Existe preconceito das escolas contra "músicos de ouvido"?

Autor Mensagem
ikeas
Veterano
# ago/11 · Editado por: ikeas


Olá,

Sou compositor e pianista, só que só toco de ouvido.

Uma vez apresentei uma música orquestral que havia composto, que misturava oboe, piccolo, tímpano, glocken, trompete francês, inglês, piano, violinos, pizzicato. Fiz tudo em um estúdio que comprei aos poucos com meu salário.

Só que ao apresentar a composição a uma professora de música, ela disse que eu "não era músico" pois nunca havia feito aula e não sabia ler partitura.

Depois disso, desisti de fazer um curso.

************

Tá, mas é demais dizer que "não sou músico". Eu completaria: não sou "músico formado em faculdade de música que tirou a carteirinha da OMB".

Mas sou "músico que toca de ouvido". Quanto à prática, toco piano todos os dias há 22 anos. Estudei por conta própria a história da música. Aprendi a compor e a gravar, bem como a registrar músicas. Portanto, tive que "ralar" também.

No fim, quem tem que aprovar é o público que vai ouvir.

********************************
Acho que o ponto de equilíbrio é este:

Partitura pode melhorar a interpretação, e ajudar a tocar músicas muito complexas, como as de Chopin. E são necessárias para interpretações de corais e orquestras, caso contrário, vira uma bagunça, kkk ("ou não", como diria Caetano).

Mas todos que tocam DEVEM aprender a ouvir, caso contrário, estarão perdendo justamente a melhor parte de ser músico, que é expressar seus sentimentos e emocionar as pessoas.

E há músicos formados e músicos auto-didatas. Basta que agradem o público. Ponto.

q2w3e
Veterano
# ago/11
· votar


Preconceito e pedantismo existem em todos os lugares

F.L.E
Veterano
# ago/11
· votar


Eu acho que não existe preconceito não, quem "toca de ouvido", é um privilegiado por possuir essa facilidade o que só ajuda, mas não isenta a pessoa de fazer um curso e se tornar um músico, ler partituras é fundamental pois quem só toca de ouvido só toca as músicas que conhece. Quando aparecer uma musica que só tem na partitura, o que essa pessoa vai fazer se não sabe ler? Como vai tocar uma música de ouvido se nunca ouviu? Não pode ser considerado um músico, infelizmente essa professora de música está correta em suas afirmações.

fábio_soul
Veterano
# ago/11
· votar


ikeas

No seu caso, o problema de ser compositor orquestral e não saber partitura é um tanto grave, pois se fosse executar com os instrumentos todos, você teria que passar partitura da sua música para cada músico. No entanto, a questão não é "não ser músico", como a colega falou, mas sim de não ter uma ferramenta importante. Por outro lado, conheço músicos fantásticos que não sabem ler/escreveer partitura. Da mesma forma, conheço muitos músicos "eruditos" que tocam muito com partitura na frente, mas sem partura não sabem fazer nada.

Eu acho que ser músico ou não é questão de "talento", e não de partitura, mas a partitura é sim uma ferramenta muito importante.

Com relação ao preconceito, com certeza existe, ainda mais se você for pensar que devem existir vários professores de escolas que só tocam se tiver uma partitura na frente. Imagina o que eles pensam quando chega alguém que faz um trabalho bem feito sem saber partitura... É óbvio que a primeira reação é tentar achar um ponto negativo em você para tentar torná-lo maior do que o seu talento (na cabeça deles). Acho que algum psicólogo deve saber explicar isso melhor... hahahahaha

Mr Madruga
Veterano
# ago/11
· votar


Eu mesmo não me considero músico, sei ler partituras, cifras e de ouvido quando não tem cifra, o que acontece é que não sei ler partitura fluentemente sem conhecer a música por que não uso isso no meu dia-a-dia, já perdi um trabalho por causa disso, por enquanto só me considero um instrumentista apesar de dar aulas para meus substitutos.
Mas é bom sempre ter uma base teórica, porque se não, você não tem como passar o seu conhecimento para os outros.

