Review do V-Synth GT

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: silvG8


    Ainda não tive oportunidade de ver tudo que existe dentro dessa máquina, mas como prometido, estou fazendo um "pequeno" review do que já tivo oportunidade de fuçar.

    Obs.: Para os itens marcados:
    * Farei demonstrações em áudio assim que possível
    ** Farei demonstrações em áudio de até 15 presets que considerar mais interessantes - estou aberto a sugestões de categorias

    1. Estrutura
    Gostei muito da construção do V-Synth GT. A estrutura é quase que inteiramente de metal. A tela touchscreen é bem responsiva, não precisando exercer quase nenhuma pressão (não é multitouch como o iPhone, mas é tão sensível quanto). As teclas são um pouco barulhentas, mas possuem uma ação confortável e um aftertouch muito confortável. Os knobs são todos muito bem fixos e de altíssima qualidade (até quando comparados ao meu antigo Fantom-G8), assim como os 4 sliders.

    2. Interface e Controles
    É um teclado muito fácil de usar... está praticamente tudo na sua cara, e o que você não sabe, basta apertar o "botão" ? (na tela) que ele mostra tudo de mais importante sobre o que se visualiza na tela.
    Existe uma infinidade de controles! É muito bom! Ele possui 2 D-Beam (sim, 2 mesmo) que dão resultados muito interessantes em alguns sons; Time Trip Pad, onde você pode usar praticamente com qualquer parâmetro no teclado em X-Y ou como modificador de tempo de uma onde, permitindo para-la em qualquer parte ou até retroceder; 8 knobs que podem ser assinalados a diversas funções independentemente; a parte dedicada AP-Synthesis, COSM e Variphrase, com vários knobs, que permitem a mudança de um som com bastante facilidade; e, mais alguns outros knobs, além do pitch/bend.
    Cada som possui até 8 controles diferentes, que são assinalados a qualquer controle (modulation wheel, TTPad, D-Beam, etc) mais os 8 knobs abaixo da tela, dando um total de 16 controles selecionáveis, mais os fixos (Variphrase, COSM, Ap-Synthesis, Volume/Pan de cada tone).

    3. PCM / Analog* / Ext In OSC
    O V-Synth GT permite que usemos esses 3 tipos de síntese + vocoder + AP-Synthesis, tudo em 1 tone (1 patch=2 tones). Essa mistura permite resultados bastante interessantes, como será demonstrado em alguns PADs e FXs que colocarei aqui. Você pode usar a entrada externa para plugar por exemplo sua guitarra e usar o V-Synth GT como uma pedaleira, utilizando COSM, TFX, Chorus e Reverb.
    Não falarei muito para não extender muito com o texto, mas a parte Analog dele é incrivelmente real! Permite a modificação de vários parâmetros da forma de onda (ele realmente simula um analógico, diferentemente do Gaia SH-01). Ele também possui algumas formas de onda exclusivas, com modulações próprias (X-MOD, FbOSC e SuperSaw) e um parâmetro para simular a irregularidade de afinação de um analógico, onde cada vez que se toca o som tem uma desafinação aleatória (parâmetro Random no pitch).

    4. LFO* e MOD
    É possível utilizar o LFO individualmente com cada parâmetro de 1 OSC, onde cada OSC possui 1 LFO (com sua frequência). Se for utilizado o FbOSC por exemplo, pode-se utilizar o LFO com os Harmonics, Feedback, Pitch, TVA (pan por exemplo) e alguns outros.
    A parte de MOD entre os 2 OSC também são interessantes... pode-se utilizar Mix, Ring, FM, ENV Ring e Sync, permitindo infinitos resultados com a mesma combinação de onda.

    5. Presets**
    É muito bom receber um equipamento que em seus presets consegue-se ver seu potencial total. São muito bem feitos e com certeza grande parte pode ser usada em músicas sem nenhuma alteração (como se ouve muito em músicas eletrônicas de hoje... vários artistas usam presets que estão no V-Synth GT).

