O M50 soa igual ao M3? - Definitivo

Autor Mensagem
Artref
Veterano
# jun/11


Pessoal, mandei para a outra lista e achei bacana colocar aqui também.

Agora que estou com os dois há um bom tempo, posso dar um "veredito". Tenho feito vários testes e observado o comportamento dos dois em diferentes situações, sistemas sonoros e ambientes. Também estou contando com a opinião dos músicos que trabalham comigo e de outros profissionais tais com técnicos de som.

Pra resumir, a verdade é que o M50 NÃO SOA IGUAL AO M3. Têm o mesmo motor sonoro, os mesmos timbres, mesmos efeitos e etc, mas o resultado sonoro final NÃO é idêntico. Fiz todos os testes possíveis de se fazer, eliminando quaisquer variáveis que poderiam interferir, como por exemplo o mecanismo do M50 que é inferior e pode refletir no resultado, equalização, etc.

São beeem parecidos, mas o som do M3 é mais cristalino, puro, definido. Segundo meu pai, que também é músico há muito tempo, o M3 tem mais "corpo" no som, embora eu não tenha sentido assim. Até minha mãe, que não é musicista mas acompanha meu grupo de casamentos desde o início, diz que o M3 "soa mais bonito, com mais peso". Os músicos da banda baile que tocam comigo também disseram que "o outro parece ser melhor".

Também observei que a diferença de qualidade deles fica mais evidente conforme o volume e as proporções do trabalho aumentam. Num barzinho, ou no quarto, ou numa loja, talvez eles fiquem quase iguais e a diferença seja imperceptível para alguns.

Portanto, não acreditem em ninguém que diga que o M50 soa igual, pois NÃO soa.

Tirando isso, o M50 é um ótimo teclado que soa muito bem e oferece uma ótima relação custo-benefício, sem falar que é leve, prático, bonito com muitos recursos. Apesar de não ter a mesma sonoridade de um M3, é uma sonoridade boa e bem próxima da de um M3.

Marcos Martini
Veterano
# jun/11
· votar


TOP é Top!

viktor 999
Veterano
# jun/11
· votar


Artref
cara um amigo disse o o TRITON EXTREME SOa melhor que o M3 isso condere??

camiloaquino
Veterano
# jun/11
· votar


Artref
Ainda bem q vc testou....ja vi muito vendedor tentando empurrar M50 dizendo que a diferença seria apenas o sampler e o karma.....o resto seria igual. Agora será que o TRITON EXTREME soa melhor mesmo? Duvido....

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/11
· votar


Concordo plenamente, sem mesmo nunca ter tocado em um M3...
Seria suicídio algum fabricante lançar um instrumento Mid ou Entry que soasse como ao Top!!! Eu percebi que o M50, quando utilizado em lugares abertos, palcos maiores com mais volume e ganho, soa mais agudo, de quando usado na igreja, no fone ou em casa!!!

tmurback
Veterano
# jun/11
· votar


Artref
Eu ia mesmo te fazer essa pergunta. Obrigado pelo post.

tmurback
Veterano
# jun/11 · Editado por: tmurback
· votar


Artref
Outra pergunta: você acha que vale a pena gastar 2 ou 3 vezes mais para ter um M3? No meu caso, toco em igreja (cerca de 200 pessoas), às vezes em algum casamento ou evento (também de cerca de 200 pessoas em média) e faço algumas gravações comerciais em estúdio. Não sou músico profissional, ou seja, não vivo de música, mas primo muito pela qualidade naquilo que faço. É muito raro eu tocar em eventos com mais de mil pessoas.

Pergunto, pois cheguei a juntar uma grana pra comprar um top, no caso, estava entre um SV-1, um CP-5 ou um RD-700, mas não tive coragem.

Gus79
Veterano
# jun/11
· votar


tmurback, posso dar uma resposta do que eu pensaria?

eu pensaria se, com o m3, eu passaria a ganhar mais dinheiro, o suficiente para tirar o que eu tirava mais o necessario para cobrir o valor do m3 em, digamos, uns 6 meses.

se a perspectiva de ganho e' essa, eu iria de m3.

mas se nao houver ganhos a mais, eu ficaria com o m50 mesmo, que ja e' um puta wworkstation.

DuduXP
Veterano
# jun/11
· votar


tmurback
Concordo com o Gus79, mas isso vai de cada um, tem gente que toca em casa, nos louvores da Igreja, e ta reservando um Kronos. Cada um sabe o quanto pode e tem pra gastar.


