Piano Vst e interface de áudio

Autor Mensagem
allancoura
Veterano
# mai/11


Galera,
Então, uso alguns vsts e acontece sempre do piano acústico ao ser ligado em caixa, pela mesa e tal, para performance ao vivo, perder a qualidade, só percebo no piano acústico.. por quê? alguém tem idéia do que pode ser?

Outra coisa, essas interfaces de áudio de baixo custo compensa para utilizar vst? Para tocar ao vivo?

Vlw!

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


Usa o que? Notebook, Pc, e tem placa externa de som? Qual soft usa?

andrecstudio
Veterano
# mai/11
· votar


É eu tambem percebo isso aí, mas acho que pode ser equalização, colocar um plugin pra levantar, fazer aparecer mas... Sei lá. Um dos motivos pra mim parar de usar vst foi isso aí... Um dia faço um testes, um diaaa!!!! rsrsrs

allancoura
Veterano
# mai/11
· votar


Uso notebook... placa ainda não tenho mas andei fazendo uns testes com algumas, dessas de baixo custo como da beringher..
Soft, uso vários vst, fm8, b4..

Eu vejo que o uso de vst, quando se tem um bom controlador pode ter mais qualidade e de repente até um custo mais baixo. Mas em todos os meus testes o piano acústico fica sempre estranho..
vou tentar ver essa questão de equalização.. no caso tenho que usar um plugin específico para isso? ou no próprio vst dá pra controlar?

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


Vc deu a resposta: não usa placa de som externa. Todo notebook tende a distorcer na sua saída de som pois em 99% das placas onboard há grandes perdas de qualidades no sinal de audio. Pra ter a resposta (e certeza), experimente uma boa placa de som (uma M-audio-pro) e verá a grandíssima diferença.

andrecstudio
Veterano
# mai/11
· votar


expedifer
Eu uso a Fast track pro, e o piano não fica legal tambem.

Pode ser o sampler que estou usando, equalização, o PA. Mas no estudio aqui fica legal.

Ja percebi que quando usa um timbre com menos sampler, ele fica melhor... Parece que quanto mas definição mas estranho fica.

waltercruz
Veterano
# mai/11
· votar


qual vst de piano vc tá usando? Já testou usar outro vst?

allancoura
Veterano
# mai/11
· votar


waltercruz estou utilizando atualmente o Native Akustik Piano, esse ainda não testei em caixas.. apenas no fone..

Já usei o 4truepianos entre outros..

Me corrijam se eu estiver errado, pelo comentário do
andrecstudio, a placa de áudio tendo asio já é o suficiente para performance ao vivo, sendo que ele enfrenta o mesmo problema. Eu tenho uma uca 222 da beringher..

Estou gerando essa discussão pois estou tendo interesse em adquirir um controlador e estou olhando o beringher umx-610, e utilizá-lo juntamente com o meu xp-50, vejo uma forma de melhorar a qualidade dos sons até que eu tenha condição para adquirir um teclado top.

waltercruz
Veterano
# mai/11
· votar


como foi o som do true pianos no PA? Tá achando o Akustik melhor que ele?

expedifer
Veterano
# mai/11 · Editado por: expedifer
· votar


Eu tenho uma uca 222 da beringher.

Vc usa uma interface e nada de ser placa de som. Na verdade se trata de um cabo (e só isso) melhorado. Procure uma placa de som "de verdade".

andrecstudio
Eu uso a Fast track pro, e o piano não fica legal tambem.

