Alesis QS 7.1 - Dúvidas gerais sobre síntese

    Autor Mensagem
    Regadas
    Veterano
    # abr/11


    Amigos,
    Estava com um módulo QSR e sentia muitas dificuldades de conseguir programá-lo (muitas funções e poucos botões para isso). Mas mesmo assim, ADOREI a experiência com ele tanto que estava atrás de um controlador para conseguir operar o QSR mais facilmente. Para isso, tinha à disposição um S550B (essa desgraça não tem saída MIDI). De repente aparece possibildade de negócio em um QS 7.1 em estado de 0km. Feito! E vendi o módulo para fazer o caixa necessário a viabilizar a troca e também porque eu não tenho um mixer que me possibilitasse usar QSR e QS simultâneamente (mas deu vontade de ficar com os dois!).

    Adorei esse Alesis. Virou xodó! Dá prá ficar horas ali só dedilhando as teclas e testando as inúmeras formas de síntese e distribuição que ele permite. No começo uma confusão enorme para entender o funcionamento operacional daquele monte de botões. Três downloads de manuais depois (o manual do QS 6.2/8.2 está muito melhor escrito e distribuído, permitindo um melhor entendimento de como as coisas funcionam principalmente para que é leigo nisso). Fica a dica aqui: Se alguém se aventurar com Alesis, baixe o manual das versões 6.2/8.2. Com um domínio básico do inglês é possível entender como funciona a programação nesse teclado. Não é difícil, porém é trabalhosa em função de possuir inúmeras opções de programação (a mim pareceu um absurdo o poder de síntese dessa máquina).

    Andei lendo sobre o assunto e já andei "melhorando" alguns "Programs" e criando novos "Mix" ) com combinações que me agradaram (desculpem, não sei como isso é chamado em outros modelos de teclado já que esta é a minha primeira experiência com um sintetizador). Algumas dúvidas surgiram durante estes primeiros dias com o teclado. Agradeço se algum amigo puder me ajudar:

    1) Percebi que o teclado só permite "salvar" as sínteses no banco USER (ou em um Q-Card). É comum isso em outros sintetizadores?

    2) Se algum modelo permitir que se altere as próprias informações dos "presets", como faz prá restaurar a coisa ao nível do padrão que veio da fábrica?

    3) No site da Alesis baixei alguns arquivos que segundo estava lá, seria a programação original que vem de fábrica. Como se dá isso? Através de algum software?

    4) Para aprender como se faz, dei uma geral nas programações que estão nos bancos "PRESET". Por exemplo, observei que um determinado som está dividido em quatro "sons básicos" (não sei outro termo para explicar isso). Algo do tipo: A> Piano X Left, B> Piano X Right, C> Piano X Left e D> Piano X Right, ou seja, o mesmo som dividido em quatro alterando mudança de PAN (canal de saída) e intervalo de teclas. Uma ou outra variação do volume de saída, mas os filtros aplicados da mesma forma. Qual a vantagem de uma programação desse tipo? Não poderia ser apenas um som no intervalo completo do teclado e desativando os outros três sons?

    6) Vi alguns vídeos onde era possível colocar uma bateria marcando um ritmo. No Alesis achei alguns que fazem algo parecido, mas tem que ficar apertando a tecla (se soltar para tudo). Isso é assim mesmo ou dá prá programar que essa bateria se reproduza em loop (isso é o tal do pattern, certo?) sem que tenha que ficar o tempo todo pressionando a tecla?

    6) Alguém, por acaso, teria o CD que acompanha o teclado Alesis e poderia me fornecer uma cópia?

    Desculpem esse monte de dúvidas. Na verdade tenho mais um monte delas...

    Abraços gerais!

    Felipe Vianna
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Fala Regadas! Que bom que estás adorando o QS 7.1 e que bom pra mim que não pôde ficar com os dois, hahahahaha... Pra quem não sabe, fui eu quem comprou o QSR, estou na ansiedade esperando ele chegar :P

    Então, César, nunca tive um Alesis, mas vou tentar responder com base no que sei de synth e pelo meu XP-80.

    1) Percebi que o teclado só permite "salvar" as sínteses no banco USER (ou em um Q-Card). É comum isso em outros sintetizadores?

    Acredito que sim. No XP pelo menos é assim, só se salva no banco user.

    2) Se algum modelo permitir que se altere as próprias informações dos "presets", como faz prá restaurar a coisa ao nível do padrão que veio da fábrica?

    Normalmente eles tem um factory reset pra isso. O XP-80 tem um no menu Utility. O QS 7.1 deve ter um também, dê uma procurada no manual. Lembrando que isso vai fazer (ao menos no XP-80) que todos os timbres salvos sejam perdido, então é bom salvar os seus antes e depois, com ele já resetado, passar os que lhe interessem.

