Roland finalmente Contra-ataca

Autor Mensagem
Rogertronics
Veterano
# abr/11
· votar


silvG8
O V-Synth GT agora será bem avaliado por causa desse Jupiter. Isso aconteceu no lançamento do Juno Gi em relação ao Juno-G.

A Roland deveria parar com isso e lançar, de fato, uma ARX-04 do tipo "Vintage Keys" com design dos synths antigos (Juno 60, Jupiter, TR 808...) controles de PWM das ondas, 2 osciladores de verdade e um gerador de ruído e efeitos matadores, tipo os VCM do Motif. Aí sim!

camiloaquino
Veterano
# abr/11
· votar


Alguém pode me explicar o que seria um Rompler?

silvG8
Veterano
# abr/11
· votar


Rogertronics
Rapaz, o V-Synth GT como sintetizador é o que há! O bicho tem tudo!! Quando ele chegar eu faço um review, provavelmente um dos menos vistos aqui do fórum já que ninguém tem interesse nesse tipo de equipamento, preferem os romplers com sonzinhos de piano, brass e cia.
Eu passei a gostar basicamente de síntese depois de pegar o Gaia Sh01.
Provavelmente ele será muito bem avaliado! Acredito que vão parar de fabrica-lo em não muito tempo.
Usei bastante os FX do Motif e não achei muita coisa não... opinião minha.

Valeu!

tecladoprofusao
Veterano
# abr/11
· votar


silvG8
Ele será rompler pelo que diz na entrevista
Já tava esperando por isso... Com aquele vídeo a lá Tyros 4...

camiloaquino
Alguém pode me explicar o que seria um Rompler?
É um teclado que gera o som a partir de amostras de som gravadas, como a maioria dos teclados. É a maneira mais fácil de se conseguir emulação convincente de uma vasta gama de instumentos acústicos num mesmo instrumento.


E... Esse visual.... Ressuscitaram o Master System! Será que vem com Alex Kidd na memoria? hehe

tiagoalvez2010
Veterano
# abr/11
· votar


silvG8
provavelmente um dos menos vistos aqui do fórum já que ninguém tem interesse nesse tipo de equipamento, preferem os romplers com sonzinhos de piano, brass e cia.

Eu tenho interesse, ainda só naum tenho dinheiro para ter um, rs. Mas pode ser o meu próximo teclado para completar meu setup. Como disse mais cedo em outro tópico, gostaria muito q a Yamaha fizesse um teclado no estilo do V-Synth...

silvG8
Veterano
# abr/11
· votar


tiagoalvez2010
É que nessa faixa de preço o pessoal prefere comprar um workstation pra fazer tudo. É normal e compreensível. Você consegue achar um V-Synth (o primeiro) por 2500-3000. Tem um site que tem todos os presets em exemplos. http://www.synthmania.com

Eu vou fazer sim o review, vou tentar fazer alguma coisa bem resumida e tentar colocar alguma demonstração de algumas categorias com o que tiver de melhor.

Eu acredito que vai impressionar muita gente, assim como me impressionou (pelo menos nas demos). Daqui a pouco ele chega aqui em casa!!

Valeu!

elektrodisco
Veterano
# abr/11
· votar


A roland se superou dessa vez.
http://waveformless.blogspot.com/2011/04/photo-details-of-roland-jupit er-80-leak.html


A demo dele vem com o hino do São Paulo

Marcos Martini
Veterano
# abr/11
· votar


Quanto mais eu conheço a Roland atual, mais eu gosto da Roland antiga.

camiloaquino
Veterano
# abr/11
· votar


deve sair alguma coisa pro FG tb....ja estão tendo rumores. Tipo novas placas ou novo OS....esperar pra ver.

Buhbor
Veterano
# abr/11 · Editado por: Buhbor
· votar


Marcos Martini

Não concordo com vc.

Todos os seus teclados são muito bons dentro de suas respectivas categorias.

Juno Di entre os entry-levels, Juno Stage entre os midi-levels, Fantom G entre os works tops, RD 700NX entre os Stages pianos, nem vou falar do V-Piano, etc, etc. Tem o V-Synth GT que não tem nem concorrência a altura.

A diferença que antigamente a Roland tinha um domínio maior do mercado, então se falava mais em Roland. E hj outras marcas cresceram bastante e até oferecem custo/benefício melhor em alguns segmentos como por exemplo work top (motif mais precisamente).

Em minha opinião o motif ficou um pouquinho a frente por causa das memórias flash, mas basta começar a sair boas ARX que eu mudo de ideia e volto a preferir o Fantom G.
Tudo isso em termos de recursos é claro, pq no geral eu ja prefiro o Fantom G.

