Nords (Stage, Electro e Piano) + variações - (piano)

    Autor Mensagem
    jrguedes
    Veterano
    # mai/11


    Galera é o seguinte: Meu foco sempre foi piano e estou apaixonado pelos pianos nords, mas temos algumas versões tipo Nords (Stage, Eletro e Piano) + variações. Variaações são as novas versões tipo Ex etc.

    Qual deles tem as melhores amostras de piano acustico?

    Se puder diferencie um pouco eles. Algum deles eh workstation, ou sintetizador... (mas meu foco eh no piano)

    Eu ouvi o stage e gostei muito. Tem uns q não podem utilizar layers misturando timbres, acho q jah vi algo do tipo.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Muito bem, vamos lá.

    Primeiro sobre os pianos acústicos.

    Na verdade nenhuma dos pianos de palco recentes( os sintetizadores, wave, lead e companhia) da nord possui um sample de piano próprio. Os samples estão todos na Piano library no site da nord. A questão é que os samples estão em diferentes qualidades o que acarreta diferentes tamanhos e aí entra o ponto da memória flash de cada modelo.

    Electro III

    185 MB de flash memory para samples de piano
    68 MB de flash memory para outros samples

    Stages

    Classic
    Aproximadamente 128MB

    Stage EX
    Aproximadamente 256MB

    Stage 2
    Approx. 500 MB memory para samples de Piano
    Approx. 380 MB de sample memory

    Nord Piano
    Approx. 500 MB para samples de piano


    A versão mais recente da Piano Library é a v5, mas nem todos os modelos são capazes de utilizar todas as características dos samples, como string ressonance, noise pedal e outras.

    Nenhum deles é Workstation. Todos são pianos de palco: não possuem sequencer. O Electro é o q não faz split. Possui seção de Piano (AC e Ep) e seção de Organ. O nord Piano é dedicado aos Samples de Piano. Os stages são teclado de palco top da nord. Seção de Piano( Ac e Ep), de Orgão e synth e o stage 2 aceita os samples que não são de piano.

    Acho q é isso aí.

    jrguedes
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ThiagoMafra
    cara... valeu mesmo pela informação.

    Quer dizer então q pelos numeros, os q melhor reproduzirão os samples de piano serão o "Nord Piano" e "Nord Stade 2". Sendo que a comparação de preço entre os dois é significativa.

    Então se meu pensamento é somente piano, strings. O ideal para mim seria o "Nord Piano" certo?

    Com ele eu poderia atualizar a versão do sample de piano nesses 500MB, e utilizar as melhores amostras de piano.

    Não ouvi o Nord Piano no youtube, ouvi o Stage, porém como o espaço em MBs do Nord Piano é maior deve ter uma melhor qualidade, vou dar uma ouvida pra analisar

    valeu

    um abraço

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Não é só isso, Não! Tem funcionalidades dos samples q só funcionam em alguns modelos. O strings que eu falei acima se refere à ressonância das cordas(strings, em inglês) do piano; o nord piano só aceita o timbre de piano.

    jrguedes
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ThiagoMafra

    valeu cara , eu realmente confundi ao ler rapido... eu ja conhecia esta esta tecnologia de string ressonance...

    mas muito obrigado pelas dicas...
    cada vez q ouço os samples de piano do nord piano fico mais apaixonado ainda por ele. e 500MB pra usar com os pianos é maravilhoso. ja dei uma olhada no site e na versao 5 dos samples... sao demais.

    Como ele eh controlador tbm, eu posso se quiser utilizar um notebook pra outros timbres ou entao um modulo qualquer. Uso muito pouco outros timbres pois toco a maioria das vezes sozinho, entao vou mais de piano mesmo.

    Eu queria na verdade eh ter boas teclas pesadas( so falta verificar se as teclas dele são boas mesmo) e um otimo piano, q isso eu sei q ele tem.

    Tenho atualmente um CP33 q tem teclas otimas e um modolu ME-1 da kurzweil. Mas penso em daqui a alguns tempo vender e pegar um nord piano.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara tu mora aonde? No Rio?

    jrguedes
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Estou um pouco longe do Rio.
    Moro na Bahia, Candeias cidade proxima a Salvador.
    pq? vai dizer q tu tem um nord piano e ia me chamar pra testar? ...rs

    ateh q valeria a pena pegar o aviao so pra testar essa maquina ;p

    flw

    abraco

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Na minha igreja tem o Stage Classic 88. Mas eu sei de uma loja no Rio q tem o Nord Piano e deixa testar.

    jrguedes
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    vlw cara...
    vou dar uma procurado por aki.
    Isto nao vai ser pra agora nao... daki a alguns meses eu pego um.

    jah q vc falou do Stage Classic 88... as teclas pesadas da nord tem uma boa dinamica? sao confortaveis?

