Ajuda ! Escolha piano acustico

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# set/16
· votar


Edson Caetano
um pianão acústico quanta diferença , quaaaaanta diferença
Eu sei, já tive dois, já toquei muito em piano acústico, sei da diferença brutal entre o timbre dele e o dos digitais, mas é fato que os pianos acústicos geram bem mais custo. Ou será que é tão fácil assim encontrar afinadores de piano hoje?

a 10 anos atrás aí sim estava tudo perdido
Muito pelo contrário: há dez anos atrás haviam mais afinadores de piano que hoje. Essa é uma profissão cada dia mais rara. Só ver neste artigo.

Edson Caetano
Veterano
# set/16
· votar


mano_a_mano
Não sei quê região do Brasil você mora, mas aqui em Santos sempre teve oferta desse tipo de mão de obra... Ainda mais a 70km da capital SP...

Mas realmente afinador de piano deve ser muito mais difícil de achar hoje, o que disse em relação a tempo, é que a possibilidade de achar profissionais em áreas remotas é muito mais fácil de achar, antigamente era impossível

mano_a_mano
Veterano
# set/16 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Edson Caetano
Não sei quê região do Brasil você mora
Grande Porto Alegre (RS)

a possibilidade de achar profissionais em áreas remotas é muito mais fácil de achar, antigamente era impossível
Isso pode ser talvez uma exceção, pois a profissão em si está se extinguindo aos poucos, justamente devido aos pianos digitais, que não requerem afinação.
O último afinador da Grande Porto Alegre do qual me lembro, por ele ter afinado o piano Fritz Dobbert da nossa casa lá no começo da década de 1990, já faleceu há muito tempo e nunca mais apareceu ninguém que fizesse o mesmo serviço.

Edson Caetano
Veterano
# set/16
· votar


mano_a_mano
Tenso isso aí... Uma coisa é certa, piano acústico nunca vai acabar, vai apenas se tornar um instrumento ainda mais caro para se ter e se manter... Um profissional desse em uma capital como aí em RS deve se dar muito bem, não é possível que ninguém mais afine e cuide de pianos

mano_a_mano
Veterano
# set/16
· votar


Edson Caetano
Uma coisa é certa, piano acústico nunca vai acabar, vai apenas se tornar um instrumento ainda mais caro para se ter e se manter
Por aí. Acabar com certeza não vai, mas será algo cada vez mais elitizado. Ainda se vê pianos acústicos em salas de concerto e afins, mas eu pessoalmente nunca mais vi nenhum em residências - muito menos em apartamentos. E dizer que antigamente isso era tão normal...

Um profissional desse em uma capital como aí em RS deve se dar muito bem, não é possível que ninguém mais afine e cuide de pianos
Pode até existir, mas desconheço. E se há, com certeza sua agenda deve estar absurdamente cheia...

Artref
Veterano
# set/16
· votar


Eu tenho o acústico e não troco por digital nem a pancadas, nem se me oferecerem pau a pau V piano ou sei lá o que mais tem de digital por aí. NENHUM faz o que um acústico faz.

MAs, só vejo realmente essa necessidade agora, depois de muitos anos estudando piano erudito. Se o cara não vai estudar erudito à sério, aconselho a comprar digital e ser feliz.

Estudante eterno
Membro Novato
# set/16
· votar


Artref

Você já me ajudou em outros tópicos, quando eu estava "engatinhando" no piano, rsrsrs.

Não sei se é apropriado perguntar aqui, mas vamos lá:

Eu tenho um Yamaha P-105, pois considerei na hora de comprar que ele tinha teclas com a ação bem parecida com o piano de verdade (Não sei se acertei)

Sendo eu, um estudante de piano que apenas tocou em pianos digitais, se eu comprasse hoje um piano acústico (1/4 de calda ou vertical) a adaptação seria sofrida e, ou demorada?

Desculpe pela pergunta avulsa, não quero desvirtuar o tópico.

Artref
Veterano
# set/16
· votar


A questão é que no digital o som está pronto, e no acústico você tocando tem papel importante na qualidade do som. Dois pianistas tocando o mesmo piano acústico podem fazer timbres diferentes, e também há diferentes qualidade de timbres. Em outras palavras: tem gente que tira som feio de piano bom, e vice-versa. O piano acústico é sensível a isso e a muitas outras coisas, enquanto o digital só reproduz o mesmo som sempre (o que foi sampleado nele).

