Comprar um Nord Piano 88 ou um Korg SV-1

    Autor Mensagem
    hbraga
    Veterano
    # set/11


    Caros amigos,

    Vou comprar um novo stage piano. Estou na dúvida entre Nord Piano 88 e o Korg SV-1 (73 TECLAS). Minha lista de avaliação é:

    (1) Qualidade dos pianos acústicos;
    (2) Qualidade dos pianos EP;
    (3) Qualidade da ação das teclas (HA);
    (4) Outros sons;
    (5) Preço;

    Gostaria que os colegas do fórum opinassem sobre os dois modelos.

    Obs.: tenho um Yamaha CP 33 que vou vender.

    DuduXP
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Com o CP33, eu não compraria nenhum dos dois, eu compraria um sintetizador top, e ficaria feliz.

    tecladistapvh
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Obs.: tenho um Yamaha CP 33 que vou vender.

    Vai vender por quanto?

    hbraga
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Alguém tem o Korg SV-1?
    O mecanismo das teclas é melhor que a do CP 33?

    bravo57
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Com o CP33, eu não compraria nenhum dos dois, eu compraria um sintetizador top, e ficaria feliz. (2)

    Mas se vc quer mesmo um piano novo eu fiacaria balançado no Nord por ter 88 teclas e isso faria falta. Mas o SV-1 tbm é uma máquina fodastica, e tá um pouco mais barato. Tente experimentá-los, e seja feliz com o que te der mais tesão.

    jrguedes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    cara... eu tbm tenho o cp33 e se pudesse adiquirir um nord piano 88 com certeza o faria.

    entre o nord piano 88 e o Korg SV-1, eu iria de nord. Acho os pianos bem mais gordos e com uma caracterista que gosto; nao tem muito medio. os pianos que tem muito medio tendem a ser enjoativos. Por isso gosto tbm do cp33 q tem um piano bem limpo.

    Uma coisa a se atentar é o seguinte:

    Você q tem um cp33 sabe q se o som em que for utilizá-lo nao for bom o piano do cp33 fica bem ruim; Um proprietário de nord me falou em um topico que abri para saber sobre os pianos do nord que com o piano nord isso é ainda pior. Ou seja, se o som for bom é uma maravilha, senao o piano fica bem ruim.

    Com o CP33, eu não compraria nenhum dos dois, eu compraria um sintetizador top, e ficaria feliz.

    concordo com vc, mas nao sei se é o caso do hbraga, mas eu prefiro ter primeiro o melhor piano do mercado e depois um sintetizador ou workstation bom. Essa seria a minha ordem de aquisição pelo fato de ser apaixonado por timbres de pianos. Se eu pudesse combinar os dois, seria otimo pra mim.

    LucSantos
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hbraga
    Cara pelo que eu vejo de mercado (minha opinião) o cp33 não é 'ultrapassado' pelo contrário ainda é muito respeitado mesmo com a chegada dos novos (cp5/50). Também vou ficar com o Duduxp e dizer que um synt junto com ele poderia ficar um set show de bola...

    Mas como não foi essa sua pergunta (parece que vc já está decidido) quero dizer que já vi um amigo (meu professor) tocando um nord 88 num show que ele fez no sesc aqui da cidade...aí parceiro...uma das poucas vezes que me deu raiva de ser pobre...rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    MAB Keyboard
    Veterano
    # set/11
    · votar


    jrguedes

    "Se eu pudesse combinar os dois, seria otimo pra mim."

    Yamaha S90XS!!!

    tmurback
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hbraga

    Cara, já fiquei nessa mesma dúvida que você. Já toquei no SV-1, mas não toquei no Nord Piano. O fato é que os timbres do Nord Piano são superiores, mas o SV-1 tem mais funcionalidades e timbres - a proposta do Nord Piano é ser um PIANO e a do SV-1 é ser um NORD (Electro)... hehehe... O piano acústico do SV-1 é muito bom, nota 9, (procure no Youtube vídeos da baterista Lilian Carmona, o pianista dela está usando um SV-1), mas não soa como um Nord, nota 10. E isso pode ser constatado pelas próprias demos na internet, pois aí você estará comprando internet vs. internet. Agora, o SV-1 é mais versátil. Você é quem vai decidir.

