Samples Internos do Juno Stage

    Autor Mensagem
    Carlos Alves
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Carlos Alves


    Olá galera, criei esse tópico para tentar ajudar a queles (incluindo a mim mesmo) que possivelmente jamais conseguirão adquirir a melhor placa de pianos da Roland, a SRX-11, pois já é quase impossível encontra-la para comprar. Já possui um Juno-G, e coloquei alguns sons da coleção de timbres do XP disponíveis na internet, dentre eles o Fantasia JV, MIDIed Grand e outros, pois bem, comprei um Juno Stage e fui logo correndo atrás desses timbres para ele, e acabei me decepcionado pois não encontrei no formato que JS precisa, muito menos encontrei a placa SRX-96 (acho que é essa que tem a coleção dos melhores timbres do XP), então o que fiz: antes de vender o Juno-G selecionei cada timbre que não queria perder tipo o Fantasia JV, MIDIed Grand, MK-80 EP, entrei na edição de cada patch e sair procurando se o JS tinha as mesma waves dos patches que queria, então uma surpresa: achei todas elas. Foi só sair editando, colocava cada wave em seu devido lugar, olhava todos parâmetros de edição do pacht no JG, e quando disse todos eram todos mesmo até os efeitos e controles e saia copiando no JS. Conclusão: tenho os timbres mais desejados com a mesma qualidade e fidelidade sem diferença alguma, e olha que testei em um Porta Pro.
    Daí você me pergunta: deu trabalho? Nem tanto, foi quase uma tarde inteira para conseguir editar 5 timbres que não queria perder, mais valeu a pena, desde então tenho o backup desses sons para o JS.

    Então a minha ideia é o seguinte, alguém com certeza tem a SRX-11, e como lá no site da Roland diz que:

    "Cuidadosamente projetado para performances ao vivo, o JUNO-STAGE possui os melhores sons para qualquer tipo de música. Essa seleção de sons inclui os aclamados pianos acústicos Roland, sampleados em diversos níveis de sensibilidade."

    É só alguém de bom coração fazer um pequeno teste para nós: selecionar um bom piano dessa placa e olhar o nome das waves que formam esse patch, mandar aqui pro fórum e então eu mesmo ou algum de vocês que se interessaram, olhar se acham essas waves no banco sampler do JS, é bem fácil pois no banco sampler só tem 72 waves, se encontrarmos, é só a mesma alma bondosa passar a edição pra nós, pelo menos os 3 melhores pianos da placa. Simples não?

    viktor 999
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carlos Alves
    parabéns pelo trabalho tenho em meu juno G todos esses timbres que vc falou..
    mas quanto a copiar os timbres da SRX11 acho que não e possivel pois a placa SRX11 como qualquer outra tem WAVEs própria diferente das do Juno stage se o juno stage tivesse as waves das srx eles nem venderiam essa placa, pode ser que tem algumas iguais o que acho difícil ...
    tenho uma SRX07 e todas eles são diferentes das do juno G...

    Carlos Alves
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    viktor 999

    Exatamente, mas na descrição da Roland diz que inclui os aclamados pianos acústicos Roland, sampleados em diversos níveis de sensibilidade, então se são os aclamados são os melhores, e se são os melhores devem estar na SRX-11. Não custa nada tentar.

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carlos Alves

    As waves das placas de expansão são exclusivas das placas, não tendo as mesmas na ROM desses Workstations. Assim, não daria para fazer isto que você está pensando em fazer. Na realidade, as placas de expansão importam no teclado um banco de waves específicas da placa e um banco de patches também. A configuração dos patches é possível fazer em qualquer som com waves internas do teclado, mas, por não ter as waves da placa, não vai adiantar muita coisa. Aliás, talvez não adiante nada, já que a edição de cada patche é feita em função da wave que ele usa. Assim, se a wave for diferente, pode ser que a mesma configuração de patche da SRX torne o timbre configurado com as waves do Juno bem ruim.

