iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões

Autor Mensagem
freitas_silva
Veterano
# fev/15
· votar


ThiagoMafra

Quanto ao controlador, qualquer um que tiver boas teclas dá certo. Estou agora com um keylab da artuia e acho maravilhoso. Tem ótima teclas, 16 pads e bons controllers e em bom número. Mas claro que existem outras opções que são também bem em conta.

Quanto a qualidade do som, acho a saída P2 bastante satisfatória, satisfatória! Pra ensaios e pequenas tocadas na igreja atende bem, mas pra show, bailes, sempre uso com minha interface de audio. Se você dispuser de uma boa interface o som melhora consideravelmente!

JeffersonX

O Korg Module ainda tem uma implementação MIDI muito fraca, muitas limitações. Aos poucos a Korg vai turbinando o app. Vamos esperar.

Atualmente, o SampleTank ainda ganha disparado como melhor multitibres da appestore, embora outros apps deddicados ofereçam timbres melhores em sua categoria.

JeffersonX
Veterano
# fev/15
· votar


freitas_silva
Pois é. Vamos ver se melhoram a implementação do MÍDIA e quem sabe incluindo o modo combi. Tomara!

Quanto ao Sampletank, cada vez estou mais estou maravilhado com esse incrível APP. Os timbres são ótimos, é tão fácil de mexer e possui ótimos pacotes de expansão. O preço é muito baixo por tantos timbres de tamanha qualidade. E mesclando com o modo combi dos teclados KORG pode-se criar muita legal.

ThiagoMafra
Veterano
# fev/15
· votar


JeffersonX

Vc chegou a testar os sons do ivory? O q achou da comparação dos pianos da Korg e Ivory com os do SampleTank?

JeffersonX
Veterano
# fev/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


ThiagoMafra
Não cheguei a comprar esse pacote. Me desanimou um pouco essa implementação fraca do MIDI no KORG Module. Mas com certeza comprarei se resolverem essa questão e adicionarem a possibilidade de se escolher os canais.

Os pianos padrões do APP da KORG são muito bons, assim como todos os timbres. Comparando com o Sampletank ele perde, não na qualidade, mas na quantidade. Com cerca de 40 dólares a mais você adiciona cerca de 400 timbres ao Sampletank comprando os pacotes Miroslav Orchestra e Sonik Synth Mobile. Este último tem uma qualidade incrível! Eu destaco um piano Yamaha C7, o Harpsichord e principalmente os pads. São os pontos mais altos do pacote.

Aproveitando, vi que a Roland liberou também seu Canvas Module pra iPad. Alguém ja testou?

freitas_silva
Veterano
# fev/15
· votar


ThiagoMafra

Os APs do Korg Module, são usáveis, bem magros. Bons pra tocar em banda, mas longe, muito longe, de simular um piano acústico.
A expanção do ivory é um upgrade substancial. A qualidade dos samplers é muito superior vale a pena comprar.

Já os EPs são bem bacanas e encorpados, embora prefire os do neo soul.

Em comparação ao SampleTank, não acho os pianos dele "essas coisas" não, sobretudo os EPs. Mas é uma coleção bastante interessante pela variedade de timbres, aliada a uma interface intuitiva e com bons recursos.

Ha um tempo usava o iGrand pra simular os acústicos, mas depois da expanção do ivory, tenho dedicado mais tempo em usar o korg module e timbrá-lo bem, processando seu audio em outros apps de eq e reverb.

Já o iLectrik, sinceramente acho que não vale o ivestimento. As simulações são muito fracas e as expanções muito repetitivas. Nessa linha o NeoSoul ganha disparado!

JeffersonX
Veterano
# fev/15
· votar


freitas_silva
Valeu pelas dicas! Aproveitando, o Ivory inclui quantos pianos?