F.L.E
Veterano
# ago/11
· votar


Pra começar músico é profissão, tem que ter a carteira da Ordem dos Músicos do Brasil - OMB pra ter o título de músico, e lá o candidato é submetido a um exame de conhecimento, se for aprovado pode ser considerado músico-prático, músico-profissional é outra coisa, outro exame muito mais técnico e um grau de dificuldade muito maior. O que a maioria que toca alguma coisa pode se intitular é instrumentista e ainda tenho minhas dúvidas, pra mim é apenas um curioso que sabe tocar.

DuduXP
Veterano
# ago/11
· votar


ikeas
Concordo com o Fábio, acho que é sim importante saber ler partituras, porém o dom de ter um bom ouvido, ou criar uma musica do nada, misturando instrumentos que voce não toca, isso não se aprende na escola, isso Deus te deu meu amigo, não se sinta pior por não saber ler uma simples partitura, eu toco na Igreja, e lá, não dá tempo de se estudar uma partitura na maioria das vezes, lá é na ora, ao vivo, daí voce precisa mais do ouvido que da partitura, porém precisa de conhecimento teórico pra saber o que se está fazendo, porém essa pessoa, não a conheço, mas é normal de nós "pessoas humanas" de diminuir os outros pra poder nos sentir melhor, como o fabio disse, imagina pra uma pessoa que estudou 4 ou mais anos, e só consegue tocar com um pedaço de papel dizendo o que fazer, aí chega um cara que nunca estudou, ou que estuda a pouco tempo com uma peça instrumental montada, imagina como esse "estudioso" da musica vai se sentir.
Mas continue assim meu camarada, independente do que as pessoas te digam, nunca sufoque ou subestime o dom que Deus te deu, mas junte sua habilidade com estudos teóricos e voce ficará infinitamente melhor do que aqueles que dizem que voce não é musico, só por não saber ler um "papel com risquinhos" (rsrs), boa sorte com as composições.

Mr. Phil
Veterano
# ago/11
· votar


Não pode ser considerado um músico, infelizmente essa professora de música está correta em suas afirmações.

Na minha opinião, se um não lê partitura não significa que o mesmo não seja "músico", mas sim um "músico incompleto". E vice-versa... (Conheço milhões de grandes "músicos incompletos", muitos são até famosos e vivem da música...) :S

Colocando na balança, ou podendo escolher, eu preferiria mil vezes ser "somente" um bom "músico de ouvido" do que um músico que sabe ler bem partituras, mas que não tem feeling, criatividade e capacidade de improvisar (e que não tem ouvido!)

Um músico "completo" lê mas tb tem "ouvido".

Agora, tudo depende do tipo de músico, do estilo musical, das exigências... se vc pretende tocar numa orquestra precisará, obviamente, ler partituras... se pretende tocar em bares, pubs, igrejas ou fazer shows na Apoteose, no Morumbi ou na Tv... não é sempre imprescindível (porém ajuda, dependendo do que for tocar).

Esta, pelo menos, é a minha opinião.

Abç, ;P

jrguedes
Veterano
# ago/11
· votar


Algumas perguntas básicas:

Quem surgiu primeiro, a música ou a partitura?

E as faculdades e cursos de músicas surgiram antes da música?

Se ler música e/ou fazer faculdade de musica ou qualquer curso é sinonimo de ser "músico" o que eram as pessoas dos séculos antigos que já trabalhavam com música mesmo antes de existir qualquer notação musical ou escola de musica?

Gus79
Veterano
# ago/11
· votar


F.L.E

Bacana tua concepcao. Boa mesmo. Quem toca, mas nao le partitura, e' so um curioso.

Para ser musico praticante, precisa ter omb.

E pra ser musico profissional, o exame e' beeeem rigoroso.

Beleza!

Legal saber que Jimi Hendrix nao pode ser considerado musico, pois nao imaginava o que seria omb e, para piorar, nao sabia ler partitura, nem muito, nem pouco. ;D

F.L.E
Veterano
# ago/11
· votar


Mr. Phil
concordo com você também, mas
é complicado você ir pro mercado de trabalho somente tendo o ouvido como ferramenta. Quem toca de ouvido já tá no meio do caminho, aprender a parte teorica é muito mais fácil pra quem já toca.

F.L.E
Veterano
# ago/11 · Editado por: F.L.E
· votar


Gus79
Quem falou pra você que ele não sabia ler partitura? isso é lenda, ele escrevia cifras, vai pesquisar cara. e é claro que ele não sabia o que era OMB pois é ordem dos musicos do BRASIL, em outro país é outra ordem, espertão no assunto

Gus79
Veterano
# ago/11
· votar


Cifra nao e' partitura. O hendrix nao sabia partitura.