Cara, usei muito essa placa (já a vendi) e nunca tive problema. É claro, meus samples são de primeira linha como do Steinway, Bosendorfer, C7, etc e cada kit de 200 a 300Mb e todos acionados no Sonar. O software também conta, além do windows pois usar um XP com 1Mb trava qualquer bom desempenho (o problema não está na placa de som mas sim no software e sistema operaional onde 1Mb é muito pouco pro windows acionar bem qualquer software). Eu recomendo pro uso de QUALQUER software (Sonar, Cakewalk, Encore, Forte, Cubase, etc) pra tocar VST ou samples de no minimo 4Mb e win7. Apesar que a partir de 1Mb já o roda dependendo do tamanho das amostras (sem entrar muito na memória virtual do HD). Obs: deve-se desativar o antivirus, limpar a memória e desativar todos os softwares desnecessários do cache (no msconfig do windows se vê todos eles, achando-o em iniciar-pesquisa-inicialização).

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


expedifer

...no software e sistema operaional onde 1Mb é muito pouco pro windows... samples de no minimo 4Mb e win7


não seria 1 e 4Gigabites?

allancoura
Veterano
# mai/11
· votar


expedifer
Tudo bem..acredito que a placa manda muito mesmo, agora o estranho é a diferença gritante do fone para a PA.

waltercruz
Como disse, o truepianos no fone é bom, mas na PA fica horrível, to achando o som do akustik piano melhor, ele é bem pesado por ser sampler, mas ainda não testei em PA, testei um outro piano acústico que não me lembro o nome em PA e ficou ruim tbm.. sem peso..

_BLACKMORE_
Acho que ele quis dizer foi isso.. Pelo menos essas configs meu notebook tem, apesar da placa de vídeo pegar 1gb pra ela..=(


Enfim.. placa de som sei que a qualidade é inigualável, agora o problema é o preço.. kk
Música sai caro.. tenho um xp-50 e to tentando melhorar meu set, mas ta dificil.. $$...

allancoura
Veterano
# mai/11
· votar


expedifer
Qual placa e controlador vc recomenda? Ainda não tenho um conhecimento sobre controladores..

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/11 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


allancoura

Tudo bem..acredito que a placa manda muito mesmo, agora o estranho é a diferença gritante do fone para a PA.

metendo o bedelho ... essa diferença é devido a qualidade do equipamento (Phone e Caixas do PA). Já ouviu falar em Phones Flat? e de divisor de frequências? Phones Flat são caríssimos, então compramos os que podemos comprar e logo eles possuem uma melhor definição em uma faixa de frequências, e quando se coloca o som no PA é necessário equalizar (aumentar ou cortar médios, agudos, graves) para que o som fique ao gosto.
Um bom PA não é dado apenas pela sua Classe (D,E,G ...) mas também pela definição de suas caixas, onde claro cada uma com seu devido divisor de frequência para cada alto falante, corneta, twitter ...
Como eu não tenho grana para tudo isso, eu sempre equalizo o som para que fique ao meu agrado, é uma recomendação boba, mas deixada para lá por muitos.

allancoura
Veterano
# mai/11
· votar


_BLACKMORE_
recomendação boba, mas deixada para lá por muitos.


Concordo.. eu mesmo, uso meu xp-50 todo fletado.. =)

expedifer
Veterano
# jun/11
· votar


allancoura
No Br a mais acessível (preço) é a M-audio-pro citada lá em cima e ainda por ter entrada de cabo midi, coisa imprescindível numa configuração placa de som-teclado. Há outras mas são dificil de achar e muito caras (olhe no ML).

expedifer
Veterano
# jun/11
· votar


_BLACKMORE_
eu sempre equalizo o som para que fique ao meu agrado

Na verdade nem sempre resolve equalizar: exemplo,
digamos que vc passa a música de uma fita k7 dessas antigas pra um CD. Se foi mal gravada na fita, nenhum equalizador vai fazer milagres, como recuperar o agudo ou o grave. Isso não existe. Esse é apenas um dos exemplos.

andrecstudio
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer
Estranho cara eu uso um note de 4GB Windows 7, core i5.
uso os samplers do JR. São esses mesmos aí. Mas se voce comparar o som de teclado com o do vst no PA, falta peso nos timbres vst...