Casper
Veterano
# fev/15 · Editado por: Casper
· votar


Uma excelente ideia:

http://news.traxsource.com/articles/1693/dutch-tuna-knobs-invention-tu rn-ipad-into-actual-controller




http://tuna-dj-gear.myshopify.com/

Felipe Vianna
Veterano
# fev/15
· votar


Pergunta que pode parecer idiota, mas vai lá: Eu tenho um Korh MicroSTATION que uso em ensaios e eventos menores e o uso combinado com um iPad Air. O Micro é muito pequeno para que eu apoie o iPad nele, então normalmente eu tenho que levar uma estante de partitura para deixar o iPad nela.
Existe algo que eu possa colocar/acoplar ao suporte do teclado para segurar o iPad? Algo como o iKlip Xpand, só que para teclados.

Felipe Vianna
Veterano
# fev/15
· votar


Pergunta que pode parecer idiota, mas vai lá: Eu tenho um Korh MicroSTATION que uso em ensaios e eventos menores e o uso combinado com um iPad Air. O Micro é muito pequeno para que eu apoie o iPad nele, então normalmente eu tenho que levar uma estante de partitura para deixar o iPad nela.
Existe algo que eu possa colocar/acoplar ao suporte do teclado para segurar o iPad? Algo como o iKlip Xpand, só que para teclados.

bluesoverdrive
Veterano
# mar/15
· votar


Existe algo que eu possa colocar/acoplar ao suporte do teclado para segurar o iPad? Algo como o iKlip Xpand, só que para teclados.


Existe sim, procure por "iPad gooseneck" existem vários modelos.

exemplo

Felipe Vianna
Veterano
# mar/15
· votar


bluesoverdrive
Existe sim, procure por "iPad gooseneck" existem vários modelos.

Obrigado, colega, já fiz a encomenda de um no Amazon, o preço estava bom, acho que vai resolver meu problema ;)

jefeblacksoul
Veterano
# mar/15
· votar


E aí galera

Gostei muito desse tópico e vou compartilhar um pouco do que eu já estou usando a 6 Meses de Ipad ao vivo.
Eu tinha um Yamaha MOX 6 e vendi para pagar algumas contas e assim sobrou dim dim pra compra um Ipad mini 2 retina 64gb e o Yamaha KX6 controlador pra fazer essa brincadeira nova.

Hoje meu set é este:
BS-16i - carro forte para os meus sons e uma biblioteca boa de soundfont extraidos do MOX sampleados por mim. Tem tudo.
Korg module - uso somente alguns EPs e DX.
iMachine para drums
Audiobus e MiMix para fazer o roteamento dos sons e mapeamento MIDI dos Knobs no controlador.
Placa de som USB Roland UA-1EX
HUB Clone USB 6 ports - alimentado 5v 2A
Adaptador de Lightning para câmera com USB


Galera o que posso dizer é que estou muito satisfeito. Até hoje não vi nada igual. Só uso o Ipad não uso outro teclado ou módulo ao vivo. Somente o Ipad mini 2 retina. Muito estável. Eu gostei muito desse nova era de VST no Ipad que resolvi fazer algumas outras coisinhas mais legais.
Resolvi samplear e extrair todos os sons do Yamaha MOX 6 e converter ele para soundfont pra joga no Ipad no BS-16i.
Hoje tenho vários sons convertidos do MOX6 e os MOTIF ES E XF em soundfont que sampleei para tocar no BS-16i. Até parece que nem senti falta do meu MOX6. O som ficou muito melhor no Ipad no BS-16i e tenho outros PADs e Strings outros sons que jogo nos canais no BS-16i que fica uma maravilha. Se colocar mais de 4 sons a polifonia é menor. Mas no mais é uma maravilha se quizerem estou preparando um video mostrando os demos dos sons que sampleei de teclados e outros soundfonts de qualidade muito boa identica aos Teclados da yamaha Motif e yamaha s90es. Outros da Korg triton também coloquei.

