Como funcionam os Hammond's

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # set/11


    achei interressante publicar isso aqui, achei no site da hammond

    http://www.hammond.com.br/hammond/b3/b32/b32.html

    Matheus dos Teclados
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Matheus dos Teclados
    · votar


    Como funcionam os Hammond's

    achei interressante publicar isso aqui, achei no site da hammond

    http://www.hammond.com.br/hammond/b3/b32/b32.html



    O órgão Hammond é um órgão eletro-mecânico desenvolvido e construído por Laurens Hammond em torno de 1934. Enquanto originalmente vendido para igrejas como uma alternativa de baixo custo ao órgão de tubos, acabou sendo usado para o jazz e o blues, e então para uma extensão do rock and roll (nas décadas de 1960 e 1970) e música gospel.

    História

    Em janeiro de 1934 Laurens Hammond, um inventor e engenheiro dos Estados Unidos, patenteou um novo tipo de instrumento musical elétrico. A invenção foi revelada ao público em abril do ano seguinte, e o primeiro modelo (modelo A) foi disponibilizado em junho do mesmo ano. Vários outros modelos foram produzidos pelos próximos vinte anos, mas nenhum foi mais conhecido ou usado que os modelos de 1955: B-3 e C-3. Junto com o A-100, produzido em 1959, esse trio de órgãos compartilhavam uma mecânica similar de produção de som. Ao final dos anos 80 a companhia foi comprada pela japonesa Suzuki e revigorada com o lançamento de órgãos portáteis e novos modelos com tecnologia de tonewheel digital.

    Uso

    Laurens Hammond visava que seus órgãos substituíssem os órgãos de tubos e o piano para residências de classe média e para uso em estações de rádio. Nos primeiros anos de produção foi isso que aconteceu, mas na década de 1950 músicos de jazz como Jimmy Smith começaram a usar o som distinto do instrumento. Na década de 1960 o Hammond tornou-se popular entre grupos de pop. Ele foi parte relevante do som inovador das bandas de rock Deep Purple e Uriah Heep no início da década de 1970, quando teve seu ápice de popularidade, até a proliferação dos sintetizadores, em especial os polifônicos.
    No Brasil, tivemos grandes interpretes em órgãos Hammond. Walter Wanderley, que soube aproveitar a pluralidade do instrumento dentro de um fraseado do samba e Ed Lincoln, numa linha parecida, mas com voz própria em um ritmo dançante. Os bailes que Ed Lincoln animava, pilotando seu Hammond, eram famosos em sua época. Outros músicos e admiradores do instrumento, como Djalma Ferreira, Chuca-Chuca, Steve Bernard e o escritor Gustavo Corção podem também ser citados.

    Modo de funcionamento

    O órgão Hammond é um instrumento eletro-mecânico com uma natureza puramente analógica. Possui um conjunto de "rodas fónicas" ("tone wheels"), que são discos dentados que giram a grande velocidade. Neste processo, os discos produzem uma variação de campo magnético, que posteriormente é captada através de sensores eletromagnéticos. Posteriormente, esses sinais elétricos são convertidos em sons. A programação de diferentes timbres no instrumento é feita por registros deslizantes ("drawbars"): uma genial e prática maneira que garante a reprodutibilidade rápida de resultados. Um outro efeito interessante é o "vibrato chorus": uma modificação simultânea de amplitude e frequência nos sons, produzida por altofalantes com elementos giratórios especiais "Caixas Leslie".
    No caso do Brasil existe uma curiosidade. As rodas fônicas de um Hammond têm que girar a uma velocidade rigorosamente constante. Para tal são acionadas por um motor síncrono, que tem sua estabilidade garantida pela frequencia da alimentação da rede elétrica. Antes de 1965, a rede elétrica no Rio de Janeiro era de 50 Hz. A fábrica Hammond aceitava encomendas de órgãos para esta frequencia e vários modelos assim configurados vieram para o Rio. Com a mudança da rede elétrica para 60Hz, a partir de 1965, os Hammond cariocas desafinaram. Foi então um desafio para os eletrônicos da época construirem um aparelho que foi denominado "ciclador", cuja função era a de converter a rede de 60Hz em 50Hz e então acionar corretamente o motor síncrono do instrumento. Assim, os orgãos no Rio de Janeiro voltaram a ser afinados.

    EDIT: Pensei que fosse uma pergunta!!!

    Mestre Duarte
    Veterano
    # set/11
    · votar


    "O Gerador do órgão Hammond B3 é um complexo sistema que consistem em vários componentes com funções específicas."

    Um tanto óbvio, mesmo assim, interessante.

    Ismah
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Matheus dos Teclados

    td bem brother, mas minhas perguntas sempre são seguidas de interrogação (?), achei mto spam trazer todo o post

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como funcionam os Hammond's