Medo para comprar KORG PA500 - Agilidade

    Autor Mensagem
    CRAASH 1
    Veterano
    # mar/11


    Bem... já li de cabo a rabo o furum do Cifra Club (que é o melhor, com certeza) em busca de informações sobre o Korg PA500.

    Acabei me decidindo, depois de quase 1 mês pesquisando sobre o S900, Tyros2 e E60, optei pelo PA500. Infelizmente, nenhuma loja da região onde moro, tem o PA500 pra testar pessoalmente, então pediria opinião do pessoal que tem ou testou esse teclado:

    1 - Eu utilizo muito a troca de timbres durante uma música, inclusive existem casos em que é preciso tirar a mão esquerda dos acordes e em menos de meio segundo alterar o timbre. Vi que o PA500 possui o STS (Single touch Setting), gostaria de saber se é totalmente customizável, os timbres do STS?

    2 - A tela possui algum tipo de "Delay" ou imprecisão para a alterar os timbres/performances?

    Tenho um PSR-550 (Eu sei, é modesto), e nele eu sou extremamente ágil. Ele tem apenas 4 memórias de registro e mesmo assim toco bailes inteiros (muitas vezes, gravando registros enquanto canto).

    Sei que estou mudando da água para o vinho, mas adoro desafios e adorei os styles e timbres do PA500. Também sei que no PA, não precisarei mais ser tão ágil devido aos inúmeros permormances que podem ser deixados prontos em casa, mas a troca de timbre é inevitável.

    Agradeço desde já.

    Mauro Candido
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    resposta 1, sim
    resposta 2, não

    CRAASH 1
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: CRAASH 1
    · votar


    Mauro Candido

    Simples assim... Obrigado pela rapidez! :)

    Outra dúvida que me surgiu agora vendo alguns vídeos...

    O Pitch Bend / Modulation tem eixo x e y certo? Nos yamahas é possível manter a modulação (alavanca sem molas) sem precisar manter a mão sobre o pitch bend, isso no PA500 também é possível?

    expedifer
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    CRAASH 1

    O PA500 é totalmente programável inclusive por edição na tela nesse pitch, onde vc pode programar ate tocando por nota sem acionar seu joystick, ou mesmo por botões ao lado dese controle ou por pedal, tal qual faz o Pa2X, PA800, etc, pois é um top nas funções, faltando pouca coisa pra virar um PA2X. Lei o manual técnico-avançado de edições no site www.korgpa.com

    CRAASH 1
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Valeu Galera, vocês foram muito importantes nessa decisão.
    Comprei hoje o PA500. Consegui por 4400,00 o teclado + o pedal EXP2.

    Acham que está no preço? Ou paguei demais?

    Bahhh achei muito barato em relação ao s900. Vamos ver quando chegar.

    Mauro Candido
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Não se esqueça, vc comprou um teclado profissional que precisa ser programado. O resultado final é superior a toda concorrência, mas dá trabalho. Como quem compra arranjador quer ritmo, o timbre de batera e baixo falam muito alto num PA.

    CRAASH 1
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Sim, adoro novas experiências. Sou programador e adoro desafios.

    Estou dando um salto grande, (PSR-500 para PA500). Mas sou mexerico e pelo que li no manual, o bixo é extremamente completo e permite uma ediçaõ mais fina do som, do que os DSPs dos yamaha.

    Vou continuar tocando com o 550 até me adaptar perfeitamente com o Korg.

    expedifer
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    o bixo é extremamente completo e permite uma ediçaõ mais fina do som, do que os DSPs dos yamaha.

    DSP dos Psr? Isso é brinquedo perto da edição/sintetização do PA500. Ocorre que nenhum arranjador da Yamaha, nem mesmo os Tyros 1, 2, 3, 4, 10, 20, etc, tem sintetizador, mas somente um simplório "melhorador" de timbres, pra não dizer editor. Já os PA500/800/2X tem sintetizador mesmo, de ate 16 partes multitimbrais (veja no manual avançado de edição), onde vc transforma um timbre noutro ou vc mixa/monta vários num único como qualquer sintetizador faz. Como a yamaha não pôs um sintetizador nos seus arranjadores, "resolveu" esse problema, diz ela, com seus DSPs, onde JÁ VEM PRONTO ajustes e edições pros timbres, escolhendo-se a varidade nos diversos DSPs que tem. Ou seja, muitos são bons, não há dúvida, mas se vc quer mais coisas ou outros efeitos, só num sintetizador mesmo. O problema nos PA500 é que se tem obrigatoriamente que saber/entender de sintetização pois é muito complicado fazer sintetização, só pra expert mesmo. Quem não souber ou tiver "saco", é melhor pegar um PSR, pois muitos timbres korg vem crus, apesar de bons, diante de timbres "enfeitados" e prontos dos PSRs. Mas quem o conseguir num Korg, "faz coisa que nem o diabo acredita"

