Trocar Gaia SH-01 por Controlador Arturia?

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# ago/11


Estou nessa dúvida cruel desde ontem...

No domingo fui plugar meu Gaia SH-01 no iPad e infelizmente não funciona... qualquer controlador que precise de um driver para funcionar vai ter problema na hora de conectar ao iPad.

A minha dúvida é: será que troco o teclado pelo controlador + VST da Arturia?

O que vi como vantagens são: o número de teclas (49 contra 37); aftertouch; qualidade de construção (o controlador é feito de alumínio e madeira nas laterais; o Gaia é de plástico - bem feito, mas continua sendo plástico).

Como desvantagens: é apenas um controlador, vou perder meu sintetizador portátil (tenho um V-Synth GT); não sei se as teclas do controlador são piores ou melhores; vou ter que gastar R$100,00 para diferença de preço e mais o frete via PAC que deve ser uns R$50-60, então vou gastar uns R$200 e poucos por que preciso de comprar também uma fonte para o controlador.


Acham que vale a pena o investimento?

O controlador é feito pela CME, me parece de uma qualidade fenomenal e acho que atenderia bem ao propósito de ser usado com o Mac e com o iPad. Gostaria que falassem o que acham, principalmente sobre os contras que conseguem pensar ao fazer esse negócio.

Valeu!

tiko_y
Veterano
# ago/11
· votar


Se puder, bota o link oficial (ou não) do equipamento da Arturia que voce quer.

vlw

silvG8
Veterano
# ago/11 · Editado por: silvG8
· votar


tiko_y
https://www.quantastore.com.br/teclados-controladores-midi/253-the-lab oratory-49.html

http://www.arturia.com/evolution/en/products/ALE/intro.html

Esqueci! Hehehe
No site da Arturia tem mais informações, mas minha internet não está querendo abrir de jeito nenhum.

tiko_y
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

Po, acho q eu trocaria... rs

Não sei, vai muito de voce. Pra mim, um GAIA já estaria muito. Mas não sou tão entusiasta de analógicos e sínteses diversas como voce... rsrs

"Todas as configurações são cuidadosamente selecionadas para os sintetizadores clássicos do Arturia Synths (Minimoog V, Moog Modular V, CS-80V, ARP 2600 V, Prophet V, Prophet VS e Júpiter-8V). Qualidade de áudio incomparável através da tecnologia proprietária TAE."

Ele vem com todos esses softs ou só aquele Analog Laboratory. Ou esse Analog Lab é uma seleção desses softs?

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


tiko_y
Até onde vi, é só uma seleção, se fossem todos eu nem pensaria... essa versão (de 49 teclas, "The Laboratory") permite uma edição um pouco mais profunda dos presets. Mas vem de tudo um pouco!

Eu estou querendo muito trocar. Só não consigo ver nenhum grande contra, então fico nessa indecisão!! (será que é GAS ou é justificável?)

Vou decidir isso até amanhã ou depois... no futuro ainda pego um analógico de verdade. Sonho com um Moog Little Phatty!

Obrigado pela resposta.

tiko_y
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

Vc vai usar o Soft no iPad, certo?

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


tiko_y
O soft é no Mac. No iPad eu tenho vários softs que substituem muito bem o Gaia, como o Sunrizer Synth (veja no YouTube).

Continua achando que devo trocar?

Valeu!

tiko_y
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

Hmmm... agora pegou...

Ficar dependente do computador não é uma coisa que eu curto... rs

Agora fiquei dividido... Como vc usaria no Mac? Vc tem alguma interface de audio? Vc pretende usar ao vivo?

Po, realmente fiquei em dúvida agora... mas acho q trocaria mesmo assim...

ThyagoAmaral
Veterano
# ago/11
· votar


Como a Roland faz isso? Até o KORG R3 que é bem mais antigo que o GAIA tem comptabilidade total com o iPad! =/

O M3 e toda a série UMX da Behringer e UCA222 também é compativel com iPad, o Microkey precisa de um hub com alimentação mas também é compativel assim como toda a série NANO da Korg.