Abraço aí pessoal

jefeblacksoul
Veterano
# mar/15
· votar


Um pouco do meu set...
BS-16i bibliotecas

Sons

thandervalle
Membro
# abr/15 · Editado por: thandervalle
· votar


Fala galera, tudo bom?
Há algum tempo estou usando meu Ipad Air para usar para partituras e cifras para alguns eventos, gostei muito, ficou ótimo...
Estou vendo aplicativos muitos bacanas para ipad aqui no fórum, vi um vídeo do Arturia iMini gostei muito também do que eu ouvi.
Tenho algumas dúvidas: Existem aplicativos hoje que tem um timbre de piano e piano elétrico que sejam de uma boa qualidade, para ser usado como um segundo teclado, para não levar meu Stage 2, que é mais pesado, para alguns ensaios ou alguma jam ?
Para shows, usar a saída de fone trará bons resultados?
Por último existe algum controlador de 61 teclas que se conecta diretamente por usb com o ipad air sem necessidade de um adaptador, se sim qual? Estava vendo o Samson Carbon 61, alguém usa ele para isso?

Desde já agradeço a ajuda. Vlw .

JeffersonX
Veterano
# abr/15
· votar


thandervalle
Amigão, vamos lá às respostas:

Existem aplicativos hoje que tem um timbre de piano e piano elétrico que sejam de uma boa qualidade, para ser usado como um segundo teclado, para não levar meu Stage 2, que é mais pesado, para alguns ensaios ou alguma jam ?

Tem vários. Eu uso e recomendo o SampleTank com o pacote Sonik Mobile. Tem um piano Yamaha C7 maravilhoso!! Eles também possuem APPs dedicados para pianos e EPs. Tinha uma oferta deles na Apple Store que saíam 3 APPs, Sampletank, iGrand e iLectric com um preço muito interessante.

Outro que indico é o KORG Module com o pacote Ivory iGrand. Nesse pacote possui, se não me falha a memória, 12 pianos da série Steinway German D. Não tenho esse pacote, mas que já usou diz que o timbre é maravilhoso!

Para shows, usar a saída de fone trará bons resultados?
Desde que use um cabo de boa qualidade, o som sai perfeito sim.

Por último existe algum controlador de 61 teclas que se conecta diretamente por usb com o ipad air sem necessidade de um adaptador, se sim qual? Estava vendo o Samson Carbon 61, alguém usa ele para isso?

Eu já vi um de 49 da iRig que já vem com o cabo Lightning. Mas o adaptador vale a pena. Eu comprei pelo site da própria Apple. É o adaptador para câmera, OK?

thandervalle
Membro
# abr/15
· votar


JeffersonX

Valeu pelas respostas, ajudou bastante mesmo...
O Ipad está cada vez mais se mostrando uma grande ferramenta para nós músicos.

jefeblacksoul
Veterano
# abr/15
· votar


thandervalle

Brother eu tenho um SF2 show de bola sampleado que tirei de outros teclados, você pode fazer isso tambm e jogar no BS-16i. Até parece que estou tocando nos MOTIF e KRONOS...entre outros. Esses dias fui a uma loja de instrumentos e o pessoal lá me conhece, já comprei 3 instrumentos caros lá, então eles me deixam mexer levar o Ipad e fico gravando os samples dos teclados e passo depois pro Ipad. Fica top. Hoje em dia to migrando tudo pro Ipad. Faço tudo nele. O que sinto falta de timbre eu vo lá e extraio sample dos teclados caros e coloco no Ipad.

