Samples de Analógicos - Alguém tem experiência?

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# ago/11


O tópico é basicamente para discutir esse ponto. Gostaria de saber se mais alguém tenta isso, discutir idéias, pegar sugestões e compartilhar resultados.

A alguns finais de semana, tirei um tempo para fazer alguns samples para o meu teclado. Gosto muito de síntese, então decidi que seria interessante pegar samples de alguns teclados analógicos como o Moog, Jupiter-8, Oberheim, etc. para ver que tipo de resultados eu conseguiria.

Peguei os sons fundamentais em síntese, como waveforms saw, square, pulse, sine,etc. alguns outros sons com uso de filtros (principalmente alguns Moog com alterações de filtro), LFO, etc. e consegui montar uma variedade considerável de samples. Percebi que no geral, os samples são bem mais robustos do que as waveforms dos VA, e consigo resultados mais agressivos do que normalmente conseguiria. Isso porque tirei samples do Omnisphere! Fico imaginando tendo o teclado mesmo, o que não poderia fazer.

A partir daí vi um pouco da riqueza de sons que todos falam sobre os analógicos! Fiquei besta com alguns resultados que consegui e fiquei curioso para saber se mais alguém faz isso e se gosta do que ouve.

Gostaria também de idéias de analógicos clássicos para poder tentar tirar samples deles de algum canto. Sei que o nosso amigo Casper está agora com um Mopho... quem sabe consigo algumas amostras!

Enfim, se alguém faz isso, gostaria de ouvir seus resultados (se possível). Vamos ver se alguém se interessa por este tópico... ultimamente meu ibope está meio fraco.

viktor 999
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8
eu curto muito analógicos ultimamente andei me aventurando em um SH201 de um amigo , vou ver se ele me empresta para fazer alguma samples pro JUNO G , mas o teclado e muito bom tudo ao alçance da mão fala bem nos P.A mas quando fizer eu posto aqui se alguém quiser as amostras WAV para mapear e só falar..

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/11
· votar


analógico é o que há ... porém depois que fucei no MinimoogVA .. hehehe coissssdiloco !! softsynth é o que há .. d emelhor!!

Casper
Veterano
# ago/11 · Editado por: Casper
· votar


Eu montei um kit de bateria, exclusivamente com samples do
Mopho, de noite vou disponibilizar no

http://www.freesound.org/

procure pelo usuário:

menegass

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Casper
Show de bola! Vou procurar sim!!
Se puder depois me disponibilizar alguma coisa mais relativa à waveforms, wf com detune entre elas, aplicações de filtros a wf comuns. Gostaria de ter o basicão mesmo porque aí consigo sintetizar com a base do Mopho. Coloco até resultados aqui para você em .wav para ouvir com qualidade!


Fiz isso aqui com os samples do Moog e cia. que eu tinha falado antes: http://www.4shared.com/audio/-GHh2crI/V-Synth_GT_Moog.html
Me digam aí o que acham!

Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

tem os presets? eu fiz um semana passada que ficou bem legal para o que eu precisava.

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


_BLACKMORE_
Como assim? Presets para que programa/teclado???
Isso aí é sample que fiz manualmente para dentro do meu teclado usando soundsources do Omnisphere. É basicamente tudo do Omnisphere mesmo.

Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

Como assim? Presets para que programa/teclado???

leigo é F___ ... vou mudar a forma de perguntar para que vc me enteda! :)
Cara, como vc programou isso? que tipo de ondas, filtros .. que recursos vc usou?

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


_BLACKMORE_
Ah sim.......... =D
Agora entendi!

Então... peguei as formas de onda que me interessavam, como saw, square, triangle, pulse, sine, de teclados que acho interessantes, principalmente Moog.

Além das waveforms puras, peguei todas essas formas de ondas com alterações, como por exemplo uso de filtros (uma SAW de um Moog usando um LPF do próprio, sendo modulada por um LFO), sync entre dois OSC (no Moog por ex.), waveforms com detune, combinações entre waveforms (já que nos Moog, a escolha entre Saw e Square é continuamente modificável, então existem infinitas possibilidades), etc.

Dos recursos do V-Synth GT, acabei usando filtros, efeitos e manipulei alguns samples com o uso do VariPhrase.

Resumidamente:
Que tipo de onda você usou?
Basicamente todas as possíveis! Saw, Triangle, Square, Pulse e Sine de várias fontes diferentes.

Que recursos você usou?
Efeitos, filtros, amps e manipulação da forma de onda. Alguns desses sons utilizam apenas o sample, outros usam uma infinidade de recursos.