    6. VariPhrase / COSM* / AP-Synthesis*
    O Variphrase é onde realmente o V-Synth se destaca de todos os outros teclados por aí. É possível individualizar 3 parâmetros de um som, com pitch, tempo e formant (não sei traduzir isso, só vendo para entender). Os resultados são tremendos!! Veja como uma mesma waveform (uma única wave/sample é disposta em toda extensão do teclado sem perder qualidade) criou sons completamente diferentes:
    DEMO:
    Da 'V' Code
    Vati kann!
    Ezeronomovoy
    O COSM permite que coloquemos desde um simples filtro até simulações de AMPs, distorção, compressor, etc. Resumindo, são efeitos, filtros e modulações que modificam e enriquecem os sons.
    O AP-Synthesis, seria uma prévia do que o SuperNatural atual permitiria à reprodução de sons reais... o interessante é misturar esses sons aos sintetizados para criar sons diferentes!

    7. TFX e MFX
    Existem efeitos muito bons no V-Synth GT, assim como efeitos sem muita utilidade como o Auto-Wah (prefiro fazer uma modulação do filtro e obter o mesmo resultado, só que controlável). A grande maioria dos efeitos são bons, à exceção do Rotary (que achei fraco, assim como o do Fantom-G). Cada tone pode utilizar um TFX próprio e Chorus e Reverb compartilhados pelo patch (podendo rotear os efeitos separadamente para cada tone). Uma coisa que não me agrada da Roland é não poder encadear vários efeitos como nos Korg, mas é algo que não preciso muito no V-Synth pelo fato de ter os COSM.

    8. Considerações Finais
    É um teclado único. Nunca toquei algo que me empolgasse tanto como ele e tenho certeza de que ficará comigo por MUITO TEMPO! Vejo outras alternativas interessantes para quem gosta de síntese, como o Virus TI2, mas nada será semelhante ao V-Synth GT. O objetivo do teclado é criar sons completamente diferentes, tanto que é ferramenta de escolha para muitos sound designers atuais (como Richard Devine por exemplo). Ainda não tive oportunidade de testar o vocoder por não ter um microfone e nem dinheiro para comprar um, então não posso falar nada sobre ele (imagino que seja FODA!).
    Aconselho a qualquer um que goste muito de síntese a fazer como eu... vender workstation/synth rompler e pegar um sintetizador de verdade, utilizando os sons como piano e órgão de algum VST (no meu caso o Logic). Não se arrependerão!


    Qualquer dúvida, posso responder.
    Valeu!

    silvG8
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: silvG8
    · votar


    Aqui selecionei alguns tones que gostei quando ouvi no V-Synth GT, mas que são da versão 2.0 do primeiro V-Synth. Estou meio sem tempo para gravar tanta coisa, então colocarei aqui as gravações do http://www.synthmania.com . Depois, estarei adicionando novas coisas, como coloquei no review. Lembrando... isso é metade de um patch do V-Synth GT. =D

    PAD
    Arkestra - PCM + Analog (SuperSaw) / 2 COSM / Parametric EQ -
    Flare Star - 2 PCM / 2 COSM / Tape Delay
    SuperSaw Pad - 2 Analog (SuperSaw) / 1 COSM / Pitch Shifter
    X-Mod Pad - 2 Analog (X-Mod e SuperSaw) / 1 COSM / Pitch Shifter
    Fear Texture - 2 PCM / 2 COSM / -

    FX
    Ambient Hold - 2 Analog (2 Sine) / 2 COSM / Stereo Delay
    Abyss - 2 PCM / 1 COSM / Stereo Delay
    Wailing Pad - PCM + Analog / 2 COSM / Stereo Pitch Shifter
    ModrnCluster - 2 PCM / - / Multi Tap Delay
    Arcadia - 2 PCM / 2 COSM / Delay

    Gus79
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Muito bom o review.

    Pelos demos dos sons, é realmente uma máquina absurda...