    3) No site da Alesis baixei alguns arquivos que segundo estava lá, seria a programação original que vem de fábrica. Como se dá isso? Através de algum software?

    Acho que deve ser o arquivo sysex. Se for, transmite por software. Agora, não sei um especificamente que funcione no Alesis. Talvez o MIDI-OX. A Alesis tinha um, acho que Sound Bridge, mas parece que não funciona em versões mais novas (entenda-se XP pra frente) do Windows.

    4) Para aprender como se faz, dei uma geral nas programações que estão nos bancos "PRESET". Por exemplo, observei que um determinado som está dividido em quatro "sons básicos" (não sei outro termo para explicar isso). Algo do tipo: A> Piano X Left, B> Piano X Right, C> Piano X Left e D> Piano X Right, ou seja, o mesmo som dividido em quatro alterando mudança de PAN (canal de saída) e intervalo de teclas. Uma ou outra variação do volume de saída, mas os filtros aplicados da mesma forma. Qual a vantagem de uma programação desse tipo? Não poderia ser apenas um som no intervalo completo do teclado e desativando os outros três sons?

    Pelo que entendi, parece que o seu program (que a Roland chama de pacth, no XP-80) é feito de 04 tones, cada qual com sua forma de onde específica. Isso é o padrão nos teclados bons dessa época. Você pode, de fato, desativar as outras e deixar só uma, mas acho que não conseguirá um resultado tão bom dessa forma. O somé dividido em 04 tones para que cada qual deles reproduza com maior fidelidade uma característica do instrumento. Assim, p.ex., na parte dos baixo do piano, coloca-se mais grave na onda, mexe-se no filtro, etc.

    6) Vi alguns vídeos onde era possível colocar uma bateria marcando um ritmo. No Alesis achei alguns que fazem algo parecido, mas tem que ficar apertando a tecla (se soltar para tudo). Isso é assim mesmo ou dá prá programar que essa bateria se reproduza em loop (isso é o tal do pattern, certo?) sem que tenha que ficar o tempo todo pressionando a tecla?

    Não sei dizer se isso é possível no Alesis, mas eu acredito que sim, deve ter essa opção no sequenciador. Eu fiz isso uma vez no XP-80, precisa ir tocar num local onde não tinha baterista e eu estava sem teclado arranjador ou com eletroritmo. Eu criei um compasso de cada ritmo no XP e coloquei Loop infinito XD

    6) Alguém, por acaso, teria o CD que acompanha o teclado Alesis e poderia me fornecer uma cópia?

    Eu ouvi dizer que se você enviar um e-mail, o SAC deles te envia por e-mail, mas, como disse, ouvi dizer que não funciona em versões mais novas do Windows. Talvez na net você encontre um jeito e até mesmo o programa).

    Espero ter te ajudado e que o QSR chegue logo. Ouvindo você falar assim, me deixa ainda mais empolgado, hehehe... Recomenda brincar com algum timbre em especial?

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Regadas

    Cara, poucos entram no mundo dos synths tão por cima, os QS são demais, tenho um QSR com 2 cards e n abro mão, estou comprando mais um card esse mês e tenho mais 5 cards em mente que quero comprar, te recomendo correr atrás dos cards de Pianos pra substituir os presets que são o dodói do QS7.1 apesar de os dele não serem de todo ruins... Usar o pan nas 4 saídas de áudio é mto legal pra efeitos como delay, efeitos de modulação em geral e Lezlie desde que use na mesa 4 canais com o pan configurado devidamente (me adiciona no msn <guilherme_mitt@hotmail.com> que eu te explico essa da mesa mesmo nunca tendo feito pq qdo a gnt sai por ai, nunca ganha 4 canais na mesa).
    1) Tudo que tu faz só pode armazenar em memória user ou card, é assim na maioria dos synths;
    2) Cada modelo tem seu próprio reset, isso é normal, mas nos QS o reset não apaga a memória de usuário, só as configurações pessoais;
    3) Pra colocar os bancos extras no teu alesis, baixa um programinha chamado Alesis Freeloader;
    5) Os QS não são instrumentos pra Ritmo cara, infelizmente pra ti, lamento;
    6) Eu tb to atrás desse CD ha mto tempo.

    Espero ter ajudado.

    Um abração.

    Regadas
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Maestro Mittmann

    3) Pra colocar os bancos extras no teu alesis, baixa um programinha chamado Alesis Freeloader;

    Como funcionaria isso? Seriam adicionados novos bancos USER além daquele que existe? Se positivo, isso ficaria armazenado na memória do teclado? Qual seria o limite disso? Esses bancos a serem adicionados são aqueles disponíveis no site da Alesis (exemplo: Expando Bank - Guitars)?