Coisas da Roland...

DuduXP
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8
Eu trocria, com o controlador voce terá mais versatilidade, fora que o desing dele é show, mas a decisão e sua.

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


tiko_y
Mac não precisa de interface,... =)
Usando USB midi não preciso de mais nada. Só que ficarei dependente do computador. Não sei até onde isso é positivo.

Surgiu uma negociação sem eu ter que investir dinheiro, terei apenas que comprar uma fonte e enviar o teclado. Vai ser bom para vocês porque estarei fazendo umas demonstrações do controlador. É quase certo que vou pegar... até agora não vi ninguém me dizendo que seria ruim fazer o negócio. Por enquanto prefiro não dizer com quem estou negociando...

ThyagoAmaral
Parece até sacanagem né?!? Fiquei muito puto quando tentei plugar... e inclusive vi isso dos Korg's serem compatíveis. Como você mesmo disse, coisas da Roland.

Tenho um Roland, mas confesso que a assistência técnica é uma merda em tudo quanto é lugar. A parte de assistência com a criação de atualizações e etc. também é um c*.

DuduXP
Eu estava pensando justamente nisso, versatilidade. Ficar livre de drivers, poder usar com módulos (não que o Gaia não me permitisse, mas o número de teclas era bem restritivo... 49 não é muito, mas uma oitava faz diferença, principalmente se somar com 61 teclas do V-Synth GT), é um controlador universal, acabamento de primeira.

Agradeço por terem me ajudado. Sei que não foram muitos, mas foram unânimes... eu gosto do Gaia, mas não há nada que ele faça que eu não consiga com Apps no iPad.


Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

Bixo ... eu vi esse brinquedo no fds passado .. e simplesmente pirei com o visual ... e até que não é caro viu ... acho que sai mais em conta que qualquer outro do mercado ... acho que vou pegar um destes viu.

tiko_y
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

Sou leigo em Mac... rsrs

Já que nao precisa de interface, como q é o sistema de saída de áudio (tipo L e R) ?

Bom, o lance é o seguinte:

TROCA LOGO ! hehe

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


tiko_y
Eu vou trocar!

Hehehehh!! Hoje vou fazer um último teste com o Gaia para ver se vou continuar com a troca ou não. Tudo indica que vou fazer a troca...

Quanto à saída de audio, ele manda via saída de headphone, com sinal digital. É só usar o cabo. Existem também adaptadores, para spdif se não me engano. Ele consegue mandar também audio via USB, sem latência nem nada, com qualidade muito boa (até testei com o V-Synth GT fazendo alguns samples).


Mais alguém com alguma sugestão??

Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


e ae? fez o esquema?

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


_BLACKMORE_
Fiz, meu Gaia está a caminho da loja. Quando eu receber mando minhas impressões para vocês. Na verdade, vou fazer até um vídeo direitinho mostrando tudo.

To na expecttiva, esperando... =D

Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


vou fazer até um vídeo direitinho mostrando tudo

faça mesmo .. eu to na loucura de comprar um tb ...

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


[modo impaciente on]
fala bixo!
e ae? novidades?
estou mais impaciente que você!! hahaha
abraço!
[modo impaciente off]

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


_BLACKMORE_
Fala! Então, fiz o negócio mesmo!! Só falta chegar, já foi enviado via SEDEX e deve estar chegando aqui na quinta ou na sexta...

Achei que foi uma boa... troquei no elas por elas, foi um bom valor pelo Gaia, já que a TeclaCenter vende um Gaia por R$1750,00 à vista.

Daqui a pouco chega, eu avalio e digo o que penso! Estou impaciente também rapaz!!!!!! =D

Valeu!!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


troquei no elas por elas, foi um bom valor pelo Gaia, já que a TeclaCenter vende um Gaia por R$1750,00 à vista

e se não me engano um Arturia é 1050dilmas... :|
mas blz véio ... fico aqui sustentando a paciência.. :)
abrax!