E nao existe isso de ordem de musicos nos eua.

So o brasil, terra em que so e' doutor quem tem diploma, e' que tem essa exigencia maluca e descabida de ter carteirinha para tocar musica.

Musico e' quem toca musica e diz ser musico, simplesmente isso. Se e' bom ou mau musico, e' outra historia.

leovaca
Veterano
# ago/11
· votar


A ignorante aí é a professora. Como já disseram, ela deve ter se sentido inferiorizada, por ter tido todo o treino formal e não ter uma fração do talento que você tem. Partituras são formalidades, porém formalidades muito importantes na música erudita, quem tem bom ouvido não deve ter dificuldade em aprender. Se você, sem treinamento, conseguiu desenvolver boa técnica e musicalidade, acredito que um bom treinamento irá confirmar e potencializar suas habilidades.

Música é o último lugar onde deveriam ocorrer preconceitos, e infelizmente temos muito disso. Engana-se quem pensa que quem tira música de ouvido é menos músico ou não estuda, o estudo de um auto-didata pode ser muito mais dedicado e cuidadoso que o de alguém que recebe treinamento formal. Não precisa exercer a profissão ou estar registrado na OBM (requerimento que até o STF já derrubou) para ser músico. Para mim, alguém que compõe música para orquestra é definitivamente músico, independente de qualquer formalidade.

Gus79
Veterano
# ago/11
· votar


leovaca

Concordo com essa obviedade.

Agora, evidentemente, quanto mais recursos o musico dominar, melhor.

Tmusic
Veterano
# ago/11
· votar


Meu sonho é saber tirar música de ouvido e saber dizer um acorde só de ouvir uma vez e vc tá aí nessa, cara?
Músico é quem trabalha com musica. Seja fazendo ou executando. Se vc tem esse dom maravilhoso e conseguiu sozinho, vc já é um grande músico por isso só. Mas complementar nunca é demais. EU aconselharia a aprender partituras, só vai te ajudar.

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


Existe preconceito das escolas contra "músicos de ouvido"?

Sim, existe.

Mas o que eu costumo ver com mais freqüência é justamente o contrário. Músicos que "tocam de ouvido" e/ou autodidadatas que têm preconceito contra músicos que lêem partituram ou provindos de escolas.

Como o q2w3e disse:

"Preconceito e pedantismo existem em todos os lugares"

Para passar na prova de músico profissional da OMB e ser considerado músico por muitos é nacessário ler partitura bem, ter um bom conhecimento de teoria músical e ter uma percepção auditiva de intervalos medíocre.

Ok! O cara que tem essas qualidades e passa na prova é considerado músico. Agora tire a partitura da frente dele coloque um tema de jazz pra tocar e mande ele tirar a hamonia de ouvido! Cadê o músico "pika das galáxias"?

Acho que se o cara que não lê partitura não pode ser considerado músico, o cara que eu citei no exemplo acima também não pode. Não é justo!

Desde quando a música se limita ao que está escrito?

Música não se vê, se ouve!

A escrita musical foi criada para registrar a idéia musical para que a mesma pudesse ser executada e apreciada no futuro. Além da memória a partitura era a única maneira de registrar na época. Não existia. LP nem K7...

Hoje estamos na era do áudio digital! Wave, aiff, mp3, wma, aac... podemos ouvir música em qualquer lugar, a qualquer hora...
Muita coisa mudou e muita gente se esqueceu ou sequer soube do propósito para o qual a partitura foi inventada.

Claro, ler partitura é essecial, principalmente para músicos eruditos. Na área popular acho que não é tão relevante assim, a não ser que você seja arranjador e lide com pessoas não tão boas de ouvido ou que você não seja tão bom de ouvido e/ou precise lidar com arranjadores que preferem escrever.

Leio música, mas não é conveniente pra mim escrever ou ler as musicas que irei tocar. Pra mim é muito mais fácil e rápido tirar de ouvido. Sem falar na comodidade de tocar um baile com 5 horas de show e não ter que levar uma resma de papel comigo.