    CRAASH 1
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Quem não souber ou tiver "saco", é melhor pegar um PSR, pois muitos timbres korg vem crus, apesar de bons, diante de timbres "enfeitados" e prontos dos PSRs. Mas quem o conseguir num Korg, "faz coisa que nem o diabo acredita"

    Sim, é por isso mesmo que ainda não vou me livrar do PSR. Vou continuar tocando com ele até dominar totalmente o PA500.

    Como falei, eu DOMINO COMPLETAMENTE TODAS AS FUNÇÕES DO MEU PSR. Já fazem anos que não descubro nada novo nele e isso é um tédio.

    E a idéia de poder mudar/criar de modo fino os timbres me deixa muito animado. Nunca toquei num sistetizador da KORG, muito menos editei. Então me considero SUPERNOVATO em sintetização.

    Mas como sou meio adiófilo, vou sempre buscar novas novas composições e misturas de timbres. Vai levar um tempinho até "pegar a manha", mas pretendo brincar um monte.

    Aproveitando agora... a fonte que acompanha o teclado é bivolt? Precisarei de estabilizador?

    astraldoforro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ola craash 1 , bem como voce eu tambem tinha um modesto psr550, que eu sabia de cor e salteado tudo nele, ae passei "da agua pro vinho" comprei um pa 500.......meu irmao.....agora sim estamos falando de teclado, embora o azulzinho seja um pe no saco para programar ,vale apena dedicar alguns anos para descubrir tudo que essa maquina tem....,quanto a fonte ela e bivolt sim, mas dependendo do barzinho ou salao que for tocar aconselho ultilizar tambem um estabilizador para previnir possiveis alteraçoes da rede eletrica........qualquer coisa tamo aí....abçs

    CRAASH 1
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    astraldoforro

    Pois é, acabei comprando o PA500 poucos dias depois da minha última postagem nesse tópico. Cara... o bicho é sisistro. As edições timbrais dele são bem completas, dá pra mexer em tudo nele.

    A qualidade e firmeza dão um pau sem comparação no PSR550. Só realmente os pianos do PA500 são muito fracos, até os do psr soam melhor. Assim que eu tiver tempo vou começar a fazer ajustes finos nesses pianos.

    Aqui no sul, a gaita predomina. E nisso o PA500 é extremamente fiel. As vaneiras que montei soam muito naturais. Uma das coisas que mais me impressionou foi o Guitar mode. Pra quem ouve sem enchergar, jura que tem um violão ou guitarra acompanhando. O som das unhas nas cordas, o som de slide (arraste nas cordas) é muito legal.

    Tem uma opção que descobri essa semana que é a "Humanize". Ela faz com que o som torne-se não tão perfeito, com pequenas variações de volume e afinação nas notas de guitarra e violão. Tudo soa muito natural, parecendo gente mesmo.

    Sem contar que no 550 eu acabava crando ritmos não tão bons por praguiça. Quando se erra uma nota no 550, é preciso navegar em um monte de telas para excluir. Já no PA basta apertar um botão e escolher as notas desejadas.

    Ainda não estou usando ele ao vivo, falta gravar uma porrada de ritmos ainda, com suas variações e tals. E olha que não gravei nenhum Intro ou Ending de nenhum até agora. Realmente muito serviço dá.

