uma tecnologia nova não se descarta outra

2 - Os tempos mudaram e muitas coisas evoluíram e uma delas foi o programa Synthesia, que sem sombra de dúvidas coloca as partituras em livros sobre a história da Música ou senão em museus
não é bem por ai, eu não conheço o Synthesia e pelo que pesquisei vi uma tela de game guitar hero pra teclado é isso mesmo?
dá pra aprender, vendo o video, assimilando as notas e decorando

mas se eu vou tocar hoje e repassando a música eu vi que esqueci o refrão... tenho que refazer o refrão em casa, rolar o vídeo algumas vezes e redecorar o pedaço.... mas e se der branco na apresentação
fora outros "mas"
-mas se eu toco música instrumental em restaurante e tenho que ter umas 300 músicas pra atender pedidos e não sei todas decor
-mas se eu já estou com 40 e a cabeça não decora mais músicas igual quando eu tinha 18
-mas se eu fui mexer nas coisas do meu tatataravô e achei uma partitura composta por ele
-mas se a empresa do Synthesia vai a falencia e com ela a licença do produto, ou super virus de computador, blackout energético eterno, terremoto, invasão alienígena...
amanhã haverá filas nos museus em busca de partituras, mas talvez seja tarde, partitura no futuro tem cara de hieróglifo e ninguem mais sabe o que era aquilo

como comentei acima, com o tempo de pratica se lê partitura igual se lê um texto,
em um texto você não precisa que alguem leia o texto pra você e você observe essa pessoa e decore o que ela fala.... assim que vejo o Synthesia

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Esse assunto "Partituras" vs "Synthesia" eu até imaginei que iria dar bastante polêmica mesmo kkk

Quanto ao projeto de melodias, vou criar o tópico então. Vocês que estão mais avançados dão uma passada por lá para ajudarem aos colegas solicitando sequências melódicas.

Se ficar trabalhoso, tenho uma idéia assim:

Quem for ajudar pode fazer a sequência melódica apenas da intro e das primeiras frases ou versos, daí quem solicitou ajuda tenta continuar o restante e posta depois pra galera analisar.

fernando tecladista
Veterano
# jun/15 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Tecfrente
Da mesmo..
Pelo que conheço o perfil de usuarios daqui, ou o pessoal toca só de ouvido ou só cifra fazendo acompanhamento ou partitura ou partitura
não conheco fãs dessa ciframelodica

Mas voce pode se virar tentando fazer a conversão sozinho
procure uma pauta com os nomes das notas como essa
http://plugandboom.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/04/pauta.png

Entao é pegar uma partitura e ir marcando em cima os nomes em cima
partituras/modulo8/p1_clip_image002.jpg" target="_blank" onclick="return urlMakerParser(this); "rel="nofollow">http://www.ufrgs.br/mt/partituras/modulo8/p1_clip_image002.jpg

E ficar atento aos # e b

nesse exemplo acima repare que há um # na linha do fa, esse # vale para todos os fa do solo


Se voce gostar da ideia, vai notar que com o tempo algumas notas voce ja decorou e nem precisa marcar mais, marque somente as que causam dúvida

Ismah
Veterano
# jun/15 · Editado por: Ismah
· votar


Tecfrente
Não se acha partitura de todas as músicas que a gente quer.

Cara se vc chutar uma pedra acha as que estão no site. O sistema de notação deles é ridículo pensando em aplicação profissional. Se ensina assim a primeira música.

pré-Synthesia

MIDI é mais antigo que o Synthesia. Eu trabalho com esse software desde a versão 1.0, ele é bom, mas te obriga a decorar muita coisa. Funciona pra uma nota por vez, mas te sugiro que tente tocar uma coisa mais complexa, tipo Jerry Lee Lewis, Ray Charles, Bach... Se der uma partitura a um pianista (eu me desvirtuei, já não leria também) e voi la! Tempo, intensidade, velocidade, tudo informado...