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pô cara o problema é que eu sempre toquei em teclas de synth e aí juntando o fato de que estava muito enrolado pra treinar, complica ujm pouco a minha situação.

    Mas a dinâmica das teclas do stage é muito, o problema é q o tecladista
    tem q ter um bom domínio de dinâmica. é claro que os samples da nord também ajudam muito se eu não me engano são 10 níveis tal como o Ivory. E as teclas respondem a isso. O som do rhodes é uma coisa fantástica! Vc sentir claramente a mudança de timbre dependendo da dinâmica é muito show. O q tá sendo uma merda é tocar hammond com teclas de piano e fazer glissando nelas. Mas sei q isso é mais falta de treino.

    jrguedes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    cara valew mesmo por tirar minhas duvidas.
    meu foco eh realmente pianos de qualidade e nisto a nord eh fera...
    eu chego a me arrepiar quando escuto os pianos da nord ;p

    como toco quase sempre sozinho eu busco este tipo de piano, pesado, limpo e com qualidade. Isso ela atende em tudo.

    Sei q depois vou precisar de um works pelo fato de tocar só, mas aih eh coisa pra muito futuramente e eu pego um com melhor custo beneficio, pra completar definitivamente.

    agora meu objetivo eh conseguir o nord piano com os 500 MB para samples

    valew mesmo
    um abraço

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pô cara, não sei se vc vai usar ele ao vivo, mas quando vc falou em peso eu lembrei do nord no palco. Ele manda muito bem e a clareza e o peso dos pianos ao vivo é excelente. O nord só tem uma questão ele é muito transparente com o som q tá produzindo. Ele meio q se funde com as características da fonte sonora e sem perder a identidade. Uma parada bizarra. Eu vejo pela diferença com o XP-80 q mesmo num equipo ruim não fica absurdo mas mantem a qualidade. O nord não, ele deixa claro pra vc q o seu equipamento não dá conta do recado. Moral da história: compra um falante q mereça o seu nord.

    jrguedes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    vejo pela diferença com o XP-80 q mesmo num equipo ruim não fica absurdo mas mantem a qualidade.

    eh verdade... isso eu tambem tinha percebido antes. Ele fica reamente bom em quase todo tipo de som, mesmo q nao tenha qualidade. Eu sempre sou fã do XP-80, principalmente pelo som de piano dele q gosto muito, mas como eu sempre fui mais ligado ao piano e teclas pesadas quando tive condições de comprar um optei pelo cp33, q tem um piano bom, mas se o equipamento for ruim, o piano dele fica horrivel. Espero q o q vc falou do Nord nao seja igual ao caso do CP33. Bom seria q os pianos soassem bem em qualquer coisa (claro, com o minimo aceitavel). Fico bastante chateado quando vou tocar em um lugar e vejo um piano lindo simplesmente ficar hororoso por causa da aparelhagem de som.

    mas claro q nao da pra comparar os pianos do nord com os do cp33. minha esperança estah aih ;p

    em casa eu tenho um KC-110 que da um som muito bom pra tocar em casa. quase nao preciso regular nada pra tocar.

    pomtwo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    costumo dizer que amp/ pa .. resultam em 80% do som que vc faz, os outros 20 % fica por conta do teclado ...

    toquei uma vez em um m50 73 amplificado em um sistema boose , meu nem parecia o mesmo teclado , fiquei impressionado com ele , depois de um bom tempo peguei um m50 61 e amplifiquei ele com uma caixa antera cp 12.1A nossa totalmente diferente , apesar da antera ter boas caixas , mas a qualidade eh outra ...

    entao creio que quem vai comrpar um nord , ja tenha que estar pensando em usar um amp/pa muito bom ... e que seja ao mesmo tempo pratico , por que nao tem jeito vai tocar em lugar desconhecido , tem que levar seu som , se nao vc se ferra todinho ... principalmente quem toca em igreja ... geralmente nem todas igrejas tem recursos pra envestir em sonorizacao profissional , existe muitas igrejas operando com wattsom ainda .. nao falando mal da marca , mas a qualidade delas sao bem ruin , mas a durabilidade eh grande ... entao vc comprar um nord , ou qualquer outro teclado que tenha timbres bons , vc tem que investir num bom sistema de som ... ainda eh preferivel pelo menos pra mim comprar um bom sistema de som , e depois investir no teclado desejado ...

    caixas como jbl , electrovoice , mackie entre outras , tem respostas muito boas a maioria dos teclados ... porem sao caras ....

    mas por outro lado veja bem , pagar 10 pau num nord stage ex e nao poder usufruir nem de 50 % do que ele da .. eh um disperdicio ... agora pagar 15 pau num sistema de som bom e um nord e usufruir 80 % dele eh muito mais negocio .... ate por que acho que ainda eh dificil usufruir 100 % de um timbre de um teclado usando sistema de som ... diferente de um piano acustico que usa o seu proprio corpo pra produzir as nuances , ressonancias do seu timbre ..

