[Audio Demo] Yamaha EX5

    Autor Mensagem
    tiko_y
    Veterano
    # mai/11


    Olá galera, mais uma vez eu aq fazendo demo de algum teclado q passa por aqui pro casa... rs
    Dessa vez não é nada mais nada menos do q um teclado q semprei sonhei em ter (apesar do q o q está aq em casa não é meu): o imponente YAMAHA EX5.
    É sem dúvida um grande teclado, com suas diversas sínteses, apesar de suas limitações q são difíceis de se entender, tal como a possibilidade de se fazer Layers com apenas 2 voices! (é isso mesmo!)

    Fiz uma demo em áudio, passando por grande parte das Voices do Preset 1, q compreende:

    Pianos, pianos elétricos, clavinets, órgãos, Chrom Perc, Brass, Strings, e alguns Pads.

    Fiz apenas do Preset 1 por enqnto pra nao ficar mto extenso e grande o arquivo. Havendo interesse faço do Pr2 tbm.


    Yamaha EX5 DEMO 1.mp3

    Aos curiosos e q nunca escutaram o teclado essa é uma boa oportunidade, já nao existem tantas demos assim dele.

    Vlw!

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    tiko_y
    Rapaz, os sons de piano me surpreenderam! Achei que são boas!!
    Muito interessante a demo... em todas as áreas. Gostei bastante dos EPs. Os Clavs eu nem sei avaliar, achei consideravelmente bom o com Wah.
    A parte de organ me pareceu boa, mas pode ser porque você toca muito! Não sei se é muito limitado (nunca vi um desses de perto, meu fascínio por teclados é recente...) mas os sons que você postou são interessantes, mesmo que não sendo reais me pareceram muito utilizáveis e parecem aparecer bastante no PA.
    A parte de Brass não me agradou..... achei meio sem peso. As vezes é impressão minha. Mas não são no mesmo nível do resto.
    A parte de synth é interessante... gostaria de ver as possibilidades mais do que os presets (desde que peguei meu novo brinquedo fiquei mais exigente com synths).
    Os strings dele são muito bons também. Eu diria que são semelhantes aos que são encontrados nos Motif. A verdade é que desde 2000 (é o ano do EX5??) nada evoluiu muito no quesito de ROM dos teclados. O que tem mostrado grande avanço são os VSTs.
    Para os pads digo o mesmo que pros synths. Crie algumas coisas em tempo real pra gente ouvir. Acho que é uma abordagem mais interessante.

    Gosto do seu fraseado... você conseguiu desenvolver uma coisa que eu como pianista ainda não tenho, que é a habilidade de tocar cada instrumento como deve ser. Com EPs, Clavs, etc. eu fico meio perdido em o que tocar. O seu fraseado é muito bom!
    Estou tentando começar a tocar blues... vamos ver o que sai com o tempo!

    Continue com a demo! Faltam tópicos como esse aqui no fórum!! O pessoal está mais preocupado em falar sobre teclados que ainda virão.

    Se quiser dar uma escutada nas demos que fiz do V-Synth GT, veja aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/261163/

    Valeu!
    Gostaria de ver o tópico crescer!!

    tiko_y
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: tiko_y
    · votar


    silvG8

    Cara, grande prazer ter uma avaliação sua!
    Pode deixar q escutarei e baixarei suas demos amanhã e já posto algo a respeito!

    É, o EX5 é dessa época mesmo. O grande barato dele são as outras sínteses e Sampler (apesar desse ser bem difícil de mexer, pelo menos pra mim nao estou acostumado a esse tipo de equipamento). Além da síntese convencional dos tops Yamaha (AWM2) ele possui a síntese FDSP (encontrada principalmente nos sons de EPs e guitarras), a síntese AN (mesma encontrada no AN1X) e VL, onde um bom exemplo dessa última é o Trumpet com todos aqueles detalhes além tbm do Shakuhachi (q está no Preset 2). Além disso é possível misturar as sínteses.
    Os controles em tempo real são legais, ele tem uma segunda modulação e a fita (ribbon), além dos 6 knobs, os quais só não gostei por serem de rotação infinita. O mecanismo das teclas é o mesmo da linha DX. Pena q o visor é pqno, pra tanta informação q aparece dependendo do menu! O Arpeggiator dele é bem fraco. No começo tive um estranhamento pra usar as Performances e tbm o Sequencer. Mas é coisa de qm nunca teve um Yamaha top (tipo Motif Classic ou o ES, ou até mesmo o próprio EX). Uma coisa ruim: Ele é pesado demaaaaais!!!

    Amanhã vou ver se gravo o Preset 2, q é onde estão os outros Pads, Leads (usando a síntese AN), Corais, FX, Guitarras e violões, baixos, reeds e baterias.

    Isso ae, pra frente com nossas DEMOS !

    Houve algumas falhas na hora de tocar, principalmente no q se diz a mais de uma tecla pressionada ao mesmo tempo indevidamente... hehe . . . estou agora um Roland A90EX e estou cada dia me acostumando com a pegada de teclas pesadas, e qndo vou tocar em um de teclas leves, dá M. haha . . . boto a pressão e força q não devia... haha

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    nada mais nada menos do q um teclado q semprei sonhei em ter

    eu tenho esse problema mal resolvido com o SY99

    -------------------------------------
    além dos 6 knobs, os quais só não gostei por serem de rotação infinita
    isso eu já curto, me da agonia com estes com começo e fim onde da um corte brusco de valor até se chegar no ponto que está na memória

    tiko_y
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    fernando tecladista

    Nem fala! O SY99 tbm é um monstro, a primeira vez q vi um foi no show do Santana LIVE IN MEXICO! É o maior exemplo de como usar bem um SY99!

    Bom, por um lado rotação infinita pode ser legal, mas como controle em tempo real já nao curti... po, fico bolado com uso um dos knobs como Cutoff e vou indo, vou indo, vou indo, abrindo o filtro, daqui a pouco ... rááá . . . o filtro fecha do nada, bruscamente . . . pq ? como é de rotação infinita qndo chega no máximo do filtro ele "dá a volta" e vai para o filtro fechado...

    rsrs . . . mas qm sabe é questão de costume...

    tiko_y
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: tiko_y
    · votar


    PRESET 2

    Bom, não resisti...
    fiz o restante da demo, agora a partir das principais voices do Preset 2:

    YAMAHA EX5 DEMO 2

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Opa!
    Vindo aqui novamente pra ver... quanto a rotação dos knobs, eu acho bom! Deve ter alguma maneira de configurar para não fazer isso que te incomoda. Tenta ver no manual!
    As teclas você acostuma... eu usei piano de verdade a vida inteira, então até as teclas "pesadas" de teclado me parecem artificiais. Gosto mesmo é de sentir a madeira das teclas. Acabei me acostumando rápido às teclas leves.

    Vamos lá... gostei dos violões, guitarras, etc. Seguem o mesmo padrão dos Motif, exceto pela falta daqueles arpejos legais. Mas o som é limpo. Melhor do que muito teclado mais novo! O mesmo serve para os baixos acústicos/elétricos.
    Não gostei dos baixos sintetizados... do som mesmo, nada muito específico. Nenhum deles se destacou no que ouvi.
    A parte de leads é legal... são leads simples, a maioria não é muito ignorante aos ouvidos, mas percebe-se que é possível criar alguma coisa mais pra esse lado. Ouvi um que gostei, bem simples, que parece um pouco com o do início da Shine On You Crazy Diamond (que você usou muito rapidamente...). Tem um outro que parece com sync que também é bom.
    A parte de brass solo é muito melhor do que a que você postou na demo 1. São muito bons! Gostei de muitas coisas, a única que me desagradou um pouco aos ouvidos foi a parte de flautas. A parte de metais mesmo é muito boa. Das flautas, o shakuhachi é bem legal. A modulação parece permitir muita coisa!
    Depois disso tem uma parte de synth que me é meio difícil de avaliar, muito breve.
    Gostei bastante das baterias. Logicamente, um VST é mais real, mas para bateria de um teclado são tão reais quanto as que existem nos tops atuais. Você tocou elas individualmente ou colocou algum ritmo próprio do teclado? Se você tocou acabei de virar seu fã! HEhEhheHe


    Pra quem nunca teve que usar força nas teclas, pegar as teclas pesadas é meio complicado. Eu não tive muita dificuldade em pegar teclas leves e nem tenho problemas quando toco piano. Isso é porque tenho uma dinâmica muito boa devido ao piano clássico. Com o tempo você acostuma!

    Continue com as demos!!

    Valeu!

    tiko_y
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    silvG8

    Olá!
    Assim como fiz com Preset 1, no 2 eu só passei pelas voices de fábrica alterando apenas alguns efeitos em tempo real. Mas prometo fazer uma demo específica da síntese AN!
    Realmente curti MUITO as bateras! Bem real pra um teclado de mais de 10 anos, e mais real do q muito teclado de hj!
    Eu sempre toquei em teclas leves, e tenho teclados de teclas leves (D-50, DX7II e MM6), agora q estou com um A90 a minha pegada está mudando! rsrs

    Quanto as performances da batera, foi tudo manual mesmo, tudo na mãaaao . . . haha . . . bumbo dó, caixa ré e mi, hihat fá# e sib, crash dó#... etc. .. haha

    Vlw!

    pomtwo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    sonhei por anos em ter um teclado desses ... pra mim ele e os ensoniqs , sao exemplos de teclados bem construidos e com timbres excepcionais pra epoca ..

    quem sabe ainda terei a oportunidade de ter um ...

    viktor 999
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    se eu não me engano acho que o DAVID BRYAN do BON JOVI usou um desses algum tempo...

    Marcos Martini
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tiko_y

    Parabéns!
    Mais uma vez vc com suas "ótimas" demos.

    Cara estes Pianos AC são os mesmos ou muito parecidos com os pianos ac da serie S30/80.

    tiko_y & fernando tecladista

    não é nada mais nada menos do q um teclado q semprei sonhei em ter

    Tenho isso pelo Korg Trinity.

    JV-90
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tiko_y

    Ainda não tive a oportunidade de ouvir as demos, (estou no trabalho), mas assim que ouvir, posto minhas impressões.
    Quando vi o topico lembrei do primeiro programa FAMA, aonde este teclado estava todo imponente, com um som de piano de deixar qualquer um na época boquiaberto!

    Chegando em casa a primeira coisa que vou fazer é ouvir as demonstrações!

    Marcos Martini
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tiko_y
    apesar de suas limitações q são difíceis de se entender, tal como a possibilidade de se fazer Layers com apenas 2 voices! (é isso mesmo!)

    Crédu Cruz e Cruz Crédu!

    Alguem sabe me dizer se o MOTIF6 (Comum ou Classic) tbm é assim?

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Marcos Martini

    No modo performance, o Motif ES mistura 4 voices (cada voice pode ter até quatro elementos), mantendo os dois inserts originais do modo voice (ou seja, 8 inserts). Já no modo Song, é possível misturar 16 voices, com 8 deles mantendo os dois inserts, totalizando 16 inserts.

    Creio que o Motif Classic também seja assim...

    Marcos Martini
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    fábio_soul
    Creio que o Motif Classic também seja assim...

    Hum!
    Sendo assim só os EX's é q são capados mesmo.

    Darlan Felix
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tiko_y
    Cara, vc toca muito! Parabéns!

    tiko_y
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: tiko_y
    · votar


    YAMAHA's Bossa:

    teste Bossa MM6 e EX5.mp3

    Yamaha MM6 + Yamaha EX5 . . .

    gravei de primeira . . . entao . . . rsrs

    bateria, percussão, baixo e violão gravei pelo Sonar e botei no PenDrive.

    Solos no MM6 e bases de piano e strings no EX5 fiz em tempo real, gravando na hora mesmo.

    R Santiago
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    [b]tiko_y[/b
    Parabéns pelas demonstrações! Estão ótimas!

    Yamaha é Yamaha...rsss é muita qualidade de som.

    tiko_y
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Vídeo SUPER LOUCO q fiz usando o EX5 e MM6 . . . (obs.: não bebi antes de tocar...) kkkk



    ...

    Opinião séria e direta: ficou muito 'escroto' ? hahaha . . .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Audio Demo] Yamaha EX5