há músicas que eu não encontro em formato midi

Tente os sites de Karaoke. O arquivo *.kar é um midi com letra. Basta renomeá-los. Para música regional, tem galera que desenvolve um trabalho específico.

fernando tecladista
nesse exemplo acima repare que há um # na linha do fa, esse # vale para todos os fa do solo

COMPLEMENTANDO

Contanto que não venha a trocar de tom (sinalizado por nova armadura), ou exista uma enarmonia. empréstimo modal, que venha a por uma nota em acidende (sinalizado por sustenido ou bemol), ou restituí-la do acidente (sinalizado pelo bequadro) na história.

pianoid
Veterano
# jun/15
· votar


Tecfrente
2 - Os tempos mudaram e muitas coisas evoluíram e uma delas foi o programa Synthesia, que sem sombra de dúvidas coloca as partituras em livros sobre a história da Música ou senão em museus. Que me desculpem os conservadores, mas as partituras cumpriram muito bem o seu papel até o período pré-Synthesia.

tadim, nunca vai aprender fraseado e acentuações se guiando por essa chuva de notas digitais kkkkk

com certeza vai ter que se guiar por alguém que já tocou a música, ou seja, por uma interpretação em particular...

devo dizer: nunca houve uma época em que analfabetos tiveram tanto orgulho em sua ignorância. Tem nego aí que bate no peito por não saber ler partitura e depois fica dando um monte de rewind em vídeo de youtube porque não consegue ler as notas na frente de seu nariz kkkkk

falta de educação está criando monstros. valeu, dilmãe e lulinha

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Pra linkar os tópicos... Esse é o tópico criado...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/322813/

pianoid

Em 2004~6 o culpado era o Slash, 10 anos depois é a política... Achei errado (percebi que foi irônico) a sua forma de abordar, zombar o cara não vai ensinar ele a ler partitura... Mesmo assim, valeu ter contribuído.

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Vou voltar a esse debate "Synthesia" vs Partituras", pois lembrei de algo ...

Meu sonho sempre foi tocar "fantasia em ré menor do Mozart".

Na época quando achei a partitura dessa música na Internet fiquei entusiasmado e esperançoso. Pura decepção! Tinha que ficar decifrando várias e várias notações musicais, a partitura não tinha o dedilhado certo para cada dedo, as mãos esquerdas e direitas não ficavam independentes de jeito nenhum, etc ... Abandonei essa partitura.

Depois de um tempo conheci o Synthesia ...

Fui procurar na net uma midi para piano da fantasia em ré menor do Mozart e foi algo glorioso que me aconteceu, pois com pouco tempo de prática já estava tocando perfeitamente, parecia que tinha encarnado o Mozart kkkk

Contra fatos não há argumentos, amigos.

Porém, porém, porém ...

Reconheço o argumento de vocês que a partitura tem uma importância até agora insubstituível para transcrever, por exemplo, composições quando não há por perto dispositivos eletrônicos, mas mesmo assim imagino que deva haver novas formas mais bem apresentáveis de transcrever músicas no papel diferentes de partituras.
Uma forma que eu achei bem melhor do que ficar lendo partituras, se a pessoa já ouviu a música e saber fazer acordes, é a que esse rapaz apresenta no YouTube:

https://www.youtube.com/user/Paganful/videos

Obs: Não gosto das músicas que ele toca, mas o método de ensino dele até agora para mim foi o melhor.

Perceberam que dá até para transcrever no papel como vocês disseram aí em cima ?

makumbator
Moderador
# jun/15 · Editado por: makumbator
· votar


Tecfrente
se a pessoa já ouviu a música

Esse é o ponto. Na partitura não é preciso nem conhecer a música. É o sistema em que basta conhecer o código (nos alternativos é preciso conhecer o código e ter ouvido a música). Pra mim isso é decisivo.