    Na minha pesquisa, acabei optando por comprar um Mac Book Pro e mergulhar no mundo dos VSTs, pois, no meu caso, cheguei à conclusão de não justificava fazer um investimento desse porte. Agora, apenas pretendo trocar meu SP88X por um Yamaha CP-33 ou P-155, para ter melhores qualidades de teclas.

    jrguedes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    MAB Keyboard
    verdade cara... o tanto o S90ES quanto o S90XS tem ótimos pianos e são bons sintetizadores.

    so nao sei quanto as teclas se sao boas quanto as do cp33 (apesar de a yamaha ter um historico de otimas teclas)

    Seria realmente uma otima opcao.

    eh q eu sou assim meio ligado no nord piano. chego a me arrepiar quando ouço o som dos pianos dele.

    Se eu tivesse grana investiria em um. Pra mim seria o piano definitivo

    hbraga
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tmurback
    jrguedes
    MAB Keyboard
    LucSantos


    Eu adoro meu Yamaha CP 33 e realizar uma troca quando se está satisfeito é muito difícil, mas eu gostaria de fazer um upgrade para Nord Piano ou o Korg SV-1 para ganhar mais opções de pianos acústicos e elétricos, e também nesses dois modelos existe a possibilidade de carregar outros sons que os respectivos fabricantes lançam.

    Apesar de ser fã do Yamaha S90X, não inclui na lista pois só utilizo pianos Ac e EP. Com relação aos VST's não estou curtindo mais, se fosse possível venderia todos que eu tenho.

    O meu receio em realizar o upgrade é que o mecanismo das teclas do Nord ou do Korg Sv 1 sejam inferiores ao do Yamaha CP 33. Com relação aos timbres acho que ambos os modelos são superiores ao Yamaha CP 33.

    Estou procurando aqui em Brasília os dois modelos para testar, mas não estou achando.

    Com relação ao preço já achei o Korg SV-1 a R$6.300,00 e o Nord Piano a R$7.600,00.

    tmurback
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hbraga
    O mecanismo das teclas é algo muito pessoal, precisa testar, não tem jeito. Por exemplo, o GH da Yamaha (CP33) e o RH3 da Korg (SV-1) são bons, mas são diferentes. Para mim tanto faz um ou outro, mas tem gente que é mais exigente, que vai falar "Nossa, o GH é muito melhor" e vice-versa.

    Os preços estão interessantes.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # set/11 · Editado por: MAB Keyboard
    · votar


    jrguedes

    "so nao sei quanto as teclas se sao boas quanto as do cp33"

    S90XS e P-155 usam as mesmas teclas e são ligeiramente melhores que as do CP33.

    korgman
    Veterano
    # set/11 · Editado por: korgman
    · votar


    Olá Amigos,

    Parabéns pelo excelente tópico, com certeza o segmento de Stage pianos é um verdadeiro duelo de Titans deste mercado..

    O problema nestes casos é que cada musico em especial possui um referencial diferente no que se refere a timbre de piano, pois cada qual iniciou sua vida musical com um timbre especifico de piano embalando suas escalas seus estudos classicos e jazzisticos R&B etc.... Timbre mater esse que muitas vezes necessita ser replicado nos instrumentos que o mesmo musico busca, quando da renovação do seu set up e que necessita de máxima fidelidade em relação ao querido timbre mestre de piano acustico

    Outro fator relevante que difere bastante entre os musicos é o mecanismo com ação de martelo cujo peso real para alguns acaba atrapalhando a execução, problema simples e que com o passar do tempo e o volume estudo se torna resolvido com o benefício de otimizar e angaria o tão desejado controle dinamico dos pianíssmo ao fortísssimo digno dos pianistas profissionais o que para muitos é quesito primordial.