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


_BLACKMORE_
O Arturia está saindo por R$1090,00 em algumas poucas lojas como a TeclaCenter... a revendedora oficial Quanta (quantastore.com.br) vende o bicho por R$1350,00.

Então acho que acabei fazendo um bom negócio no Gaia, já que o tenho a mais ou menos 1 ano e a própria TeclaCenter (onde adquiri o controlador) o vende à vista por R$1750,00. Estou satisfeito, não acho que repassei o Gaia por muito pouco não...

Chegando faço comentários e depois um vídeo mostrando o equipamento...

Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


Chegando faço comentários e depois um vídeo mostrando o equipamento

já vi os vídeos demo dele .. mas olha ... se tu fizer um será o decisivo para que eu compre um ou não ... :)
abrax!

Maestron
Veterano
# nov/11
· votar


SilvG8 e _BLACKMORE_

Não sei se vocês ainda estão acompanhando o forum, mas tenho pesquisado muito sobre o novo controlador da Arturia de 49 teclas (acha-se pouca coisa ainda pela net sobre ele). O preço é extremamente conveniente levando em conta o que oferece. Tenho algumas perguntas:

Vocês estão com esse controlador? Valeu a pena?
Os sons que vem com ele são realmente bons?
Ele é realmente universal ou serve mais para os VSTis da Arturia?
A construção é boa, resistente?
Ele funciona bem com o Sonar 8? E com o Cubase 4?
Leva vantagem comparando com o Axiom?
E comparando com aqueles controladores da Akai?

Se alguém mais souber responder, agradeço a ajuda.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/11
· votar


eu não o tenho (ainda) ... mas estou fortemente tentado a comprar ...
qto a valer a compra ... então ... eu "testei" na expomusic, achei seu gabinete interessante e resistente ... as teclas confesso que não me agradaram mas normalmente não me agrado com as teclas ...
A saída MIDI o deixa universal, vc pode controlar qqer equipamento MIDI ... com um detalhe, alguns necessitam de uma msg chamada de CC .. (control change) onde muitas vezes esta é a forma de escolher o som do equipamento controlado, e isso eu não sei se o Arturia tem ... preciso ver o manual.
Eu acho que a vantagem é o preço ... pois seu gabinete não é em plástico, mas em alumínio.
Da Akai eu conheço apenas um teclado, que se não me engano é um MP12 ... e acredito que não seja possível comparar pois a "pegada" é outra ...

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Maestron
Eu não tenho falado muito sobre teclados aqui nesse fórum, mas vou responder você. Eu tive esse controlador mas não achei que valeu a pena dar o meu Gaia nele (que custa o dobro) porque senti falta de poder usar o teclado sem computador ou módulo.

O que posso falar é que a construção é bem melhor (com exceção dos knobs) que o Gaia. Os sons do programa que vem com ele é MUITO SUPERIOR AO MEU GAIA (peguei o Gaia de volta)... eu diria que dos VSTs de sons sintetizados quase nada é superior.

As especificações mais técnicas você deve achar no site da Arturia (acredito que funciona com o Sonar e com o Cubase). Ele vai funcionar perfeitamente com qualquer VST porque é um controlador universal e ainda existe uma ferramenta (programa) que o acompanha que permite a seleção de que mensagem é enviada por cada knob/slider do controlador.

Comparar com outros controladores eu não sei... =)

Pra mim a maior vantagem é a portabilidade e qualidade do gabinete. Os knobs deixam a desejar mas são muito bons. Eu diria que o pacote vale o preço só pelo controlador. O VST é quase um brinde!! HEhehehe!

_BLACKMORE_
Eu fiz alguns vídeos para a TeclaCenter (loja com a qual negociei o controlador) e eles estão saindo aos poucos lá. Qualquer coisa posto o audio em algum lugar como SoundCloud com exemplos dos sons do VST. Vai sair um vídeo em pouco tempo na TeclaCenter com o audio junto ao vídeo.