A notação tradicional é o sistema em que se pode anotar mais nuances (a maioria dos sistemas "alternativos" só se preocupa quando muito com ritmo, altura e andamento, mas música é muito mais que isso. Tem o fraseado, a dinâmica, acentuações, os sinais de técnica específicos do instrumento em questão, etc...).

Em música simples um sistema alternativo pode até dar conta (mesmo com seus problemas), mas quanto mais sofisticada e complexa for a obra mais difícil fica escrever com um mínimo de precisão sem recorrer à notação tradicional.

Sem contar que os sistemas alternativos acabam por incentivar a mera reprodução de uma determinada interpretação (pois é preciso ter uma execução sonora como base, em virtude das deficiências desses sistemas). A partitura é mais como um "livro aberto", incentivando o músico a fazer sua própria execução particular com base no que está escrito.

Perceberam que dá até para transcrever no papel como vocês disseram aí em cima ?

Retire a base sonora desse sistema apresentado. Pois bem, agora quero ver fazer a música corretamente sem a conhecer. Impossível. Por isso esse tipo de sistema não serve pra música de verdade. É só um brinquedo para iniciantes (e na verdade nem iniciantes precisam disso).

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


pianoid wrote:

(...)

tadim, nunca vai aprender fraseado e acentuações se guiando por essa chuva de notas digitais kkkkk

com certeza vai ter que se guiar por alguém que já tocou a música, ou seja, por uma interpretação em particular...

devo dizer: nunca houve uma época em que analfabetos tiveram tanto orgulho em sua ignorância. Tem nego aí que bate no peito por não saber ler partitura e depois fica dando um monte de rewind em vídeo de youtube porque não consegue ler as notas na frente de seu nariz kkkkk

falta de educação está criando monstros. valeu, dilmãe e lulinh

(...)

Quanta agressividade. Até então estávamos discutindo dentre de um ambiente de tecnicidade musical e as coisas estavam partindo para esse lado e educação e debates inteligentes, mas sempre tem aqueles que não gostam de usar a lógica formal aristotélica e prefere ativar áreas mais primitivas do cérebro. É uma pena, mas muito esperado por mim que já conheci muita gente assim.

Cadê a coerência desse forum em dar um gancho de alguns dias de advertência para o sujeito acima ?

Agressões e animosidade é permitido nesse forum e eu ficar de molho (advertência) por alguns dias apenas por ter colocado um tópico em letra maiúscula ?! Essa é a política do forum ? Já leram sobre o princípio da isonomia em Direito ? Não dá nem pra acreditor o rumo que as coisas aqui no Brasil estão tomando.

Oh ... polaroid, oh desculpe, pianoid, vai lá no site do Synthesia e se informa mais sobre as possibilidades do programa, caso você elite da direita saiba inglês, não é ? Caso contrário, eu posso traduzir para você.

Para quem não sabe também, existe o princípio do direito ao contraditório e ampla defesa, então se acharem que esse meu post é motivo de advertência, leiam (fontes não faltam por aí) sobre esse princípio. E reitero o que supramencionei: Coerência e isonomia nesse forum, por favor moderadores!

Voltando ao tópico, eu não estou criticando as partituras e até já mencionei a importância delas em meu último post, mas me irrita existir algo tão fantástico como o Synthesia e conservadores fazerem vistas grossas para isso. Enquanto isso, os progressistas sofrem. É a mesma história daqueles que usam máquina a escrever hostilizando computadores, ou, senão, usam caneta de pena à tinta hostilizando as hidrográficas e por aí vai. Vocês saem de casa com automóveis ou ainda a charrete ?

Nunca pararam para pensar que as partituras podem conviver harmonicamente, cada uma tendo o seu espaço ? Por que criticar algo tão bom como o Synthesia ?!