Artref
Muito bom, como sempre contribuindo para o FCT, claro que nunca fariam um mid soar como o top, mas como um atual recem proprietário de M50, se o M50 é bacana desse jeito, tem esse sonzão, imagina o irmão mais velho, isso só deixa claro o comprometimento da empresa em fazer equipamentos de qualidade, atendendo a todas as faixas economicas e técnicas de tecladistas. (Nossa, puxei sardinha legal agora), rsrs.
Grande abraço.

Marcos Martini
Veterano
# jun/11
· votar


tmurback
Gus79

Se o M50 custa + ou - R$3800,00 Então com este mesmo valor tbm é valido pensar em um Korg triton classic.

O Classic ñ sei se tem mais ou menos peso no som que um Extreme ou M3. Mas sei que tem peso no som de forma bem satisfatoria.

DuduXP
Veterano
# jun/11
· votar


Marcos Martini
O M50 também tem peso de forma satisfatória, entre ele e o Triton eu te digo M50 sem duvida nenhuma, agora, o M3 vai soar melhor mesmo, normal, como o Triton soava melhor que os Mid da sua época. Minha opinião.

pomtwo
Veterano
# jun/11
· votar


tenho um m50 e sei que por mais que eu faça nele , ele nunca chegara a ser um m3, , o que eh Soda .. eh que o m3 nao custa o dobro do preço do m50 , e sim o dobro e meio , principalmente o 73 teclas esse custa 3x o valor de um m50 ... que hj vc acha novo por 4200 ... e um m3 73 custa em torno de 9000 usado , isso quando se acha , por que quem tem m3 nao quer desfazer tao facil ...

eu pensaria se, com o m3, eu passaria a ganhar mais dinheiro, o suficiente para tirar o que eu tirava mais o necessario para cobrir o valor do m3 em, digamos, uns 6 meses

concordo com o que vc disse , mas pense bem , se vc faz 80% do trabalho de um m3 com um m50, nao tem por que ter o m3... compensa mais manter o m50 e continuar ganhando seu dinheiro com ele ..

eu creio que o top eh pra quando vc ja precisa de um equipo melhor ... do tipo , os timbres do mid nao te atendem mais , ou vc precisa de mais qualidade na saida sonora de seu key ...

Marcos Martini
Veterano
# jun/11
· votar


DuduXP

"Infelizmente" sou do seguinte pensamento:

Top antigo é melhor que Med novo.
:(

Apesar de ter um módulo med ( Jv-1010) e um entry level antigo.

Falando nisto me lembrei de uma frase sua que me fez comprar este entry level.
que é esta:

# Enviado: 14/ago/10 00:00 · Editado por: DuduXP
se voce pesquisar os entry antigos tinham o mesmo poder de edição dos Tops, não eram castrados como os de hj.


Texto do tópico: Qual o seu SetUp?

DuduXP
Veterano
# jun/11 · Editado por: DuduXP
· votar


Marcos Martini
Mas o M50 não é castrado, essa é a diferença dele, ele só não tem o sampler do Triton e o aftertouch, a edição do M50 é fantastica, nesse quesito a Korg não tem vacilado, como a Roland e a Yamaha, fazendo mid e enter, com edição limitada, eu ainda continuo, com a mesma opinião que voce postou, porém em um outro tópico eu disse também que o M50 me surpreendeu demais, muito mesmo, no caso dele especificamente foi uma grata surpresa, que não posso generalizar a outros equipamentos. :( o que é uma pena, e de novo aqui, hoje, só tenho o M50, continuo com o meu "super" XP30 velho de guerra, meu Alesis QS6.1, que talvez vai embora, e virá um Micron pro lugar dele, o M50 veio pro lugar do X5D que também é pequenino, mas fala alto.

camiloaquino
Veterano
# jun/11
· votar


pomtwo
Cara, onde vc tem pesquisado os preços do M3? No ML vc acha M3 73 Expanded + Exb Radias + Ex3 Piano + Exb256 por menos de 8 mil....aí, se rolar compra vou querer comição hein!!!! Parece que o M3 ta caindo o preço, talvez por causa do Kronos.

viktor 999
Veterano
# jun/11
· votar


camiloaquino
cara isso foi uma pergunta eu não afirmei que o triton extreme soa melhor e outra que o cara que me disse não e nenhum mané ele e digno que eu acreditasse nele ...mas ele deve preferir um extreme sei lá ....também acho que o M3 soa melhor ......

viktor 999
Veterano
# jun/11
· votar


acho que e lógico além das vantagens do M3 sobre o M50 que o Artref disse também tem o acabamento, sampler[acho que o m50 não tem] e outras coisinhas mas pra maioria das pessoas realmente não compensa comprar um TOP, o SilG8 disse em um tópico ai e eu concordo que muita gente compra um TOP pra usar piano e strings isso até um kurzweil sp76 faz e lógico acho que até em questão de durabilidade,, um TOP deve dura mais pelo acabamento e tal, mas para grande parte dos tecladistas um MID dava conta de boa....