    Parabéns pela aquisição e por compartilhar com o pessoal! :D

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gus79
    Obrigado amigo! Se tiver curiosidade sobre algum som, função ou qualquer outra coisa é só entrar em contato.
    Estou muito feliz com o equipamento!

    Valeu!

    silvG8
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: silvG8
    · votar


    Galera, não consegui gravar nada nesse fim de semana!
    Farei uma gravação da edição de alguns parâmetros em tempo real para mostrar um pouco da síntese no V-Synth GT. Provavelmente editarei alguns parâmetros no meio desse processo todo e no final farei os refinamentos com LFOs e etc. O motivo de listar abaixo é para permitir que alguém faça sugestões de alguma coisa diferente que deseja ouvir.

    Analog OSC1 - SAW
    1. Waveform sem alterações
    2. Alterando o parâmetro Pulse Width
    3. Alterando o parâmetro Fat
    4. Adicionando Sub-Osc em +0, -1 e -2 oitavas
    5. Alterando o parâmetro Detune (quando o Sub-Osc está ligado)
    6. Adicionando Analog OSC2 - SAW
    7. Alterando o Fine Tune do OSC2
    8. Alterando o TVA (utilizando um envelope para um PAD)
    9. Adicionando COSM 1 (TVF - LPF / farei algumas alterações em envelopes para cutoff e resonance)
    10. Adicionando COSM 2 (passarei por todos demonstrando e escolherei o que for melhor para o som)
    11. Adicionando TFX, Chorus e Reverb
    12. Tocando seqüência simples de acordes

    Tentarei fazer todas essas etapas em tempo real... espero que esse trabalho todo seja do interesse de alguém! O objetivo é mostrar como é possível fazer um som muito interessante com apenas 2 OSC, e como o som fica "cheio" quando comparados ao Gaia SH-01 por exemplo. Tentarei fazer as mesmas etapas com o Gaia, mas não posso prometer nada ainda!
    Mais uma vez, espero que este review esteja se tornando interessante aos curiosos. Mais uma vez, se alguém tem alguma sugestão para que eu crie alguma coisa é só falar.

    Valeu!

    Gus79
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Muito bom isso que você vai fazer.

    Estou acompanhando o seu tópico com interesse, pois pretendo no fim do ano comprar um synth novo, e estarei nesses próximos meses avaliando as alternativas.

    Inicialmente, parece que o V-Synth é bom pra cachorro. Mas será que é melhor ou pior que o Jupiter-80, que é outro que também estou interessado?

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gus79
    Rapaz, eu garanto que em síntese o Jupiter-80 não será profundo como o V-Synth. O Jupiter deve chegar muito caro também, o que faz a gente até perder um pouco da vontade (deve estar vindo a uns R$10-11000). O Jupiter vem com sons reais que você nunca conseguirá no V-Synth GT (exceto com alguns AP-Synthesis que simulam violino, ehru, etc). Eu desisti de sons reais, então o V-Synth foi como uma luva.

    Acho que vale a pena esperar mais informações sobre o Jupiter, mas tenho certeza que será menos capaz em se tratando de síntese (não terá todos os COSM por exemplo, não tem sampler, etc). Se você tem interesse em sons de piano, violão, pandeiro, berimbau e cia, com certeza o V-Synth não é para você.

    Depois eu vejo se consigo te mostrar o que se pode fazer com um som de piano sampleado no V-Synth, em termos de síntese (modificando o som de um piano e transformando-o em uma coisa completamente diferente.

    Você consegue um V-Synth (não o GT) por mais ou menos R$3500 usado ou até mesmo o módulo XT (que vem ainda com os sons do D-50 e VocalDesigner que não têm de fábrica no V-Synth "1") novo pelo mesmo preço. Vale a pena pesquisar na internet!

    Valeu!

    Gus79
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pô, eu NUNCA uso sons tipo violão, guitarra, pandeiro, berimbau, acordeão, sanfona...

    Tô interessado mesmo é num sintetizador mais moderno pra juntar aos meus atuais, um D-50 e um 01/W.