    Da mesma forma, os timbres que você configurou da linha XP usam as waves internas do Juno e, pode ter certeza que se você colocar a SRX-96, que tem as waves específicas de cada timbre da linha XP, a sonoridade vai ser mais real.

    E só para constar, já tive uma SRX-11 em um XV-5080 e não vi graça nenhuma. Assim que consegui, me desfiz dela.

    Carlos Alves
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    viktor 999

    Lembrando que estou fanado do Juno Stage, ele é que tem os samples desses "aclamados pianos Roland'.

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carlos Alves

    Exatamente, mas na descrição da Roland diz que inclui os aclamados pianos acústicos Roland, sampleados em diversos níveis de sensibilidade, então se são os aclamados são os melhores, e se são os melhores devem estar na SRX-11. Não custa nada tentar.

    Mas pode ter certeza que as waves da placa não são em comum com as do Juno. Tem coisa que se fala apenas pelo marketing.

    Mas.... se você ainda assim quiser fazer o teste, é fácil, e você pode fazer sem ter a placa de expansão. É só você entrar no site www.rolandus.com , pegar a waveform list da SRX-11, ver os nomes das waves, e comparar com a waveform list do Juno.

    Carlos Alves
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Carlos Alves
    · votar


    fábio_soul

    Então no caso da SRX-96 também não era pra ter as waves, era pra ser exclusividade da placa ou do XP-80, mas tem. Apesar de não ter os parches já formados. Acho que não custa nada tentar. Ninguém nunca teve essa ideia, pelo menos ainda não vi nos tópicos.

    Carlos Alves
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Carlos Alves
    · votar


    fábio_soul

    Valeu pela dica.

    Nº Nome
    1 CmpPno ppA L
    2 CmpPno ppA R
    3 CmpPno ppB L
    4 CmpPno ppB R
    5 CmpPno ppB'L
    6 CmpPno ppB'R
    7 CmpPno ppC L
    8 CmpPno ppC R
    9 CmpPno ppC'L
    10 CmpPno ppC'R
    11 CmpPno mpA L
    12 CmpPno mpA R
    13 CmpPno mpB L
    14 CmpPno mpB R
    15 CmpPno mpB'L
    16 CmpPno mpB'R
    17 CmpPno mpC L
    18 CmpPno mpC R
    19 CmpPno mpC'L
    20 CmpPno mpC'R
    21 CmpPno f A L
    22 CmpPno f A R
    23 CmpPno f B L
    24 CmpPno f B R
    25 CmpPno f B'L
    26 CmpPno f B'R
    27 CmpPno f C L
    28 CmpPno f C R
    29 CmpPno f C'L
    30 CmpPno f C'R
    31 CmpPno ffA L
    32 CmpPno ffA R
    33 CmpPno ffB L
    34 CmpPno ffB R
    35 CmpPno ffB'L
    36 CmpPno ffB'R
    37 CmpPno ffC L
    38 CmpPno ffC R
    39 CmpPno ffC'L
    40 CmpPno ffC'R

    Bom, essas são as waves da SRX-11.
    Esqueci de um detalhe, umas 3 ou 4 waves dos patchs que editei, não era exatamente o mesmo nome mudava 1 ou 2 caracteres e nenhuma estava nom o mesmo numero claro, mas o som era o mesmo sem edição nenhuma, acho que fizeram isso de proposito para confundir um pouco, mas sou persistente e acabei fazendo os patches da SRX-96.
    Agora olhando essas waves da SRX-11 acho que eles acrescentaram esse CmpPno na frente e abreviaram o restante do nome da wave, vou estudar esse final de semana esses nomes e depois posto alguma coisa, mas ainda acho que pode dar certo, o ruim e que não tem como comparar o som das waves. Postem alguma coisa sobre isso.

    viktor 999
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carlos Alves
    Boa sorte...

    viktor 999
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carlos Alves
    cara peguei as refil dos pianos da srx 11 no 4shared do juno G e pus as Waves Da SRX07que tem no meu teclado no lugar das waves da srx11 fico muito bom ....

    Carlos Alves
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    viktor 999
    Não entendi. No JG ou no JS.

