Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      dicas ketron / solton

      Autor Mensagem
      Dan_Rib
      Veterano
      # ago/11


      Ola, outro novato aqui no forum, porém meu intuito é trocar experiências, e tirar dúvidas e ajudar na medida do possível quem for possuidor dos teclados dessa marca maravilhosa que so quem tem sabe a qualidade. Bem tenho um Solton MS100 e um ketron XD9, e tenho bastantes ritmos, programs, quem precisar e so deixar um recado.

      Edson Caetano
      Veterano
      # ago/11
      · votar


      Por serem teclados, posso dizer assim, mais incomuns, poderia voce por ser proprietario de ambas as marcas, deixar seus relatos aqui

      Porque nao demos, reviews, dicas de ambos equipamentos, ano de fabricaçao, classificaçao, etc...

      Mostra aí teu set

      Dan_Rib
      Veterano
      # ago/11
      · votar


      ola, Edson Caetano, bem eu sempre tive teclados da solton (uns 10 anos, tive o MS5, MS50 e o MS100), e agora o ketron XD9(uns 3 anos). Posso dizer que esses teclados são para quem realmente quer praticidade, pois de recursos ele te oferece o essencial, pra quem não quer muita abobrinha, isso é excelente, mas pra quem gosta de fuçar mesmo eu diria que procurasse um roland,rsrs... Mas assim, gosto muito dos timbres, exceto os pianos, e synth que são fracos, coisa que até em yamaha vc encontra timbres dessa categoria bem melhores. Com relação a timbres de metais, cara esse ai sim, é o cara, safona, cordas, são timbres de muita presença na minha opinão. Agora falando sobre arranjador, é como eu disse ele é pratico, porém o resultado final, não decepciona, pelo contrário, como eu faço uso mixto (banda e esquema teclado e voz) a pegada dele num PA, ainda não vi igual. Gosto da dinâmica das teclas, nos MS5, MS50 e XD9 elas são leves porém não "terríveis" como de yamaha, já do MS 100 são mais pesadas, acredito por ele ser de 76teclas. A linha Solton da série MS são ainda mais práticos, pra quem é fuçador, nem um dia vc descobre todos as funções deles, já o Ketron XD9 acrescentaram algumas funções novas. Com relação a timbragem SOLTON > KETRON, no Ketron vc percebe muitas mudanças, coisa que nao ocorreu da série MS do Solton, no ketron vc ainda encontra alguns timbres da linha MS.

      Dan_Rib
      Veterano
      # ago/11
      · votar


      desculpem, fazendo apenas uma correção no texto anterior "nem um dia vc descobre todos as funções deles" eu quis dizer "em apenas um dia vc descobre todos as funções deles".

      Dan_Rib
      Veterano
      # ago/11
      · votar


      Agora vou ser mais direto:
      Prós: facilidade de operação, opção de utilizar 4 saídas independentes ( apenassolton ms50 e ms100 X1 e ketron SD1, no ketron xd9/SD5 é só L&R), sons pesados e com presença, na função arranjador 4 varições, 3 fills, 2 intros&finalizações, com função jump( SOLTON MS50/60/100 >> essa função muda automaticamente a variação quando é acionada um fill, e pode chamar qualquer uma das intros quando está tocando o ritmo. Ketron XD9 >> nas configurações internas você escolhe onde essa função vai atuar, tipo acionamento automatico de mudanças de varição ou chamar as intros quando é tocado o ritmo - jump to fill, jump to intro). No Ketron XD9 ainda possue mais um break( como um fill alternativo). Praticidade de criar ritmos > gravou, selecionou volume, selecionou timbres, salvou. e pronto!. Opção de combinar até 4 timbres no modo "program". No modo "user voice" opção de editar um timbre present como cut off, resonance, attack e outros.

      Dan_Rib
      Veterano
      # ago/11 · Editado por: Dan_Rib
      · votar


      no ketron X1/XD9/SD1/SD5 todos tem 3 fils + break, e 3 intro&ends.