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/11
· votar


E ainda tinha gente que acreditava nisso né?

"Vendedores enganando clientes desde de 1604"

tiago scott
Veterano
# jun/11
· votar


Confesso que quando ví os EPS do M50 me surprienderam demais. Um Brother meu que toca na Vila Madalena usa um M50 e sinceramente tocando ao vivo deixa qualquer um Boqueaberto. Maaaaaasssssssss para quem analisa as minúcias o M3 ainda é Top nas questões de timbre, sempre tem aquele aquem especial de um TOP DE LINHA. Realmente analisando ao vivo pelo que pude ver dos dois, o M3 tem mais peso e consistência nos timbres, analisando especialmente os EPS.

Abraços !!!

Artref
Veterano
# jun/11
· votar


cara um amigo disse o o TRITON EXTREME SOa melhor que o M3 isso condere??

Tive um Extreme por 3 anos. Eu diria que são qualidades semelhantes de sonoridade; o Extreme tem mais presets mas o M3 tem mais recursos e os sons são mais atuais, além dos recursos e ferramentas que dão mais possibilidades sonoras nele.

tmurback, no meu caso eu preciso do sampler às vezes, além de outros recursos que só tem no M3, como saída individual pra mandar click pro batera, possibilidade de disparar waves, etc. Mas, se você não vive disso e não vai usar os recursos extras do M3, não vejo porque gastar o dinheiro.

DuduXP, exatamente, o M50 não é igual ao M3 mas é um ótimo teclado. Adoro o meu.

adriankey
Veterano
# jul/11
· votar


Bem o M50 só pela qualidade das teclas do teclado não vai soar como o M3 mesmo que seja um som do mesmo motor sonoro! E também a parte de pré aplificação no M3 com certeza sera melhor os componetes usados nela,Muitos acham que isso não faz difereça faz muitaviu!Um triton extreme tera um som mais pesado devido a sua valvula usada no pré o M3 tem a simulação mas numca sera como uma valvula de verdade.Então os sons distorcidos pela valvula do triton extreme teram mais expressão que no M3,mas só alguns timbres que fazem uso da valvula.
...
...
No mais o M50 e um bom custo benefico para uso geral da conta do recado. Mas o som e meio sem peso um 01/W ou n364 bem programados tem mais peso em algumas situações devido a qualidade do seus pré que vem de velhos tops M1 e T3 .Não e qualidade de timbre ou realismo de simulação muitos confudem e peso do som em P.A s.
por isso não adianta comparar teclados usando som de internet mp3 ou wave.
Se a pré aplificação do seu pc não presta não adianta nada.
....
......
Eu uso muitos Vsts para produzir musica e dá muita difereça de um teclado para outros num teclado controlador comum o som sai sem expressão os detalhes dos samplers do VST não vem,agora quando se usa um teclado top para controlar o som com mecãnica de qualidade e outra histoira. O mesmo ocorre com o M50 tem motor sonor bom mas não tem tecla boa só tocar num com 88 teclas o piano vai parecer outro...

Artref
Veterano
# jul/11
· votar


No mais o M50 e um bom custo benefico para uso geral da conta do recado. Mas o som e meio sem peso um 01/W ou n364 bem programados tem mais peso em algumas situações devido a qualidade do seus pré que vem de velhos tops M1 e T3 .

Nahh, aí forçou. Eu tenho o M50 e o M3 e o M50 não faz feio nem perto do M3. Não tem som sem peso não, e comparando com esses teclados mais antigos pra mim é muito, muito, muito superior.

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar


adriankey
Bem o M50 só pela qualidade das teclas do teclado não vai soar como o M3 mesmo que seja um som do mesmo motor sonoro! E também a parte de pré aplificação no M3 com certeza sera melhor os componetes usados nela,Muitos acham que isso não faz difereça faz muitaviu!Um triton extreme tera um som mais pesado devido a sua valvula usada no pré o M3 tem a simulação mas numca sera como uma valvula de verdade.Então os sons distorcidos pela valvula do triton extreme teram mais expressão que no M3,mas só alguns timbres que fazem uso da valvula.

um amigo meu um dia me disse que acha que o extreme tem mais peso que o m3 .
será que um pré amplificador externo valvulado ajuda muito tem na net to querendo comprar um pro meu Juno G......

korgman
Veterano
# jul/11
· votar


Olá amigos,

Gostaria de propiciar minha colaboração para este excelente tópico, o Korg M50 com seu custo benefício está se consolidando como um teclado pratico, leve e poderoso em suas edições.

