Como usar o N364 como controlador

    Autor Mensagem
    chicao_teclado
    Veterano
    # set/11


    E aí, povo...

    Sou novo aqui mas fiz umas pesquisas no fórum antes de fazer essa pergunta, achei algumas coisas mas não estão
    muito específicas, então vou ver se alguém pode me ajudar.

    Preciso de um tutorial mostrando passo-a-passo como ligar um
    korg n364 (ou um similar) como controlador midi.

    Tenho um notebook, o cabo Midi USB e o software VSTHost.

    Queria usar ele para tocar com os sons dos VST's.

    Alguém pode me ajudar?

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sou novo aqui mas fiz umas pesquisas no fórum antes de fazer essa pergunta, achei algumas coisas mas não estão
    muito específicas,

    Então não procurou direito, falamos disso aqui, todo dia, todo dia hehe, mas é bem tranquilo, vamos lá que você já tem tudo na mão

    1- baixa o driver Asio4all, versão mais atual e instala
    2- faça as conexoes fisicas, cabo midi nas entradas midi do teclado, in e out correspondente, e usb para o computador
    3 - baixe e instale os VSTs de preferencia, tem um tópico no fórum especificando muitos gratuitos, coloque tudo em uma mesma pasta, por exemplo uma pasta "VST", isso vai ser importante para o Host localizar os softs
    4 - Configurando o VSTHost, estou com ele desligado, mas normalmente vai em preferences, ou option, não lembro qual tem este programa, e coloca em Audio Option, sua placa de som, e o Driver Asio acionado, e de um scan na pasta de vsts

    Se tudo estiver sido feito corretamente até aqui, basta começar a brincar

    Vamos com calma, indo no passo a passo com você, logo vai dar certo, porque é bem tranquilo

    ps. que cabo midi Usb é o seu

    Aguardo

    mauropsouza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    primeiro isntala o drive Asio for alls..No meu 01w cntrolava tudo peleo modo sequncer

    mauropsouza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    se vce tiver um vst padrão GM ele muda pelo sequencer facil, fácil

    chicao_teclado
    Veterano
    # set/11 · Editado por: chicao_teclado
    · votar


    Obrigado, Edson Caetano
    O meu cabo é um comprado no DealExtreme mesmo, mas com o padrão FTP.

    Uso a própria placa de som do note... (sei que pode dar uma latência desagradável, mas como não pretendo usar isso profissionalmente por enquanto, não vi problemas...)

    O objetivo é só ver qual a qualidade de som que o Korg vai oferecer...

    Outras dúvidas:

    Tem como fazer a saída do som ser pelo teclado ao invés de ser pelo notebook?

    O meu cabo já tem as 2 pontas (IN e OUT) no mesmo cabo... eu ligo o cabo IN no OUT do teclado e vice versa ou é o cabo IN no IN do teclado?

    Mais uma vez agradeço!

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O objetivo é só ver qual a qualidade de som que o Korg vai oferecer...
    Nenhuma ué, o timbre é do VST, o som é da placa de som do note, o Korg vai continuar sendo N364, apenas as teclas é que vão controlar o resto, apenas isso

    Tem como fazer a saída do som ser pelo teclado ao invés de ser pelo notebook?
    Não, a saída de som dos VSTs é pela placa de som, o teclado fica com suas saídas livres, se quiser inclusive dá para usar os timbres dele normalmente

    O meu cabo já tem as 2 pontas (IN e OUT) no mesmo cabo... eu ligo o cabo IN no OUT do teclado e vice versa ou é o cabo IN no IN do teclado?
    Ligação In/Out e Out/In, exatamente como você imaginou

    Uso a própria placa de som do note... (sei que pode dar uma latência desagradável, mas como não pretendo usar isso profissionalmente por enquanto, não vi problemas...)
    Não necessariamente ocorre latencias absurdas, basta configurar o driver asio direitinho, que diminui legal, meu note com placa onboard realtek toca qualquer vst atual sem latencia numa boa

    Mas meu amigo, se isso o ocorrer (a latencia), profissionalmente, ou amadoramente, ou brincando, vai querer jogar tudo pela janela, é insuportável, não dá para encarar nada com latencia na cara hehe