      agora:
      Contras:
      SOLTON >> esse item é triste: polifonia 28 vozes, mas mesmo assim dá pra fazer onda, o cuidado é apenas quando for usar o arrajandor e utilizar junto os "programs" com 4 timbres combinados, um timbre ou uma parte do arrajandor some, geralmente é a acomp.03. Pistas pra criação de ritmos: 05(cinco) contra 08(oito) do ketron( 02 drums, bass e 05 acomp.). Timbres de pianos muito fraco, alguns poucos eletricos dão um com caldo ainda pra salvar a pátria. Quando utiliza as 4 saídas independentes, os timbres não utilizam a DSP(placa de efeitos) ou seja, os timbres saem secos, a salvação é usar a opção L&R,3,4 onde os timbres da seção right(mão direita) ficam em L&R conversando os efeitos e o acompanhamento na saída 3 e 4, ou de acordo com o gosto de cada um. Criação de apenas um user drumset, na verdade nem é criação, você apenas escolhe os timbres percussivos que mas lhe agradam e monta esse set pessoal. Não tem opção de afinação das peças de bateria(no ketron já possue esse recurso)
      KETRON >> polifonia é de 64 vozes, porém acredito que não, pois quando vc cria um ritmo com as 8 pistas, e usa o "program" com duas ou três timbres combinados, uns dos acomp. some, putz!? Os metais no SOLTON são bem melhores e menos artificiais, exceto os timbres de sax que são muito bons. No XD9 existes poucos botões e com isso existem muitas funções acumuladas em um único botão. O sistema de amplicação do XD9 é potente e sem brilho, no PA aconselho colocar um acréscimo de agudo pra dar mais um brilho, em comparação ao MS100, nossa como colocaram agudos nesse teclado, rsrs... A roda de modulação possue a função "rotor"(controla a velocidade de rotação/vibrato dos timbres de órgãos), porém quando é acionado o pedal de sustain, além de cortar o efeito dá uma caida no timbre de orgão(sinistro né?). E os solton e o Ketron xd9 eles não possuem sequenciador.

      Dan_Rib
      Veterano
      # ago/11 · Editado por: Dan_Rib
      · votar


      Bem tentei expor aqui um pouco da minha experiência com esses teclados, e por mais tecnologia que tenha hoje, defeitos sem vão existir, e acredito que devemos nos adaptar as ferramentas que possuimos para que possamos tirar mais proveito dos recursos oferecidos. Certa vez tocando na noite, antes da minha banda entrar, tinha um cara tocando com um rolang G1000, e sinceramente não gostei nada daquele teclado naquele dia, sabe aquela coisa onde todos falam que produto"A" é o cara, faz isso e aquilo, e quando você vai ver, você fica com cara de "cadê?". Foi assim que fiquei. Depois que entramos pra tocar, acho que no meio do show o cara do roland G1000 veio ao meu lado ver se eu estava tocando, e perguntou quem programava meus teclados. kkkk... e uns tempos depois um amigo meu também tecladista comprou o G1000, e logo que ele se adptou com o teclado ele me mostrou a máquina que ele realmente é, foi onde eu vi realmente, que existem pessoas que possuem a melhor ferramenta porém não utilizam nem 1/3 do que essa ferramenta é capaz. E tenho certeza que muitos aqui já viram essa situação. Por isso a questão "gosto" é muito relativo, e por isso aprendi a utilizar minhas ferramentas, seja ela top de linha ou custo-benefício/novo-antigo. Comprei fim do ano passado um roland GW8, e gostei muito dos timbres dele como pianos, pianos eletricos, synths, sons mais modernos, porém quando vai pra metais, safona, cordas, choir voices, e bateria, muito fraquinho. Porém, não vou aqui desmerecer o equipamento, até por que ele oferece uma puta gama de recursos que não não tenho no solton/ketron, mas peca por não ter peso num PA, muito levinho. Mas é assim, melhoram umas coisas e esquecem outras, por isso ter mais opções é uma boa.
      Bom espero aqui poder ajudar a esclarecer alguma dúvida a alguém que adquiriu ou já possue esses equipamentos, e daqueles que também queriam adquirir um futuramente.
      Fico a disposição de quem precisar. Tenho uma canto no 4shared onde tenho alguns arquivos de ritmos desses teclados e outras coisas mais quem quiser pode acessar lá. O importante é passar o conhecimento em frente para que mais e mais pessoas possam usufrir dele. Um abraço a todos.

      link minha conta no 4shared :
      http://www.4shared.com/account/dir/Lpzfyk9K/_online.html?rnd=22#dir=88 277011

      adrianoKey
      Veterano
      # out/11
      · votar


      ola amigo, tenho um solton MS60 acabei de compra-lo,apesar de outros teclados no meu set (PA500,TRITON LE + M1) sempre usei korg mas gostei muito da qualidade do solton quando vi uma chance de compra-lo nao disperdicei pois achei ele muito mais teclado do os yamaha`s da vida ,gostaria de manter contato com vc pois quero usar ele nos bailes e nao tenho muita noçao do teclado moro em porto velho -rondonia meu email é adriano.silvapvh@hotmail.com, se vc puder me ajudar

      ficarei muito grato...obrigado

      Dan_Rib
      Veterano
      # out/11
      · votar


      Blza, mandei um e-mail pra vc, e fico a disposição para esclarecer qualquer duvida. Um abraço.

      Lando Santos
      Membro Novato
      # 07/nov/17 16:28 · Editado por: Lando Santos
      · votar


      Ola boas a todos sou de Portugal tenho um ketron ms 50 e queria passar ritemos da pen para o teclado , exemplo tenho aqui ritemos de arroxa e não estou conseguir , será que os ritemos não estão no formato para o teclado ?? gostaria que me ajuda-sem , pode-me mandar um ritemo de arroxa para o meu teclado ?? o meu email é producõeslandomusic@gmail.com ,, obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas ketron / solton

      303.709 tópicos 7.859.270 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital