tocar teclado usando apenas cifras.

    Autor Mensagem
    augusto0007
    Veterano
    # set/11


    pessoal, tenho 15 anos e toco teclado a 1 ano e meio, fiz nesse momento meu cadastro aqui no site. então se estiver cometendo algum erro me perdoem por favor.
    minha duvida e a seguinte estava olhando alguns tópicos em que falam que e muito importante a partitura, na verdade eu sei que sim mas quero saber se e aceito tocar apenas com cifras. eu já toco com cifras, já sei a maioria dos acordes, sei teoria, só não me sinto atraído por partitura. em fim, eu posso ser chamado de tecladista mesmo tocando apenas com cifras. (obs... uso escalas, improvisso e etc)

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Há um ditado que diz: para fazer um pianista tocar, tire a partitura dele; para fazer um tecladista parar de tocar, dê a ele uma partitura...

    Piadas à parte, vejo que os grandes tecladistas de hoje e de ontem são oriundos da música clássica, são ou eram eruditos que migraram para outros estilos. E, como eruditos, tinham a partitura na ponta da língua.

    De qualquer forma eu acredito que existem grandes tecladistas que não lêem partituras assim como grandes guitarristas/baixistas/baterisas que lêem...

    Mas uma coisa é certa: a teoria que você aprende em conservatório ou academia é baseada na leitura da partitura e, essa teoria, é muitas vezes o que vai fazer a diferença entre um tecladista normal e um fodástico.

    Só cuidado! O academiscismo pode ser cruel! Tenho um amigo que estudou 11 anos em conservatório (piano), lê partitura como se fosse Língua Portuguesa e não consegue nem fazer uma voz e piano numa música lá mi ré... aliás, é interessante que ele não sabe acordes, nada. Só partituras - ele foi treinado para ser músico de orquestra.

    Fica a questão: onde vc quer chegar?

    Quer ser grandão? Aprenda o clássico sempre ouvindo o seu estilo favorito e transpondo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/11
    · votar


    augusto0007

    partitura é uma ferramenta que se você aprender só te dará beneficios

    te facilita pelo menos pra ler um livro sobre harmonia e improvisação, pegue um livro por ai e os exemplos estão em partitura

    te ajuda pra trampos onde se precisa partitura

    --------------------------
    do mais se você não se entende com ela, não consegue aprender mas se entende de outra forma e e feliz assim, não há mal nenhum desde que toque direito e não pense que toca direito

    Tiago Correia
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Tiago Correia
    · votar


    Minha dica:

    Estude partituras (notação musical), detone em hamonia e improvisação e não deixe de praticar muito mas muito mesmo percepção (melódica, harmonica, ritmica).

    Ai você está no caminho de ser um músico de alta performance.

    Obs: o legal de partituras é que ora você está tocando "os amiguinhos do Do" passa um tempo praticando e você executa peças complexas e eruditas.

    Dica: compre livros infantis, e depois passe para um nivel de adulto e por fim pegue uns métodos tipo os 10 volumes do método suzuki para piano vai detonando peça a peça.

    Não digo que será um excelente pianista mas estará próximo, e para um tecladista estará muito bom se tiver este conhecimento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tocar teclado usando apenas cifras.