So a KORG que 'escaldou' lançando o KRONOS que aparentemente será a mais nova referência do mercado. Precisamos ver o poder de fogo de perto e analizar pessoalmente pra confirmar isso.

abraço

arilevita
Veterano
# abr/11 · Editado por: arilevita
· votar


Buhbor
Não concordo com você e sim com o Marcos Martini

Basta começar a sair boas placas ARX? E pagar por 2 placas 25% do preço de um Fantom G6 novo? Está de brincadeira?

Fazer teclado meia boca para vender placas é definitivamente uma estratégia equivocada, veja como exemplo o fracassado Juno Stage. Se elas custassem metade do preço, tudo bem , mas pagar mais de R$ 1000 numa placa é sacanagem !

camiloaquino
Veterano
# abr/11
· votar


arilevita
Concordo em partes com vc......a parte que eu não concordo = o problema é o preço dessas placas aqui no Brasil, no exterior são bemm mais em conta..........a parte que eu concordo = se é um top de linha (como o caso do FG) pq ainda tenho que ficar comprando plaquinhas de melhoria ou expansão? Na minha opinião um top não precisa de acessórios pra melhorar, ou então não é um top. Vamos ter que esperar o Kronos realmente, mas acho que vai ser mais do que uma evolução no mundo dos teclados, vai ser uma REVOLUÇÃO.

Buhbor
Veterano
# abr/11 · Editado por: Buhbor
· votar


arilevita

Ja conheço suas opiniões a respeito dos teclados da Roland e respeito. Mas não concordo.

camiloaquino


se é um top de linha (como o caso do FG) pq ainda tenho que ficar comprando plaquinhas de melhoria ou expansão? Na minha opinião um top não precisa de acessórios pra melhorar, ou então não é um top.

A questão é que a proposta de um top não é ter tudo de melhor que os outros. Porque se fosse assim a propria Roland não venderia mais os seus RDs , V-Pianos, seus VRs e VPs, V-Synths, etc.

Você nunca parou pra pensar pq o motif nunca teve pianos tão bons quanto os S90?

Ou você acha que o KRONOS terá Pianos ac. e EPs melhor que o SV-1? Eu duvído um pouco.

Acho melhor voltarmos ao assunto do tópico pra não desvirtuarmos o mesmo.

abraço

silvG8
Veterano
# abr/11
· votar


Buhbor
Cara, eu também não concordo com que estão falando, mas aqui nesse fórum está assim a tanto tempo que já perdi as forças de discutir... cada um tem seu ponto de vista e pronto. Eu sou tão satisfeito com os meus teclados (G8 e Gaia) que to partindo pro terceiro da Roland. E fiz uma pesquisa de 4-5 meses para tomar a decisão do que estou fazendo.

Pelo que tenho visto, ele vai ser um intermediário, com algumas propostas interessantes (falando do JUPITER-80)... o Artemiy do RolandClan escreveu o seguinte:
"De acordo com o que trabalhei nele, a seção synth dele é uma cópia do SH-01, e se compararmos ao Fantom-G ou até Fantom-X, ele é menos poderoso, porém não por muito. 3 tones no lugar de 4, 1 LFO por tone ao invés de 2, menos formas de LFO (sem step LFO). Entretanto o restante é o mesmo, colocado em uma interface mais amigável, o que vai ajudar mais gente a explorar o potencial do sintetizador."

Acho que vai ser uma proposta legal... possivelmente não para competir com os TOPS, mas sim uma proposta diferente como os V-Combo. Pode ser que seja uma coisa semelhante a ele, com menos enfoque nos organs (embora também tenha). Achei o visual um tanto estranho,... vai entender.

Vlw!

Buhbor
Veterano
# abr/11 · Editado por: Buhbor
· votar


silvG8

Pois é.
Acho que não vale mais a pena discutir. Eu tambem pretendo continuar com a Roland mesmo que mude de teclado. E pretendo fazer isso em breve.

"De acordo com o que trabalhei nele, a seção synth dele é uma cópia do SH-01, e se compararmos ao Fantom-G ou até Fantom-X, ele é menos poderoso, porém não por muito. 3 tones no lugar de 4, 1 LFO por tone ao invés de 2, menos formas de LFO (sem step LFO). Entretanto o restante é o mesmo, colocado em uma interface mais amigável, o que vai ajudar mais gente a explorar o potencial do sintetizador."