Bruno_guitar123
Veterano
# ago/11
· votar


não diria que existe "preconceito" desse tipo, mais para certos estilos a partitura é meio que obrigatória .
agora falar que alguém que não é músico por não saber ler partitura já é exagero, um dia eu estava vendo uma entrevista com o marcinho eiras e ele disse que não sabe ler partitura, e que uma vez foi chamado pra tocar chorinho com uns caras e chegou na hora ele conseguiu enrolar um pouco pq conhecia algumas músicas mais depois os caras perceberam que ele não sabia ler e demitiram ele rsrs
pra mim o marcinho eiras é um dos melhores músicos do brasil, tem muita criatividade, entende muito de harmonia e melodia, toca vários estilos como black music, jazz, blues e até música clássicas, e tem uma técnica de two hands apuradissima. quero ver alguém falar que esse cara não é músico pq não sabe ler partitura...

F.L.E
Veterano
# ago/11
· votar


Quero ver alguém tocar de ouvido uma música que não conhece!!!
Isso é músico?
Músico pra mim é alguém que domina a arte de fazer música ou executar qualquer música e saber que nota está tocando e porque essa combinação de notas se tocam juntas, saber escrever o que está tocando e ler o que os outros escreveram mesmo sem conhecer a música, isso é um músico e não tem nada a ver com preconceito, mas sim com respeito com quem ralou 8 ou 10 anos numa escola de música ou num conservatório e horas de estudo pra se formar e vem qualquer um tocando um instrumento e se intitulando de músico. Eu posso muito bem desenhar uma planta de uma casa como já desenhei a minha, me respondam: Eu posso dizer que sou um arquiteto?

Tmusic
Veterano
# ago/11
· votar


não tem nada a ver com preconceito, mas sim com respeito com quem ralou 8 ou 10 anos numa escola de música ou num conservatório e horas de estudo pra se formar e vem qualquer um tocando um instrumento e se intitulando de músico.

E também se poderia ter respeito com pessoas que não tinham condições de pagar um curso num desses lugares, e tiveram que ralar e buscar sozinhos o conhecimento que tem, arriscando pegar manias ou qualquer coisa assim.

Teoria sem prática não é nada. Conheço pessoas que são hiper "teóricas", mas não fazem porcaria nenhuma com o ouvido.
O cara que tem essas qualidades e passa na prova é considerado músico. Agora tire a partitura da frente dele coloque um tema de jazz pra tocar e mande ele tirar a hamonia de ouvido! Cadê o músico "pika das galáxias"?(2)

Acho que o músico deva ter recursos. Tem gente que acha que porque tem ouvido nunca vai precisar de teoria, e gente que se acha o rei da partitura, mas sem ela é um zé ruela que não sabe fazer um improviso sozinho. Pode-se dizer que esses dois tipos não sejam músicos completos, mas temos que ter no minimo o respeito de admitir que são músicos, mesmo que entre aspas.

Quando algumas pessoas vão entender que o músico precisa tanto do ouvido quanto do conhecimento de leitura?

E pessoalzin age como se ler partitura fosse a demonstração suprema do conhecimento teorico musical... O músico tem que estudar muito mais que isso pra ser chamado de "músico" seguindo esses parametros.

tecladistapvh
Veterano
# ago/11
· votar


Essa da OMB foi boa. Eu ri alto aqui. Viajou legal.

Mr. Phil
Veterano
# ago/11
· votar


[MODO POLEMICO ON]
Há muitos anos atrás conheci uma pessoa que se tornou além de um grande amigo, meu "aluno". Na verdade ele era professor de piano (e é até hoje)... o conheci quando me inscrevi no curso de teoria dele (eu já tocava por aí mas não lia partitura).
Na primeira lição ele me pediu para tocar algo só para ele ter uma idéia. Depois daquele dia ele passou a ser tb meu aluno. Ele me ensinou a ler partituras, eu o ensinei a ser músico de verdade.
[MODO POLEMICO OFF]

Mu_Cephei
Veterano
# ago/11
· votar


e vem qualquer um tocando um instrumento e se intitulando de músico
se você se refere as pessoas que tocam quatro acordes e se intitulam musicos , eu concordo. agora não dá para generalizar , né, tá cheio de gente por aí que toca de ouvido e sabe MUITO mais que quatro acordes .