    Digo isso porque estou exatamente neste estágio.. usei teclas leves durante 12 anos, e agora utilizo um Kronos 73, e estou me dedicando bastante na empreitada de tentar recuperar a digitação que possuia e não é facil recuperar aquele touchée pianistico que perdi quando era jovem e apenas tocava piano. Um desafio assaz instigante para mim e com certeza para muitos malucos em situação semelhante.

    É sempre bom reportar que o mecanismo RH3 que compõe as versões 73 e 88 do Kronos é exatamente o mesmo que compõe as versões 73 e 88 do Korg SV-1, duas opções personalisadas para musicos especificos.

    Korg SV-1 73 - http://www.korg.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=C0341&cod igo=10270120

    Korg Sv-1 88 - http://www.korg.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=C0341&cod igo=10270125

    Um fato interessante é que desde o lançamento do Korg SV-1 tive a oportunidade de atender alguns musicos no estúdio Korg, e a resposta a minha questão do porque que adquiriram este produto sempre foi unanime, um exemplo interessante entre eles é excelente músico Eron Guarnieri que grava muito trabalhos para Rick Bonadio e que tocava com a The Central Scrutinizer Band , banda tributo a Frank Zappa



    Antes e como neste video do ano passado mostra ele me confidenciou que se utilizava de um kurzweil para as partes de piano Stage, e quando quis trocar a poucos meses este produto por um mais moderno efetuou muotas comparações apenas não tinha testado o Sv-1, então combinamos por e-mail uma visita dele até o suporte Korg, onde ele finalmente testou comigo o produto one finalmente seu ouvido bateu o martelo se decidindo pelo Korg SV-1 onde o adquiriu em um revendedor Autorizado Korg de sua preferencia.

    O Eron inclusive acaba de ingressar na conhecida banda Funk Como le Gusta, e está usando com sucesso o Korg SV-1 exclusivamente para as partes de stage piano, como o video abaixo mostra em recente show:



    preferencias que se justificam pela dinamica progressiva do peso das teclas e também pelo ajuste do controle dinamico interno dos layers engenhosamente calibrados com o mecanismo Rh3 propiciando realidade e a espacialidade dos transientes muito semelhantes em relação aos instrumentos que o SV-1 tão organicamente emula, nada sintetizado.. apenas som cru e fiel e que também pode ser devidamente equalizado e molhado pela pratica gama de efeitos independentes facilemnte ajustáveis por seu painel ergonomigo, e claro o calor propiciado pela valvula e pelos simuladores de amplificadores Vox. A facilidade das saidas balanceadas XLR estéreo o que dispensam o uso de dois direct box para a conexão em estéreo e claro a entrara estéreo auxiliar para mixar um segundo teclado as saidas balanceadas do SV-1. praticidade para quem utiliza teclados ou workstations so set up para solo e performance.

    Quanto ao leque de sons. muitos aqui já bem o conhecem , mas é sempre bom reiterar que o Korg SV-1 possui um piano alemão e um piano japonês de concerto, com os ruidos caracteristicos do pedal de sustain tal qual o Korg Kronos, além de pianos de armario e também os vintage pianos Elka, Honner muito usados em soul music e pop do final dos 70 e totalidade da década 80.. a ainda hoje para muitos.

    Nos timbres eletricos ele possui timbres de Rhodes, Wurlitzer, CP70, onde é possível aumentar o ruido dos mecanismos propiciando mais realidade global aos timbres, no caso dos Rhodes o usuário pode microafinar os tines a gosto tornando o timbre deste eletromecanico personalisado como muitos musicos famosos faziam, e claro também pianos eletricos do famoso DX7.

    Na minha opinião o SV-1 não é um stage piano, mas sim um instrumento musical, para cada timbre selecionado.

    COMPARATIVOS

    Fizemos a algum tempo alguns vídeos comparativos entre o SV-1 versus os originais.