Valeu!

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


_BLACKMORE_
Maestron
http://soundcloud.com/silvgt/demo-arturia-the-factory-leads

Demonstração com sons de leads/bass. Tudo no improviso, foi o acompanhamento do vídeo que fiz pra TeclaCenter. Espero que seja suficiente para mostrar um pouco da qualidade. Tem um outro audio com outros sons mais diferentes. Coloco ele amanhã na internet!

Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/11
· votar


silvG8

Eu tive esse controlador mas não achei que valeu a pena dar o meu Gaia
pow velho .. por isso que a conversa esfriou neh? poxa .. que pena ..

senti falta de poder usar o teclado sem computador ou módulo.
iiiiii ....

Os knobs deixam a desejar mas são muito bons
afinal .. são bons ou não?

Eu diria que o pacote vale o preço só pelo controlador. O VST é quase um brinde!!
de synth eu estou bem servido ... agora eu pirei mesmo foi com os brass ... "percura pô c vê" ...

Eu fiz alguns vídeos para a TeclaCenter
já assisti todos que estão disponíveis ...

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


_BLACKMORE_
Faltou uma coisa naquela frase! HEhehEHeh
"Os knobs deixam a desejar, mas os sons são muito bons."

Agora entendi o desentendimento... os knobs não são bons, são responsivos, mas de qualidade não muito boa. Prefiro os do Gaia... (falar do V-Synth seria uma ignorancia minha né?)

Acabei pegando o Gaia de volta porque achei ele mais prático. Embora não funcione sem fonte com o computador (o controlador funciona), o Gaia me oferece portabilidade sem ter que carregar muita coisa e sua interface tem maior número de controles. É um tecladinho que vai ficar comigo muito tempo... talvez mande ele embora quando comprar meu Little Phatty.

Curto muito brass não cara... acho que não tem nada a ver usar teclado para fazer naipes de sopro.

Valeu!

Maestron
Veterano
# nov/11
· votar


_BLACKMORE_

Valeu pelas informações, já ajudou bastante... E me deixou mais tentado a adiquirir o Arturia... rsssss...

silvG8

Obrigado por me responder...
Rapaz, tenho um Gaia e não troco ele por nada... Sou fã dos antigos teclados analógicos e o Gaia me faz ter a sensação de que voltei a esse tempo. Aprendi muito mais sobre síntese brincando com ele do que nos dez anos que tive um XP-80, que não me dava tanto prazer em sintetizar... Um dia terei um analógico de verdade, pelo menos um mopho e um tetra, da DSI... Talvez por isso que não considero o VST que vem no Arturia apenas um brinde.. rssss... Pô.. aqueles sintetizadores são muito legais, mesmo em forma de VST e sem usar a síntese profunda...

Valeu pela demonstração, deu pra ter uma idéia do que posso produzir. E já vi os vídeos da Teclacenter... Parabéns, foram os primeiros vídeos que vi sobre esse controlador que tratava exclusivamente do teclado, e não do VST. Você presta um verdadeiros serviço aos tecladistas que querem aprender...

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Maestron
Coloquei mais uma demonstração em audio...
http://soundcloud.com/silvgt/demo-arturia-the-laboratory

Quanto às informações, só queria ajudar. Fico feliz em saber que os vídeos ficaram bons. Pretendo fazer alguma coisa parecida com o Gaia. Assim como você aprendi muito sobre síntese nele, mas muito do que sei foi pesquisando, aprendendo e testando na raça.

Síntese é o que há. Te digo sem medo que vou adquirir um Moog em não muito tempo. Pretendo ir aos USA e seria a oportunidade perfeita. Talvez então eu me livre do Gaia. Até lá, sigo firme e forte com meu pequeno GRANDE teclado.

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trocar Gaia SH-01 por Controlador Arturia?