Cara, agora eu não entendi.
O Juno Stage ja tem o mesmo potêncial de edição do Fantom X.
(Na verdade, por dentro, o Juno Stage é um Fantom X sem sampler e sequencer.)
Pq tiram do Jupiter-80???
Eu tive uma leve impressão que ele viria pra substituir o Juno Stage, mas não entendi pq tiraram algumas coisas dele.

Será que tera uma proposta de custo/benefício??

silvG8
Veterano
# abr/11
· votar


Buhbor
Acho que a proposta é simular um VA com mais eficiência. Eu não sei se você já chegou a tentar, mas usar síntese no Fantom-G tem uma coisa MUITO CHATA: procurar as waveforms!! Meu Deus, demora 3 dias. Com o esquema do Gaia fica tudo na sua cara, faz rapidinho e pronto! Talvez a idéia foi essa. Essa parte comentada foi a respeito dos timbres sintetizados.

A parte PCM dele é toda SuperNatural. Pianos, violão/guitarra, strings, brass, tudo SN. Então o esquema de 4 tones não faz muito sentido já que os sons não são baseados em layers de velocidade diferentes.

Acredite....... o Gaia é uma maquininha muito legal! É extremamente simples, e com pouquíssimos ajustes você monta um timbre bem monstruoso. É bem divertido. Acho que a proposta desse Jupiter-80 é ser prático, usar vários modos de síntese que sejam eficientes e simples (VA, organ dos VK/VR, SuperNatural pros acústicos). Eles juntaram algumas tecnologias interessantes, em um equipamento feito para uso ao VIVO. Ainda não dá pra ter certeza de tudo porque até agora nada é oficial, fora os fatos descritos na Keyboard Magazine de maio (que eu baixei da internet!), sobre SuperNatural e organs. A parte do VA veio do Artemiy.

Vamos ver o que sai... por enquanto o que sei dizer é que não vou comprar. Vou ficar quieto com meu V-Synth GT um bom tempo. Só mudo no dia que surgir algo para substituí-lo.

Valeu!

Buhbor
Veterano
# abr/11
· votar


silvG8


procurar as waveforms!! Meu Deus, demora 3 dias.

Essa é a parte mais chata mesmo... Ainda mais quando vc quer testar algumas pra ver como fica... demora horas.


A parte PCM dele é toda SuperNatural.

Sobre essa tecnologia SN da Roland eu ainda não tive muito contato.

Eu tambem acho que esse teclado não vai ser a minha. Eu sou apaixonado pelo V-Synth GT tambem, mas penso em pegar um workstation top agora até pelo fato de que eu gosto de ter um teclado so.

ThiagoMafra
Veterano
# abr/11
· votar


A questão é que a proposta de um top não é ter tudo de melhor que os outros. Porque se fosse assim a propria Roland não venderia mais os seus RDs , V-Pianos, seus VRs e VPs, V-Synths, etc.



A única até agora que eu tenho visto contradizer essa lógica, pelo menos um pouco, é a clavia.

arilevita
Veterano
# abr/11
· votar


Buhbor
Ja conheço suas opiniões a respeito dos teclados da Roland e respeito. Mas não concordo.
As minhas opiniões contrárias são com relação aos teclados Rolands mais recentes. Com raras excessôes : V-Synth, Gaia, VK-8 e V-Piano.

Marcos Martini
Veterano
# abr/11 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Buhbor

Caro amigo gosto muito dos Sintetizadores Roland dos anos 90 pelos seguintes fatos.

*Densidade sonora: Pq tinha um resultado muito próximo da Korg por um preço mais acessível. Coisa que na época a Yamaha não tinha, pelo menos não fazia melhor que a Roland.

*Popularidade: Nesta década a Roland aparecia mais nas mãos dos músicos, coisa que hoje quem é a Yamaha.

* Organização de recursos (interface) mais objetiva que a Korg e Yamaha. ( minha opinião pessoal)

Falando sobre a Roland de ontem e a de hoje:

Parece-me que "Os timbres em foco" não mudaram.
A Roland continua investindo muitos em Pianos e o pouco em órgãos (coisa que hoje está em alta).
E todos vemos que Yamaha e Korg tem melhorados seus antigos pontos fracos, enquanto a roland parece só ter substituído timbres ,mas todos dentro dos mesmos segmentos e ou critérios

Porém se por um lado seus equipamentos estão se atualizando, Com recursos cada vez mais inovadores como, por exemplo: o verdadeiro SONAR que tem dentro de cada fantom e sua praticidade.

Por outro lado a "Densidade sonora" tem regredido.