Só para terminar, não pretendo ficar tocando aquilo que outros tocaram, através de partituras ou Synthesia. Essa forma de aprender por imitação se chama Mimese. É óbvio que a pessoa não pode ficar limitado apenas a isso, mas num estágio mais básico ou intermediário a mimese é necessária. Quem aqui toca piano como savants ? Quem no forum de violonistas nunca imprimiu cifras e aprendeu assim no início da aprendizagem ? Logo a mimese fez parte de todo mundo, até mesmo dos grandes pianistas da humanidade que pegavam partituras de outros compositores e tentavam reproduzi-las por horas a fio. Ou vocês desde os 5 anos de idade sempre ouviram determinada música e tocavam fidedignamente e instantaneamente ao instrumento sem qualquer partitura, cifra, Synthesia ou qualquer tipo de teoria, como o Savant Derek faz:

https://www.youtube.com/results?search_query=derek+paravicini+superhum an

Humildade, por favor!

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Pianoid,

(...) houve uma época em que analfabetos tiveram tanto orgulho em sua ignorância (...)

Coitadinho, minha vida foi toda dedicada aos estudos. Meu intelecto tenta encontrar o seu através de um abismo de desvio-padrão. Como se sente no lado esquerdo da Curva de Gauss ?

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Parabéns Ismah, respondeu com educação e classe ao tópico. Atendo-se aos aspectos intrínsecos da discussão, que é o programa Synthesia.
Eu apenas respondi àquele post hostil à altura da agressividade dele. Legítima defesa. Não foi eu quem começou com as ofensas, moderadores. Percebam, bem.

makumbator
Moderador
# jun/15 · Editado por: makumbator
· votar


Tecfrente
Nunca pararam para pensar que as partituras podem conviver harmonicamente, cada uma tendo o seu espaço ? Por que criticar algo tão bom como o Synthesia ?!

Eu pelo menos não disse que sistemas alternativos não possam conviver. Ao contrário, acho que foi você que inciou apontando uma substituição da notação tradicional (isso no seu segundo post).

Minha crítica nesse sistema é meramente de observar suas imensas falhas. Não é algo "pessoal" a esse programa. Na verdade, mesmo a notação tradicional tem seus limites (e não é imune à crítica). Mas pra superá-la é preciso ao menos atender ao que ela já faz bem. E nisso todos esses sistemas alternativos (que são propostos há séculos) falharam.

Logo a mimese fez parte de todo mundo, até mesmo dos grandes pianistas da humanidade

Mas ninguém nega isso. E o aprendizado de música é desde os tempos mais remotos baseado em imitação que o pupilo faz observando o mestre. Isso é algo até além da discussão de partitura. E é óbvio que o uso de notação tradicional em nada impede a mimese (pois ambas são aliadas no ensino musical há séculos).

Ou vocês desde os 5 anos de idade sempre ouviram determinada música e tocavam fidedignamente e instantaneamente ao instrumento sem qualquer partitura, cifra, Synthesia ou qualquer tipo de teoria,

Ninguém aqui disse algo nem remotamente próximo desse cenário. Não sei de onde você está concluindo essas coisas, que nem relação tem com o tema da notação musical.

Cadê a coerência desse forum em dar um gancho de alguns dias de advertência para o sujeito acima ?

A moderação não é a NSA que sabe de tudo. Caso você tenha se sentido ofendido, basta usar o botão de denúncia e a questão vai ser analisada por eles. É muito mais provável que a moderação simplesmente não tenha visto esse tópico. Quanto a isso fique tranquilo.

alexandrecoppo
Veterano
# jun/15
· votar


Tecfrente
Cara sem querer criticar quem usa softwares para aprender a executar alguma coisa (mesmo porque eu também utilizo) mas eu concordo com os amigos ai em cima, com a partitura se tem uma noção muito maior do que se está tocando, repetindo o que disse o makumbator Esse é o ponto. Na partitura não é preciso nem conhecer a música. É o sistema em que basta conhecer o código (nos alternativos é preciso conhecer o código e ter ouvido a música). Pra mim isso é decisivo., como eu faço essa leitura a primeira vista em um software sem uma partitura?