    e usar sistema estereo tambem eh muito mais agradavel do que uma so caixa ... mas a gente se vira com que pode neh ...

    jrguedes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    pomtwo

    cara vc estah realmente certo no q disse.

    o grande problema eh q aki na igreja o pessoal nao da muito valor ao som. agora q a gente ta tentando arrumar o som, de pouco em pouco. Imagina se eu nao iria querer um som de 15 pau lah na igreja!!! seria maravilhoso. Quando vou à igreja do IAENE, uma faculdade da igreja q faço parte, fico vendo lah eles usando um CP33 e nossa! o som fica maravilhoso. Me vejo agora com o mesmo piano sem conseguir tirar um som bom. Mas aos poucos a gente consegue.

    entao, o nord q quero pegar eh pra mim mesmo, mas vou tocar na igreja, pois serah dedicado ao louvor a Deus.

    daki a algum tempo a gente terah um som razoavel, aih o nord piano vai falar legal ;p

    pomtwo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    certo ... na minha igreja tambem nao , sou responsavel pelo som agora .. ja melhoramos muito , mas nao temos verbas vindas de cima pra melhorar mais ...

    certa vez tivemos um evento e trouxeram caixas leacs e amplificamos o som com elas.. o tecladista disse que nunca viu o triton le dele falar tao bem ... quer dizer apesar de ele tocar muito nao entende quase nada de som , mas falou bonito , e todos sabemos que a leacs tem sonoridade razoavel ...

    um pouco tambem do que vc ouve esta na acustica do local em que vc toca , local sem acustica tambem modifica todo o som ...
    na minha igreja nao tem acustica nenhuma ... entao antes de investir no som , primeiro vamos investir na acustica ..

    Imagina se eu nao iria querer um som de 15 pau lah na igreja!!! seria maravilhoso.

    lembrando que preço alto nao eh sinonimo de qualidade , mas quanto mais qualidade , geralmente os produtos sao mais caros ... bom deixando o som pra la ...

    uma pergunta pros entendidos?. Pra mim que nao toquei em nenhum nord stage ainda , eh possivel realmente eu simular tudo de um B3 ?

    por que o que vejo nos videos do youtube , eh o nord desempenhando boa funçao em rock organs , e percursions organs ... mas nunca vi nada como full ... tipo gospel organ .. com vibrato ... alguem que puder me ajudar com um video qualquer desse preset de organ eu agradeceria .. ja achei no tx5 ja achei no xk mas nao nos nord ...

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bem, vamos por partes.

    XP-80, principalmente pelo som de piano dele q gosto muito, mas como eu sempre fui mais ligado ao piano e teclas pesadas quando tive condições de comprar um optei pelo cp33, q tem um piano bom, mas se o equipamento for ruim, o piano dele fica horrivel. Espero q o q vc falou do Nord nao seja igual ao caso do CP33.

    Depois de 10 anos eu simplesmente quero passar um bom tempo sem ouvir um piano da roland... quanto à comparação com o CP33 acredito que o nord seja muito pior pq testei o motif na mesma caixa q uso o nord hoje(peavey KB5, sendo que testei o motif na KB4). Eu discordo de vc e acho q nord é tão foda que a comparação mais próxima seria com a microfonação de um piano( embora mesmo o nord ainda tenha estrada pra chegar aos pés de um acústico) e isso é o que faz ele foda, até na hora de entrar no PA ele se assemelha ao original pq é muito timbre, muita reesonância, mais do que teclados normais. E digo mais uma coisa que eu reparei na peavey( não sei se num PA decente vai mudar): é que ela não aguenta o sample large dos pianos. Não sei se é pq cada nord se adapta melhor a um tamanho ou se é a caixa mesmo ou se o problema tá atrás do volante. O que sei é que tive que usar o menor tamanho no classic, não pq não cabia os outros(embora só coubesse um sample large por vez), mas pq a string ressonance estava embolando muito na caixa e os samples menores não usam toda a ressonância. Pra quem não sabe os samples no site da clavia vem em três tamanhos, qto maior mais detalhado. O fato é que o nord é realmente igual a uma ferrari: tem que ter pista adequada e quem tá atrás do volante tem q entender da coisa, se não vai tomar uma surra, experiência própria. Se comprar um nord e botar num som medíocre, eu acho q vc vai se frustar muito, pq ele vai dar uma surra no som.
    Talvez até pudesse fazer um tópico perguntando aos usuários de outros tops como é o som dos pianos qto a isso.