    Trabalho corajoso e pioneiro, onde alugamos os pianos vintage e comparamos os vintagem com o Korg SV-1.]

    Convidamos para isso o tecladista Daniel latorre especialista em Hammonds e eletromecanicos, e o resultado destes vídeos estão agora residentes no youtube. Vídeos que fizeram sucesso em todo o mundo, com muitos comentários bem interessantes e passíveis de consulta.

    Destaquei abaixo os videos para apreciação dos colegas aqui do que ainda não os viram

    KORG SV-1 VERSUS CLAVINET HONNER



    KORG SV-1 VERSUS FENDER RHODES PARTE 1



    KORG SV-1 VERSUS FENDER RHODES PARTE 2



    KORG SV-1 VERSUS FENDER RHODES VIBRATO PARTE 3



    KORG SV-1 VERSUS WURLITZER PARTE 1



    KORG SV-1 VERSUS WURLITZER PARTE 2



    Assim como muitos já citaram por aqui, acho de extrema relevancia, testar o Korg SV-1 em um sistema estéreo para avaliar a real capacidade deste surpreendente produto, cria da grande "mãe" Korg oasys assim como o intergalático Korg Kronos

    E qualquer dúvida adicional, entrem em contato,

    Valeu

    Áureo Galli - Suporte Korg
    www.youtube.com/korgmann

    hbraga
    Veterano
    # set/11
    · votar


    korgman

    Muito obrigado pela contribuição e esclarecimentos. Você saberia me dizer em que loja aqui em Brasília eu poderia testar o Korg SV-1?

    silvG8
    Veterano
    # set/11 · Editado por: silvG8
    · votar


    hbraga
    Considere também o Nord Stage. É relativamente mais caro, mas vai cumprir o que promete.
    Eu aconselho que pegue um dos dois Nord's. O som deles é muito bonito, e já que você não precisa de uma grande variedade de sons é a melhor escolha.

    Dê uma pesquisada no site oficial: http://www.nordkeyboards.com/

    Valeu!

    danielcatolico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hbraga

    No Taguacenter tem (ou pelo menos tinha) um SV-1. Realmente Show de bola.

    hbraga
    Veterano
    # set/11
    · votar


    danielcatolico

    Você sabe o endereço ou um ponto de referência?

    Obrigado

    danielcatolico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hbraga

    podem achar que estou fazendo propaganda aqui. Mas só tem uma grande loja de instrumentos musicais em frente ao taguacenter. Lá tem todo tipo de piano e teclados. Porém, acho que nunca vi Nord lá. Só vi Nord no ParkShopping.

    hbraga
    Veterano
    # set/11
    · votar


    danielcatolico

    Daniel,

    Passo sempre de carro por ali, mas por incrível que pareça nunca reparei. Todo sábado passo por lá, vou procurar com atenção.

    Obrigado pela dica.

    pomtwo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu nao atentaria a um nord piano somente ... talvez um nord stage ex

    o sv-1 me parece muito bom , porem ainda nao sei como seria o transporte desse teclado , desde que seu formato eh bem fora de padrao ... eu so nao sei se o sv-1 consegue emular hammond como os nord ... se sim pegue o mais barato,, por que os dois fazem a mesma coisa ...

    korgman
    Veterano
    # set/11 · Editado por: korgman
    · votar


    Olá hbraga,

    Coincidentemente, estarei realizando um treinamento nas lojas contato Musical aí em Brasília e também em Goiania nesta semana.
    Convido você e todos os amigos do Forum cifra residentes em Goiania e Brasilia a comparecerem nos eventos abaixo:

    Dia 12/Set - Harmonia Musical "Rua 4, No 734" - Goiania

    Dia 15/set - Contato Eletrônica "CLS No310 BL D Loja 2" - Brasília

    Estarei realizando nos revendedores acima treinamento das equipes de vendas e também dirimindo duvidas dos usuários interessados nos produtos Korg Kronos, Pa3x, Ps60, piano Digital SP 170, produtos que estarão disponíveis nos revendedores para apreciaçao e test drive.