    5) Os QS não são instrumentos pra Ritmo cara, infelizmente pra ti, lamento;
    Eu já contava com isso... Ou melhor, não contava mais com isso. Isso é a tal função do sequenciador que o QS não possui?

    Felipe Vianna

    Normalmente eles tem um factory reset pra isso.
    Tem sim, mas acho que não funciona como um "botão de pânico" e sim como o Maestro Mittmann disse: nos QS o reset não apaga a memória de usuário, só as configurações pessoais (Global Parameters).
    Posso estar errado, mas até onde consegui entender, isso seria possível via software com a carga desses tais arquivos SYX (no site da Alesis estão nominados da seguinte forma: Factory Preset Bank 1,2,3,4 e User).

    Escreve aí: Tu vai amar o trambolho!

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Sim, os expando banks são os bancos a se transferir, e não, não se criam novos bancos de usuário, os expando banks vão para o teu banco user, só podes então usar um Expando bank por vez. Cara, o Freeloader é relativamente fácil de achar, não tão fácil de usar se tu é um cara novo, eu que to quase nos 30 e lembro dos windows mais antigos as vezes apanho um pouco pq o programa é velhinho. É só ligar o teu Midi-usb no computador e no QS, deixar ele ligado, configurar as entradas e saidas do Freeloader e ai transferir o Bank clicando no Play.

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Felipe Vianna

    Qdo você cansar do QSR, me dá um grito que eu quero ter 2 QSR's no meu setup.

    Regadas
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Maestro Mittmann

    Então... De novo não tenho muita coisa não... Já tenho 46 aninhos e passei por todos esses windows da vida já que estou no ramo há mais de 25 anos... hahahah... Lembro-me de me recusar a aceitar usar um mouse! Achava aquilo ridículo!
    Tenho um notebook velho em casa... Qualquer hora assopro a poeira dele e arranjo um Win95 prá ele.
    O duro foi que esse negócio de usar um expand bank por vez em cima do Banco User foi brochante.

    waltercruz
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    1) Percebi que o teclado só permite "salvar" as sínteses no banco USER (ou em um Q-Card). É comum isso em outros sintetizadores?

    O que acontece é os seguinte os timbres do banco program estão gravados em um chip e não podem ser editados, os do banco user ficam gravados numa memória volátil (eprom). Como é mais caro uma memória volátil, normalmente os teclados ofereciam apenas uns poucos bancos de usuario.

    waltercruz
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    4) Para aprender como se faz, dei uma geral nas programações que estão nos bancos "PRESET". Por exemplo, observei que um determinado som está dividido em quatro "sons básicos" (não sei outro termo para explicar isso). Algo do tipo: A> Piano X Left, B> Piano X Right, C> Piano X Left e D> Piano X Right, ou seja, o mesmo som dividido em quatro alterando mudança de PAN (canal de saída) e intervalo de teclas. Uma ou outra variação do volume de saída, mas os filtros aplicados da mesma forma. Qual a vantagem de uma programação desse tipo? Não poderia ser apenas um som no intervalo completo do teclado e desativando os outros três sons?

    Oi. O Alesis possui 4 geradores de Tom (osciladores)> A vantagem por exemplo de programar assim é adicionar mais flexibilidade ao timbre gerado. Por exemplo, imagine o seguinte caso: Vc tem dois samples de piano, um piano que foi executado piano e outro que foi executado forte. Então você pode programar um crossfade entre os 2: quando vc toca suave o que se ouve é o sample do piano piano, e quando vc vai tocando mais forte o que vai sair é o sample do piano porrada. Sacou?

    Felipe Vianna
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Maestro Mittmann

    Olha, o Alesis QSR chegou ontem. Não pude brincar muito com ele, ainda, porque estou como assessor de plantão no Ministério Público. Mas, pelo pouco que ouvi dele, acho que você vai ficar sem o meu QSR. O bichinho é muita porrada, não tenho planos de vendê-lo tão cedo, hahahaha...

    waltercruz
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Poxa, eu queria um QSR

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Felipe Vianna
    waltercruz

    Pra mim se vc usa synth e não quer ter um QS é pq ainda não conhece ele!
    O Erik Norlander tem 3 QSR, 2 S4 (ou S4 plus) e um QS7.1,
    o Keyth Emerson usava um uma época mas é pq ele era endorser mas o Ray Manzarek tinha um QS injambrado no movel do Vox Continnental (o que aconteceu com o Vox, não saberemos).
    Se tivesse os Resonant Filters seria a máquina perfeita.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alesis QS 7.1 - Dúvidas gerais sobre síntese