    pomtwo

    Primeiro: sem estéreo não dá! Mesmo que seja um falante só, tem que aceitar o L e o R se não chafurda a missão!
    O q vc chama de simular tudo do B3? Pq o q vc falou qto a vibrato e registração o nord tem até um esquema pra fazer aquele lance dos dois jogos de drawbars por manual que o B3 tem. Só não sei como funcionaria a pedaleira midi. No vídeo vou dar uma pensada nisso embora eu ainda esteja engatinhando no Hammond. Ah e as waterfalls só nos modelos que vem com elas. Fazem uma falta...

    jrguedes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ThiagoMafra

    string ressonance estava embolando muito na caixa

    no nord piano, se nao me engano, tem como desligar o string ressonance. Eu mesmo acredito q quase nunca iria utilizar o string ressonance. eu gosto do som sempre o mais limpo possivel, sem reverb e etc...



    O fato é que o nord é realmente igual a uma ferrari: tem que ter pista adequada

    Se comprar um nord e botar num som medíocre, eu acho q vc vai se frustar muito, pq ele vai dar uma surra no som.



    o chato eh isso, mas eu acho q mesmo assim so a sensação de estar com uma "ferrari" nas maos jah paga o resto ;p

    pelo menos sei q quando tiver uma boa "pista" tenho maquina pra botar pra voar ......rs

    Talvez até pudesse fazer um tópico perguntando aos usuários de outros tops como é o som dos pianos qto a isso.


    concordo contigo.

    cara agradeço muito pelas informações, vale realmente a pena verificar essas comparações q vc fez.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    no nord piano, se nao me engano, tem como desligar o string ressonance. Eu mesmo acredito q quase nunca iria utilizar o string ressonance. eu gosto do som sempre o mais limpo possivel, sem reverb e etc...

    Vc tá certo pode desligar. Mas aí eu te pergunto vc já tocou num acústico? teve tempo pra ficar com ele? Esse som cheio é uma das coisas mais lindas do piano. E não confunda som cheio com som sujo. No piano só suja se vc não domar ele. Embola fácil, pq exige mais controle, mas dá muito mais poder de expressão.

    jrguedes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Mas aí eu te pergunto vc já tocou num acústico? teve tempo pra ficar com ele?

    Já toquei em alguns piano tipo armario (só um que toquei tinha um som bom, os outros eram aqueles ruins que colocam em conservatório para treino dos alunos) e toquei em dois pianos de cauda (esse tinha o som bem melhor), na realidade quase nao toquei, so deu tempo sentir as teclas e ouvir pouco.

    entao minha esperiencia com pianos acusticos eh bem pouca.

    mas tem um shopping aqui que sempre tocam um piano de cauda da mar Fritz se eh q eh assim q se escreve.

    eu particularmente não gosto do som dele. Fico ouvindo mais pelos pianistas (que raramente são bons).

    talvez eu tivesse que ouvir o som mesmo em um ambiente menos barulhento. Num shopping tem muita confusão.

    jrguedes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    No piano só suja se vc não domar ele. Embola fácil, pq exige mais controle, mas dá muito mais poder de expressão.

    realmente talvez seja a questao de domar o piano. e concordo contigo sobre dar mais expressão, fica realmente lindo.

    mas... se o som nao ajuda... vai embolar mais facil, entao pra mim seria melhor desligar os efeitos.

    agora se o som eh bom.... aih eh outra coisa. usaria tudo q o piano oferece.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    é o lance da ferrari e da estrada...

    Héder Coelho
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ressucitando para sanar uma dúvida:

    Quem tem o Stage 2 ... tem o Piano 2 e mais um bucado?
    Estou certo??

    Héder Coelho
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    UP

    Quem tem o Stage 2 ... tem o Piano 2 e mais um bucado?
    Estou certo??


    Alguém saberia responder minha pergunta?

    israel tognolo
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    cof cof... poeria subindo! rsrsrs
    Estou pensando em adquirir um Nord Stage Classic, dou um Krome 88 e mais 2000,00 de volta. Vale a pena? Na real o peso de teclas é pesaaaada, ou tipo hammer action igual ao Kronos/Krome/Motiff? Help me teclas!

    ThiagoMafra
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    israel tognolo

    Cara, não conheço os tops que vc citou, mas conheço o Classic. Se o q vc quis dizer com pesaaaaada é q elas chegam a ser um pouco duras, a resposta é nao. As teclas do Classic são bem pesadas mas a pegada é muito macia, completamente diferente de um piano acústico reformado com aquelas teclas duras... Agora, no Classic vc vai perder e muito em recursoso comparado a esses outros aí... A começar q o Classic não faz mídia via usb...

    israel tognolo
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    ThiagoMafra valeu cara! O peso das teclas e q me assusta, quanto a recursos, a qualidade de timbres do nord supera os recursos dos outros

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nords (Stage, Electro e Piano) + variações - (piano)