Shadad
Veterano
# ago/11 · Editado por: Shadad
· votar


F.L.E

Músico pra mim é alguém que domina a arte de fazer música ou executar qualquer música e saber que nota está tocando e porque essa combinação de notas se tocam juntas, saber escrever o que está tocando e ler o que os outros escreveram mesmo sem conhecer a música...

Pois bem, eu penso um pouco diferente:

Músico pra mim é alguém que domina a arte de fazer música ou executar qualquer música.

Ponto. Minha frase acaba aí. A minha definição de músico é mais curta e mais abrangente que a sua.

não tem nada a ver com preconceito, mas sim com respeito com quem ralou 8 ou 10 anos numa escola de música ou num conservatório...

Conheço um "louco" que não estuda em escola de música, se tranca no seu quarto e estuda o seu instrumento de 6 a 8 horas por dia. Ele não merece respeito?

Tocar exclusivamente de ouvido não significa que o músico não estuda. Ou você acha que um músico de jazz ou salsa aprende a ser fluente nesses estilos em apenas uma semana? Você acha que para improvisar basta decorar uma escala?

Música não se resume ao que as escolas ensinam. Conheço muitos músicos de bar com nível técnico superior ao de muitos bacharéis.

Tmusic

Quando algumas pessoas vão entender que o músico precisa tanto do ouvido quanto do conhecimento de leitura?

Boa indagação.

Pra mim tanto bom ouvidor quanto o bom leitor são músicos. Cada um com sua habilidade e sua limitação.

Se um cara bate numa lata, faz as pessoas dançarem e vive disso, ele é um músico. Não é necessário que uma instituição o intitule.




Curiosidade: swing não se escreve em partituras.



...

londrer
Veterano
# ago/11 · Editado por: londrer
· votar


Não pode ser considerado um músico, infelizmente essa professora de música está correta em suas afirmações.
Olha o absurdo dessa frase!
Como é q um músico, só pq nunca estudou não é músico?
Me explica?

Você pode não saber nada do q ta fazendo, mas só pq eu não fiz "aula de desenho" não significa q eu não seja desenhista.
Teoria, técnica correta, leitura de partitura é sim importante, mas só pq a pessoa não tem, não quer dizer q não seja músico.
Concordo q um cara q toca 4 acordes no violão não é músico é um tocador, mas esses 4 acordes podem fazer centenas de músicas.

Agora, tem mto cara ai fora q não entende o q é um compasso 4/4, mas qnd põe a mão na massa manda melhor q mto "escolado".

Fala sério, é preconceito sim e o que ela falou é uma babaquisse.
Ler partitura não te torna mais músico q ninguém.

Acho sim q músico TEM q estudar, mas não é por falta d estudo q só sua dedicação não te valha o mérito.
Comecei a compor mto antes d começar a estudar, e não to falando d musiquinha com 3 acorde.

tecladistapvh
Veterano
# ago/11
· votar


ikeas
Ignore pessoas desse tipo.
Pessoas assim são mentalmente pertubadas.

Um conselho: Se você puder, estude essa parte teórica da música, é muito importante, só acrescentará naquilo que vc já faz.

tmurback
Veterano
# ago/11 · Editado por: tmurback
· votar


Senhores,

Música não é técnica de leitura ou de percepção (popularmente "ouvido"). Essas técnicas são ferramentas usadas em favor da música.

Música é arte, é comunicação, é emoção.

Assim, no meu conceito, músico é o artista que comunica sua arte de forma a despertar emoção, qualquer que seja ela.

Dessa forma, pouco importam as ferramentas que o músico utilizou. Ele será tão bom quanto boa for a percepção de sua arte.

fernando tecladista
Veterano
# ago/11
· votar


Só que ao apresentar a composição a uma professora de música, ela disse que eu "não era músico" pois nunca havia feito aula e não sabia ler partitura.

tem que saber o que você compôs, tem como postar o audio?