Eu usei hoje aqui os vst na igreja só pra tirar a duvida, eu coloquei uns compressores e equalizador na saida do Forte. Melhorou muito os pianos e pads. Mas se eu pudesse trocaria tudo por um MOTIF XS.

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


andrecstudio
Cara, vc é o 1º da história que usa um M-audio-pro + win7 + 4gb + Forte (e teu Usb deve ser 2.0) e dá distorção no som . Sinceramente não há como dar algum problema. Desligou teu antivirus? Dá um ctrl+alt-del e vá gerenciador de tarefas e desempenho e verifica se o CPU está perto dos 100%. Se for, tem algum programa "chupando" processamento do teu note (olhe no "processo" e desative-o no msconfig). O bom é estar abaixo dos 20% pra uma boa perform no audio.

tmurback
Veterano
# jun/11
· votar


allancoura
andrecstudio

Hoje um amigo meu tocou num show - cerca de 1.000 pessoas - usando um MacBook Pro (Core2Duo 2.4GHz, 4GB RAM) e uma interface M-Audio FastTrack Pro, além de um Oxigen 61 e um SP-88X como controladores. O estilo da banda é rock - batera, baixo e guitarra "mandando pau de verdade". Ele usa, basicamente, o NI Alicia´s Keys (piano), o NI B4II (órgãos) e o Reason (pads e synths). Resultado: ficou perfeito!!! Nas músicas mais agitadas, os órgãos e synths marcavam presença, com destaque para o "rotary" e os "drawbars" - parecia que tinha um Hammond de verdade no palco. Nas músicas mais melódicas, o piano acústico e os pads também apareciam com uma definição impressionante, e, sem excessos, em toda as regiões. Vale frisar que esse cara não é daqueles que gastam horas editando; pelo contrário, ele praticamente só usa "presets". Sinceramente, fiquei impresionado com a qualidade!!!

Aí vem aquela velha discussão: não adianta ter Ferrari pra andar em estrada esburacada, ou seja, ter teclado bom pra tocar em som ruim. Infelizmente, é o que acontece em muitas igrejas. Às vezes, coloca-se um Fantom G numa caixa Ciclotron e depois é a Roland que não tem peso.

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/11
· votar


expedifer

Na verdade nem sempre resolve equalizar: exemplo

o exemplo que vc citou não cabe ao contexto .. o colega não entende pq a diferença entre os dois audios (phone e PA) e não recuperar um audio já gravado anteriormente ... para equalização é muito importante, e eu diria até indispensável, mas cada um é cada um ... como eu sempre digo, o que é bom para mim pode não ser para vc e assim vamos ... não sei para onde, mas em algum lugar chega.

KeysMan
Veterano
# nov/11
· votar


Galera, eu tb to tendo um problema relatado aqui. E mesmo lendo as respostas, não consegui resolver aqui.

Eu tenho um Macbook, e sempre quis experimentar os VST's, mas como não tinha placa de audio, nunca quis perder tempo procurando e instalando-os.

Recentemente (uma semana), comprei uma fast track pro, e passei esses dias só vendo isso, feito criança... hehehehe

Instalei o B4 II, Absynth 5, FM8, Arturia Minimoog V, e todos funcionaram muito bem. Parecia que estava indo tudo muito bem, até eu instalar VST's de piano acústico.

Começou com o Berlin Concert Grand, da NI, que abre pelo Kontakt. Resultado: o som ficou péssimo. Parecia esses timbres de teclado de brinquedo. Pensei que poderia ser EQ, mas definitavemente, não é. Pensei em config do Kontakt, mas mexi em tudo e não consegui solução.

Então, pensei que o Berlin poderia estar faltando alguns samples, ou algo assim... e então instalei o Akoustik Piano, e novamente, o mesmo som pífio. Mexi em tudo mais uma vez, e não tive êxito.

Todos os timbres estão rodando bem, menos os pianos acústicos. E vi as pessoas aí em cima reclamando a mesma coisa...

