Existe preconceito das escolas contra "músicos de ouvido"?

Autor Mensagem
ikeas
Veterano
# ago/11 · Editado por: ikeas


Olá,

Sou compositor e pianista, só que só toco de ouvido.

Uma vez apresentei uma música orquestral que havia composto, que misturava oboe, piccolo, tímpano, glocken, trompete francês, inglês, piano, violinos, pizzicato. Fiz tudo em um estúdio que comprei aos poucos com meu salário.

Só que ao apresentar a composição a uma professora de música, ela disse que eu "não era músico" pois nunca havia feito aula e não sabia ler partitura.

Depois disso, desisti de fazer um curso.

************

Tá, mas é demais dizer que "não sou músico". Eu completaria: não sou "músico formado em faculdade de música que tirou a carteirinha da OMB".

Mas sou "músico que toca de ouvido". Quanto à prática, toco piano todos os dias há 22 anos. Estudei por conta própria a história da música. Aprendi a compor e a gravar, bem como a registrar músicas. Portanto, tive que "ralar" também.

No fim, quem tem que aprovar é o público que vai ouvir.

********************************
Acho que o ponto de equilíbrio é este:

Partitura pode melhorar a interpretação, e ajudar a tocar músicas muito complexas, como as de Chopin. E são necessárias para interpretações de corais e orquestras, caso contrário, vira uma bagunça, kkk ("ou não", como diria Caetano).

Mas todos que tocam DEVEM aprender a ouvir, caso contrário, estarão perdendo justamente a melhor parte de ser músico, que é expressar seus sentimentos e emocionar as pessoas.

E há músicos formados e músicos auto-didatas. Basta que agradem o público. Ponto.

q2w3e
Veterano
# ago/11
· votar


Preconceito e pedantismo existem em todos os lugares

F.L.E
Veterano
# ago/11
· votar