Lembro-me que 1996 a 2000 o que mais se ouvia em timbres de Piano era o NicePiano. ( Xp, Jv, XV)
Raras às vezes o St. consert. ( Xp, Jv, XV)
Mas agora com os Fantom (Grand Ultimate) talvez pela pouca Densidade sonora mesmo tendo beleza e realidade na amostra. Os motif tem ganhado muito espaço.

Por isso penso o seguinte:

Fantom é ótimo em estúdio, mas para palco o "Velho XP-80" se sai melhor.

Bem como mais toco em palco do que em estúdio tenho esta opinião, mas respeito sua sendo como for.


arilevita
Fazer teclado meia boca para vender placas é definitivamente uma estratégia equivocada...

Fato !!!

Rick Santos
Veterano
# abr/11 · Editado por: Rick Santos
· votar


Fazer teclado meia boca para vender placas é definitivamente uma estratégia equivocada...

Fato !!! (2)



E um Fato bem descarado!!!!

Rogertronics
Veterano
# abr/11
· votar


silvG8

procurar as waveforms!! Meu Deus, demora 3 dias.


Bom, darei umas dicas pra todos os usuários do fórum que usam Roland, como Junos, Fantoms e XVs:

-Baseando-se nos teclados antigos, a dica é anotar o número das waveforms principais: SAW, SQUARE, TRI, SINE e WHITE NOISE, que são a matéria prima daqueles teclados.

-Tanto nos teclados antigos, quanto nos vsts (inclusive no Gaia e SH-201, Microkorg XL) a técnica utilizada era: 2 osciladores e um gerador de ruído. Depois um filtro (e envelope), um AMP (e envelope) e no final Efeitos.

No caso da Roland, teremos que utilizar a "STRUCTURE" número 2, em que o TONE 1 e TONE 2 são misturados antes do TVF1. O TVF2 e conectado logo em seguida, gerando um esquema de filtro multimodo. O TVA2 será o responsável pelo envelope geral do timbre. O Gerador de ruído pode ser utilizado no TONE3.

No caso do Microkorg XL (meu professor de síntese) existe ainda o VIRTUAL PATCH que simula o roteamento de "BLOCOS" já utilizados para modular o timbre: Ex utilizar um LFO para modular o envelope de filtro, ou utilizar um envelope pra modular o pitch de um tone...etc)
Na Roland existe o MATRIX CONTROL, que faz essa função, ou seja, você define a origem (SOURCE) e o local que será afetado (DESTINATION). Vc pode ainda definir se o TONE será afetado ou não (ON/OFF) ou se o efeito será Normal ou Reverso.

Pra terminar, modulações entre as ondas se resumem em diferença de fase entre elas. Um DETUNE pode começar bem isso aí. O som será "engordado". Os efeitos de CHORUS e DELAY também será bem vindo.

Lembrando que no caso do Fantom G, existem as principais ondas das "lendas"como ARP2600, Profet 5, B3, Farfisa e outros.... basta explorar tudo isso.

Abraço à todos.

Buhbor
Veterano
# abr/11
· votar


arilevita
Marcos Martini
Rick Santos

Se todos tivessem a mesma opinião só uma marca venderia seus teclados.
Tenho visto tanto Juno Stage, M50 e MO6 como FANTOMS e MOTIFS nos palcos aqui em salvador.

No caso dos tops, motifs aparecem mais vezes e o M3 raramente. Na verdade nunca vi ninguém usando um M3 em shows por aqui (nem me lembro de ter visto em outro lugar).

O que eu quero dizer com isso é que a opinião de cada um só serve pra que o mesmo busque o que melhor lhe atenda. Não são verdades absolutas. Eu já toquei com Juno Stage e XP80 juntos e pra mim o Juno Stage se sai bem melhor com a banda. Minha opinião é por experiência.
Você, por algum motivo, já pensa diferente. Ótimo!

Mas a maneira como é abordado não é conveniente. Nenhum teclado da Roland é um fracasso de vendas como foi citado acima. E muito menos meia boca.
Citando exemplos:
Tem coisas no M50 que são melhores do que no Juno Stage, mas tem coisas no Juno Stage que fogem do alcance do M50.
E isso pode ser desde qualidade em determinados tipos de timbres como em recursos.

Eu tento dar minhas opiniões com imparcialidade, mas aqui no fórum fica bem difícil. E somente aqui que eu encontro essa 'perseguição' com teclados novos da Roland.

Não vejo mau nenhum em preferir KORG ou YAMAHA. Mas isso não faz da outra marca uma falida ou fracassada.

Eu realmente vou me manter fora desse tipo de discussão porque isso não me leva a lugar nenhum.

Vou guardar minhas opiniões pra quando forem solicitadas com o objetivo simplesmente de ajudar alguém que se encontrar em dúvida.