    Carlos Alves
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Carlos Alves
    · votar


    viktor 999
    Hum, acho que entendi o que você falou, mas no JS o formato é diferente do JG, o JG os patchs são em formato jgl se não estou enganado, já o JS é outro formato.
    É... mesmo que essa experiencia que vou fazer não der certo, os samples que vem no JS são muito bons, só falta saber editar os parâmetros, coisa que eu não sei fazer muito bem.

    expedifer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carlos Alves
    Lembrando que estou fanado do Juno Stage, ele é que tem os samples desses "aclamados pianos Roland'.

    Onde vc viu isso? Isso não existe.
    O Juno Stage, assim como qualquer outro juno ou mesmo qualquer outro Fantom, ate o G8, não tem qualquer SAMPLE interno de fábrica. A Roland começou só agora a lançar teclados com samples internos de famosos pianos, entre outros, como o RD700GX/NX, V-Piano e por último o Jupiter, com um belíssimo kit de 17 pianos sampleados, entre outros. Não confunda SAMPLES com PATCH. Samples são gravações REAIS de algum instrumento, em wave, sem modificação ou sintetização alguma. Som ABSOLUTAMENTE PURO. Saiu disso, equalizou, sintetizou, codificou, mudou pra outro tipo de arquivo, etc, vira tudo menos samples. Os patches tem esse princípio, é claro, cada marca com sua sintetização, tipo e codificação. Os patches mais avançados que existem (ee os mais próximos da realidade) são do Motif-XF, que de tão grandes e avançados, "pesam" na memória dele em ate 740Mb de amostras sintetizadas, um absurdo pra serem patches. Tem qualidade superior a samples de sintetizadores dos abos 80 ou 90, como as placas do M1 entre outros. Mas ainda assim são patches, amostras sintéticas ultra-comprimidas e modificadas pra isso, permitindo assimilação de mais modificações, edições, efeitos, etc, numa absoluta artificialidade. E samples não são nada disso, apenas gravações reais, onde com o tempo, sua evolução esta APENAS na instrumentação usada na gravação, como super-microfones, super-gravadores, de altíssima fidelidade a a niveis de gravação em estúdios do século 22 (rsrsrs), como a 128 bit-rates (ou 256), 96Khz, etc. E isso, ocupa muita memória, como ate 450Mb pra um único kit e amostras como os tenho do Steinway, do Bosendorfer, C7, etc. Isso é avanço tecnológico em samples.

    Já as placas SRX, apesar de muito boas, foram gravadas há mais de 10 anos, numa gravação muito inferior as novas ARX, muito melhores, chamadas de supernatural. Pena que não saiu as de pianos, já existentes no Jupiter, no RD700GX/NX e na sua placa de expansão. Mas mesmo assim, não atingem a qualidade das minhas amostras (comprei on-line) e das novas Akai, encontradas no novo Kronos e SV1 e similares (em tamanho e qualidade) a V-Piano e CP1.

    Portanto, nenhum patch, nem do XF, pode ser comparado a um sample atual, de qualidade, muito menos chegar perto dele.

    Carlos Alves
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Carlos Alves
    · votar


    expedifer

    Me desculpa aí o "expert", tudo o que você falou sobre sampler eu já sei, só falei "samples" porque é assim que eles dizem, olha o trecho do texto do site:

    "Cuidadosamente projetado para performances ao vivo, o JUNO-STAGE possui os melhores sons para qualquer tipo de música. Essa seleção de sons inclui os aclamados pianos acústicos Roland, sampleados em diversos níveis de sensibilidade."

