Improvisação com escala pentatônica

    Autor Mensagem
    juanmarcelous
    Veterano
    # set/11


    Olá pessoal!

    Pesquisei aqui no forum mas não encontrei o que quería, por isso vamos lá..

    Gostaría de usar a escala pentatonica na seguinte progressão:

    I IIm V na tonalidade de C

    Devo usar a pentatonica de C (C, D, E, G, A) em todos os graus da progressão ou usar a penta correspondente a cada grau?

    Exemplo:

    I - (Acorde de C)
    Escala a ser usada: C, D, E, G, A

    IIm - (Acorde de Dm)
    Escala a ser usada: D, F, G, A, C

    V - (Acorde de G)
    Escala a ser usada: G, A, B, D, E

    Se puderem me ajudar ficarei muito grato..

    Abraço a todos!

    Matheus dos Teclados
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Matheus dos Teclados
    · votar


    juanmarcelous
    Devo usar a pentatonica de C (C, D, E, G, A) em todos os graus da progressão ou usar a penta correspondente a cada grau?

    Na verdade evite utilizar a pentatonica de cada grau. É melhor usar sobreposições, esse é o segredo das pentatonicas.

    Ex: Acorde: C
    Escala Pent.: Am, F ou Dm

    Quando testar as escalas busque a melhor sonoridade e faça alguns testes de escalas, ajuda bastante pra melhorar a música.


    Carpe Diem!

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vai usar a pentatonica de C independente dos graus da progressão. que alias tem como resolução a seqüência II. V I, não precisa complicar

    tmurback
    Veterano
    # set/11
    · votar


    juanmarcelous

    Se a sequência for tocada com pouco espaçamento temporal entre os acordes, eu aconselho usar uma pentatônica só, que pode ser a de C ou a de G, esta última com uma sonoridade menos óbvia. Agora, se os acordes forem bem espaçados ao longo de tempo, pode usar como você sugeriu, ou seja, a penta de C no C, a de F no Dm e a de G no G, também é uma possibilidade.

    Shadad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    juanmarcelous

    Petatonicas são escalas contém 5 notas diferentes, como o nome já diz.

    As escalas que voce citou são as pentatonicas básicas, mas existem muitas variações delas. Falarei disso mais a frente.

    Antes de seguir essas dicas você deve ficar ciente de que usar somentes pentatonicas básicas limitam o fraseamento do improvsivo e o músico. Além disso a sonoridade das pentatonicas básicas está muito manjada. É difícil criar frases originais usando somente essas escalas.

    Você pode usar a pentatonica de C em toda progressão! Mas tome cuidado com a nota C soando sobre o acorde de G maior. O C pode causar um choque com a 3ª do G(B).

    Usando essa técinica o seu improviso soará igual ao de um guitarrista rockeiro que estuda guitarra a 2 meses.

    Não adiante chorar!!! Não existiriam roqueiros sem as pentatonicas.

    Você também pode usar a pentatonica correspondente a cada acorde, como no exemplo que você citou.

    Aí a coisa melhora um pouco.

    Mas a maneira de deixar o improviso mais rico usando pentatonicas seria sobrepondo, intercalando mais de uma pentatonia em um unico acorde.

    Por exemplo, no acorde C (I) (supondo que a tonalidade da música seja C maior, como na progressão de acordes que você citou) você poderia usar as pentatonicas de C (Am) e a de G (Em), no acorde acorde de Am (IV) vocÉ pode usar essas mesmas escalar que eu citei para o C, jás que C e Am são relativos. No Dm (II) você pode usar as pentetonicas de Dm e Em. No G (V) além da pentatonica basica de G você pode usar a pentatonica de Bm7(b5) (VII), formada pelas notas B D E F A. E também uma pentatonica que eu chamo de G7(add4) formada pelas notas G B C D F. Eu gosto muito dessa última.

    Existe inúmeras outras possibilidades para o uso de pentatonicas na progressão que você citou, mas acho que com isso já dá pra começar.

    :)

    frankbemol
    Veterano
    # set/11
    · votar


    concordo com tmurback, não precisa complicar muito.

    juanmarcelous
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bom... pelo que to vendo.. posso usar qualquer escala desde que evite graus que muito dissonantes como a 4J da escala em relação a fundamental do acorde.. estou certo?

    ederlira
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Algo que me ajudou e pode te ajudar.

    Antes de pensar em escalas, trabalhar as notas do próprio acorde, com ritmicas diferentes e "sempre com o metrônomo"...Apos este trabalho, pensar em sobreposição de acordes para ficar mais Facil...Algo que já foi escrito.
    Ex.
    Em ( C ) Dó maior sobrepor: G, Em Am (tríades)
    Em ( Dm ) Re menor sobrepor: F, Am e C ( Tríades)
    Em ( G7 ) Sol 7 sobrepor: Bm7(b5), Db7, Bdim (tetrades)

    Em Acordes Dominantes no Caso de G7 tomar cuidado com as notas de descanso, pois as sobreposições aqui dadas são bem tensas.

    JohnnyJhow
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: JohnnyJhow
    · votar


    Galera vai fazer 2 semanas que eu estou improvisando em cima dessa escala e não estou percebendo muita evolução. Sempre os mesmos licks e bends nas cordas B e E, não sei usar muito bem as cordas graves. É normal usar bastante essas cordas no inicio?

    Pelo menos estou usando bends e vibrators, slide raramente.
    Parece que minha criatividade esgotou, não importa quantos licks e exercícios eu estudo, sempre as mesmas frases só que em notas diferentes


    Edit: Droga area errada, sou da guitarra. Desculpa

    soruji
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Pentatônicas são muito legais para se usar em Smooth Jazz.

    Duartecrf
    Membro
    # out/14
    · votar


    https://www.youtube.com/watch?v=SbpbQ4TjM5E&feature=youtu.be

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    pessoal, toco guitarra a algum tempo, aprendi os shapes das escalas pentatonica, e depois disso nao soube mais o que fazer, como executa-la, alguem poderia me ajudar? Sei os desenhos das escalas, mas e agora?

    soruji
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Rockeira_2015

    Você pode começar utilizando-a sobre os acordes do campo harmônico.
    Pegue, por exemplo, o campo harmônico de E:

    E - F#m - G#m - A - B - C#m - D#m7(b5)

    Treine nos seguintes acordes:

    E - C#m -> Penta de E (E - F# - G# - B - C#)

    A - F#m -> Penta de A (A - B - C# - E - F#)

    B - G#m -> Penta de B (B - C# - D# - F# - G#)

    É um exemplo bem básico, mas ajudará você a entender a sonoridade da escala. Depois vai alternando e usando uma pentatônica diferente pra cada sugestão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisação com escala pentatônica