Será que não há ninguém que possa resolver este nosso problema?

Abraços!

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/11
· votar


sempre quis experimentar os VST's, mas como não tinha placa de audio, nunca quis perder tempo procurando e instalando-os

eu rodo um TruePianos em um dualcore 2gigas de ram e a placa de som xexelenta interna dele ... o som é excelente ... e isso em Win.

Parecia que estava indo tudo muito bem, até eu instalar VST's de piano acústico.

vc direcionou o processamento do soft do piano para a placa q vc adquiriu?

KeysMan
Veterano
# nov/11
· votar


vc direcionou o processamento do soft do piano para a placa q vc adquiriu?

Direcionei sim... Agora, aproveitando que vc perguntou isso...
Qual a diferença de Interface para Output Device?
Sempre me apresentam essas duas opções... na Interface sempre só tem a opção da placa do notebook, e no Output Device é onde boto a fast track.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# nov/11
· votar


KeysMan
Parecia esses timbres de teclado de brinquedo. Pensei que poderia ser EQ, mas definitavemente, não é. Pensei em config do Kontakt, mas mexi em tudo e não consegui solução.

Isso foi em um fone? Está notando distorção ou só esta feio e sem peso o som?

Comprei uma fast track recentemente... no Porta Pro soa excelente,na peavey lá da Igreja dá um trabalho para equalizar mas tbm fica a vera (Truepianos)

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# nov/11
· votar


KeysMan
Qual a diferença de Interface para Output Device?

Se trata da entrada e saída. No meu caso, qndo ligo meu teclado via midi, o input é da Fast Track tbm, qndo ligo via USB, é do driver do TR q instala automáticamente. Se vc tiver gravando de um microfone por exemplo, a entrada tbm vai ser da fast track.

KeysMan
Veterano
# nov/11
· votar


Isso foi em um fone? Está notando distorção ou só esta feio e sem peso o som?

Sem peso mesmo... E de vez em quando o som tá dando uns cortes, mas acho que é pq eu to baixando o tempo de latência demais.

No fone o som fica a mesma coisa.

KeysMan
Veterano
# nov/11
· votar


UP

Já mexi em tudo, e nada resolveu...
Baixei sample do piano do PC3, mas ainda to achando ruim, apesar de ser melhor...

O Truepianos eu não sei se deveria ser esse som mesmo que eu to ouvindo aqui, ou se ele tb está com a qualidade comprometida...

Alguém pode ajudar?

KeysMan
Veterano
# abr/12
· votar


Olá, galera...

Depois que fiz minha última postagem neste tópico, eu mexi um pouco mais e me cansei, deixei pra depois... Esse depois foram alguns meses, e quando voltei este mês a tentar solucionar este problema, continuo na mesma...
O melhor som que consegui até agora foi com samples do Triple Piano da Kurzweil.
Todo o resto está ruim demais, sem peso. Instalei os VST's no meu desktop pra ver como ficava, mas deu no mesmo. Talvez o notebook só me sirva mesmo para todos os outros timbres, menos Piano Ac. =/

NillMaker
Veterano
# abr/12
· votar


KeysMan

Cara, pra mim também num fica Mtoooo bommm não... no meu caso pra piano acústico eu to usando o General Piano.. foi o que se comportou melhorzinho.. eu uso uma Behinger UCA 222.... eu tava usando a saída do fone, e passei a usar as saídas RCAs, melhorou um pouco.

Mas eu também fico nessa de como deixar o som melhor.....
Qual software você usa?


Eu uso o Cantabile Performer e geralmente deixo o volume em uns -3db, - -5db e aumento mais na mesa..... da um pesinho melhor...

Mas é estranho... eu testei meus timbres em uma Fast Track USB ( de uma amigo meu) e soou legalzinho também!!

Abrass!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Piano Vst e interface de áudio