    Na verdade, já me considero bem dotado dos timbres que mais preciso: leads e pads de tudo que é tipo, synth brass, strings, clavis e órgãos. (Rock clássico, progressivo e contemporâneo).

    Mas queria um bicho novo para ver como a tecnologia sonora evoluiu em 20 anos, e tirar sons bem loucos para adicionar ao meu arsenal.

    Pô, 10 pila num Jupiter é dureza, hein! Tava pensando em gastar no máximo uns 6.000, para ter um synth para levar a vida toda. Já uns 3.500 por um V-synth usado parece beeeem bacana mesmo. Tá entre os primeiros da minha lista. ;)

    Tô aguardando suas demos! :D

    silvG8
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: silvG8
    · votar


    V-synth GT / Demonstração Analog OSC SAW
    100 MB .WAV - Aconselho a ouvir esse arquivo, possui melhor qualidade (o problema é que é enorme!).
    http://www.4shared.com/audio/Dv_fiNoP/Analog_OSC_SAW_Demo.html

    10 MB .M4A - Abre no iTunes! Se alguém quiser passar para MP3 (não tenho programas para isso no Mac)...
    http://www.4shared.com/audio/gNKFrav7/Analog_OSC_SAW_Demo.html

    Avisando aos curiosos, essa demonstração não se prende a mostrar vários presets ou sons e sim a capacidade de síntese do equipamento, sendo utilizados 2 OSC com forma SAW para resultados diferentes. Ao final pode-se conferir alguns sons diferentes obtidos utilizando as mesmas configurações dos OSC construídos no passo-a-passo.

    1. SAW OSC
    1.1 Osc1: SAW ( Início - 0:20 )
    1.2 Alterando Osc1 Pulse ( 0:21 - 0:44 )
    1.3 Alterando Osc1 Fat ( 0:45 - 1:16 )
    1.4 Adicionando Sub-Osc 0, -1 e -2 oct ( 1:17 - 1:48 )
    1.5 Alterando Detune com Sub-Osc -1
    ( 1:49 - 2:16 )
    2. 2 SAW OSC
    2.1 Adicionando Osc2: SAW ( 2:17 - 2:32 )
    2.2 Alterando Fine Tune ( 2:33 - 3:04 )

    3. Adicionando TVA
    A médio / D pequeno / S 90% do máximo / R médio ( 3:05 - 3:36 )
    4. Adicionando COSM 1: TVF (LPF -12dB) ( 3:37 - 4:04 )
    4.1 Alterando Cutoff
    4.2 Alterando Resonance


    *Até aqui, todos os parâmetros foram modificados em tempo real. Abaixo estão resultados que não foram em tempo real para que a apresentação não ficasse muito grande. Abaixo demonstrei alguns COSM que foram adaptados ao que considerei ideal para o resultado. Todos eles são extremamente editáveis!

    5. Adicionando COSM2
    5.1 OD/DS ( 4:05 - 4:12 )
    5.3 Wave-Shape ( 4:13 - 4:20 )
    5.4 Resonator (4:21 - 4:40 )
    5.5 Frequency Shifter ( 4:41 - 4:56 )

    6. Adicionando Tone FX e Reverb ( 4:57 - 5:08 )
    7. Resultados
    7.1 TVF + Frequency Shifter + Reverse Delay ( 5:09 - 5:44 )
    7.2 Wave-Shape + Resonator + Rotary ( 5:45 - 6:08 )
    7.3 OD/DS + TVF + Tape Echo Simulator ( 6:09 - 6:32 )

    8. SuperSaw + 2 TVF + Phonograph ( 6:32 - Fim )

    Fiz essa demo não somente para mostrar algumas capacidades dos OSC no V-Synth GT, mas para mostrar também como consegue-se resultados muito diferentes apenas com a modificação dos COSM e efeitos. Não cheguei a usar nem metade dos parâmetros que posso, como envelopes, LFOs, Pan, etc que podem ser utilizados em cada parte individualmente, além das outras formas de síntese (PCM com samples, AP-Synthesis e Vocoder). Lembro também que a demonstração está usando apenas 1 tone, e no V-Synth GT 1 patch = 2 tones.