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

antes que vc entenda mal ... o leigo ali sou eu viu ...

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


_BLACKMORE_
Hehehehh, tá tranquilo! Já te respondi até!!

É complicado eu te falar um passo a passo do que foi feito, até porque não me lembro. =D



E ai, mais alguém vai compartilhar experiências aqui??

Valeu!

Casper
Veterano
# ago/11 · Editado por: Casper
· votar


Ai vai o drum kit do Mopho:

http://www.fileserve.com/file/VpDhNcy/MOPHO.zip

Ouça os sons do kit, nos dois testes abaixo:

http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-6-kraftwerk-is

http://soundcloud.com/menegass/mopho-dsi-test-5-umbigo

Espero que aprecie os sons. Estou construindo ainda
um kit mais elaborado, mas esse serve como base.

korgman
Veterano
# ago/11 · Editado por: korgman
· votar


caro amigosilvG8,

Samplear analógicos é uma solução rápida para quebrar galhos e também já me utilizei algumas vezes deste artifício no passado.

Entretanto, se gosta de sons analógicos mesmo, melhor conseguir um aparelho que os reproduza de verdade.

Pois quando se sampleia sons analógicos a digitalização acaba roubando o calor do som..

Exemplificando o termo "calor" , é como comparar dois tipos diferentes de lampadas.. uma fluorescente e uma incandescente.

A incandescente produz luz e calor, a fluorecente produz luz mas não produz calor e por isso são tão utilizadas e, cozinhas e farmácias.

Sons analógicos tem que ser quentes.. se sampleá-los terá uma cópia fria/ plana, linear do original, este ultimo que sempre vem repleto de harmonicos, oscilações choruses imprevisíveis, que fazem qualquer VU de mixer colar no vermelho...

Me lembro quando instalei a placa EXB MOSS no meu velho triton Stúdio.. tudo eu precisava era ali que eu modulava e encontrava, não dava para comparar com os samplers que baixei uma vez da Akai com sons analógicos dos jurássicos, ou alguns samples que fiz de um Prophet e Moog de um amigo certa ves.. A plaquinha chegava muito perto mesmo dos originais.

Hoje com o Korg Kronos, e depois de testar muito este quesito nesta maquina prcebi este problema de placas não existe mais, pois o Korg Kronos possui os motores MS20ex e o PolisixEx dois Vst internos que dão conta do recado, e com excelência de qualidade.

Minha opinião pessoal claro..

Valeu

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


korgman
Cara, eu gosto muito de suas colocações, e com toda certeza, para ter aquele som, só tendo o equipamento (pretendo e junto dinheiro para comprar um Moog Little Phatty). Agora, falar sobre o Kronos nesse tópico não tem nada a ver.

Assim como o Oasys não tinha o calor de um verdadeiro analógico, duvido muito que o Kronos terá, até porque o MS20Ex e o PolysixEx nada mais é do que os mesmos presentes no Korg Legacy (talvez com alguns avanços, mas nada fenomenal), que são muito bons, mas não chegam à qualidade dos Arturia por exemplo (também digitais). Não estou desmerecendo o Kronos, mas ouvi muita coisa e não vejo nenhum calor como o dos analógicos vindo dele.

Se você chegasse aqui falando sobre o verdadeiro Polysix, eu realmente concordo, é uma máquina!! Assim como o MS-20... mas falar sobre o Kronos aqui me parece propaganda. Depois eu faço algum som com o Korg Legacy e você compara com o som deles no Kronos.

No mais é isso.

Valeu!

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Casper
Obrigado por compartilhar!! Vou dar uma testada neles provavelmente no final de semana, ainda nem escutei...

Se puder fazer aquilo que eu tinha falado vou ficar bem feliz! =D
(fazer samples de algumas waveforms, sweeps, etc. nada muito grande não)

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8
Mesmo porque se o MS20 e o Polysyx viraram soft, deixaram de ser analógicos hehe, mas com certeza deve ser uma bela emulação, porem acredito que a grande diferença entre a versão Legacy e a versão Kronos, seja os conversores analógicos/digitais e recursos de edição do último, que deve conferir uma timbragem muito superior a versão legacy, que eu tambem tenho aqui e acabo usando muiiiiito pouco mesmo

Mas mudando, tava testando estes dias o Sampler do SampleWiz, exatamente em cima de timbres analógicos, que acho que são os que ficam melhor no IOs, alguns do P8, Oberheim, moog, só os timbres classicos, e achei que o resultado ficou muito bom para o aparelhinho, já fez este teste aí

Pena que ainda não tenho nenhum sampler aqui realmente profissional, que venha meu novo teclado hehe, mais uns meses apenas

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Edson Caetano
Quanto ao que foi falado no primeiro parágrafo, com toda certeza! Nem tenho muito o que adicionar.