    Agora se são samples de pianos acústicos reais eu não sei. Só vi que na lista de wave do JS tem o banco SMPL só com pianos. Valeu?

    viktor 999
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carlos Alves
    e no Juno G , foi assim eu peguei o refil [ arquivos JUNO G LIBRARIAN com timbres extras da srx 11] e pus no juno G como SE fosse o VX collection só que não saia som nenhum ,por que meu teclado não tem as waves que o Pacth usa, ai eu fui lá Na WAVE PARAMETER e mudei as waves para as waves de piano da SRX07 o som fico muito bom um timbre fico melhor que o sample do Fantom X Ultimate grand...

    expedifer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: expedifer
    · votar


    Carlos Alves

    Vou repetir o que eu disse acima, já que vc não leu direito:

    Não confunda SAMPLES com PATCH. Samples são gravações REAIS de algum instrumento, em wave, sem modificação ou sintetização alguma. Som ABSOLUTAMENTE PURO. Saiu disso, equalizou, sintetizou, codificou, mudou pra outro tipo de arquivo, etc, vira tudo menos samples. Os patches tem esse princípio,

    Ou seja, deixou de ser samples faz muito tempo (desde que nasceu), ou desde sua "transformação" pra patches, ainda comprimidos/prensados numa minúscula amostra sintética que não ucupa nem 128Mb pra 1000 patches (é o mesmo que um filme ser filmado em Blu-Ray-1080p-full-HD e te vendem ele em 240p, menor que TV convencional - veja a diferença no youtube neste filme, inicie em 240 (a "nível" de JS) e depois chegue a 720 (a nível de samples Akai seria 1080 numa "grossa" comparação). Suas especificações JÁ DIZEM isso :

    Memória Preset
    Patches: 1027 + 256GM2; kits de percussão: 32 + 9GM2; performances: 64
    Memória User
    Patches: 256; kits de percussão: 32; performances: 64

    http://roland.com.br/roland/produtos/505/specs

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Boa explicação expedifer - apenas um pouco arrogante, mas boa assim mesmo.

    Agora, porque a Roland escreve esse esquema de Samples no JS? Eu li isso e pensei que eram samples mesmo... que aquele modo piano dele era um modo no qual os samples entravam na jogada... se não pe sample, que besteira os caras escreverem isso, não acham?

    viktor 999
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Marcus Cerutti
    assim, samples são amostras de sons , e waves não são um sample mesmo, mas são uma amostra , mas foi editada , acho que se falar sample pra eles soa melhor perece que e um teclado mais sofisticado.

    Rick Pac
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    expedifer
    O problema deste Juno Stage é justamente isto : os sons não tem peso nenhum. Samplezinhos de bosta comprimidinhos, consistência de isopor...
    Em qualquer PAzinho ele some no meio da banda. O meu grupo só tem instrumentos acústicos , sem bateria e ele sumia no meio da galera tal qual um PSR.
    Quem duvidar : basta colocar ao lado de um XP-80 como eu fiz e experimentar. Não vale aumentar os médios do JS... rsrsrs
    Como só uso pianos e pads, daí a minha continuidade na linha XP.
    Sem achologia, chutologia. Pura constatação.

    viktor 999
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rick Pac
    Não vale aumentar os médios do JS... rsrsrs
    sei de onde vc tiro isso rsrsrs

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    expedifer

    Não confunda patches com waveforms (ou amostras internas do teclado, ou chame do que quiser), ainda mais quando se trata de um teclado Roland, que usa um modo chamado Patche para as edições e sintetizações do teclado. Uma wavesform de piano, por exemplo, que você escolhe para compor um patche não é um patche, mas sim uma waveform... O patche é aquilo que se faz sintetizando a waveform.

    expedifer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: expedifer
    · votar


    viktor 999
    não são um sample mesmo, mas são uma amostra , mas foi editada , acho que se falar sample pra eles soa melhor perece que e um teclado mais sofisticado.

    Não vamos "crucificar" a Roland, ela precisa vender seu peixe pra comprar o "pão e leite" prod filhos (rsrsrsrsr).

    A Roland não mentiu não, na verdade A ORIGEM desse som, foi sim sampleado (coisa que o criador do tópico não entendeu ao ler no site, alias, mesma origem de quase todos os patches que existem de todas as marcas). Mas o que depois fizeram (no quarto, escuro e escondido) com eles, aí é outra estória.