Tenho timbres de bancos famosos da Yamaha Motif, Korg Kronos, Roland XP 30, 50 e 80, até os Fantom consegui algo.
Eu ainda estou trabalhando nos timbres pra ficarem com as dinamicas iguais nos velocitys e cutoff. Mais alguns já estão prontos. Hoje em dia se torna até muito caro o Korg Module com expanção e Sample tank com expanção. Pra EPs o Korg module é muito bom, eu amei os EPs são de mais, agora os pianos C7 do Sampletank são bons tambm. Agora tem um app que to amando tem uns timbres muito bons de Synth. É Aqueles dois da Yamaha.
O Synth Arp & Drum Pad e o Yamaha Synth Book são aplicativos de synth muitoooo bonsss ameiii vai gostar. Som muito gordo cai muito bem no PA, tem muita expressão iguais aos timbres que tem de synth no Yamaha MOTIF XF e MOX.

thandervalle
Membro
# abr/15 · Editado por: thandervalle
· votar


jefeblacksoul

Valeu pelas dicas também, é incrível o que o ipad está conseguindo fazer, está chegando a um nível excelente, ainda mais pelo tamanho e facilidade...Estava vendo vídeos sobre o Synth Arp & Drum Pad, muito legal mesmo...Para arpejadores você recomenda o Synth Arp, ou tem algum mais completo , para efeitos e etc? E você usa a saída direta do fone para shows e gravações? Fica boa a qualidade?

jefeblacksoul
Veterano
# abr/15
· votar


thandervalle

Então para uma boa qualidade use uma placa de som USB ligada a um HUB USB alimentado com fonte DC que o som melhora muito no PA ou retorno que tiver usando. Não que a saida de fones do Ipad seja ruim mais uma placa de som vem com mais peso no PA e som mais encorpado que nem de um teclado normal. Só a saida do Ipad o som ainda eu que sou um pouco chato para essas coisas de som percebo muita diferença no PA com a placa de som e depois sem a placa de som. A diferença pra mim é muito notavel. Outra coisa o software mais completo que vi é esse para os sons que uso, mas outros pode estar usando mais é muito app ligado ao mesmo tempo, as vezes da uma dor de cabeça para ficar tocando na tela quando troca de som. Prefiro usar no máximo 2 app, desempenho ótimo e 256 samples de latencia muito aceitavel e confortável para se tocar ao vivo. Eu uso tambem outro software que recomendo e tem sons incríveis é o que sitei antes o Yamaha Synth Book. Os outros app que tem, achei ainda que precisam melhorar nos sons. No fone ate ficam legais, mais coloca no PA não vem com peso ou pegada de tecla mesmo. Em fim Escolha app mais de marca, como Korg, Roland, Yamaha que verá algo parecido com teclados atuais e sons mais confiáveis no PA.

Abraço to a disposição pra troca mais ideias aí brother, gosto de trocar ideia nesse mundo novo de Ipad VST tecnologia. Uma era que não tem explicação, evoluimos muito nessa era. É uma escolha diferente tocar com Ipad. Leva um tempo para se adaptar, mais depois fica facil e mais completo.

makumbator
Moderador
# abr/15
· votar


Até o dia 19 desse mês a Steinberg está fazendo promoção forte de todos os seus aplicativos para IOS e Android:


O Cubasis (programa multipista para IOS) está com redução de 50% do preço.
O Cubase IC Pro (controlador para o Cubase 6.5 e superior e que roda no IOS e Android) está com 40% de desconto. Tem promoção do synth Nanologue e todos os demais apps:

http://www.steinberg.net/en/newsandevents/news/newsdetail/article/grea t-deals-on-steinberg-apps-3178.html

JeffersonX
Veterano
# abr/15
· votar


Alguém aí usa o Morhpwiz do Jordan Rudess sabe me falar se tem como configurar para não desligar a tela enquanto programa está aberto? O Samplewiz a opção é fácil de achar, mas no Morphwiz não encontrei...

Edson Caetano
Veterano
# abr/15
· votar


JeffersonX
Não é o cadeado que fica embaixo no meio da tela?

JeffersonX
Veterano
# abr/15
· votar


Edson Caetano
Pois é cara... eu cliquei nele e deixei "fechado", mas mesmo assim a tela do meu iPad apaga com o tempo...