Eu testei o sampler do SampleWiz com timbres analógicos sim, fica show! Peguei alguns sons do iMS-20, Sunrizer, etc. e joguei dentro dele através do AudioCopy-AudioPaste do próprio iPad. Funciona muito bem e você consegue manter uma fidelidade legal ao som de origem.

Meu teclado é um monstro na parte de sampler! Realmente monstruoso,... por isso a criação do tópico. Passei a me interessar mais... mas quando falo dos analógicos, não falo sobre softsynths ou apps, e sim de hardware (gostaria de plugar um destes no teclado e samplear diretamente!).

[off] Qual será o brinquedo novo? [/off]

Valeu!

Casper
Veterano
# ago/11 · Editado por: Casper
· votar


Caro silvG8:

Farei hoje de noite. O que é melhor para seu
sampler? Pode mandar somente uma nota por
oitava (do? la?) ou vc prefere um rastreamento mais
completo?

Qual a duração de cada nota que vc prefere?

Pode pedir qualquer receita que ficarei feliz em
atendê-lo.

Inté.

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Casper
Pode mandar somente o dó central (C4)... pra mim é mais que suficiente! O teclado permite isso, o sampler dele realmente é muito poderoso.

Duração mediana, de uns 15-20 segundos. Se puder fazer samples de 30 segundos em .wav eu vou ficar bem feliz, será mais que suficiente!

Que bom que poderá me ajudar! Vou conseguir resultados bem interessantes com isso!! To empolgadasso!!!!! =D
Pode mandar coisas interessantes, tipo 2 osc com detune, sync, ou qualquer outra coisa que torne o som interessante! Obrigado pela disposição para ajudar.

Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/11
· votar


Pode mandar somente o dó central (C4)... pra mim é mais que suficiente!

cara .. teu teclado faz a conversão das frequências do restante do instrumento? é um recurso interessante hein ... posso mandar um sample tb para fazer um comparativo?

Casper
Veterano
# ago/11
· votar


Caro silvG8:

Gerar todas as notas a partir do Dó (C4) central não é uma boa idéia.

Explico:

Se vc comparar um C0 com um C5, em uma onda quadrada,
por exemplo, vai ver claramente diferenças entre as formas
de onda (alem da frequência, claro). Essas diferenças ocorrem
pela própria imperfeição dos osciladores analógicos.

Uma abordagem melhor seria usar o C0, por exemplo,
para gerar os samples até o B dessa oitava, e usar o C1
para gerar a próxima oitava, e assim sucessivamente.

Uma abordagem melhor ainda seria ter um sample longo
para cada nota.

E, se quiser ter um resultado melhor, ter mais de um
sample por nota, com intensidades (MIDI) 10, 64 e 127.
E mapear os samples para interpolar as intensidades
intermediárias.

Mas é um trampo infernal. Vou mandar as amostras de
C0 até C8, e o resto vc completa.

viktor 999
Veterano
# ago/11
· votar


pessoal eu fiz um sample de um PAD do Korg Triton Studio usei apenas 5 amostras cada 5 Dós C1 ao C5 ficou bem parecido , se alguém ai quiser e só falar , mas para samplear um analógico verdadeiro acho que deve ser bem mais complicado.

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


_BLACKMORE_
Então, ele faz sim! É uma máquina!!!
Ele funciona um pouco diferente dos outros samplers, por isso consigo fazer esse tipo de coisa. Quando se trata de instrumentos reais, ele não consegue fazer isso muito bem, porque acaba perdendo um pouco da fidelidade, mas em synths ele consegue sim!
Pode mandar o que quiser... igorgcr at hotmail dot com


Casper
Eu concordo com você 100%! Eu queria qualquer coisa, mesmo que amostras pequenas... é melhor do que nada. Não sabia que estava disposto a todo esse trabalho!!
De qualquer maneira, não terei palavras ou meios de te agradecer se fizer todo esse trabalho pra gente.
O meu teclado consegue mandar bem em até 3 oitavas de extensão (testei o sample no teclado e o Omnisphere lado a lado e ficou muito próximo...). É um dos motivos pelo qual comprei o equipamento... obviamente, tendo a possibilidade de fazer vários samples, é muito bem vindo!! =D
Se puder, faça todos em velocidade 127... o teclado consegue fazer o resto do trabalho. É um sampler bem incomum, no meu Fantom-G era completamente diferente, perdia muito a qualidade!!


viktor 999
Faça uma demonstração de audio para ouvirmos!! =)


Valeu!