Sua adaptação ocorreria nesse sentido, o de ter que explorar o acústico, de ter que educar o seu ouvido para identificar timbres diferentes e qualidades diversas de timbre em um mesmo piano.

Não sei se estou conseguindo explicar, mas o que poderia acontecer é de você tirar um som meia-boca do acústico, porque nunca tocou em um, rs. Mas isso seria bom, não vejo como sofrimento. E sobre ser demorado, seria algo que você melhora pro resto da vida, essa "adaptação" não tem fim. Todo dia descubro algo num piano acústico. A gente sempre tenta melhorar o nosso som.

Estudante eterno
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Estudante eterno
· votar


Artref

Bom dia.

Entendo, logo que eu tiver condições gostaria de comprar um destes, ou pagar por um lugar onde eu possa tocar. Apesar de ser o típico "estudante de piano digital", sempre bate aquela vontade quando eu vejo um piano acústico. Sinto que é nele que eu deveria estar tocando! Hahaha


Valeu velho, abração

guimbovisk
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: guimbovisk
· votar


Pessoal, onde tem JU109 por 10500? Achei por 15400 no Mercado Livre. Abs.

higorsm
Veterano
# nov/17
· votar


Boa tarde galera, sou o fundador desse tópico e lá em 2011 acabei comprando o piano acústico Yamaha JU 109, sendo quase 7 anos de uso, assim posso dar algumas opiniões: SIM, vale muito a pena o acústico, o som e o toque na minha opinião é incomparável a um digital.

Depois de um tempo acabei comprando um roland xps 10 só pra poder tocar com amigos, o que pra essa finalidade é muito bom.

Enfim, tanto um quanto o outro tem lá suas vantagens, mas o acústico é outro nível.

fernando tecladista
Veterano
# nov/17
· votar


higorsm
Por ser novo, segura bem afinação? Ta afinando de quanto em quanto tempo?

Dindu
Membro Novato
# nov/17
· votar


Ah. que sonho...

Synth-Men
Veterano
# nov/17
· votar


higorsm
fernandotecladista


Uma vez toquei em um JU109 e achei que ele tem uma espacialidade gigantesca e um sustain super longo. Também havia um chorus natural nele.

Onde o FritzDobert concorrente, se não me engano o FD110 é mais moderado neste quesito.

Achei que um deles tinha uma resolução sonora melhor, mas não entrarei no mérito. Mas ambos são baitas pianos. Putzs! Bons mecanismos e madeiras, cores e acabamentos.

O amigo poderia passar algumas impressões técnicas do JU109, para matar a nossa curiosidade. É sempre bom saber o que o dono acha do instrumento.

Abraços.

higorsm
Veterano
# jan/19
· votar


Por ser novo, segura bem afinação? Ta afinando de quanto em quanto tempo?
Desculpa a pequena demora rs

Então, como moro em apto e o piano não sofre com sol, calor excessivo e nem transporte de lugares, a afinação tem se mostrado bastante segura com o tempo, mas respondendo a pergunta, ele foi comprado em 2011 e até hoje (janeiro de 2019) foi afinado uma única vez, salvo engano em 2015, sei que já passou da hora, mas acredito que nesses quase 8 anos de uso, duas vezes nesse período seria o bastante pro meu tipo de uso (tocando esporadicamente).

higorsm
Veterano
# jan/19
· votar


O amigo poderia passar algumas impressões técnicas do JU109, para matar a nossa curiosidade. É sempre bom saber o que o dono acha do instrumento.

Desculpa também a demora.

Olha, eu particulamente adoro esse piano, tanto em som, madeira, teclas, tamanho compacto para apto, em quase 8 anos de uso foi afinado uma única vez, acredito que o ideal seria 2 vezes nesse período, pois o uso é esporádico.

Mas enfim, quando o escolho fiquei na duvida entre alguns modelos, entre eles o que vc citou: piano fritz dobbert fd110, devido ser compacto para apto (idem yamaha JU109).

Escolhi o yamaha exclusivamente pelo som e não me arrependo, compraria ele novamente, ainda mais pelo preço na época, salvo engano 11 mil reias.

Uma observação: esse modelo é fabricado na indonésia, e acredito que não deixa nada a desejar pelo modelo fabricado no japão, digo isso pois 8 anos de uso e ele está impecável.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda ! Escolha piano acustico