    Abraço

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    CRAASH 1
    Grava umas demos ai com esses Arpejadores, já que a YAMAHA domina isso, mostra ai que a KORG também sabe fazer isso! :D

    expedifer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    CRAASH 1
    não gravei nenhum Intro ou Ending de nenhum até agora

    Experimente fazer intros longas, como muitas fazem pra apresentação em shows, onde a Korg é a única que se pode alongar de ate quase meira hora uma intro. O único defeito: não dá pra tocar midi junto com ritmo. Muita gente usa o midi como intro. Mas é por isso que as intro e var são tão longas e completas, pois dá pra pôr uma musica inteira neles. Outra grande vantagem é que possui 8 pistas de ritmos contra 6 dos PSR, chegando mais perto da qualidade de um midi. Mas sua maior vantagem é vc poder alterar os 400 ritmos de fabrica pondo os que vc quer no lugar (salvando antes é claro), além de carregar em poucos segundos todos esses do cartão, num arranjo/programação completa dos timbres que quer tocar junto nos R1, R2, R3, em variações, etc, coisa que nos PSR só se consegue carregar 8 por vez e se deve parar tudo. Uma superioridade nele é que se pode carregar muitos perform de ritmos, com todas as opções ajustadas (timbres-solos, edições, equalização, mix, ajustes, etc) e manter tudo isso e só alterando o ritmo, coisa impossível ate num Tyros. Já carreguei 100 performs de uma vez e alterei ao vivo, tocando, os ritmos sem alterar nada do programado, foi uma maravilha. Ainda vão descobrir muita coisa nele. E por último, pra modo acustico, brinquem com a tecla Ensemble ligada junto com split, com ritmo carregado mas sem estar se tocando. Vão ver um belo acompanhamento no arranjo da mão esquerda, excelente pra modo "acoustic", que segue o tocado na direita. Mas depende do ritmo escolhido. Há uns que são de arrepiar.

    CRAASH 1
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ThyagoAmaral

    Com certeza amigo, vou gravar sim. Só ainda preciso fazer uns ajustes. Já to devendo essas gravações a um amigo meu que também se interessou pelo teclado.
    Esse final de semana estou de folga, sem precisar tocar... então quero montar uma estrutura bacana com equipamento completo e testar como ficam as amplificações e sentir se estão firmes ou não os ritmos.

    expedifer
    Não gosto muito de usar intros pré-gravadas compridas, dá a impressão de que não é ao vivo a coisa. Fiz um teste aqui e aprovei, gravei algumas intros como se fossem fill-in, mais curtas, mas que complementam o que não se pode fazer com a mão direita. Nem sempre uso no inicio da música, mas no meio também.

    Vou testar hoje a noite sobre o Ensemble + Split.

    Coisa que na minha opinião matou a pau, é a possibilidade de usar 3 vozes na mão direita, poder ter equalizador individual a cada uma das vozes e trilhas dos ritmos, e poder salvar a configuração diretamente ao ritmo. Ou seja, ao carregar um estilo, todas as vozes, equalizaçnoes de cada uma, efeitos, volumes, ensembles, splits TUDO.

    Só ainda to quebrando a cabeça em algumas coisinhas. Tipo, tentei colocar um efeito Wah na guitarra de um dos estilos, porém, o efeito é aplicado a todas as trilhas GTR (guitar mode), o que acaba atingindo os violões.

    Ainda me enrolo um pouco a tocar... volta e meia eu acabo trocando o timbre ao invés do performance, ou ainda deixo a função "Change style" ativa, e acaba trocando o ritmo junto no meio da música. O negócio é se acostumar.

    rafarz
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    CRAASH 1 Eu sei que to meio atrasado nesse post e descupe-me se to no lugar errado, mas eu pesquizei, e li todo o manual do teclado e não me esclareceu nada...
    Ja que voce tem o teclado a mais tempo eu queria saber a respeito do que voce controla no seu PA500 com o pedal?
    Da pra controlar nele o mesmo que da no PSR550? eu tenho um e uso pedal... Da pra usar o KORG EC-5 nele?

    CRAASH 1
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara… Dá para controlar tudo que você imagina, você pode substituir praticamente qualquer função do seu teclado, pelo pedal.

    Eu em alguns momentos uso para controlar volumes da 3ª voz, outro utilizo como habilitador do FX send B, ai envio um chorus para a guitarra, por exemplo.

    Pode usar para viradas de bateria, expressão, troca de timbre… fica a seu gosto meu camarada. Tem umas 60 opções de funções do pedal.

    rafarz
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Valeu cara... A quanto tempo voce tem o seu Azulão?

    CRAASH 1
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    1 ano e 4 meses mais ou menos. E ainda aprendo coisas novas...

    warnnei
    Veterano
    # out/16
    · votar


    tenho pa500 apanhando feio dele alguem poderia ajudar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Medo para comprar KORG PA500 - Agilidade