Casper
Veterano
# set/11
· votar


Caro silvG8:

Ai vai o arquivo, com os samples.

Cada um tem cerca de 20 segundos,
e cobre de C0 até C6.

Tem os seguintes samples:

MOPHO (um som típico Prophet)
OSCDET (detune)
SAW
SQUARE
TRIANGLE

Está tudo em .WAV, Mono, 44.1Khz.

http://www.fileserve.com/file/c42kbBj/Mopho_Wave.zip

E o filtro funcionando:

http://www.fileserve.com/file/BhGU8QY/MOPHO_C_c_0506_01.wav

Se precisar de mais alguma coisa, avise.

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


Casper
CAAAARA! Qq isso!! Ficou muito bom, nem precisava de tanto! HEhehhehe!!

Sério, ficou muito bom. Tenho pesquisado sobre o Mopho (desde o seu review) e confesso que deu uma GAS, mas me prometi que só comprarei outro teclado quando for o Moog Little Phatty (não falei que não compro módulos =D , o Mopho está bem convidativo).

De qualquer maneira, o que posso dizer é que o amarelinho realmente fala bonito! As formas de onda me parecem bem agressivas, deve ser ideal para fazer leads fenomenais!

Não tenho como agradecer pelo trabalho que teve para fazer isso, apenas por bondade. De qualquer maneira, um obrigado já é um começo! OBRIGADO!! Vou ter brincadeira pro final de semana inteiro! =D

Se precisar de mais alguma coisa, avise.
Se você precisar de alguma coisa também, é só falar! Vou fazer o que puder para retribuir.


Vou fazer os testes dos samples no teclado e te dou um retorno, nem que seja gravando alguns sons como fiz. Estou bastante animado!


Será que isso serviu de incentivo não somente para mim??????? Os viciados em síntese são raros nesse fórum! Hehehehehhh...


Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Os viciados em síntese são raros nesse fórum!

vc conhece a synth br?

Pode mandar o que quiser...

não sei se é. . mas add vc no list do msn .. ok?

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


_BLACKMORE_
Conheço e costumo visitar sempre. O maior problema é que não consigo me acostumar àquelas mensagens loucas lá. É uma zona! Falta-me paciência para procurar as coisas ou seguir...

Nem uso MSN cara... você pode me mandar email que eu vou respondendo. Não tenho saco para deixar MSN ligado ou conversar com várias pessoas ao mesmo tempo. Mas se add sem problemas, só não vou entrar nunca (acho que faz 1 ano e meio que nem visito meu MSN).

Ouviu os samples de nosso amigo Casper??

Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/11
· votar


tenho saco para deixar MSN ligado ou conversar com várias pessoas ao mesmo tempo

sem crise ...

Ouviu os samples de nosso amigo Casper??

tá faltando ...

.
.
.
.
.

tempo para que eu fazer tudo o que preciso! hehe estou no meio de um projetinho que toma tempo ... mais do que imaginava ... tenho q fazer uns timbres ... decorar musicas e suas passagens para tocar no ensaio da proxima semana ... tem teste para outra ... a mulé quer atenção ... vishhh .. tah uma correria daquelas boas!
mas vou procurar um horário na agenda!! hahah

Casper
Veterano
# set/11 · Editado por: Casper
· votar


Caro silvG8:

Disponha. Eu gostaria de o resultado dos seus samples.
Estou curioso para ver como seu sampler trata as amostras.

Caro _BLACKMORE_:

Eu me cadastrei no Synth Br mas também
achei tudo por lá muito confuso.

Eu prefiro o esquema de fórum mesmo, ou então
como o http://chipmusic.org/ ,que é um fórum /
local para armazenar as músicas.



Se bem que, para armazenar em lugar público, o
http://soundcloud.com/ me parece o melhor. Procure o usuário menegass


E para distribuir os samples, eu uso o http://www.freesound.org/

Abaixo meus samples:

http://www.freesound.org/usersViewSingle.php?id=29308

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


Casper
Brinquei um pouquinho hoje com isso e consegui passar o saw e square pro V-Synth. Ficou MUITO BOM!!
Depois mando uns sons criados com ele quando tiver um tempinho para brincar mais.

Valeu!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Samples de Analógicos - Alguém tem experiência?