    Espero ter sido claro em minhas colocações e que estejam gostando desse review! (pelo menos para o Gus79 =D)

    Valeu!

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Não abram a .wav no player do 4shared! Ele detona com a qualidade!!! Tem que baixar mesmo. De preferência ouvir nos fones...
    Se estiverem com algum problema com o audio, tentem outro player, porque estou ouvindo no meu fone sem problemas (através do iTunes o arquivo .wav)

    Valeu!

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Complementando o tópico aos poucos. =D
    Colocarei aqui duas demonstrações, duas do AP-Synthesis, sendo um violino e um lead. Os arquivos estão em .wav e devem ser baixados (se escutar no player do 4shared fica sem nenhuma qualidade!) e escutados em algum player do computador como o WMP ou iTunes.

    http://www.4shared.com/audio/sCz9Rs8H/APS_Lead_Demo.html
    Um lead interessante com algumas articulações... foi usado o D-Beam (com a cabeça! =P) e o pitch/bend. Faltou algumas coisas, mas como usei as duas mãos (uma pro lead e outra pro drone no fundo) fiquei meio sem jeito para usar o TTPad ou outra coisa. São presets pouco editados.

    http://www.4shared.com/audio/b_rUJG4_/APS_Violin_Demo.html
    Demonstrando algumas articulações do violino no AP-Synthesis. Faltou algumas coisas, mas o instrumento simula muito bem instrumentos reais. Posso transformar esse som com uso dos COSM, FX e todo o resto e ainda utilizar o vocoder em conjunto. Traz possibilidades bastante interessantes!

    Estarei postando alguns patches produzidos por mim mesmo. Tentarei fazer um em cada categoria e compartilharei aqui com vocês. Se tiverem alguma idéia ou som que desejam ouvir é só falar.

    Valeu!

    Gus79
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara, ouvi a transformação do saw oscilator naquela sonzera.

    7.3 OD/DS + TVF + Tape Echo Simulator ( 6:09 - 6:32 )
    8. SuperSaw + 2 TVF + Phonograph ( 6:32 - Fim )


    Vou falar sério. O 7.3 já foi um sonzão. Muito bom! Mas quando ouvi o 8.SuperSaw, meus olhos encheram de lágrima!!!

    E isso com apenas um tone. Cacetada!

    Muito bom o review, agora vou ouvir o violino e o lead.

    E obrigado pelo trabalho!!!

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gus79
    Opa! Acabei de ver aqui a resposta.
    Po, obrigado cara! Então... o objetivo era mostrar como pequenas alterações em um som podem transforma-lo de algo totalmente gutural a lindo. Os resultados que não são nem metade das possibilidades dessa máquina! Tem muita coisa que pode ser feita em cima desses sons!!
    Lembrando a você que no V-Synth "1", 1 patch=1 tone...
    O legal do violino é que se você toca com pouca força você escuta mais o arranhado do arco, se toca com muita força você ouve a corda desafinar um pouquinho, é muito interessante! Fora outras coisas...

    Valeu! Obrigado pelos comentários (aparentemente você é o único a ver esse review)!

    Gus79
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Enquanto estou baixando o lead e o violino (conexão lenta), vai uma reclamação.

    Pô, você só tocou o timbre final (8.SuperSaw...) por três segundos!!!

    Eu comecei a ouvir, no segundo acorde me arrepiei, e... acabou...

    :p

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gus79
    Crio outro exclusivo e faço uma demonstração... =P
    Posso tentar fazer um audio semelhante a esse com uso de 2 SuperSaw (se eu não tiver que ficar explicando e apenas fazer o audio é bem mais rápido!).
    Eu imaginei que deveria ter tocado o mesmo tempo com cada um deles, mas faz parte... a demo estava ficando muito grande!

    Valeu!