Poucos teclados deste segmento combinam 16 programas com equalização independente para cada program combinado.

Um teclado que merece ter seus combs customizado, pois os resultados são incriveis densos e brilhantes tudo na medida desejada do usuário.

Informo que criei várias reprogramações para o Korg M50 e também anexei a este arquivo PCG combinações dos amigos forum cifra MAB e o Luiz, e o resultado é um leque de combinações praticas e prontas para usar, e claro que este arquivo está aberto para novas combinações qualquer usuário Korg m50 aqui do Cifra.

Postei no youtube recentemente um video demonstrando algumas destas combinações. Entretanto por ser telecinado por maquina fotografica digital, onde usei o próprio microfone da maquina vou adiantando que a qualidade sonora é ruim, mas vale pelas idéias e soluções encontradas com arpeggios e controles em tempo real, quem quiser assistir o video eles está abaixo destacado da lista dos Combs Customizados:

TIME
01:07 = metropolis Dream Theater
01:39 = Hammond "Perfect Strangers" Deep Purple
02:30 = Guitar Distortion
03:02 = Korg CX3 Organ drawbar e leslie Knob controls
04:04 = Piano Strings independent volumes knob control
05:06 = Acoustic Piano 1
06:16 = Sforzando Brass "Sledgehammer"
06:35 = Rhodes Electric Piano
07:32 = Acoustic Piano 2
07:43 = MIDI Piano "Korg 01w"





Caso alguem possua o Korg M50 e queira testar estas reprogramações basta enviar um e-mail para korg@pridemusic.com.br com o titulo:

"QUERO RECEBER GRATUITAMENTE AS REPROGRAMAÇÕES PARA O KORG M50"

Valeu Galera.

Áureo Galli - Suporte Korg
www.youtube.com/korgmann

Penta_Blues
Moderador
# jul/11
· votar


Boa noite!!!

korgman
Caraca meu camarada. Dá até vontade de ser tecladista...
Passou!
Não vou trair minha guitarra não...rsrsrs
Parabéns pelo vídeo e muito obrigado por sempre estar contribuindo para o Fórum.
Vamos ver se a gente se fala pessoalmente na próxima Expomusic.
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


korgman

Fantástico!!!! Nunca tinha visto um teclado de parede antes. :)

Abs

viktor 999
Veterano
# jul/11
· votar


Fantástico!!!! Nunca tinha visto um teclado de parede antes. :)
e a korg sempre inovando

korgman
Veterano
# jul/11 · Editado por: korgman
· votar


Amigo PentaBlues, estou a bastante tempo nesta vida e já vi muitos guitarristas se tornarem excelentes tecladistas, quem sabe voce, não agrega o teclado a guitarra, vc tem uma vida inteira para isso, e com certeza seria extremamente interessante para a sua vida musical..

Espero vc na expo com certeza estarei lá com o Kronos ese quiser poderá testá-lo assim como todos os usuários aqui do Cifra Club

caros amigos "gozadores" MauricioBahia e viktor 999 gravei o video desta maneira porque o visual é bem completo e amplo, já gravei alguns vídeos de outros produtos como o Kaoscilator Pro e funcionou muito bem esta posição:



Confesso que tocar o teclado nesta posição.. é ruim demais.. a dinamica dos braços e dos pulsos nesta posição atrapalha bastante o ato de tocar, não é nada ergonomico, entretanto minha idéia era deixar visivel para todos o acesso aos controles enquanto tocava os performances, acho que neste ponto o video deve ter funcionado bem bem.

Valeu amigos..

Áureo Galli - Suporte Korg
www.youtube.com/korgmann

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/11
· votar


korgman
Mestre falta uns videos do R3... ele é mais uma máquina da KORG, merecia uma atençãozinha da KORG BR!

Grande Abraço

tiago scott
Veterano
# jul/11
· votar


korgman

Mestre falta uns videos do R3... ele é mais uma máquina da KORG, merecia uma atençãozinha da KORG BR! (2)

Com certeza o R3 deve ser lembrado pois é uma máquina explendida, ainda não vi nenhum tutorial tupiniquim para ele, e sendo feito pelo Korgman será muito melhor.

Abraços!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O M50 soa igual ao M3? - Definitivo