As Teclas Contra-Atacam - As melhores músicas do FCC com TECLAS

    Autor Mensagem
    JEFF_SAN
    Veterano
    # abr/11


    Vamos fazer aqui algo como um índice pra quem quer se aventurar no mundo das teclas, e quer conhecer músicas legais que tenham boa participação de teclado, piano, órgão, sintetizador, etc.

    Ideal seria cada um ir postando suas músicas preferidas, as que inspiraram a tocar, destacando passagens, citando quem tocou, qual o instrumento, postando links para donwload da partitura ou cifra da música referida, dando dicas...

    Tem diversos tópicos por aí de gente querendo ouvir músicas legais com grande participação de algum instrumento de teclado, e como a mídia não ajuda nesse ponto, vamos divulgar aqui.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: JEFF_SAN
    · votar


    Já vou citar uma legal:

    Alan Parson Project - Eye in The Sky (início dos anos 80)

    O candango toca um piano elétrico Wurlitzer, que faz a base durante toda a música. Grande música e uma das minhas preferidas com esse instrumento.



    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Procol Harum - A Whiter Shade Of Pale



    versão estudio:
    http://www.youtube.com/watch?v=Ma4dsoviNSQ

    Shadad
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Shadad
    · votar


    Stevie Wonder - Superstition



    Versão estúdio:

    http://www.youtube.com/watch?v=0CFuCYNx-1g

    Tenho a multitrack master aqui, são 7 trilhas com clavinets. O baixo na verdade é um sintetizador, provavelmente um Moog.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Shadad
    P.S.: Como eu faço para incorporar os vídeos do Youtube aqui no Cifraclub?

    pega esse mesmo link que você tem (ou pega em compartilhar abaixo do vídeo no yotube e copia

    clica no botão "youtube" acima da caixa de texto do cifraclub aparece uma janela, cola nela e ele te coloca o link em [colchetes]

    --------------------------------

    Tenho a multitrack master aqui, são 7 trilhas com clavinets

    esse material é bom outros da banda em que a gente toca ouvirem isso, pra entender que por mais que você se mate pra fazer nunca vai sair igual, primeiro porque não é o Stevie Wonder tocando, segundo porque não são 7 Stevie Wonder tocando

    sirmcca
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Supertramp com Rick Davies nos pianos e vocais


    Shadad
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    fernando tecladista

    Obrigado pela dica de postagem!
    :)

    ********************************

    por mais que você se mate pra fazer nunca vai sair igual, primeiro porque não é o Stevie Wonder tocando, segundo porque não são 7 Stevie Wonder tocando

    hehehehehehehe

    É verdade. Há pessoas que acham que a culpa é do tecladista por não conseguirem resultados iguais aos das gravações.

    Faço questão de mostrar essa muititrack master (e outras que tenho aqui) para todos os musicos que vem aqui em casa. Pra eles terem noção de como as coisas são feitas e como os overdubs influenciam no resultado final.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # abr/11
    · votar




    José das Couve
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Jon Lord é obrigatório nesse tópico. O cara é um ícone na história do rock n' roll. Na minha humilde opinião, é o que melhor utiliza um Hammond.



    JEFF_SAN
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Se ninguém mais vai postar eu vou fechar essa porcaria!

    R Palma
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    JEFF_SAN

    Se ninguém mais vai postar eu vou fechar essa porcaria!

    Uia..........medrei.........deixa eu postar então......hahaha

    Na boa, o que eu mais admiro em um músico não é sua capacidade de execução, mas sim a sua criatividade e maneira que ele encontra de superar uma eventual deficiência.

    No campo das cordas finas, dois exemplos me chamam atenção: David Gilmour e Alexis Lifeson (Rush). Podem observar que não são músicos "virtuosos", tipo, aquela fritação danada, mas a criatividade deles, especialmente do Lifeson (que eu acho limitadíssimo em termos técnicos) é assombrosa.

    Quanto as Ebony and Ivorys, me chama muito a atenção também quando o músico consegue, com um simples timbre, dar toda uma ambiência na música, criar um clima, e tornar aquele timbre uma referência. Um dos que conseguiram isso com boa dose de eficiência foi o tecladista do Supertramp, com seu Wurlitzer em Logical Song e nessa aqui embaixo:

    http://www.youtube.com/watch?v=BruEmB7_1ok

    Numa época em que se buscam sinths com 45876534567628 timbres diferentes, VSTIs com mais 54637237464526345 outros timbres, possibilidade de edição até da respiração do técnico que gravou o sample do instrumento, não podemos nos esquecer de caras como Roger Hodson, Rick Wright, entre outros, que tinham que se virar com equipamentos muitas vezes monofônicos e com meia dúzia de 3 ou 4 timbres, e ainda assim fizeram história.

    Eu nem sou muito fã de Supertramp, mas esse timbre, quando se ouve a primeira nota, já se sabe de quem é.

    Abs!

    Buhbor
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Vou postar aqui uma música que me influenciou muito pra teclado solo.

    James LaBrie Band - Stranger

    obs: a gravação a tosca mas ao vivo so achei essa.



    tiago scott
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Com certeza o que motivou muito a tocar são os belos timbres de rhodes e synthetizadores muito bem utilizados pelo mestre Ed Motta. depois de ouvir essa música e todo o album das Segundas Intenções do Manual Prático as teclas tiveram um apreço para mim até hoje!!!

    Marcos Martini
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    A criança "brincando de Pianinho" no K2600!
    Com certeza o S.R. Rudes é um dos maiores "Fritadores de teclas".




    mauropsouza
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Dave grusin... grande "trilheiro" de filmes com " O Alvo " de Van Dame, se não me falhe a memória...da mesma linha de Chic Korea etc....
    só que ele tem uma swingueira mais didática digamos assim, um som bem agradável aos meus ouvidos,rsrsrs...ah anos 80....

    http://www.youtube.com/watch?v=TTbSzqzr6lg&feature=related

    mauropsouza
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    a sonoridade fica na cabeça da gente, mesmo que vce nunca tire a música.... e quando vamos improvisar sai algo parecido, escalas com nonas, etc. é um estilo que curto Jazz moderno....ai vai outro ....virtuoze do nosso Hermeto pascoal apelidado por Chic Korea de o "Albino Louco".

    http://www.youtube.com/watch?v=bFTJ9-xdudM&feature=fvsr

    mauropsouza
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    na verdade o link inteiro é este aqui: ele improvisando com um Rhodes em baixo e um Clavinet em cima

    http://www.youtube.com/watch?v=W821bgUU_mY

    Buhbor
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    A música que me influênciou no Piano Erudito.



    AGCC
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Shadad
    Não conhecia essa música Superstion e ela é muuuuito massa! Meu camarada, que teclado é esse?! Loco demais hehehe... =] Ainda chego nisso aí...

    José das Couve
    O cara é um monstro no órgão! Muito loco...

    Buhbor
    DOIS!
    Foi ouvindo isso aí que eu gostei do "tal" do piano!
    Grande mestre, Ludwing Van Beethoven!

    Buhbor
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    caio_albertassi


    Eu não sosseguei enquando não peguei essa música toda... mas ainda erro em algumas partes... rs

    Mas ja ja consigo executar assim.

    =]

    Grande mestre, Ludwing Van Beethoven!

    Com certeza!

    Shadad
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    "Capim"
    (Djavan)

    Cesar Camargo Mariano - Yamaha CP-80
    Djavan - Violão e voz




    JEFF_SAN
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Clássico dos anos 80 e do Rock !



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a As Teclas Contra-Atacam - As melhores músicas do FCC com TECLAS