    E aí já conseguiu instalar o asio

    Aguardo

    chicao_teclado
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Edson,

    Ainda não... tô no trabalho, na realidade. Postei isso no fórum por que estou sem internet em casa (graças à Oi) então estou coletando informações aqui pra ver como fica. Por isso que eu pedi um passo a passo... de todo o modo já baixei o Asio4All e tô levando ele num pen-drive... E por falar em pen drive, vc já ouviu falar do Drive USB que foi lançado para substituir os disquetes desses teclados tipo o N364? Eu vi pra vender... parece interessante. Não tem muito a ver com o tópico, mas foi só pra contar... :D

    Obrigado pela ajuda. Vou tentar configurar hoje e te fala amanhã os resultados.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    chicao_teclado
    Vi sim, e tambem ouvi falar, que embora tenha uma entrada para pen drive, para substituir o disquete, o teclado, não reconhece mais de 1.44mb, precisando assim de varios pens a cada disquete, não sei se já resolveram isso

    Mas pesquisa direito se estiver interessado em comprar este acessório

    Até mais e boa sorte a noite

    O Guimesmo
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Acho que vou Ressuscitar o tópico. Pra mandar o som do computador para a mesa eu vou precisar de um cabo p2stereo que saia em dois mono, é isso? Como vocês fazem isso? To pensando seriamente em começar a usar um n364 pra controlador a partir das próximas semanas...

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/13
    · votar


    O Guimesmo
    Pra mandar o som do computador para a mesa eu vou precisar de um cabo p2stereo que saia em dois mono, é isso?
    você esta valando do PC? se vai usar a saída line ou fone do PC é isso P2 stereo de um lado pra dois P10 mono do outro

    mas eu não gosto de usar plug P2, acho uma coisa muito pequena, fragil
    que se mandar fazer um cabo bom, acho que fica muito peso no jack, existe pra comprar alguns cabos fininhos e leves mas são P2 de um lado e 2 RCA do outro, e depois compra um adaptador RCA-P10, mas esses cabos tem no maximo 2 metros de comprimento

    aqui eu preferi usar uma interface UCA 222 (ou a 202) que se acha no ML na média por 120 usada que tem saida RCA, então pedi pra montar o cabo em qualquer eletronica: 2 cabos, cada um com um RCA de um lado e P10 do outro do comprimento que eu quero

    To pensando seriamente em começar a usar um n364 pra controlador a partir das próximas semanas...
    tirando o fato de não ter potenciometros como um controlador dedicado a isso o N364 ou os outros da época: M1. T3, 01/W, X3... são bons para isso

    você pode criar combis, cada combi usando um canal midi pra facilitar a troca dos VSTs ou também criar combis misturando timbres dos módulos do VST, mandando o que você toca em canais diferentes
    no seu teclado não sei se mudou mas acho que não, o basic CH que está no global o teclado manda sempre o que você toca para o midi out
    por exemplo se você cria um combi com EXT no Canal 2 para usar um VST ele continua mandando mensagem pelo 01 que está no global e também pelo canal 2 do combi
    a forma pratica é não vincular nenhum VST no canal 01

    O Guimesmo
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Caramba, viajei no seu último paragrafo. Mas vou tentar.

    Valeu pela ajuda!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    O Guimesmo
    todo mundo viaja quando fala algo assim
    mas exemplificando melhor
    seus combis são algo assim:
    INT-INT-INT-OFF-OFF
    01G-01G-01G-01G-01G
    A11-B23-A23-A00-A00

    a primeira linha se refere se cada coluna está com um timbre interno (INT), desligado (OFF) ou usando timbre externo (EXT)
    a segunda linha é o canal midi a letra G indica que o canal é o mesmo selecionado no modo global
    a terceira linha é o timbre escolhido
    nesse meu exemplo é com combi em layer com 3 timbres (programs)
    =================================
    mas se eu criar um combi assim
    EXT-EXT-EXT-OFF-OFF
    02 -03 -04 -01G-01G
    A11-B23-A23-A00-A00

    onde em um kontakt da vida o canal 2 tem um módulo de piano, o canal 3 tem um módulo de strings e o 4 um synth pad analogico
    ==============================
    ou posso fazer algo assim também:
    INT-EXT-OFF-OFF-OFF
    01G-02 -01G-01G-01G
    A07-B23-A23-A00-A00

    onde o INT pode ser um pad de strings do seu teclado saindo o audio de seu teclado
    e o EXT um timbre de piano do VST

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como usar o N364 como controlador