    Estarei sorteando na parte da tarde nestes dois eventos para todos os presentes algumas camisetas Korg Kronos e um KORG MONOTRON!!

    KORG SV-1 - Não tenho certeza se eles ainda possuem o Korg SV-1 mas peço que entre em contato com a Loja Contato de Gama (61) 3385707, se eles ainda possuirem em estoque marque com eles uma visita para realizar um test drive sem nenhum compromisso, pode falar em meu nome, se quiser estarei visitando rapidamente a loja de gama sexta feira na parte da manha, e se o SV-1 estiver lá eu explito todo o funcionamento deste produto para você.

    Abraços e até logo mais,


    Áureo Galli - Suporte Korg
    http://www.youtube.com/watch?v=BorWirl4Fwo

    hbraga
    Veterano
    # set/11
    · votar


    korgman

    Obrigado pela dica, se der eu apareço.

    Joaovitp
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Olá,sou novo no Fórum,e procurei alguma coisa sobre o Nord Piano 2. E acabei encontrando somente esse (sobre o primeiro nord piano) ,se alguem puder ajudar serei muito grato.

    Bom,antes de tudo vou tentar explicar um pouco dos timbres que mais necessito.
    Toco na igreja,e em alguns eventos,e basicamente uso timbres como Pianos e Pads, (mas tenho curiosidade por sons mais sintéticos e também me arriscar em samples) pesquisei bastante sobre esse produto e surgiram então algumas duvidas:

    -Posso carregar qualquer som das bibliotecas piano/sample ou a memoria de 500 mb influencia em algo?
    -A diferença dele para o primeiro (Nord piano 88) é apenas o banco sample?
    -É gritante a diferença de recursos e timbres dele se comparado ao stage 2 ?
    -Existe algum equipamento que possa melhor me atender?

    Obrigado :)

    jorget
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Também sou novo aqui como vc e ví teu post fechado com a mesma pergunta. Aqui como você, também ví a pouca movimentação e respostas em relação a outros tópico. Mas vou tentar te ajudar (não sou o melhor, longe disso): Tive um Fantom antigo com placas SRX, maravilhosas, principalmente a SRX7, dificil de achar, pra teus sinth como disse. Sobre tua última pergunta, pianos meu caro, bons só mesmo com os últimos lançamentos e caros, se quer sampleados, os melhores. Qualquer que os tenha é bom. Como não disse ate quanto pode gastar, fica difícil (um bom está a mais de R$ 5 mil de 5 oitavas ate R$ 10 mil de 7 oitavas e teclas pesadas, isso pra todas as marcas (qualquer marca com samples é excelente). Obs: se quer mexer com samples e já os tem, esqueça teclados pois a maioria tem memória pequena e use teu notebook -VST com um bom controlador. Muito mais barato. Boa escolha.

    DMB
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Não sei se este post está fechado, mas enfim, respondendo a sua pergunta. Vai depender do seu uso, se for tocar no estilo acústico, onde todos os instrumentos serão ouvidos, solados e num som de qualidade, daqueles que destaca até o traço do violão, vai de Nord, embora não vejo nenhuma diferença nos timbre quando tocadas junto com os outros instrumentos, a vantagem é a quantidade de Pianos, derivados de vários samplers.
    Se você vai tocar ao vivo, naquele PA potente com som muito alto, vai pelo mais barato, porque ninguém vai ouvir direito seu teclado, então não se preocupe com qualidade sonora porque não será observada.
    Agora se você vai tocar num estúdio de gravação, esqueça todos esses e compra um V-Piano que é "Sampleado" e Sintetizado.

    Sanfona man
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Comparação entre o Sv1 - Rd 300 NX - Kawai ES7

    https://www.youtube.com/watch?v=FZouNTErImI

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprar um Nord Piano 88 ou um Korg SV-1