DuduXP
Veterano
# abr/15 · Editado por: DuduXP
· votar


Quero relatar minha experiência nestes últimos dias com meu IPad 4 Retina + Focusrite ITrack Dock. Uso os periféricos para gravações e também para tocar ao vivo, experiência fantástica que estou tendo, resposta sonora formidável, praticidade sem igual, depois das atualizações do IOS, Audiobus e os programas que uso, que são:
Sampletank (completo, com todas as expansões), Igrand (todas as expansões), IEletric (todas as expansões), Alchemy e Pocket Organ.
Depois das atualizações e as combinações citadas acima, polifonia não é mais problema, a praticidade de se combinar os Apps/programas é muito grande, muito fácil, sinto que segui o caminho correto e estou me dando muito bem, até deixei meu notebook de lado por hora, a qualidade sonora da Focusrite ITrack Dock é muito grande, recomendo até o momento e vou postar mais considerações futuramente.
Minha filinha acabou de nascer, por isso não estou tendo tempo, mas assim que puder vou tentar postar algo em áudio.
Obrigado.

thandervalle
Membro
# abr/15
· votar


DuduXP

A Focusrite ITrack Dock parece ser muito show mesmo...Você antes chegou a usar a saída do fone para shows ou gravações? Sentiu muito diferença quando usou a saída da Focusrite em relação a qualidade ?

Vlw.

jefeblacksoul
Veterano
# abr/15
· votar


DuduXP
Tambm quero saber mais sobre essa placa. Parece ser da hora no PA. Como fica o som? Vem com peso no PA, tem pegada?

Quanto gastou nela?

DuduXP
Veterano
# abr/15
· votar


thandervalle
A saída do IPad funciona bem, desde que você use um Direct box, mas a Focusrite dá um ganho, uma consistência muito maior ao som.
jefeblacksoul
Paguei R$ 799,00 na minha, mas foi antes desta alta louca do dólar.
Vou tentar fazer um review dela, dando mais detalhes, mas depois que comecei a usar a Focusrite ITrack Dock meu conceito sobre usar o IPad como instrumento musical mudou muito.

JeffersonX
Veterano
# abr/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


Galera, vou recomendar esse APP da Casio que me deixou simplesmente de queixo caído! É o Casio CZ para iPad. Ele simula o lendário Casio CZ da década de 80, não apenas com timbres sintetizados de ótima qualidade, mas vários recursos de edição analógica.

O link na Apple App Store é:

CZ App for iPad de CASIO COMPUTER CO., LTD.
https://appsto.re/br/_b434.i

E aqui segue um vídeo demonstrativo
https://youtu.be/H42iAarVQ_8

Edit
Testei por quase uma hora o Casio CZ no meu iPad. Gente, é realmente fantástico! As opções de edição analógicas são ótimas é muito fáceis de mexer. Também permite criar camadas com até 4 timbres. Claro que alguns timbres acústicos da década de 80 não se comparam com os atuais timbres de vários gigabytes. Mas servem como base para criar novos timbres com vários efeitos, formatos de onda, envelope, detune, e várias outras opções. E dá pra salvar os timbres que você cria.

Resumo, muito fácil de mexer, ótimos recursos de síntese analógica é aquela sensação de ter em mãos um ótimo sintetizador da década de 80. Vale apena!

JeffersonX
Veterano
# abr/15
· votar


Edson Caetano
Eu enviei ontem um e-mail para o suporte da Wizdom Music e hoje de manhã recebi o retorno. Existia uma opção para desabilitar o bloqueio da tela do iPad, foi removido em uma das atualizações. O desenvolvedor me disse que irá adicionar novamente. E enquanto não adiciona, me sugeriu aumentar o tempo de espera do iPad ou desligar o bloqueio automático enquanto for tocar.

FMilheiro
Membro
# mai/15
· votar


Olá pessoal,

Comparando o Korg Module e Sampletank, qual a vossa opinião sobre a qualidade dos sons de:
- Acordeão/Sanfona
- Piano acústico
- Piano Eléctrico
- Orgão
- Brass's
- Pad's

Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iPad e seus Apps - Dúvidas e Discussões