    Mas convenhamos, não vamos querer que esses samples originais (devem ser belíssimos e de algum grande piano) de 450Mb, sejam os mesmo depois de passarem por um "triturador, uma batedeira, panela de pressão" e por último numa lavagem e enxaguada num "lava-rápido", e que tenha o mesmo som, mesma qualidade e peso que o original, ainda com 1% do tamanho em Mb?

    Rick Pac
    O problema deste Juno Stage é justamente isto : os sons não tem peso nenhum. Samplezinhos de bosta comprimidinhos, consistência de isopor...

    Seria mais ou menos como se gravassemos uma música em MP3 e depois a ouvissemos em midi-voice. Compare e terá uma ideia da diferença de um sample original e um patche (guardada as proporçoes). Eu já consegui ate melhorar os timbres do JG, mas só isso. E de nada adianta querer mexer neles pra tentar "chegar" perto de um sample como o criador do tópico quer (viagem perdida), tal qual já lhe avisaram acima (aí é insistir e sonhar demais!)

    expedifer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: expedifer
    · votar


    fábio_soul
    Waveform é o formato/sinal de gravação num chip que normalmente se grava tanto samples como patches, e não o tipo de arquivo, mas sim o formato (como se um chip/memória guardasse/rodasse videos de diversos formatos, avi, mpeg, mp4, mkv, etc, não importando a extensão/arquivo desde que seja vídeo). Existem chips e memórias (ROM) especificas pra trabalharem com isso (que se guarda os timbres) e trabalham também com vários tipos de arquivos. Na verdade todos os teclados e aparelhos de som trabalham com esse tipo de chip, nem sei porque vc entrou neste detalhe técnico pros da área de eletrônica (nada a ver aqui). Pra que complicar? Não vamos também confundir qualidade com tipo de formato de gravação, isso existe em todos os formatos (boas e ruins), ate no formato de som de CD (RBA) que é abase do wav ou wave, o mesmo dos samples. Eu posso tanto gravar um wave de qualidade de 32 bit-rates e 96Khz e 128 Kbs, como de 16bit-44Khz ou 8-bit e 8Khz de péssima qualidade, ambos em formato wave. Faça o teste num editor de som como o CEDX, que abaixa a qualidade de um som

    E sobre o que disse:
    modo chamado Patche para as edições e sintetizações do teclado. ....um patche não é um patche, mas sim uma waveform... O patche é aquilo que se faz sintetizando a waveform..

    Explique isso pra Roland, pra que mude suas especificações técnicas como as que citei acima e retire o termo "patches" das especificações, já que SÓ vira patch quando se edita, como vc disse. Alias, pra todas as marcas fazerem o mesmo sobre as especificações dos seus timbres (patch em ingles significa trecho-improviso-arranjo, onde fica explicito que se desfigurou há tempos o que era sample, tanto faz o gravado na memória original do teclado como o editado pelo usuário, não se podendo usar o termo waveform (todos são, do sample ao patch), onde numa padar se vc só deir "pão", vão te perguntar qual? o frances, italiano, americano, etc).

    kokada
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: kokada
    · votar


    Nossa, troquei meu Juno Stage novinho que comprei há uma semana na loja,.

    Depois eu conto a felicidade que eu tô agora...

    Sorte de quem gostar do Juno Stage, o próximo que pegar ele vai estar com um teclado zeradasso! rs

    viktor 999
    e não, não peguei um Korg não... adivinha, foi uma marca que eu sempre ouvi falar mas sempre mantinha distância - Kurzweil.

    Carlos Alves
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Carlos Alves
    · votar


    Voces só estão esquecendo que esse tópico não é pra discutir o que deixa ou não de ser sampler ou o que é patch ou waveform, deveria mudar o nome do tópico para: "waves internas do juno stage" só assim o "exped nevorsinho" se acalmava mais. O tópico é pra saber se dá ou não pra copiar algum timbre da SRX-11 usando as waves que a Roland diz que é sampler, e olha quem começou a misturar as coisas foi tal do "Exped não sei o que", se tá tão incomodado porque usei a palavra sampler no tópico entra em contato com a Roland e manda eles mudarem o texto que tem no site deles lá, e outra coisa, em momento algum confundir sample com patch ou wave com sample, posso não ter me expressado como devia.