estudar música em conservatório ou fazer uma faculdade, te dá noção de cada instrumento, se você faz um curso de composição de regência, ou aulas de estruturação, música de camara, participa de coral....aprende o que é divisão de vozes, tessitura, conhece a tecnica de cada instrumento, o que eles podem tocar de forma simples ou somente um virtuose, ou um alienigena

quando eu comecei sequenciar coisas no teclado, muito trecho de bateria um baterista de verdade precisava ter 3 pés e 4 mãos, eu colocava chimbal direto em 16 beats no meio de uma virada mirabolante de tons, depois de mostrar para um amigo meu baterista ele me passou alguns livros de bateria para que eu estudasse e entendesse como se toca uma bateria

eu fazia bases de pizzicato com 6 notas, sendo que orquestra tem 2 violinos 1 viola 1 cello e 1 baixo
também fazia base de pizzicato com cama de cordas com arco no fundo, precisava de 2 sinfônicas pra tocar isso

então dependendo do que você apresentou para essa professora, pode até ser bonito, mas não existe como uma orquestra de verdade tocar, somente o computador... computador não é músico, logo por essa analogia ela deu a resposta dela

-----------------------------------------


jrguedes
Quem surgiu primeiro, a música ou a partitura?
E as faculdades e cursos de músicas surgiram antes da música?

o pensamento pode ser bonito, mas se aplicar para outras areas fica estranho

eu resolvo ser escritor, mas sou analfabeto
sei todos meus livros de cabeça, palavra por palavra, estão todos gravados em audio no meu pc
quando me falarem que não sou escritor porque não sei escrever eu digo:

quem veio primeiro
a fala (comunicação) ou a escrita
e as escolas surgiram antes da fala


nessa sendo analfabeto, eu não li machado de assis, camões, cecilia meireles.... somente conheço porque comprei aqueles livros/cd narrados
da mesma forma que o músico que que não lê partitura aprende uma fuga de bach a 4 vozes, sem ter nada escrito de guia

=======================================



ikeas
o conceito de ser ou não músico é muito amplo, tem gente que até chama DJ de músico??!!...
tem compositor de "música concreta" que nem instrumento usa

o lance de partitura é o seguinte
tem "nucleo músical" que é obrigatorio como é o da música erudita, chegar neles e falar que é compositor erudito e não lê partitura é piada e concordo com eles

da mesma forma que alguém que toca somente por partitura chegar em uma banda de blues, os caras mandam ele passear

músico de jazz é algo que parece que não precisa partitura, mas o cara pra estudar entender todos aqueles acordes com tensões, suas aberturas, distribuições, cadencias harmonicas, escalas alternativas... dúvido que não aprendeu a ler, pelo menos em casa

-----------------------------------------------

então se você se vira sem parabéns, só acho que você está perdendo tempo com coisa pequena chegando em um fórum de música e soltar frases como essas:

Não use partituras. Elas prejudicam a verdadeira habilidade musical.

Música é expressão dos sentimentos por meio dos sons, e não "aula de datilografia musical".

Quando uma pessoa reproduz Beethoven ou Mozart perfeitamente, sem nunca ter feito aula, só com o que ouviu, isso é um "DEFEITO"?

É por isso que digo: orquestras e faculdades de música são lugares para não-músicos.


você tem a cabeça fechada tanto quanto a tal professora


sei que o Cesar Camargo Mariano, o Ivan Lins, yanni são caras que tem uma grande visão músical e não sabem partitura, mas são gente boa porque não se acham a ultima bolacha do pacote porque acham "fantastico não ler"


hermeto pascoal, tom jobim, arthur moreira lima são caras que manjam muito de partitura, como ficam esses caras?

F.L.E
Veterano
# ago/11
· votar


fernando tecladista
Falou tudo agora...
Pra mim essa discussão se encerra aqui com essas palavras, tá aí o ponto de equilibrio.

jrguedes
Veterano
# ago/11
· votar


fernando tecladista

o pensamento pode ser bonito, mas se aplicar para outras areas fica estranho

eu resolvo ser escritor, mas sou analfabeto

eu resolvo ser escritor, mas sou analfabeto
sei todos meus livros de cabeça, palavra por palavra, estão todos gravados em audio no meu pc
quando me falarem que não sou escritor porque não sei escrever eu digo:

quem veio primeiro
a fala (comunicação) ou a escrita
e as escolas surgiram antes da fala


eu até concordo com vc, mas...
o trabalho principal do escritor é escrever, do músico nao.

com isso nao estou dizendo q ler musica nao eh importante, so estou defendendo q isso nao eh pre-requisito para ser musico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe preconceito das escolas contra "músicos de ouvido"?