Peço desculpas se ofendi algum de vocês.

Um abraço

Thallyz
Veterano
# abr/11
· votar


Dentre os meus SONHOS DE CONSUMO, o V-Synth GT é um deles, mas esbarro no fator QUERERxPODER :-)

Concordo com quer disse que o V-Synth GT não tem concorrentes à altura...

ACHISMO PURO: se nenhuma marca lançar algo para concorrer com o KRONOS, ele não terá também, por causa do fado de o mesmo ser 9 keys em 1.

Buhbor

concordo com vc...

dgsoul
Veterano
# abr/11
· votar


Bem....

Com base em tudo o que eu li por aqui, acredito que o título do tópico deveria mudar.

sugestões:

1) Roland Jupter 80
2) Roland contra-ataca FAIL
3) Mais um Rompler Roland "que saco!"
4) KORG KRONOS Wins flawless victory!!!
5)Quando o MOx sai mesmo?!

yurikat
Veterano
# abr/11
· votar


3) Mais um Rompler Roland "que saco!"
4) KORG KRONOS Wins flawless victory!!!
5)Quando o MOx sai mesmo?!


HUAHUAHUA

Marcos Martini
Veterano
# abr/11
· votar


Buhbor
No caso dos tops, motifs aparecem mais vezes e o M3 raramente. Na verdade nunca vi ninguém usando um M3 em shows por aqui (nem me lembro de ter visto em outro lugar).

Pzé!
Tbm só vi o M3 uma vez, Curiosamente vejo muito triton Studio.
Mesmo nas mãos de pessoas que podem ter um M3.

Eu já toquei com Juno Stage e XP80 juntos e pra mim o Juno Stage se sai bem melhor com a banda. Minha opinião é por experiência.
Você, por algum motivo, já pensa diferente. Ótimo!


Hum! nunca toquei num Stage junto com um Xp.

Já toquei com XP-50+XA, XP-50+Juno G & XP-50+Juno Di.
Sempre o XP-50 teve mais poder de fogo, embora os demais tenham timbres mais atuais.

Juntando a sua experiência que Juno Stage e XP80 juntos e pra mim o Juno Stage se sai bem melhor com a banda e que Xp-80 fala mais alto que FX7.

Penso que seja verdade o que um amigo me disse alguns dias:

"Juno stage nada tem haver com Juno Di e fala mais alto que FX, Talvez até mais alto que FG e XP's."

Curiosamente ele não tem um stage mais sim um Tritom Studio.

Vai saber!

sirmcca
Veterano
# abr/11
· votar


Eu já tive um Juno-Stage.
Antes eu tinha um Alesis Qs7. Diferença monstruosa.
O Juno Stage fala muito bem tem um ganho bom. Equalização legal na zuera da banda. Acho que mid-entry ele seja a melhor opção. Oferece uma vasta programação dos timbres, várias e várias waveforms podendo juntar até 4 tone por timbre.
É um sinth completo.
Nunca usei nenhum teclado da séria Xp. Mas acredito que pelo Stage ser mais atual tem várias e várias vantagems emcima do Xp series.

Buhbor
Veterano
# abr/11
· votar


Marcos Martini
Juntando a sua experiência que Juno Stage e XP80 juntos e pra mim o Juno Stage se sai bem melhor com a banda e que Xp-80 fala mais alto que FX7.

Penso que seja verdade o que um amigo me disse alguns dias:

"Juno stage nada tem haver com Juno Di e fala mais alto que FX, Talvez até mais alto que FG e XP's."

Curiosamente ele não tem um stage mais sim um Tritom Studio.



So a nível de informação:
Eu tambem ja ouvi dizer que as SRX, quando instaladas no Juno Stage, soam melhor do que no Fantom X.

Enfim...

Voltando ao assunto do tópico... eu tenho impressão que o Jupiter-80 virá pro lugar do Juno Stage.
Se analizarmos a estratégia da Roland de manter os synths entry e midi-levels com as marcas dos sintetizadores antigos isso faz sentido.

Me pareceu interessante o que o silvG8 falou. Uma mistura de tecnologias e praticidade pro palco.
Talvez esse não seja o teclado pro que eu preciso agora, mas pra quem procura um equipamento pra performace pode ser interessante.

R Palma
Veterano
# abr/11
· votar


Agora que eu vi o "protótipo" do bicho no blog da TeclaCenter. Se for "a vero", pow, me amarrei no design....acho q tô numa fase meio retrô...

Faltam dois dias........

Até que enfim a Roland está ocupando os noticiários...

Bjundas!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland finalmente Contra-ataca