Vou voltar a esse debate "Synthesia" vs Partituras", pois lembrei de algo ...

Meu sonho sempre foi tocar "fantasia em ré menor do Mozart".

Na época quando achei a partitura dessa música na Internet fiquei entusiasmado e esperançoso. Pura decepção! Tinha que ficar decifrando várias e várias notações musicais, a partitura não tinha o dedilhado certo para cada dedo, as mãos esquerdas e direitas não ficavam independentes de jeito nenhum, etc ... Abandonei essa partitura.

Cara isso se resolve com estudo, é como o fernando tecladista Estude partitura, de inicio é estranho, mas depois é tão simples quanto ler um texto.
Hoje ainda não existe um software ou outra linguagem que faça você tocar a primeira vista alguma música. Faça um teste, estude por um longo período partituras, te garanto que nunca mais você vai preferir um Synthesia da vida.

flw abraços!!!

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


Acho que esse debate não vai levar a lugar nenhum.

Mas uma coisa eu tenho a dizer ...

Daqui há uns 10 anos não iria me impressionar muito se surgissem pianistas TOP no mundo dizendo que não lia partituras e todo o seu desenvolvimento musical foi fruto de estudos de teoria, harmonia, percepção etc ... e "Synthesia".

Daí, caso seja possível, nós voltamos aqui para dar continuidade a discussão hehee ...

Obs: Já alerto que esses pianistas não serão eu, pois não tenho grandes pretensões virtuoses, por exemplo. Quero tocar apenas para alimentar minha alma, agradar pessoas que se interessam pelo mesmo estilo e por aí vai. Mas se eu puder envoluir, é óbvio que o farei, mas por não ser mais um adolescente, mantenho meus pês no chão.
A prova que eu não quero me tornar um virtuose no teclado e que já estou estudando violão também e estou gostando do meu avanço, mesmo estando na casa dos 30.

pianoid
Veterano
# jun/15
· votar


lamento pelo mal entendido: favor interpretar meus textos menos como agressividade e mais como fina ironia :)

te conheço de algum outro forum? há algo de vt em ti... rs

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


(...) Hoje ainda não existe um software ou outra linguagem que faça você tocar a primeira vista alguma música (...)

Lógico que existe, o Synthesia (obs: Não tenho nenhum tipo de ligação com a empresa).

Quando você baixa o programa, ele faz com que todos os arquivos midis em seu computador sejam abertos através dele.

Não vou falar sobre arquivos midis, pois é algo bem antigo e eu já sabia que eles eram bem mais antigos do que o Synthesia.

Há 2 tipos de arquivos midis espalhados na Internet: aqueles com vários instrumentos (inclusive percussão) e esses daí são uma porcaria para utilizar o Synthesia para tocar a música, a não ser que você esteja apenas interessado na linha melódica (voz do cantor) ou senão nos acordes do baixo, etc ... Tem a função também de retirar os instrumentos que não interessam e analisar apenas alguns instrumentos. Mas em geral, esse tipo de midi não é muito bom para sair tocando a música não. Por outro lado, existem midis especificamente feitas em teclado ou piano, daí sim essas midis são fantásticas e substituem sim uma partitura (deixando de lado aquelas coisas que já discutimos de estarmos em algum lugar e fazer anotações no papel que a partitura permite). O Synthesia é um freeware (a versão paga tem algumas funções como colocar o dedo certo para tocar cada nota e em alguns casos ...

Dá para exportar uma midi para piano tocada no Synthesia para o formato de Partitura e assim você terão as queridas partituras de vocês.

Se o arquivo midi foi feito com teclado ou piano você consegue ver vários aspectos dá música e não apenas a sequência de notas. Dá pra tocar acordes, já fizeram lá no forum do Synthesia todos aqueles exercícios do Hanon em midi para tocar no Synthesia ... O programa (mesmo a versão free) já vem com várias musiquinhas clássicas, como Ave Maria, algumas de Bach, Mozart bem famosas.