    Agora voltando ao tópico, estou precisando da formação do Superb Grand (acho que se escreve assim), ou seja, o nome das waves que formam esse timbre da SRX-11. Se alguém poder me passar na ordem em que estão colocadas agradeço.
    E "exped" vamos deixar de ser tão... e ser mais humilde cara e se quiser explicar mais sobre sample abre um tópico, não vem bagunçar o meu não. Um abraço.

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    expedifer

    nem sei porque vc entrou neste detalhe técnico pros da área de eletrônica (nada a ver aqui)

    Eu não entrei em "detalhe técnico" nenhum. Quem o fez foi você mesmo. Só estou trazendo para o tópico a nomenclatura que se usa em quase todos os synths rompler que existem. Afinal, quase ninguém daqui está preocupado em saber a definição técnica de waveform, sample, patche, etc., mas, por outro lado, praticamente todos os tecladistas que têm synth sabem que os synths chamam as amostras internas do teclado de waveform (certo ou errado? não sei) e, neste caso específico em que estamos falando de um teclado Roland, a Roland chama o timbre editado de Patche. Assim sendo, só estou atentando para o fato de não confundir o pessoal leigo (como eu) que está visitando este tópico.

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: fábio_soul
    · votar


    Carlos Alves

    Cara, é bacana a sua busca por esse resultado que deseja do som da SRX. É tentando desenvolver essas idéias "malucas" que as pessoas crescem no mundo dos synths. Pode ter certeza de que, mesmo que você não consiga nada do resultado desejado, quando encerrar esta "fase" vai ver que aprendeu muita coisa.

    Cara, quando eu tinha tempo (e saco) para fuçar um monte nos meus synths (além do que eu precisava para simplesmente timbrar ele), eu tinha umas idéias doidas e começava a fuçar no teclado. Às vezes passava semanas batendo em cima de uma mesma idéia. Às vezes dava certo, mas na maioria das vezes não saía nada do jeito que eu pensava. Hoje, pensando em coisas que já fiz neste sentido, vejo coisas que eu pensava que não faziam sentido nenhum, mas que se não tivesse perdido meu tempo tentando, teria deixado passar por mim um grande aprendizado sem aproveitá-lo.

    Sendo assim, te digo uma coisa: se você tem esperança que a sua idéia vai dar certo, vá em frente, que você vai aprender muito.

    Mas que o Juno Stage não tem as waves da SRX-11, isso não tem mesmo... hahahahahaha... E nem que tivesse, não ia ser grande coisa também... hahahhahahhahaa

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Navegando na web encontrei este tópico no forúm internacional...

    http://forums.rolandclan.com/viewtopic.php?f=30&t=37655

    nele o usuário criou uma XV Collection para o Juno Stage (foi o que eu entendi), se funcionar postem aí. Eu tenho um JG e ele já tem a XV Collection há tempos. Mas os usuários do JS sempre reclamaram da falta dela para o Stage.

    Lembrando que são apenas configurações patch ok.

    Rick Pac
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    Carlos Alves
    E "exped" vamos deixar de ser tão... e ser mais humilde cara e se quiser explicar mais sobre sample abre um tópico, não vem bagunçar o meu não. Um abraço.

    Não sei se você frequenta outro forum, mas as discussões são assim mesmo; sempre geram assuntos secundários ( as vezes até mais interessantes) ligados ao questionamento principal . Como pode observar, o Expedito explicou é que a sua falta de conhecimento levou à um questionamento quase que primário na área de synth : achar que nomes iguais produzirão resultados parecidos mesmo que em equipamentos do mesmo fabricante.

    Sem enrolações, eis a resposta à sua pergunta : NÃO. Não é possível obter resultados semelhantes copiando parâmetros usados na placa SRX com as waveforms do Juno Stage.

    jrpianissimo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Carlos Alves

    Eu tenho uma SRX-11 e uma SRX-96. Tenho interesse na sua SRX-07.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Samples Internos do Juno Stage