    Buhbor
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    silvG8

    Em primeiro lugar parabens pelo Review... um dos melhores que eu ja vi aqui no cifraclub...

    Cara fiquei LOUCO com as 3 primeiras waves que vc postou das vozes... insanidade...

    Fiquei super empolgado com seu teclado... Realmente vc tem um dos melhores sintetizadores da atualidade. Se não for o melhor.

    Eu tenho uma sugestão de demo pra vc postar...

    Crie alguns temas... nada muito complicado de tocar... mas aqueles temas meio sombrios... cinematograficos...

    Viajo nesses temas...

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Buhbor
    Vou tentar criar algo assim... sons macabros/complexos me parecem ser a especialidade do V-Synth GT! Tentarei criar melodias bem simples, criar músicas para demonstração demora muito...
    Tentarei criar passagens curtas para não ficar com arquivos gigantes. Tem algum som em especial que quer ouvir? Ou algum tipo de síntese diferente (como FM por exemplo)?

    Obrigado pelos comentários! Eu realmente estou MUITO empolgado com ele! Nunca tive conhecimento sobre um teclado tão rapidamente. A síntese é realmente MUITO profunda! Nunca vi nada igual, nem em VSTs.

    Valeu!

    Buhbor
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    silvG8

    Quanto aos sons... tenho bastante curiosidade nas vozes humanas como as que você postou logo no inicio.

    E Leads. No estilo solos de metal mesmo... progressivo, etc.

    Quanto aos temas, a ideia é ser simples mesmo. Podem ser simplesmente acordes com cordas, pads, e aquelas vozes tenebrosas. Isso pode até te inspirar na sintese (com um único tema da pra se fazer muitas variações).

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Buhbor
    Aquilo é uma sample, de uma frase falada...
    Posso fazer uma demonstração de como o V-Synth se diferencia dos outros synths nesse aspecto. Vou fazer isso! Mostrarei como esse sample se comportaria em um sampler comum (inclusive como se comportaria no Fantom-G que não possui Variphrase)... é interessante de ouvir.

    Leads de metal basicamente tentam reproduzir guitarras, geralmente com OD/DS, Amp's, Flanger, Delay, Chorus e Reverb. Posso montar alguns e ver o que a mágica do V-Synth pode fazer para torna-los mais interessantes. Tentarei colocar resultados depois!


    Então estou devendo 3 coisas: 1 WAV como a primeira com o uso de SuperSaw; demonstração de samples com e sem Variphrase; e, leads para metal progressivo. Vou fazer assim que possível!


    Valeu!

    silvG8
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: silvG8
    · votar


    V-Synth GT / Analog OSC SuperSaw
    Como prometido, fiz mais uma parte, a demonstração da SuperSaw no V-Synth GT.

    Está bem menos trabalhado que antes mas está suficiente para mostrar como funciona. Também usei menos recursos que da vez passada, me atendo apenas a TVF, TFX e Reverb. Usei um timbre com síntese FM (o mais esquisitão com cara de drone). O último som é mais bem feito e já havia sido feito bem antes (editado de um preset... =D).

    Espero que seja suficiente!
    http://www.4shared.com/audio/3MDyg1Hi/Analog_SuperSaw_Demo.html

    Valeu!
    Espero mais gente interessada... vamos ver se rola.

    silvG8
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    V-Synth GT / Metal Leads
    http://www.4shared.com/audio/f9i5QdQX/Metal_Leads_Demo.html

    Fiz essa demonstração sem ficar fritando igual um retardado igual muitos videos da internet (detesto os videos do Space4Keys, é só fritação em cima de fritação... o cara toca muito, mas é sempre o mesmo fraseado, nas mesmas escalas, etc.).
    Tentei mostrar alguns controles em tempo real do som.

    Alguns são muito bons (tem uns 2 que não são presets, mas o resto é)... não vou ficar explicando cada um deles, como disse antes, se eu fizer assim demora demais.

    Esperando comentários... espero que quem não esteja comentando pelo menos esteja curtindo o trabalho.

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review do V-Synth GT