Tentem baixar, testem.

Voltando ...

(...) Hoje ainda não existe um software ou outra linguagem que faça você tocar a primeira vista alguma música (...)

Toquei fantasia em ré menor do Mozart de primeira vista através de uma belísssima midi que tenho aqui no PC que baixei da net.

Se eu fizesse a gravação era capaz de dizerem que eu já toco há vários e vários anos kkkkkkkkk.

Tanto partitura quanto Synthesia é mimese, mas é uma etapa necessária na aprendizagem musical. Depois a pessoa tem que começar a improvisar e fazer seu conhecimento ficar mais autônomo, é claro.

Não estou deixando de reconhecer as várias importâncias da partitura. Só estou pasmo de não colocarem o Synthesia no lugar de importância e tendência musical que ele merece.

Já que eu gosto de argumentar, vamos com mais uma:

Imagine 2 alunos:

Aluno A

Aluno B

O aluno A tem 1 mês para aprender o máximo que ele conseguir determinada partitura.

O aluno B tem essa mesma partitura, mas em formato midi, que ele vai abrir com o Synthesia.

O indivíduo B não vai precisar de nem um mês para ficar exímio naquela obra. Em 1 semana pode até ir num concerto dizendo que é intérprete de Liszt kkkkkk É claro que se pedirem mais uma obra, ele tem que pedir para ir ao banheiro e fugir do concerto kkkkkkkkkkk.

pianoid
Veterano
# jun/15
· votar


teve um outro user fazendo propaganda desse software um tempo atrás, com a mesma premissa de ser um novato tocando Chopin de primeira

deve ser realmente miraculoso e me impressiona mais por não estar rodando só na mágica plataforma da Apple

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
· votar


(...) lamento pelo mal entendido: favor interpretar meus textos menos como agressividade e mais como fina ironia :)

te conheço de algum outro forum? há algo de vt em ti... rs (...)

Não te conheço de forum nenhum. Eu interpretei seu texto com agressividade sim e não com ironia.

Ironia é uma figura de retórica em que se pretende dizer o contrário do que foi dito, num tom satírico.

Você utilizou palavras como "analfabeto", "ignorância", "falta de educação" "monstro". Quer que eu pense o quê ?

Como ironia, conforme eu disse, é querer dizer o contrário, então eu sou:

"analfabeto" ==> alfabetizado, sábio, erudito
"ignorância" = sapiente
"falta de educação" = educado
"monstro" = Não sei o antônimo de monstro, mas vamos deixar como antônimo de "leviandade", ok ? Que é ofender as pessoas sem conhecê-las direito.

Com todos esses atributos, me sinto muito lisonjeado, obrigado!

Agora sim usei da "ironia", entendeu ?

Um indivíduo com formação superior como eu e já ter passado nas primeiras colocações em alguns concursos e ter de ler certas coisas chega a ser engraçado.

O pai da linguagem moderna Wittgenstein disse uma vez que "o que não se pode falar deve-se calar".

Não tenho mágoas pelo que disse, mas antes de pensar em ofender alguém, pense bem, mas não ser leviano. Quando quiser criticar alguém, em casos de críticas não construtivas como ofensas, guarde isso com você ou desabafe comentando com a sua turma. Cada um convive com quem tem afinidade. Ninguém é obrigado a conviver com quem pensa diferente da gente. Se eu digo que gosto de azul e fulano fala que gosta de verde, eu não vou discutir com ele isso. Posso até ser um amigão dele. Mas se ele começar a querer me persuadir e depois me ofender a gostar de verde, daí a amizade tornar-se-ia mais improvável.

É pouco provável que alguém aqui nesse forum irá me ver ofendendo alguém partindo de minha própria iniciativa (nunca fui dessas pessoas Haters em foruns e listas de discussão na Internet). Mas se nos ofende, temos nosso direito constitucionalmente garantido de defesa, não é mesmo ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém faz melodia?